HD - instalação de vários. Ajuda

cmgam

Power Member
Bons dias

Tenho na minha MSI Kt3 ultra (sem raid) 2 HD (1 de 20 e outro de 40 g), un leitor de DVD e um leitor/gravador de CD's.
Estou a pensar comprar outro HD de maior capacidade, mas não queria ficar sem os que tenho (sempre é maior capacidade). Como fazer para ficar com 3 HD se só tenho 2 "ligações"? Tenho de comprar uma placa controladora? Que marca e modelo e como instalá-la? Será que nesta placa só se podem instalar HD com capacidades iguais?

Estas são as minhas dúvidas :sad: e obrigado, antecipadamente pela v/ajuda. :P

Cumps
 
podes comprar uma controladora IDE em PCI (podes ligar nela discos rígidos e drives ópticas) ou podes comprar uma controladora RAID (podes ligar discos e fazer vários níveis de RAID, mas na sua maioria não suportam drives ópticas...)
 
Originally posted by cmgam
Boas

Agora aqui em casa e ao ler o manual da board (se calhar o que devia ter feito logo de início...), leio:

"IDE1
The first hard drive sould always be connected to IDE1. IDE1 can connect a master AND a slave drive. You must configure second hard drive do slave mode"

"IDE2:
IDE2 can ALSO connect a master AND a slave drive"

E, em nota:

"
TIP: If you install two hard disks on cable you must configure the secind drive do slave mode..."

Então, parece-me que não necessito de nunhuma placa adicional! Bastam 2 cabos e em 2 conectores IDE (1 e 2) instalar 4 (quatro) HD!?
Correcto ou não? Opiniões sobre esta configuração precisam-se :D

E que cabos são estes?

Obrigado de novo.

Cumps :)

É assim em cada ide podes ligar dois "devices" ( discos, cd-roms, etc )
Se quizeres ligar 3 discos, só podes ter +1 dispositivo ( cd-rom; dvd-rom; etc ).

Normalmente os cabos ide têm 3 "ligações". Dois nas pontas e uma no meio.

Exemplo:
No ide1, ligas uma das pontas do cabo à board ( normamente de cor azul ). As outras duas "ligações" podes ligar a dois discos. Um tem que estar em master e outro em slave ( esquece o cable select ).

No ide2 é igual.

Com + de 4 dispositivos tens que comprar uma placa pci.
 
Hi Nemesis 11

Obrigado pela ajuda mas, só depois de enviar o post, é que me apercebi que aquilo é o que eu já tinha configurado quando montei o último HD de 40 e é o que actualmente está! ou seja, 2 HD e CD d DVD. É que a vontade de colocar mais um disco sem ter de recorrer à placa controladora foi mais forte:D

Obrigado e as minhas desculpas pela precipitação (já apaguei o post )

Cumps
 
Back
Topo