1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

HD4850 bloqueia no crysis.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por max enzo, 9 de Dezembro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 856)

1. max enzo

max enzo What is folding?

Olá malta,tenho aqui um pequeno problema,eu tenho a hd4850 que comprei ontem,é da gigabyte e não tem fan,mas ela quando jogo crysis tanto no vista como no xp,se eu puser tudo em very high(no xp é high),sem antialiasing a 1680x1050 a placa crasha,eu por acaso esqueci-me de pôr em window mode,para ver as temperaturas da placa no catalyst,mas de qualquer maneira assim que ela recuperava do crash eu abria o catalyst e as temperatura estavam nos 59 quase 60ºc,só não vi ainda em tempo real.
    Mas se eu puser em very high settings com resolução de 1280x720 sem antialiasing já não crasha,mas o mais estranho é a HD3870 oc que eu tenho,tambem crasha,mas esta crasha mesmo com 1280x720 com high settings em directx10,já a minha 8800gt da nvidia já não tem esse problema.

Mas estas 2 da ati nos outros jogos funcionam perfeitamente.

Isto também já vos aconteceu? Como fizeram para resolver? Se me puderem ajudar agradeço.

2. tacd

tacd Power Member

Boas,

Talvez não te ajude mas no meu caso ajudou. Eu tenho uma HD4870X2. Quando a instalei pela primeira vez, cada vez que um jogo mudava de resolução ou fazia alt+tab para ir ao desktop ela crashava. O que eu fiz foi procurar a versão dos drivers mais recente (8.12beta).
    Na altura apenas removi os drivers pelo coiso do windows e instalei os mais recentes. Nada resolveu.

Lembrei-me então do driver cleaner pro. Desinstalei os drivers através do windows, fiz um reboot e entrei em safe mode. Aí corri o driver cleaner e removi todos os drivers da ATi. Depois fiz boot no windows e instalei. Desde então está tudo a correr às mil maravilhas, para além do mais ganhei 8 fps no FC2 (em benchmark, chegando assim aos 58,5).

Resumidamente desinstala os drivers corre o DCPRO e instala a versão mais recente, pode ser que te ajude.

Cumps

3. max enzo

Fiz o que disseste mas não fez diferença nenhuma.Mas ontem fui buscar o furmark e testei a estabilidade,pus a correr com 1680x1050 de res,8x AA,fullscreen,no modo xtreme burner,ela estava a testar,chegou aos 61ºc e a drive fez reset porque o gpu deixou de responder passado 20seg de teste,a seguir fiz o teste mas sem AA e sem estar no modo extreme burner,a placa até chegou aos 75ºc e não crashou,será por o cooler não ter fan?mas a minha hd3870 que tem fan também crasha,o que poderá ser?
    É que senão mudo para nvidia outra x assim que sairem as novas placas.

4. RSC

RSC Power Member

Comprar uma 4850 que é uma placa que aquece imenso com um cooler passivo... Era quase certo que ia correr mal. E correu.

PS: O maior problema das 48xx é o arrefecimento das memórias. Por isso é que ela com AA crasha e sem não.

Última edição: 10 de Dezembro de 2008
  5. tacd

tacd Power Member

Dá-me as tuas specs sff.

6. max enzo

A motherboard é uma abit ip35-e,o cpu é um Q6600 GO e está neste momento a funcionar a 2.6gz,mas antes tinha a 3,mas baixei porque pensei ser esse o problema,as voltagens na bios está tudo em default,o pci express está a 100mhz,a psu é de 600w,as memorias estão a funcionar em modo default,que se não me engano é 5:4,mas eu tinha 1:1,e são Qimonda PC2-5300 667mhz,a placa grafica é uma gigabyte hd4850 de 1gb ddr3 com cooler passivo,neste momento não estou em casa só te posso avançar com isto.

E resposta ao RSC,como explicas a HD3870 que tem um cooler com fan crashar tambem?

7. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

so porque o crysis foi optimizado para nvidia significa a ati n aguenta?

duas graficas ao mesmo tempo a crashar so pode ser de outra coisa qualquer

Última edição pelo moderador: 10 de Dezembro de 2008
  8. max enzo

Mas voltando ao assunto,se alguem tiver ou teve o mesmo problema que eu,ou tenha uma ideia do que poderá estar a provocar isto digam alguma coisa,obrigado.

Ps:Não sou nenhum ati fanboy,eu que até aqui só comprava nvidia,só agora tenho usado ati,tanto gosto de uma marca como da outra,acho que são 2 fabricantes de processadores graficos excelentes.

9. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

Mas voltando ao assunto,se alguem tiver ou teve o mesmo problema que eu,ou tenha uma ideia do que poderá estar a provocar isto digam alguma coisa,obrigado.

Ps:Não sou nenhum ati fanboy,eu que até aqui só comprava nvidia,só agora tenho usado ati,tanto gosto de uma marca como da outra,acho que são 2 fabricantes de processadores graficos excelentes.[/quote]

concordo com tudo o que disseste... mas a qualidade de imagem da ati e muito melhor que a nvidia... ate porque para media center a ati e sempre a predilecta

enquanto que a nvidia na qualidade de imagem engasga se um bocado

10. Danikiller

Danikiller What is folding?

Boas, não me querendo intrometer. Sou uma pouco nVidia fan boy, mas claro que qualidade a cima de fanatismos.

Isto em relação a mim, tinha uma Geforce XFX FX5900XT 128MB, dava muito bem etc.. Depois um colega meu disse me que a ATI dele, uma Radeon 9600XT 256 MB era melhor. Então ele como ja nao a ussava orientou me a grafica para eu exprimentar. Para ser sincero eu notava melhores graficos(parciam mais defenidos) na minha geforce, e menos engasgos. Isto tambem já são graficas antigas claro, e se não me engano foi de uma altura que a nVidia dominava.
    Mas podera tambem ser de drivers mal instalados ou assim? De qql maneira a pouco tempo vi umas rewies e realmente a 5900 era melhor que a 9600, até que a 5900 tinha ja na altura 256bits o que era muito, e a 5900 era 128.

De qql maneira ao que sei, de momento as ATI>nVidia, e pelo que vejo aqui no forum :)

Quanto ao teu problema eu realmente não sei que diga, acho muito estranho, logo tens mesmo que ver se consegues ver as temperaturas em tempo real. Boa sorte.

11. RSC

RSC Power Member

quanto à tua questão, eu sei que por exemplo uma 4870 da Sapphire tinha o mesmo problema porque durante os jogos por problema de drivers ou bios, saltava dos clocks 3D para os 2D muito rápidamente e isso dava os tais erros "device has stopped responding" e crashava o jogo.

12. GlassPrisioner

GlassPrisioner Power Member

Acalmem-se gente. Eu por acaso tenho duas ATI, uma ASUS HD4850 512Mb GDDR3 e uma Saphire HD4870 512Mb GDDR5 e nenhuma me deu problemas até agora, se bem que esta última só a tenho desde ontem (vou é já pô-la neste PC do My System). A última apresenta temperaturas melhores e faz menos ruído, mas nunca tive problemas com a HD4850, felizmente. É verdade que existem muitos relatos de problemas desta série, mas isso é como tudo. Sempre tive placas da Nvidia e nem gosto de recordar os problemas que tive com uma 6600GT (também foi a única a dar problemas).

Infelizmente não posso ser de ajuda ao criador do tópico, já que não tive problemas a jogar Crysis com nenhuma das duas placas. Já experimentaste a placa noutro PC? Ou quando o Crysis crasha recebes um relatório de erro que te aponta mesmo para a gráfica?

13. max enzo

Mas neste caso o jogo apenas se desliga,e a placa placa deixa de responder e aparece o tal balão com o simbolo triangular amarelo com um ponto de exclamação no windows vista a dizer que o controlador de video deixou de responder,já no xp a coisa é diferente,ela crasha o ecrã fica negro e tenho de reiniciar o pc,ou então crasha mas não por completo,fica lá uma pequena imagem a ocupar o ecrã,e todas as janelas,seja lá do que for que eu abrir ficam ali congeladas,não dão para fechar,tenho de carregar no botão reset,será algum software no pc que esteja a provocar aquilo,que entre em conflito com a drive?vou experimentar fechar todos os aplicativos e vou correr o teste do furmark outra x.

Não directamente para a grafica,mas para o controlador,mas se não te importares,podes fazer o mesmo teste que eu fiz no furmark,as especificações que usei estão no meu segundo comentario,e se fizeres o teste diz-me alguma coisa,como a minha crashou nesse teste dessa maneira,se a tua não crashar,já estou a ver que tenho de comprar uma motherboard nova.

cumps.

Quanto ao teste em outro computador é impossivel fazer,só tenho este com suporte pci-express.

Já fiz o teste de temperatura no furmark em tempo real,como podes ver em cima,mas queria tentar com o crysis,mas como a janela a aquela resolução tapa tudo tinha de ser um que ficá-se no system tray como o coretemp.

Última edição: 10 de Dezembro de 2008

Partilhar esta Página