1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

HD4870 BiosFlash?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por AlmaMater, 13 de Outubro de 2008. (Respostas: 19; Visualizações: 1474)

1. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Olá a todos...

estou um pouco farto do barulho do cooler desta Gráfica da Sapphire..

descobri que existe pessoal a fazer um flash da bios para uma bios da marca Asus (ASUS 4870 (TP) PCIe 512MB - Rev 01), a gestão da Fan fica automática e tem outros extras:

-modify the automated fan speed thresholds
    -enable further overclocking head room with CCC
    -fix the fan spin up bug
    -enable something called Superior Powerplay

Results

Now my 4870 has a minimum fan speed of 30% and at 60C the card will begin to gradually increase its speed until it reaches 100% at 90C. This works very well.

As far as ocing I now have the option to adjust the clock speeds to 990 on the core and 1200 on the memory using CCC

How I did it
    1. Used GPUz 0.2.7 or later and saved the Original Bios.
    2. Used RBE_114 to mod the bios, saved modded Bios.
    3. Flashed the modded Bios back to the 4870 using ATiWinFlash v2012 or later.
    4. rebooted

a minha questão é... vale a pena tentar sabendo que a garantia vai ao ar ou não vale o risco?

procurei no fórum mas n encontrei ninguém que o tivesse feito ainda..

[]s

2. rav3n

rav3n Power Member

se editares a tua bios como deve de ser tb a consegues por assim, e nao perdes a garantia ao flashar
    se a grafica avariar nao convém nada é ir para RMA com bios de outras marcas, isso é que pode dar raia

eu é que nao atino com o RadeonBiosEditor, gostava de ter o powerplay a funcionar correctamente
    as bios da nvidia eram muito mais simples de editar

e esse programa de flashar em windows pode nao ser muito boa ideia

3. AlmaMater

AlmaMater Power Member

OK, secalhar é só alterar a definição na parte das ventoinhas e voltar a flashar a BIOS na gráfica.. mas ainda tenho de ver como se faz isso em em Disco de Arranque para n o fazer no windows..

4. AlmaMater

AlmaMater Power Member

5. F_J_P

F_J_P Power Member

Qual correu isso AlmaMater?

6. infected_

infected_ Power Member

os novos catalyst 8.10 ja tem controle de fan manual...

7. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Ainda não fiz, só mais logo ás 23h qdo chego a casa :/

Manual? mas automatico é que tem piada :) se com a nova BIOS resultar vai ser melhor.. e n devo perder garantia pq é uma bios da propria marca!

8. rav3n

rav3n Power Member

claro. o que rende é ter um bom perfil de velocidades automático para a fan

9. AlmaMater

AlmaMater Power Member

bOLAS >(

a ATI diz:

FOR P/N:188-01E85-001SA,SKU#11133-00 ONLY

e a minha na caixa é:

PN 101-B50701-10AT SKU# 2133-00-20R

e no software ATIWinflash diz que a BIOS é P/N 113-B50701-100 [que confusão]

portanto.. ainda n é desta que vou arriscar! se bem que acho que deve dar para qualquer HD4870 512

Última edição: 23 de Outubro de 2008
  10. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Olá novamente....

Desenterrei este tópico pq mme fartei da minha gráfica ter sido bastante cara e a Fan não rodar automáticamente.. devido a um problema de BIOS culpa da Sapphire possivelmente uma vez que é deles a Placa..

Tenho medo de colocar a BIOS feita para o modelo P/N:188-01E85-001SA,SKU#11133-00-XXR uma vez que a minha é a SKU#2133-00-20R como já disse anteriormente..

Entrei em contacto com a Sapphire que inicialmente não percebeu bem o meu problema e responderam:

"Dear Sir

Sir, Please describe your issue more detail about your issue. Fan is according to GPU temp to spin. Sometimes, it won't spin when turn on the PC. How about your situation ? Thanks.

Regards

To post a response please go to the link below.

Link: -----------

To create a new topic please go to the link:
    Link: Create New Topic.

Thank You

Sapphire Tech Support
    "

então eu respondi indicando que era um problema de origem e da BIOS e que a culpa era mesmo deles.. pois n acho normal a placa estar a 80ºc e a fan a rodar ao mínimo...

resposta do bacano:

"Dear Sir

Sir, 70~95c for HD4870 model is all under normal behaviour. It's still depends on what application you are running. The new bios for this model is not fix the temp issue. Do you have other game issue or system crash issue ? Thanks.

Regads

To post a response please go to the link below.

Link: ----

To create a new topic please go to the link:
    Link: Create New Topic.

Thank You

Sapphire Tech Support
    "

Minha questão... posso devolver a placa (passado quase um ano) para eles rectificarem ? ou que troquem por outra quero la saber...??

11. XanoN-

XanoN- Power Member

Tal como o técnico da sapphire indicou essas temperaturas no modo automático são normais para a placa(embora eu pessoalmente ponha em manual e deixe as ficar bem mais frescas), como é uma situação normal das placas não te irá ser possível uma devolução. Isto so poderia acontecer nos primeiros 15 dias de compra da placa.

12. AlmaMater

AlmaMater Power Member

normal? é normal a fan estar SEMPRE a 20%? não devia ser automática consoante a temperatura? estou a instalar o Windows por exemplo e como n consigo alterar a velocidade dela a placa está sempre nos 80 e tal graus.. dá para estrelar um ovo! não acho que isto seja normal!!

eu sei k só nos 1os 15 dias (agora 30).. mas a minha devolução seria para eles (sapphire) rectificarem a placa.. com uma BIOS normal!

Conclusão.. a placa Não Tem modo automático!! como é que se pode chamar automático se está sempre à mesma rotação?

Última edição: 22 de Julho de 2009
  13. Cabalo

Cabalo Power Member

14. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Exacto.. a minha foi das primeiras logo.. .há n foruns e neste tb já foi discutida esta situação..

ou seja, o ppl que comprou este modelo e chegou a casa e a instalou, reparou que a Fan estava sempre a 20%.. e altas temps mesmo! os drivers da ATI para esta placa tinham aquela opção do "Overdrive" bloqueada e não dava para alterar a rotação da Fan.. até que alguém inventou uma alternativa de se criar um perfil manualmente e bla bla.. entretanto foram feitos novos drivers em que o "Overdrive" já está desbloqueado e podemos ir lá e alterar para 60% por exemplo a rotação da Fan.. mas lá está!! Continua a ser Manual... qdo quero jogar um Crysis por exemplo tenho de lá ir aumentar manualmente..uma seca né?

Não sei como as outras gráficas de comportam mas penso que a fan é automática certo?

15. XanoN-

XanoN- Power Member

A fan no modo normal(das primeiras placas 4870) só arranca numa temperatura bastante elevada..o que indicas e normal nessas primeiras placas, não é que seja algo bem feito..longe disso..no entanto, penso que não é possível trocares a placa ou pedires para eles te porem outra bios, visto que a sapphire considera essa situação como algo "normal", no entanto se houver alguma solução ao nivel da bios da tua placa em questão eles provavelmente se aceitassem a placa iriam cobrar uma determinada quantia visto não ser considerado um defeito ou avaria

16. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Pois.. já parei de enviar mails à sapphire pq insistem em dizer que é algo normal e que os users não aceitam o barulho da Fan a 60% portanto a 20% é que está bem e uma temp de 70º é bastante normal... enfim.. tb lhes respondi k o culpado fui eu k comprei Sapphire.. pk se fosse por exemplo ASUS esta questão está resolvida..

Para mim não é normal.. então a ventoinha só sai dos 20% qdo chegar a que temperatura? 100ºc ? rídiculo... nos tempos de hje com sensores em tudo e controlos de temps para tudo a gráfica não tem um auto-controlo automático da sua própria ventoinha para n atingir altas Temps.. enfim! Alguem quer comprar???:(

17. roque66

roque66 Power Member

porque é que nao editas a bios e metes a velocidade da fan como tu queres de acordo com as temps? foi o que fiz com as minhas hd3850.... agora tao sempre nos 44º em idle e nao oiço a ventoinha....meti a ventoinha a 100% nos 75º....a jogar com o som nem se nota :D e olha que sao 2 graficas:007:

18. WindWalker

WindWalker Power Member

Na linha do que o roque66 disse:
    - Usar o GPU-Z para obter a BIOS da placa;
    - Modificar o perfil da ventoinha com o Radeon BIOS Editor para ficar igual ao duma das placas mais recentes;
    - Programar a BIOS com o winflash (já utilizei em Vista 64-bit).

Penso que a BIOS tenha que ser descarregada com o GPU-Z porque se for com outro programa a BIOS extraída tinha apenas metade do tamanho. O melhor é confirmares o tamanho com BIOSes que estejam alojadas na base de dados da Techpowerup/Mvktech.

Não me responsabilizo se alguma coisa correr mal...

Última edição: 23 de Julho de 2009
  19. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Ok... vou fazer isso.. há uns tempos já tive para o fazer mas se algo corre mal perdia a garantia.. mas sendo assim eles não se responsabilizam por isto à mesma portanto..n tenho nada a perder

20. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Bom.já apanhei um susto! Ao flasher a BIOS com o winflash chegou a uma parte na barra de percentagem que parou.. aliás todo o sistema parou.. eu esperei numa de ser mesmo assim.. o PC ficou ligado e ficou exactamente na mesma até que tive de fazer Reset! Pensando que já tinha feito porcaria.. afinal nao, arrancou bem e com as novas definições da Fan :D dam..

deve ter terminado o flash da Bios mas n deu mensagem nenhuma...

Partilhar esta Página