hd4870 pcs d601 led on

hikuri

Power Member
boas

tenho uma powercolor 4870 pcs e á umas semanas tirei-lhe o cooler para limpar e mudei a pasta termica ( pus uma da noctua). passado uns dias notei o led d601 aceso . a grafica trabalha bem embora com gpu a nao ultrapassar os 60º em load embora as vddc aqueçam bem(em load ja as vi a 120) .

se desligar o pc e desligar a psu ate a luz da mb apagar e de seguida iniciar o windows o d601 nao acende.
nao percebo o que se passa e nao queria ter de enviar a grafica pa ***** porque iria ficar sem pc.

alguem me consegue dar uma soluçao?

obrigado
 
pois ja tinha lido esse topico e nao ajuda muito a unica cena que posso fazer é o reseat á grafica
ou seja tira-la e voltar a por.
 
a mim ao que li por net fora tem a ver com as fontes corsair a partida, mas esse problema tem a ver com voltagens

"Red LED On, shows critical Core power fault ( this was marked as D601 in the mail but as it didn't follow the pattern of 1601, 2, 3 etc"

nao e grande ajuda mas se tiveres alguem que te empreste uma fonte diferente, pois tenta
 
A unica vez que a minha 4870 crashou, ligou uma luz vermelha e a fan disparou para os 100% foi quando andei a fazer overclocks exagerados nela.. O mais engraçado é que crashou em ambiente windows e não em jogos...

Não sei o que significará "critical Core power fault" visto que se fosse falta de energia ela provavelmente nem ligava (digo eu). De qualquer maneira, ou experimenta a gráfica noutro pc ou experimenta uma fonte nova.
 
Boas
agora é que tou mm á toa.
Mandei a grafica para a ***** e eles dizem que a placa está boa que teve a correr furmark sem problemas.
devolveram-me a placa e ao ligar acendeu logo o ledd601.
durante o tempo que a placa esteve na loja tive no mesmo sistema uma asus3870 a funcionar perfeitamente,assim que liguei a 4870 acendeu logo a luz.
se fizer um power off na psu e reiniciar a placa apagava o led,mas agora começou a comportar-se ainda mais estranha. ao ligar o pc ele liga em seguida desliga-se fica uns segudos desligado,e volta a arrancar ,umas vezes com o led aceso e outras nao.

Nao consigo perceber o que esta a originar o problema,ja vi ligaçoes ,pó, tirei e pus a grafica,aumentei a velocidade da ventoinha,baixei os clocks reinstal drivers, ja me faltam ideias.

Sera que alguem sabe o que se pode passar?

Obrigado
 
boas

tenho uma powercolor 4870 pcs e á umas semanas tirei-lhe o cooler para limpar e mudei a pasta termica ( pus uma da noctua). passado uns dias notei o led d601 aceso . a grafica trabalha bem embora com gpu a nao ultrapassar os 60º em load embora as vddc aqueçam bem(em load ja as vi a 120) .

se desligar o pc e desligar a psu ate a luz da mb apagar e de seguida iniciar o windows o d601 nao acende.
nao percebo o que se passa e nao queria ter de enviar a grafica pa ***** porque iria ficar sem pc.

alguem me consegue dar uma soluçao?

obrigado


Isso não é um pouco puxadote?
120ºC é muito...não há maneira de baixares essa temp?
 
pois mas isso so acontece com o led aceso tenho 6 fans de 120 . 3 a tirar e 3 a meter ar,logo acho que nao é da ventilaçao.uma coisa que reparei é que os heatpipes do cooler enconstam mesmo num dos dissipadores da memoria. ja tentei ver fotos de outras para comparar mas nao achei nenhuma com o angulo certo.
 
já experimentas-te isso noutra slot pci-e? E tens possibilidades de como já foi dito substituir a fonte para verificar? Se na ***** te indicaram que está tudo bem com a gráfica, o problema deverá estar com o teu pc.
 
já experimentas-te isso noutra slot pci-e? E tens possibilidades de como já foi dito substituir a fonte para verificar? Se na ***** te indicaram que está tudo bem com a gráfica, o problema deverá estar com o teu pc.

boas
outra fonte vai ser dificil arranjar .mas se experimentar no outro slot pci e continuar a acender o led em pricipio sera problema da fonte. se deixar de fazer entao pode ser a mobo.
tenho de testar.
 
Boas
ja pus a grafica no 2do slot pcie e continua a acender a luz ao iniciar ,por vezes falha e e desliga-se voltanto a ligar-se 3 ou 4 seg depois.
descobri outra coisa se alterar alguma coisa na bios e fizer exiteandsave o pc desliga-se e inicia sem acender a luz,se a board esta boa o que é que a bios tem a ver?.:'(
cada vez mais confuso.

so me falta testar outra fonte.
 
Boas
ja pus a grafica no 2do slot pcie e continua a acender a luz ao iniciar ,por vezes falha e e desliga-se voltanto a ligar-se 3 ou 4 seg depois.
descobri outra coisa se alterar alguma coisa na bios e fizer exiteandsave o pc desliga-se e inicia sem acender a luz,se a board esta boa o que é que a bios tem a ver?.:'(
cada vez mais confuso.

so me falta testar outra fonte.

por tudo o que ja contaste aqui tudo aponta para que o problema venha da fonte

se tiveres um multímetro (ou alguém que empreste um) mede os amperes na alimentação pci express que vem da fonte

pcie6plus2.jpg


tudo leva a crer que o problema e a fonte que nao fornece o power suficiente (fonte berrada )
 
boas
e que valores devo encontrar?
se é da fonte porque nao acontece ao alterar a bios ou desligando a fonte e dps iniciando?
se a fonte ta berrada nao devia acontecer sempre?

obrigado pla ajuda
 
boas
e que valores devo encontrar?
se é da fonte porque nao acontece ao alterar a bios ou desligando a fonte e dps iniciando?
se a fonte ta berrada nao devia acontecer sempre?

obrigado pla ajuda

em cima queria dizer voltagem e nao amperes deves encontrar valores na ordem dos 12volts com diferença de 5% no maximo ou seja se tiveres 11.4volts ja a coisa nao esta nada bem

as fontes costumam acumular energia e quando desligas o pc fica sempre la alguma o que pode explicar parte da tua segunda pergunta.

ou e isto tudo ou sou eu que estou a fazer um grande filme :D

o melhor que tens a fazer e testar com outra fonte
 
O problema não é falta de força dessa fonte...

Se o teu sistema gastar 350/400W em full, o que ate é possivel que eu esteja a exagerar no valor, a fonte continua a aguentar.

Poderia é estar avariada, mas isso já é outra questão.

Não poderá ser da board/bios?
 
O problema não é falta de força dessa fonte...

Se o teu sistema gastar 350/400W em full, o que ate é possivel que eu esteja a exagerar no valor, a fonte continua a aguentar.

Poderia é estar avariada, mas isso já é outra questão.

Não poderá ser da board/bios?

quando eu disse a fonte era pressupondo que ela esteja avariada
jamais uma fonte daquelas iria fraquejar com o sistema dele se estivesse em perfeitas condiçoes

problemas na board também poderia ser mas como ele ja esteve a funcionar com outra gráfica acho isso pouco provável

mas fazer um update á bios também não perderia nada
 
boas
a bios eu ja fiz restore to default settings e ao fazer exit and save o led nao acende.ate começar a puxar 3d na grafica dps d601 crash.
a grafica funcionou perfeitamente desde outubro com a bios que tenho.

amanha vou testar com o multimetro.
por descargo de consciencia vou fazer update á bios,mas sinceramente nao me parece que tenha a ver com a board porque a 3870 que tive quando a 4870 na loja funcionava bem.
 
já agora uma questao:

Se a fonte nao estiver boa isso pode fazer com que as mems da grafica aquecam mais?
é que quando acontece oo crash d601 a temps das vddc (principalmente a 3)disparam ficando a trabalhar em iddle a 84 ºc , sem a luz acesa andam á volta dos 60ºc.
 
vddc não é memorias, é mosfets. penso que a 4870 nem tenha sensor nas memórias

os mosfets aguentam ~100ºC, claro que quanto mais frescos melhor
 
Back
Topo