1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

HDD - Ajudem-me!

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por fermamar, 5 de Agosto de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 1007)

1. fermamar

fermamar Power Member

Boas pessoal!Peço desde já desculpa se já existe algum topico com este problema,mas fiz uma pesquisa e não encontrei nada parecido.

O problema é o seguinte,tenho no desktop 2 discos,o principal de 80Gb com o windows e programas e um 2º de 40Gb,do qual me sirvo principalmente para guardar ficheiros importantes.
    Acontece que de ha uns dias para cá,começou a dar problemas,tipo alguns ficheiros dá erro quando os tento abrir ou quando tento passa-los para outro suporte,ou mesmo para o disco principal...aparece o tempo decorrido,que,mesmo em ficheiros pequenos,as vezes passa os 100 min,isto em fichiros de 10mb!!!???
    Cancelo logo a operação...

Já tentei fazer a verificação do disco pelo windows XP,seleccionei as opções "corrigir erros do sistema automaticamente" e "procurar e tentar recuperar sectores danificados",mas sem sucesso,porque quando chega á 4º fase o processo parece bloquear e fica assim horas,até que aparece a mensagem "não foi possivel concluir o processo de verificação".
    O que poderei fazer?
    Tenho lá muita coisa importante e queria voltar a po-lo a funcionar...haverá algum software mais potente e eficaz,de preferencia freeware.

Obrigado desde já!
    Abraço.

2. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Boas, assim de repente, diria que o disco está a dar as últimas. Tenta recuperar com o GetDataBack NTFS (ou FAT32, depende do sistema de ficheiros).

Não escrevas mais nada nesse disco, podes danificar ainda mais.

Cumps

3. fermamar

fermamar Power Member

Obrigado amigo,vou tentar esse software!Entretanto não tenho gravado lá mais nada...
    Mais sugestões seram bem vindas!

4. fermamar

fermamar Power Member

Já tenho novidades,já testei o software que o user redshot referiu e acontece que o disco ficou a funcionar impecavelmente,com acesso a todos os ficheiros,sem erros ou encravanços,até adicionei mais fotos que tirei da maquina digital...mas só durou 2 dias!

Agora o problema parece ser mais bicudo,pois hoje de manha,como por magia,o disco duro simplesmente "evaporou-se" do meu PC!!??Não aparece!...
    Ontem á noite fiz uma actualização de segurança do windows,daquelas oficiais,e tive que encerrar para concluir a instalação,hoje de manha fiquei passado mesmo!

Já tentei fazer restauro do sistema e aparece-me a seguinte mensagem:

"Changes made to drive D:/ depois deste ponto não pode ser invertida porque a unidade foi excluida do controlo do "Restauro do sistema" ou foi desligada ou removida."

Alguem me pode dar uma mãozinha?...desculpem aqui o melga!

Abraço.

5. CoisaX

CoisaX Power Member

Boas,

Devias ter seguido o conselho do redshot na totalidade: recuperar e não gravar mais nada...

Pelo que descreves o disco morreu. A única solução seria testares com um pcb de um disco igual ( mesmo part number ), para tentares recuperar dados.

Cumps

6. fermamar

fermamar Power Member

Podes especificar melhor?Não tenho muitos conhecimentos...
    Não ha nenhum software que ajude,vi algures um que recuperava discos,mesmo que nem fossem reconhecidos pelo PC,não me lembro foi onde nem o nome.

7. CoisaX

CoisaX Power Member

Se o disco não é detectado, provavelmente nem liga. Nesses casos não há software que valha.

O PCB ( Print Circuit Board ) é aquela parte "verde" , com os chips e a parte de alimentação do disco. Trocando como eu sugeri, "poderia" dar-te uma chance de o voltar a ligar. Tem é que ser o mesmo modelo.

Cumps

8. fermamar

fermamar Power Member

Bem,então pelo que dizes parece que estou mesmo...tu sabes:mad:
    Vou tentar liga-lo a outro desktop que tenho ali a ver o que acontece,mas já não é hoje...

9. CoisaX

CoisaX Power Member

Pois... mas liga a outro pc.´Por vezes dão-se milagres. o plano e trocar o PCB não é de excluir.

(Para recuperar dados até já meti um disco no congelador :D )

Cumps

10. fermamar

fermamar Power Member

Tas no gozo só pode...:Paí não deve ser para os recuperar,se calhar é mais para os conservar LOL!
    Eu nem sei qual é a marca do disco,mas arranjar um PCB igual...vai ser muito complicado:mad:

11. CoisaX

CoisaX Power Member

Nopes... Era um disco IBM de 40 GB. Era detectado na bios, mas depois "perdia-se". Muitas das avarias é um chip no pcb que aquece e "ploft". Meti no congelador ( dentro de um plástico ) por uma horas, e depois liguei-o e ainda deu para copiar uns 4 GB antes de ele deixar de ser detectado de vez.

Por cima do disco tens um autocolante, procuras por un "PN" ( Part Number ).

Cumps

12. fermamar

fermamar Power Member

Um gajo está sempre a aprender mesmo!;)

Agora,noticias fresquinhas...ontem,antes de me ir deitar,experimentei a fazer novamente um restauro do sistema,mas para 2 dias atras,e qual não foi o meu espanto que,apesar da mesma mensagem (a que escrevi uns post atras) ter aparecido,depois de ter feito o "downgrade",o disco voltou a aparecer...para mim tem algo a ver com a actualização do windows,acho que era alguma coisa a ver com o NET Frameworks,não sei até que ponto será possivel.
    A actualização ainda era grandita,65Mb.
    Abraço e obrigado pela paciencia dispensada até agora,vamos ver se ele se aguenta,porque a funcionar está ele e bem.

13. aproveita para fazer backup dos dados, senao vais lamentar-te...:P

14. fermamar

fermamar Power Member

Eu fazer até vou,o problema é que nem sei para onde???Pois não tenho espaço disponivel.
    O que aconselham?Não me apetecia estar a comprar outro HDD,passar tudo para DVDR é uma solução,mas tenho mas experiencias no passado,DVD´s gravados que depois dão erro de redundancia ciclica...
    Obrigado mais uma vez a todos os que me tentaram ajudar,abraço!

15. disco externo, dvd-r apenas o fundamental.

16. webtiger

webtiger Power Member

compra dvd´s de qualidade tipo verbatin e grava sempre em velocidades lentas 4x e deixas de ter esses erros por redundancia ciclica.

Partilhar esta Página