Problema HDD com partição em RAW

zezyto

Power Member
Boa tarde
Tenho um problema com um disco (WD2500BEVS), ele reconhece na bios, só que não entra para o sistema operativo, pensava que podia ser problema do sistema operativo e liguei o disco em outro computador para tentar recuperar a informação que tinha no disco.
O disco é detetado só que não consigo aceder ao disco, pede para formatar a unidade, que não queria fazer para poder recuperar a informação.
Nas propriedades do disco não aparece a capacidade do disco está a zeros.
No gestor de discos a partição está como RAW.
Já li algumas coisas sobre este assunto mas ainda não consegui resolver o problema.
Se poderem ajudar para tentar resolver este problema. :)
Cumprimentos
 
Sem iniciares o disco nem nada disso, tenta passar um software de recuperação de dados (podes testar a demo do Rstudio).
Verifica tambem a saude do disco com o Crystal Disk Info. Se estiver com muitos problemas, nao abuses muito de leituras que isso pode ficar pior.
 
Para o erro que está aparecer de "Erro nos dados (verificação cíclica de redundância)." O programa Rstudio resolve?!
Estive a ver que este programa EaseUS Data Recovery Wizard pode corrigir esses erros!?
 
Já me aconteceu. Resolvi com o iCare Data Recovery Pro. A versão free permite testar e recuperar 1Gb. Depois de verificar que funcionava acabei por comprar a licença do pro.
 
Já me aconteceu. Resolvi com o iCare Data Recovery Pro. A versão free permite testar e recuperar 1Gb. Depois de verificar que funcionava acabei por comprar a licença do pro.
Vou também testar esse programa para ver se dá, se tiver que pagar vai ter que ser, mas vou tentar ver se consigo sem ter que fazer isso.

Será que deva usar algum programa para corrigir os erros/bad bloks no disco?!
 
Corrigir bad blocks nao. Esquece esse disco depois.
É recuperar os dados e mais nada.
Ok, este disco só quero mesmo recuperar os dados. Pensava que ao corrigir os erros o disco pode-se ficar um pouco mais rápido para analisar e recuperar os dados.
O programa que estou a usar tem um tempo estimado de 72 horas, não sei se é normal estes tempos.
https://prnt.sc/sy264y
Esperar que não falhe para não ter que voltar a fazer tudo de novo.
 
Por isso é que o procedimento em recuperação de dados é primeiro fazer uma imagem para um disco bom e só depois é que se tenta recuperar os dados...
Assim, se o disco original falhar, teremos sempre a copia para trabalhar.
 
Por isso é que o procedimento em recuperação de dados é primeiro fazer uma imagem para um disco bom e só depois é que se tenta recuperar os dados...
Assim, se o disco original falhar, teremos sempre a copia para trabalhar.
Não sabia que se devia/aconselhável clonar o disco, visto que o disco está com problemas.
O processo de clone de imagem, copia os dados existentes no disco e também informação que possa ter sido apagada?

Obrigado :)
 
Estou com um problema semelhante. Tirei o disco de um computador avariado e coloquei-o numa caixa USB no entanto não consigo aceder aos ficheiros, já fiz o check c/ o CrystalDiskInfo e está 'Saudavel'. Algum conselho/software para recuperar o acesso normal ao disco?

Obrigado!
 
Boas.

Andava aqui a pesquisar sobre HDD RAW porque tenho um problema parecido.

Ontem, ao fazer umas limpezas, encontrei um disco HDD do qual já nem me lembrava porque ele estava lixado..... passo a explicar:

Há uns anos, ao montar um PC de secretária, instalei nele um MAXTOR de 500 Gb... já não me lembro bem do que aconteceu pq foi há muito tempo mas acho que fiz desaparecer o sistema de arranque do disco (mbr) e depois o gajo ficou em formato RAW... penso que ao instalar o SO houve um problema de energia e aquilo crashou, ou seja, lixou-se tudo :D


O disco nunca foi usado e eu preciso de um HDD para guardar coisas menores, daquelas que se desaparecerem por avaria do disco não as vou chorar.

Como não sei lá muito bem como fazer para reparar o MBR e, posteriormente, passar de RAW para NTFS, sugestões/tutoriais agradecem-se ;)

Cordialmente.
 
Vou ver se é possível isso.... Mas acho k já tentei essa solução.... Montei-o numa máquina e tentei correr um Windows mas não deu, acho.

Penso k o MBR ficou danificado e não arranca... Não faz boot do SO.

Como estou fora de casa, só daqui a 2 dias consigo verificar a dica.

Contudo, thx pela ajuda
 
Back
Topo