HDD de 2.5" a 15000 rpm's

blastarr

Power Member
http://www.techreport.com/onearticle.x/11638



Laptop power. :D

savvio-15k.jpg
 
Última edição:
"The 73GB Savvio 15K has a seek time of 2.9ms"

brutal!

talvez o aquecimento seja um problema para estes discos
mas o mercado destes discos não sao os laptops
 
Por acaso o artigo diz que é mais poupado do que se pensa, e até consegue ser mais rápido do que as drives SCSI 15K da mesma marca, mas em formato desktop (3.5").

Quer dizer, 5.8 Watts parece-me um nº perfeitamente aceitável.

Por acaso comentei sem lêr a fundo o artigo, mas parece-me um valor muito aceitável.
Quanto à performance, pessoalmente queria era a versão 3.5@SATA para concorrer com os raptor e lá descerem os preços um "cadinho" :)
 
Por acaso o artigo diz que é mais poupado do que se pensa, e até consegue ser mais rápido do que as drives SCSI 15K da mesma marca, mas em formato desktop (3.5").

Quer dizer, 5.8 Watts parece-me um nº perfeitamente aceitável.

5.8W é muita coisa e ainda por cima nem dizem em que medida foi tirado esse valor. Mas pronto, sempre sao 15K. Deve mandar um gáz :D

O meu disco que ja é de 7200RPM em Idle come 0,6W e em consumo maximo 3.7W.
 
Seagate Announces World's Fastest Hard Drive

Seagate releases world’s fastest hard drive


Seagate Technology has released what it claims to be the world's fastest hard drive: the new Savvio 15K. Featuring a read seek time of just 2.9ms, this beats both Seagate's Cheetah (3.5ms) and Western Digital's raptor (4.6ms), with a spin speed of 15,000 rpm. Using a 2.5" form factor, this drive is not only quicker than Seagate's next best offering, but it's smaller, uses 30% less power and is supposed to be more reliable. Both 36GB and 73GB variants are available now, with HP already shipping systems featuring these drives.





3610_large_Savio_15K-low_res.jpg





http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=5677


grande bixo


cumps
 
Última edição:
Por acaso o artigo diz que é mais poupado do que se pensa, e até consegue ser mais rápido do que as drives SCSI 15K da mesma marca, mas em formato desktop (3.5").

Quer dizer, 5.8 Watts parece-me um nº perfeitamente aceitável.

5.8w em discos de 15k rpm é MUITO BOM!

isso é pouco mais que 1A nos 5V, oras o meu toshiba de 160 gb 5400 rpm consome 1A cravado!

Mas em portáteis o que vai dar é os SSD!

Eu quero é 1 destes para o desktop :D Um Raid 0 de 2 destes deve ser lindo :x2:
 
Bem, já sei que disco vou querer quando trocar de portátil. De momento tenho um Hitachi Travelstar 7K60 7200 RPM mas este de 15000 RPM deve ser mesmo bastante mais rápido. Como costumo usar o portátil sempre ligado à tomada acabo por quase não usar a bateria do mesmo por isso o consumo excessivo não será um problema :)
 
Bem, já sei que disco vou querer quando trocar de portátil. De momento tenho um Hitachi Travelstar 7K60 7200 RPM mas este de 15000 RPM deve ser mesmo bastante mais rápido. Como costumo usar o portátil sempre ligado à tomada acabo por quase não usar a bateria do mesmo por isso o consumo excessivo não será um problema :)

Mas será o calor e a vibraçao e mesmo assim o consumo excessivo pode ser um problema a nivel eléctrico.
 
Mas será o calor e a vibraçao e mesmo assim o consumo excessivo pode ser um problema a nivel eléctrico.

O disco é SAS (Serial Attached SCSI).
Pelo que li, discos SATA são compatíveis com a maior parte dos controladores SAS, mas discos SAS não são compatíveis com controladores SATA
 
Discos SAS já se vendem à algum tempo, tanto 2.5" como 3.5".

SFF (2.5") a 15K ainda só a 36GB e 72GB. Mas a 10K já existe de 36GB, 72GB e 146GB.
Os LFF (3.5") é que já têm 300GB@15K.

Não se trata de ser para Blades ou não, são os substitutos naturais dos SCSI. Se não me falha a memória, os Roadmaps falavam em 2006 como o ano de transição de SAS para SCSI e 2007 já deveria estar bem implementado.

Se foram pesquisar os QuickSpecs dos vários fabricantes, tudo o que é Industry Standard Servers e Business Critical Servers vêm com SAS, isto em Enterprise. Em Entry-level é que se encontra SATA. Quanto a SCSI, já era. Apenas alguns sistemas de Storage é que continuam com SCSI, mas por pouco tempo.

Assim como evoluimos de ATA (Parallel-ATA) para SATA (Serial-ATA), estamos agora a mudar de SCSI (Parallel) para SAS (Serial A.SCSI).
 
Back
Topo