HDD externa para backups de médio-longo prazo

mullog

Membro
Recentemente apercebi-me da confusão, do espaço e do trabalho que vem de gravar dezenas de dvd's de 6 em 6 meses para limpar o disco dos muitos downloads feitos. E mais aborrecido ainda, o trabalho de aceder a informação guardada E a sempre presente possibilidade do leitor retornar um erro de leitura, mesmo com o dvd guardado em impecáveis condições.

Ora, os dados que quero guardar estão longe de ser muito importantes mas sendo a minha colecção de música e vídeos considero-a ainda assim importante suficiente para tentar não a perder.

Pensei então nas drives externas que aparecem agora a preços muito acessíveis e estou a pensar usar uma para armazenar estes dados.
Ora, eu sei que uma hard drive tem muitas maneiras de falhar, mas o que queria saber era o que acham da utilização que lhe quero dar, segundo as seguintes condições:

-->a drive não se encontra sempre ligada ao pc(evitando de alguma forma a possibilidade de malware a qualquer momento afectar a drive)
-->é ligada ao pc quando há informação a ser guardada(não espero que o disco interno encha obviamente)
-->é utilizada de vez em quando para ler(evitando uma falha mecânica por falta de uso)
-->é mantida numa superficie completamente estável, sem quaisquer tipos de vibrações, à temperatura ambiente, e sem risco de de qualquer queda ou algo que possa directamente provocar dano.
-->em 2/3 anos, o conteúdo da drive é copiada para uma outra drive(altura em que passo a usar essa drive, que certamente terá maior capacidade e será mais fiável).

????Será viável ou estou MUITO errado???
Lembrem-se, não são dados fundamentais, mas não os gostava de perder.
 
eu ia mais para discos internos e depois se kiseres metes uma caixa externa e isolas a coisa sempre que quiseres!

Nao sei até que ponto os discos esses sao bons...e ler por usb um disco há probabilidades de erros...de leitura/escrita.....

Um disco de 500 gb custa 100 euros!

E leva alguma coisita...
 
eu ia mais para discos internos e depois se kiseres metes uma caixa externa e isolas a coisa sempre que quiseres!

Nao sei até que ponto os discos esses sao bons...e ler por usb um disco há probabilidades de erros...de leitura/escrita.....

Um disco de 500 gb custa 100 euros!

E leva alguma coisita...

O problema do disco interno é que como backup é pouco fiável, porque acaba por estar mais vulnerável a vírus, problemas SO e até, por exemplo, a uma falha da fonte de alimentação como aconteceu recentemente num pc meu que fritou praticamente todos os componentes.

Com um disco externo há mais confiança, mas mesmo assim tenho dúvidas sobre que problemas possam surgir da falta de utilização.
 
Em grande parte como disseste depende do tipo de utilização que lhes queres dar. Por ex, eu uso um WD PASSPORT 2.5 120gb como unidade externa isto porque é pequeno , nao usa cabo de alimenteção à parte e isto tras a vantagem de poder andar com ele para todo lado sem um transformador atras. É logico que ja o tenho ah uns tempos largos, mas sempre funcionou bem, com rates de transferenicia ah volta dos 34 mbps. Se quiseres algo para estar parado na secretaria ou arrumado, e o qual nao vais dar muito uso fora de casa , arranjas un externo de 3.5, com 400 ou 500 gb, que ja estao com um preço acessivel e guardas la tdu. Existem alguns com saida ethernet , mas ja sao mais caros.
 
Back
Topo