1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

HDD Externo vs. NAS ?!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Tomos, 16 de Setembro de 2005. (Respostas: 14; Visualizações: 1004)

  1. Tomos

    Tomos Power Member

    Bom... queria começar por explicar qual o meu objectivo:
    Ter um repositório de ficheiros para poder aceder tanto na sala (HTPC), do escritório (2xPC + 1 Laptop) ou do quarto (HTPC), numa onda de domain utilizando os perfis dos utilizadores em roaming (acho que é assim q se diz quando se quer os "Meus Documentos" centralizados num servidor) assim como os ficheiros partilhados entre as máquinas (Filmes, música, etc).
    para isso li um pouco e cheguei à conclusão que seria um RAS server o q eu necessitava...
    mas ainda só vi um de jeito a preços aceitaveis o LaCie 250GB NAS.
    já alguem trabalhou com isto ??
    alguma recomendação/alteração para esta configuração !?

    obrigado
     
  2. Sumerset

    Sumerset Power Member

    Precisas é de um servidor que tenha Win 2000 advanced server ou win 2003 Enterprise Edition (não sei se as outras versões dão pois só trabalho nesta) ou então uma qualquer distro de linux que tenha LDAP e Samba instalados e configurados isto para teres os roaming profiles dentro de um dominio. Caso queiras ter apenas os discos partilhados na rede ou compras soluções NAS ou um pc qualquer com qualquer win e partilhas os discos ou linux e samba e fazes a mesma coisa.

    Para os Win 2003 tens que criar um dominio primeiro na consola de manage your server-> add a new role

    Para o Linux, aconselho o Debian netinstall pois fazes a instalação minima e depois com o comando "apt-get install" instalas o que queres e resolvendo todas as dependencias automaticamente. No entanto para o fazeres tens que procurar na net por guias. Eu ainda tou a tentar configurar o meu pois é dificil ter um servidor de LDAP e SAMBA para criar um dominio na mesma maquina. Se fores ver os guias que existem na net grande parte (uns 90%) ensinam ou dão dicas para o fazer em máquinas distintas pois são de soluções para grandes empresas ou faculdades.

    No entanto a solução Linux é a que é conhecida como sendo a mais estável e mais rentável pois com poucos recursos num pc poes a coisa a funcionar para vários utilizadores.

    Eu assim que conseguir avançar com o meu faço o post de algo aqui.

    Se quiseres soluções diferentes avisa...
     
  3. Tomos

    Tomos Power Member

    Eu quanto ao Dominio já tinha pensado em meter W2k3 server, até pq sou programador em .NET e queria um Webserver IIS6, além q teria vantagens para poder brincar um pouco com Streaming, mas queria ter um servidor de RAS onde pudesse meter o core dos documentos do utilizadores (demodo a ter disponivel de uma forma transparente para os utilizadores [eu e a minha futura esposa, que pouco ou nada percebe de informática, e só poe entraves a inovações, alem de lhe fazer muita confusão não ter o seu Video e aparelhagem...]) todo o tipo de documentos e música em qualquer máquina que se log, assim como gravar no HTPC para o RAS para poder editar/visualizar no quarto, ou até mesmo gravar o DVD no escritório ... estou a fazer-me entender?

    quanto a RAS parece-me uma solução fiavel para aquilo que quero, mas queria evitar ser um RAS Server puro e duro ... queria uma destas soluções que ocupão menos espaço e não implicam muita manutenção de sistemas operativos. alem de que mais uma maquina naquela casa e a mulher punha-me a mim e aos computadores todos á porta (2xdesktops, 1 Server, 2xHTPC e 2 portateis)....tenho de começar a pensar num Rack .. :P só tenho a dúvida se estes RAS que falei dão para expandir ou não ... (intenda-se por expandir meter outro disco q não o de origem). (?)

    off-topic: já utilizei o debian e o seu famoso apt-get/apt-search e aquilo é giro e muito poderoso sim senhor ....
     
  4. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Quanto á onda de dominio na te posso ajudar, pq se nunca entendi pq raios eram precisos em "mesmo pequenas empresas" não vou entender mesmo pra ter em casa ,)

    Por aqui o ppl desenrascasse com sincronização de ficheiros offline... Ok, parece tosco, mas funciona... E realmente só precisas de sync os files de documentos. Media files, software, etc, isso está e fica no servidor. Quando sais de casa, ou copias o file pro HD (á pata ou marcando o file como disponivel offline) ou fica em casa ,)
     
  5. Sumerset

    Sumerset Power Member


    Ok tou a perceber o objectivo...

    Mas o linux faz isso tudo excepto a parte do Streaming em que não consegue fazer stream em multicast acho que apenas unicast no entanto tratando-se de uma casa penso que algo em multicast é inutil e que apenas se aplica uma soluçao do tipo unicast em que cada utilizador presente em cada pc pede aquilo que quer.

    Para edição de video em linux não conheço nenhum programa no entanto para isso a solução passaria a meu ver por editar numa maquina de windows com o programa favorito e colocar no servidor central através do samba.

    Para partilhar os ficheiros o servidor teria o Samba que é muito mais transparente em termos de contas pois lida com as mesmas contas do dominio no entanto podem ser dadas as permissões às pastas conforme os utilizadores ou então criar pastas proprias para cada 1 dos utilizadores (zonas privadas). Mais transparente que o Samba é impossivel, apenas é preciso introduzir um username e uma password que no caso do dominio são iguais aos do login.

    Tal como eu já tinha dito penso que o único problema do Linux em dominios é mesmo o problema da configuração em 1 maquina pois a nível de funcionamento ele consegue ser muito melhor que qualquer windows.

    Em termos de expansão o Linux dá sempre para expandir enquanto que o windows server 2003 tem um problema, não sei se irás usar um serial verdadeiro ou 1 serial "verdadeiro" lol, mas o windows 2003 está feito para que ao fim de 3 alterações de hardware (se não me engano) ele volte a pedir para validar o serial. O windows xp pro também tem algo parecido mas penso que é ao fim de 5 mudanças.
     
    Última edição: 19 de Setembro de 2005
  6. Sumerset

    Sumerset Power Member


    Em pequenas empresas são muitas vezes usados os dominios por uma questão de comodidade e simplicidade da rede bem como segurança.

    Por exemplo não queres que caso exista uma avaria num pc o utilizador da maquina nem a empresa fique sem o acesso aos dados, isso seria ridiculo! Assim utiliza-se um servidor central (depende do volume da empresa) para guardar toda a informação necessaria ao login e trabalho.

    Se o utilizador for promovido seria um pouco ridiculo mudar todo o equipamento electronico para o novo lugar.

    Seria também um pouco ridiculo chegar ao computador onde qualquer utilizador trabalha e fazer uma simples copia do trabalho da empresa. Assim é normal no fim da sessão toda a informação ser guardada no servidor central.

    Também por uma questão de comodidade visto que passar de windows xp para windows 98 nos terminais dos utilizadores é mais simples visto que as informações dos mesmos estão num servidor central, assim apenas é preciso instalar para uma e replicar para as outras caso o hardware seja igual.

    Instalar um software novo também se torna tão simples, pois é apenas ir ao servidor central e instalar lá e disponibilizar para todos os utilizadores do dominio.



    Em casa normalmente não é normal instalar dominios mas pode tornar-se necessário caso o numero de computadores seja grande e seja necessário ter acesso à mesma informação de uma maneira simples. Muito mais simples do que qualquer outro método.
     
  7. Madril

    Madril 1st Folding then Sex

    Esta thread começa a interessar-me.
     
  8. JC

    JC Power Member

    BLABLA BLA

    RAS stands for Remote Access Server que penso que não tem cabimento no que tu queres.

    Referes-te a NAS Network Attached Server?


    No fundo queres centralizar os perfis e home folders de utilizadores.
    A partir do momento que crias os utilizADOREs no Active Directory configuras para usarem a roaming profile para uma partilha.
    Já que tas a pensar criar um dominio aconselhava-te implementares tb DFS Distributed File System.
    Sem querer complicar basicamente com o DFS integrado no Active Directory tens um mapa de todos os recursos partilhados na rede. O que isto significa é que podes partilhar um NAS, o servidor, outros PCS ,whatever a partir de uma locaização central e o melhor é que usa as plain old permissoes NTFS.

    Exemplo:
    \\pc3\utilitarios
    \\servidor\backp
    \\NAS\omeuporno :D

    e se queres aceder a estes recursos através de DFS simplesmente fazes o seguinte:
    \\omeudominio.com
    A partir dai tens todos os recursos listados em varios computadores.
    A beleza de tudo isto é que como a resolução dos recursos é da parte do servidor podes trocar computadores, mudar ips, mudar nomes e s teus users vao sempre para onde o DFS os manda de uma maneira bastante transparente.


    Tudo isto e muito mais suportado por um plain old windows 2000 server
    A menos que queiras clutering ou Load balancing n precisas de datacenters nem advance server par nada.


    Escrevi isto uma beka ensonado n liguem a errso oritografcos :p
     
    Última edição: 20 de Setembro de 2005
  9. kidloco

    kidloco Power Member

    Eu em casa uso o Active Directory do win2003server...dns server / file server / print server / domain controller e tá a andar de mota :p
     
    Última edição: 20 de Setembro de 2005
  10. Sumerset

    Sumerset Power Member


    Acontece é que para quem quer fazer o streaming de ficheiros numa rede precisa de Windows server 2003 Enterprise Edition para fazer o stream em multicast ou unicast para numero ilimitado ou entao a versão logo inferior caso o objectivo seja stream apenas em unicast mas com numero de users limitado.

    Existem outras diferenças que estão no site da microsoft no entanto para este caso axo que a que a que se aplica é mesmo esta. Não sei a rede tem mais do que 1 switch e mais do que 1 media center ou pc que tem acesso a conteudos multimedia pois so nessas situações é que compensa o multicast.
     
  11. ShadeX

    ShadeX Power Member

    True.

    Dominio não é necessário. Um W2K/XP Pro não configurado para permitir acessos anónimos só aceita users que existam localmente. Logo, para acederes aos ficheiros disponibilizados, tens de providenciar "credenciais" válidas.

    Óbvio. Mas para isso continuas a não precisar de dominios. Só precisas de criar uma user account na box nova para o user poder "loggar" ao fileserver.

    Domain still not needed, just fileserver...

    Esta não percebi... Esclarece ai :)

    Hmmmm... Essa parece decididamente interressante... Mas pra pequenos volumes (5/10 users) install soft á patex tbm serve :D

    Fileserver. Any fileserever. All perms granted on share. Mais simples é dificil... :D

    Ah well, continuo sem ver a onda do dominio. Se me falasses em user management simplificado e policies, ainda ia por ai, mas pelas razões que dás, realmente continuo sem ver domains como necessidade. Nem sequer como comodidade...

    Mas eu tbm sou demasiado KISS para o meu próprio gosto :D
     
  12. JC

    JC Power Member

    @summerset ...n reparei que ele queria streaming :x2: .

    De qualquer das maneiras uma rede windows torna-se muuuuuito mais simples através de um dominio e principalmente do Active Directory.
    Existem várias razões para se ter um DC na rede, para mim a grande vantagem neste caso seria por exemplo politicas através de GPOs. Tudo isto seguindo o KISS :D .

    Uma coisa que não me parece muito correcta é o uso de um file server para guardar todas as informações da rede, tudo isto irá ter um Load muito grande no servidor para além de centralizar demasiadamente a rede, por alguma razao existem os backups.
     
    Última edição: 22 de Setembro de 2005
  13. kazuza

    kazuza Power Member

    Tenho uma situação bem mais complex aqui em casa e está tudo em WorkGroup ...

    Não precisas do dominio para nada nessa situação ...

    Tanto que se tiveres PCs com Win98, então esquece!
     
  14. madafakapc

    madafakapc Power Member

    Olá!

    Isto ta a tornar-se interesasnte!!!

    Eu pretendo fazer uma rede aki por casa com HTPC,PCs e o ke vier à rede... :001: :001:

    Actualmente ainda sao so 2 PCS com um DVD Kiss....mas prevejo futuras exapansoes...tenho de encher o switch de 8 portas...gigabit...rapidinho...

    Bem, o ke pretendo é fazer algo de Multimedia disponivel na rede e demais ficheiros/jogos/etc....uma cena assim destas...tipo servidor ??? (nao sei se justificará)

    Na realidade pretendo permitir acesso de qq ponto da casa aos conteudos multimedia ke sao bué (tons de gigas....)

    Justificará um servidor para esta cena?? Pretendo gravar video/tv nos pcs e depois difundir na rede... no caso do DVD KISS isto faz na base de streaming..certo? e no resto para os HTPC justifica fazer isto assim ou andar a transferir para os discos desses HTPC??

    :001: :003: :003:

    Mais, como vou ter mesmo gigas gigas de multimedia, certamemnte vou optar por fazer um RAID dakeles que permita aumentar a rapidez de acesso mas nao me coma muitos discos...julgo que isto é possivel num dos RAID...

    Agora ainda tou indeciso quanto ao SO para isto tudo...tenho o XP nos 2 PCS mas nao sei se meta o LINUX ??? O XP ta constantemente a pendurar e a falhar.....tenho tb versoes do Windows 2003.....e kem sabe dos outros windows....se for preciso...

    Ja pensei nessas cenas de discos de rede (NAS/RAS) mas o preço leva-me a comprar mais uns IDE/SATAs e aumentar a minha capacidade de armazenamento,.....
     
    Última edição: 23 de Setembro de 2005

Partilhar esta Página