1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

HDD Problem

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Funtux, 19 de Janeiro de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 922)

1. Funtux

Funtux Power Member

Boas.:009:

Tenho 2 HDD (160Gb Samsung e 120Gb Maxtor) ligados via SATA à motherboard. O 2º está constantemente a desligar e a ligar (de 10m em 10m), pc bloqueia ou abranda visualmente sempre que se dá o "clique" demorando a processar tarefas simples, mas recupera. O que acontece é que às vezes fica lento e só resolvo se reiniciar o sistema.

Tenho todos os drivers actualizados, verificado com o DriverAgent, será que me podem dar uma ajuda??

Desconfio que seja da gráfica que é lentinha para o SO VISTA 32bit.

Tkz

2. JMoura

JMoura Power Member

Vai aqui e faz o download da programa de testes da Maxtor e testa o disco. é o melhor assim confirmas se pode ser alguma problema de disco.

http://www.seagate.com/www/en-us/support/downloads/maxtor_desktop/

3. Funtux

Funtux Power Member

Tkz

Vou fazer

4. Funtux

Funtux Power Member

1 hdd= 5*

...

reparei que se tiver os 2 hdd ligados o pc deixa de reconhecer automaticamente as drives de dvd-rom e dvd-ram, i.é., se colocar um dvd de video nao o corre enquanto eu nao abrir a pasta manualmente.

Desliguei o 2º hdd (maxtor) e agora td funciona 5*.
    Fiz analise ao disco e tenho sectores danificados sem reparação. O SMART diz-me que o disco está OK.

Poderá ser a board que não aguenta os 2 ligados via SATA??

5. elioc9

elioc9 Power Member

a fonte de alimentação aguenta com isso tudo? de kts watts é?

6. Funtux

Funtux Power Member

7. elioc9

elioc9 Power Member

n será disso?

8. JMoura

JMoura Power Member

Epa com 400W a isso devia funcionar os dois discos são SATA e as drives IDE??

explica-me uma coisa um dos discos não chega a ser detectado ou é?

9. cula_ru

cula_ru Power Member

Se o disco desliga de 10 em 10 minutos pode ser as opções de energia do windows. Alteras as opções para manter os discos sempre ligados e vê se trabalha tudo bem.

10. Funtux

Funtux Power Member

boas

vou responder aos dois a ver se alguém me pode ajudar.

[1] JMoura
    Sao 2 SATAS, ambos com SMART ligado. o 1º é recente (1ano) pois comprei por o MAXTOR ter sectores danificados e me estar sempre a bloquear qd tinha lá o Windows instaladdo.

Ao inicio nao detectava o 2º. Actualizei os controladores IDE e SATA da motherboard e começou a reconhecer. No entanto o 2º HDD de vez em quando pára bloqueando o sistema e atrasando tarefas simples como é abrir 1 página do IExplorer.

Hoje desliguei a comunicação a 32bits (BIOS) do 1º HDD e está mais rápido. (2º HDD - opção 32bit desactivada).

[2] Cula_ru
    As opções estão definidas para sempre ligados, desligando apenas o monitor aos 20min de inactividade. Sei k o Vista vem logo pré-definido para desactivar os discos se inactivos.

Será que me podem ajudar?

Nota:
    Vou trocar de gráfica (há algum tempo k estava planeado) pois a actual está fraquinha para o que pretendo e o cooler está praticamente DEAD! (já faz ruido mesmo que o limpe), daí que tivesse pensado ser disso, por o mesmo atrasar os processos de abrir e fechar uma pasta e por utilizar o VISTA, pois visualmente é um pouco pesado.

11. Funtux

Funtux Power Member

Need help here please!!

12. jota WA

jota WA [email protected] Member

Boas
    Da gráfica não é de certeza...não é nova,mas não tem nada a ver com lentidão a abrir processos...tenta desligar o S.M.A.R.T e testa de novo.Verifica se os cabos SATA e IDE que estás a usar estão em bom estado porque isso pode dar-te problemas neste aspecto!
    Cumps

13. Funtux

Funtux Power Member

Tkz!!!

Boas.

Fiz o que disseste (S.M.A.R.T. off) e parece ter resultado. :001:Os discos já não estão sempre a fazer "clique", a arrancar e a parar. Sempre que abro as pastas já está mais rápido.
    Lembrei de fazer load optimal default na BIOS pois ela desactiva por defeito o SMART.

Tkz man.

Vou postar uma mensagem sobre duvidas da placa gráfica. Agradecia a tua opinião:cool:

14. olá

tenho 2 discos sataII um maxtor 320gb 32mb bf (onde tenho o OS instalado) e um samsung 750gb tambem com 32mb bf e acontece me exactamente a mesma coisa.
    quando desligo o samsung (desligo apenas o cabo de dados portanto a hipotese fonte de alimentação ta posta de parte).
    ainda nao exprimentei essa resolução do smart sem qerer confirmar primeiro..
    cumps

15. Funtux

Funtux Power Member

Qual OS?

Boas.

verifica qual o OS que tens instalado.

Se for o VISTA / XP, vai às definições de energia e existe lá uma parte que diz que desliga os discos após 20min de inactividade.
    Altera para que nunca desactivem e evitas esses problemas.

No vista podes também alterar a forma como funcionam os botões de energia.

Partilhar esta Página