HDL Verilog

hap17

Power Member
Boas,
Alguém aqui no forum já trabalhou com Verilog (Hardware Description Language)?
E alguém sabe se o programa é freeware ou shareware? Onde o posso arranjar?

Cumprimentos
 
Já trabalhei com VHDL (VHSIC hardware description language) e usei o Altera MAX+PLUSII...é shareware, certas placas não são suportadas...

Não sei é se este suporta o Verilog, também este já está descontinuado...o mas o Altera Quartus II já suporta...mas só arranjas em shareware.
 
Já trabalhei com VHDL (VHSIC hardware description language) e usei o Altera MAX+PLUSII...é shareware, certas placas não são suportadas...

Não sei é se este suporta o Verilog, também este já está descontinuado...o mas o Altera Quartus II já suporta...mas só arranjas em shareware.

Verilog HDL é diferente de VHDL.


hap17, caloiro da FEUP?
 
Verilog HDL é diferente de VHDL.

Eu sei que é!Por isso é que referi entre parêntesis o significado de VHDL...para não confundir.

Mas há development tools que sintetizam(/compilam) tanto VHDL e Verilog...não há?
O Altera Quartus II sintetiza o código tanto em verilog, como em vhdl.

Como eu estudei VHDL com FPGAs da Altera é que falei no MAX+PLUSII...só que já não me lembro se tambem sintetizava Verilog....

PS:
Não sei é se este suporta o Verilog, também este já está descontinuado...
quando disse isto tava a referir-me ao MAX+PLUSII
 
Última edição:
Eu sei que é!Por isso é que referi entre parêntesis o significado de VHDL...para não confundir.

Mas há development tools que sintetizam(/compilam) tanto VHDL e Verilog...não há?
O Altera Quartus II sintetiza o código tanto em verilog, como em vhdl.

Como eu estudei VHDL com FPGAs da Altera é que falei no MAX+PLUSII...só que já não me lembro se tambem sintetizava Verilog....

PS:

quando disse isto tava a referir-me ao MAX+PLUSII

Sim, penso que sim.

Quando eu estudei isso usei o Model Slim da FileMaker, e penso que também sintetiza VHDL. Se o user for caloiro da FEUP, tem o azar de ter trabalhos de verilog no 1º semestre, e só lhe ensinarem decentemente verilog no 2º semestre.
 
Se o user for caloiro da FEUP, tem o azar de ter trabalhos de verilog no 1º semestre, e só lhe ensinarem decentemente verilog no 2º semestre.

Isso já não sei...:lol:
Eu estudei no DEEC da FCTUC (Sou do Ramo de Energia)....e tive Electrónica Digital como cadeira opcional no 5º ano :007:.

Se ele é caloiro da FEUP deve de adoptar o software que a cadeira recomenda....senão torna-se dificil acompanhar as aulas.
 
Sim sou caloiro da FEUP:p
Soubemos hoje que vamos usar o seguinte:
Software: ISE Webpack (www.xilinx.com);
Hardware: Sparten-3 Starter Kit Board.

Já agora, sir_atmc foi com este soft e hrdware q trabalhas-t na altura?
 
Exactamente, acho que estava a confundir o nome do software.

Já sabem qual é o enunciado do trabalho? No ano passado, o prof das teoricas não ensinava verilog, e o meu prof das práticas deu uma aula sobre aquilo, em que praticamente não explicou nada. E claro, depois a unica solução que nos tivemos foi copiar o trabalho. No entanto digo-te que os trabalho de IOC foram os trabalhos com menos interesse que tivemos, na medida em que ninugem aprendeu nada. Se os profs não nos ensinam Verilog, nós não podemos fazer as coisas como é obvio.

No que eu puder ajudar, é na boa.
 
Tou a ver que nada mudou!
Nós tb só falamos em verilog numa pratica o prof mostrou lá a placa que vamos programar...e ninguem percebeu como é q vamos fazer.
No nosso trabalho vamos ter de implementar, primeiro, um somador de 1 bit e, depois, um somador de 4 bits.
Foi este tb o vosso trabalho?
 
No IST nunca aprendemos Verilog. Fazíamos os circuitos todos a pata e depois compilávamos aquilo.

Horas de diversão que o Xilinx nos deu a honra de usufruir. :lol:

Vê lá não mandes o PC pela janela quando aquilo começar a dar erros estúpidos :P
 
Tou a ver que nada mudou!
Nós tb só falamos em verilog numa pratica o prof mostrou lá a placa que vamos programar...e ninguem percebeu como é q vamos fazer.
No nosso trabalho vamos ter de implementar, primeiro, um somador de 1 bit e, depois, um somador de 4 bits.
Foi este tb o vosso trabalho?

Por acaso tenho ideia que sim, mas se queres saber já nem sei fazer isso :lol:

Fazer os somadores lembro-me se não ter sido assim tão dificil. Os comparadores é que eram mais complicados.

Vou ver se tenho aqui o meu trabalho (que funcionava no somador de 1 bit, o resto não me lembro).
 
Epá se arranjares és o maior!
É que o meu trabalho é pa fazer na aula TP de segunda, se conseguíres arranjar, talvez não chateio mais:lol:
 
Back
Topo