1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema HDMI e DVI, imagem completamente diferente?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por manelis, 13 de Março de 2013. (Respostas: 12; Visualizações: 1012)

1. manelis

manelis Power Member

Bem, isto é um problema consideravelmente estranho e que, contado, eu dizia que era a pessoa a ver mal.

Ora bem, eu tenho um Asus VH242H à cerca de 2 anos, e desde que o comprei, nunca tive especialmente contente com a imagem. Sempre usei hdmi, e a imagem é um pouco acinzentada. Na altura fartei-me de mexer e procurar na net, por muito que mudasse as configurações, nunca cheguei a um ponto que me agradasse.

Entretanto acabei por ignorar e continuei a usar assim o monitor, e fiquei habituado. Por alguma razão estranha, ontem começou-me a incomodar outra vez. Voltei a passar pelos mesmos passos, mexi em tudo, nunca cheguei a um ponto que gostava.

À bocado decidi tentar por DVI. A imagem é completamente diferente do hdmi (estranho eu sei) não tem o tal tom acinzentado, no entanto agora acho o contrario, a cor é muito forte em alguns casos :joker:, mas não sei se já é influencia de ter estado tanto tempo da outra forma.

O que queria perguntar é se alguém já passou por situações semelhantes, e se alguém tem este monitor que possa dar a sua opinião e possíveis configurações. Se calhar sou eu que sou demasiado chato, mas pelo que vi no google, isto da imagem hdmi ser diferente de dvi não é nada normal.

A placa gráfica é uma 9800gt já agora.

2. V1r7u4L

V1r7u4L Power Member

Ja testei as duas e nao noto nenhuma diferenca, as diferencas de imagem as vezes estao na qualidade do cabo HDMI em relacao a este detalhe ja tive problemas, recomendo cabos da Philips costumam ser muito bons.

3. manelis

manelis Power Member

Tens este monitor então?

Só tenho cabos hdmi "oferecidos" por aqui, mas tive a testar com o que vem com a WiiU e fica igual. Não poderá ser da placa gráfica?

4. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_ Power Member

As placas gráficas quando enviam o sinal por HDMI enviam sinal optimizado para TVs e por DVI o sinal esta optimizado para monitores..... Por isso é normal que por DVI se tenha melhor qualidade de imagem quando a usar um monitor!

5. RSC

RSC Power Member

Onde é que leste isso..?

6. tntnt

tntnt El Moderador
    Staff Member

Hum...?

manelis, vê lá se o monitor não adaptou as configurações que fizeste apenas para a source HDMI e ao meteres o cabo DVI não estás com configurações de imagem diferentes (default).

7. Wildstar

Wildstar Power Member

Salvo erro DVI só suporta RGB enquanto que HDMI também suporta YCbCr (formato de video/televisivo). Pela descrição parece-me que a placa gráfica está a usar YCbCr em HDMI e RGB em DVI. Portanto estará de facto a converter a imagem para formato televisivo por HDMI e a correcta é a que se vê por DVI. Como se desliga isto não sei e se calhar é automático e não possível de mudar (por exemplo o monitor pode estar a dizer à placa que suporta YCbCr e esta usa esse formato automaticamente).

8. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_ Power Member

o que não percebeste? :confused:

9. tntnt

tntnt El Moderador
    Staff Member

A afirmação de que DVI dá melhor qualidade de imagem num monitor.

É que em todos os meus PCs, ligados por HDMI ou DVI, não noto diferença nenhuma na qualidade de imagem. O que é natural e óbvio.

10. manelis

manelis Power Member

Ligando o YCbCr na placa grafica no hdmi dá outra coisa também diferente. Já agora, ja verifiquei tudo, e sim, as configurações estão iguais nos dois casos. Se bem que, como eu estava a dizer, mesmo a imagem do DVI acho estranha...

11. v3d3ta

v3d3ta Power Member

esse monitor tem splendid usa outra. e ha tbm uma config nos monitor que e qq coisa hdmi grey. quando chegar a casa confirmo

12. manelis

manelis Power Member

Esse hdmi grey não tou a ver, mas quanto ao splendid, qualquer um deles é extremamente exagerado, seja no hdmi ou no dvi. O que eu queria era cores boas e que não cansassem muito os olhos, nada de contrastes exagerados.

Parece que não vou conseguir isso com este monitor no entanto.

13. Wildstar

Wildstar Power Member

Na realidade, nenhum LCD tem as cores correctas (sRGB) e todos têm cores exageradas para disfarçar este facto (e porque é isso que vende mais). Mas estou a falar no geral, não nesse em específico.
    O manual dele não diz nada sobre presets ou coisa assim?

Partilhar esta Página