Problema HDMI e DVI, imagem completamente diferente?

manelis

Power Member
Bem, isto é um problema consideravelmente estranho e que, contado, eu dizia que era a pessoa a ver mal.

Ora bem, eu tenho um Asus VH242H à cerca de 2 anos, e desde que o comprei, nunca tive especialmente contente com a imagem. Sempre usei hdmi, e a imagem é um pouco acinzentada. Na altura fartei-me de mexer e procurar na net, por muito que mudasse as configurações, nunca cheguei a um ponto que me agradasse.

Entretanto acabei por ignorar e continuei a usar assim o monitor, e fiquei habituado. Por alguma razão estranha, ontem começou-me a incomodar outra vez. Voltei a passar pelos mesmos passos, mexi em tudo, nunca cheguei a um ponto que gostava.

À bocado decidi tentar por DVI. A imagem é completamente diferente do hdmi (estranho eu sei) não tem o tal tom acinzentado, no entanto agora acho o contrario, a cor é muito forte em alguns casos :joker:, mas não sei se já é influencia de ter estado tanto tempo da outra forma.

O que queria perguntar é se alguém já passou por situações semelhantes, e se alguém tem este monitor que possa dar a sua opinião e possíveis configurações. Se calhar sou eu que sou demasiado chato, mas pelo que vi no google, isto da imagem hdmi ser diferente de dvi não é nada normal.

A placa gráfica é uma 9800gt já agora.
 
Ja testei as duas e nao noto nenhuma diferenca, as diferencas de imagem as vezes estao na qualidade do cabo HDMI em relacao a este detalhe ja tive problemas, recomendo cabos da Philips costumam ser muito bons.
 
Tens este monitor então?

Só tenho cabos hdmi "oferecidos" por aqui, mas tive a testar com o que vem com a WiiU e fica igual. Não poderá ser da placa gráfica?
 
As placas gráficas quando enviam o sinal por HDMI enviam sinal optimizado para TVs e por DVI o sinal esta optimizado para monitores..... Por isso é normal que por DVI se tenha melhor qualidade de imagem quando a usar um monitor!
 
As placas gráficas quando enviam o sinal por HDMI enviam sinal optimizado para TVs e por DVI o sinal esta optimizado para monitores..... Por isso é normal que por DVI se tenha melhor qualidade de imagem quando a usar um monitor!

Hum...?

manelis, vê lá se o monitor não adaptou as configurações que fizeste apenas para a source HDMI e ao meteres o cabo DVI não estás com configurações de imagem diferentes (default).
 
Salvo erro DVI só suporta RGB enquanto que HDMI também suporta YCbCr (formato de video/televisivo). Pela descrição parece-me que a placa gráfica está a usar YCbCr em HDMI e RGB em DVI. Portanto estará de facto a converter a imagem para formato televisivo por HDMI e a correcta é a que se vê por DVI. Como se desliga isto não sei e se calhar é automático e não possível de mudar (por exemplo o monitor pode estar a dizer à placa que suporta YCbCr e esta usa esse formato automaticamente).
 
A afirmação de que DVI dá melhor qualidade de imagem num monitor.

É que em todos os meus PCs, ligados por HDMI ou DVI, não noto diferença nenhuma na qualidade de imagem. O que é natural e óbvio.
 
Salvo erro DVI só suporta RGB enquanto que HDMI também suporta YCbCr (formato de video/televisivo). Pela descrição parece-me que a placa gráfica está a usar YCbCr em HDMI e RGB em DVI. Portanto estará de facto a converter a imagem para formato televisivo por HDMI e a correcta é a que se vê por DVI. Como se desliga isto não sei e se calhar é automático e não possível de mudar (por exemplo o monitor pode estar a dizer à placa que suporta YCbCr e esta usa esse formato automaticamente).

Ligando o YCbCr na placa grafica no hdmi dá outra coisa também diferente. Já agora, ja verifiquei tudo, e sim, as configurações estão iguais nos dois casos. Se bem que, como eu estava a dizer, mesmo a imagem do DVI acho estranha...
 
Esse hdmi grey não tou a ver, mas quanto ao splendid, qualquer um deles é extremamente exagerado, seja no hdmi ou no dvi. O que eu queria era cores boas e que não cansassem muito os olhos, nada de contrastes exagerados.

Parece que não vou conseguir isso com este monitor no entanto.
 
Na realidade, nenhum LCD tem as cores correctas (sRGB) e todos têm cores exageradas para disfarçar este facto (e porque é isso que vende mais). Mas estou a falar no geral, não nesse em específico.
O manual dele não diz nada sobre presets ou coisa assim?
 
Back
Topo