HD's com hélio - WD

blaster_00

Power Member
http://www.tomshardware.com/news/Helium-Filled-Hard_Disk-hdd-western-digital,17573.html

this new platform allows HGST to design seven-platter drives in a standard 3.5-inch form factor that will cost-effectively extend the capacity and cost-per-gigabyte curve, though HGST didn't state the expected capacities these can reach (estimate 6 TB plus).

HGST compared the power consumption between a helium-filled drive and an equivalent air-filled drive side-by-side, demonstrating a reduction in power consumption of 23 percent for the helium-filled drive. Taking into account the extra capacity coming from two additional disks, the improvement in watts-per-TB is estimated at around 45 percent. In addition, the drivers run four degrees Celsius cooler, which requires less cooling in system racks and data center.
 
Mas e perdas? Não acredito que seja estanque a 100% haverá sempre perdas de certeza que terão um tempo de vida limitado não é que os actuais não o tenham mas depende do uso. Em teoria um disco com pouco uso e bem tratado dura muitos anos não sei se em condições iguais acontecerá o mesmo com estes bem depende das tais perdas do hélio.
 
Provavelmente a longo prazo o hélio pode perder-se, mas será a longo prazo e vai perdendo as vantagens que ter o hélio dá, mas continua a funcionar.
 
Provavelmente a longo prazo o hélio pode perder-se, mas será a longo prazo e vai perdendo as vantagens que ter o hélio dá, mas continua a funcionar.

Sim tb depende da % ano se perder 5% ano ou assim ainda dura muito tempo vai é perdendo performance. Mas acho 5% elevado mas não sou perito tb é coisa que pode variar com o uso de certeza qtas mais leituras e/ou escritas tiver mais flutuação do hélio há o que pode levar a mais perdas. De certeza q em repouso as perdas são minimas mesmo
 
Parece-me uma tecnologia interessante, no entanto o factor hélio deve inflacionar o preço, aproximando-os do preço dos ssd com que continuam a perder em todas as frentes...
 
Back
Topo