HDTVs

Estive agora a ver um plasma de 35" com 852x480 a receber sinal de alta-definição por componentes, vindo de um receptor de satélite com um prato de 60cm, e a imagem estava muito porreira! Agora, num plasma com maior resolução e usando o sinal DVI, a coisa ainda deve ser mais impressionante 8o

O canal que estava a passar era o HD-1(?) e estava a dar um jogo de andebol...
 
tiagottx disse:
Estive agora a ver um plasma de 35" com 852x480 a receber sinal de alta-definição por componentes, vindo de um receptor de satélite com um prato de 60cm, e a imagem estava muito porreira! Agora, num plasma com maior resolução e usando o sinal DVI, a coisa ainda deve ser mais impressionante 8o

O canal que estava a passar era o HD-1(?) e estava a dar um jogo de andebol...


Chamas a 852x480 alta definição? Há meia dúzia de anos talvez fosse.
 
Xpirit disse:
Chamas a 852x480 alta definição? Há meia dúzia de anos talvez fosse.

Não, não chamo! E se reparares bem no que escrevi, eu não disse que o plasma de 852x480 era de alta definição, mas sim o sinal que estava a ser recebido ;)
 
tiagottx disse:
Não, não chamo! E se reparares bem no que escrevi, eu não disse que o plasma de 852x480 era de alta definição, mas sim o sinal que estava a ser recebido ;)

Desculpa lá mas quase de certeza nem o sinal é de alta definição .
 
E o sinal não é alta definição porquê? :rolleyes:

O receptor diz explicitamente que é de alta definição, HDTV, 1080, etc, tem saída DVI e componentes, tem tecla para seleccionar sinal normal PAL, 576(ou lá o que é), 1080, e mais qq coisa!

Porque é que não pode ser de alta definição???

EDIT - Na lista de canais aparece o nome Euro1080 e no canal tem o logo HD1, e já confirmei na net que a emissão é de alta definição...
Site HD1
 
Última edição:
Xpirit disse:
Desculpa lá mas quase de certeza nem o sinal é de alta definição .

Já agora porque dizes isso com tanta certeza ?? Certamente com a mesma certeza com que dizias atrás que 720p não é alta definição. Por acaso sabes que 720p tem praticamente a mesma qualidade que 1080i ? Sabes que uma imagem progressiva tem muito mais qualidade que uma imagem interlaçada ??
Não é só o numero de linhas que é importante (já dizia a outra não é o comprimento que é importante, importante é o que se faz com ele :007: ).
Bom bom era 1080p, mas isso é muito muito raro. Porque não existe largura de banda, ainda, suficiente para a sua transmissão.
 
PSH disse:
Já agora porque dizes isso com tanta certeza ?? Certamente com a mesma certeza com que dizias atrás que 720p não é alta definição. Por acaso sabes que 720p tem praticamente a mesma qualidade que 1080i ? Sabes que uma imagem progressiva tem muito mais qualidade que uma imagem interlaçada ??.

Onde é que eu disse que 720p não é alta definição? Era bom que não atirasses tretas para o ar a ver se passa.

Quanto ao sinal hd do HD-1, canal que desconhecia, disse que quase de certeza nem era HD porque ele me falou em 480 linhas que é tudo menos alta definição. Convém ler os posts e perceber em que contexto está a discussão.

Uma imagem progressiva tem mais qualidade que uma interlaçada à mesma resolução. Isso não é o mesmo que dizer que 720p > 1080i. Depende muito da dinâmica das imagens.
 
Última edição:
Xpirit disse:
Quanto ao sinal hd do HD-1, canal que desconhecia, disse que quase de certeza nem era HD porque ele me falou em 480 linhas que é tudo menos alta definição. Convém ler os posts e perceber em que contexto está a discussão.

Exacto! Falei em 480 linhas no display e HDTV no sinal que estava a ser recebido! Não disse em altura alguma que vi alta definição a ser mostrada/exibida (e muito menos num display com 480 linhas) ;)

EDIT - Peace and Love :lol:
 
"Quote:
Post Original de Kermit the frog
Xpirit, então uma tv que apenas proporcione 1280x720 nunca é HDTV (full) pq apenas mostra os 720p, certo? ...



certo. Um stream em 1080p(i) precisa de uma TV com pelo menos 1080 linhas verticais. Se for menos não estás a ver toda a resolução da imagem. A questão do i ou p, interlaçado ou progressivo, é irrelevante se bem que há televisões pseudo-HDTV que não fazem 1080p porque não tem capacidade de processamento para tal.
No states usam o 720p para filmes e afins e o 1080i para o desporto, o que é curioso. Detesto o interlaced para coisas com movimentos rápidos.

Há umas Sharp LCD a 1920x1080. Mais mês menos mês aparecem por aí... no *****, por exemplo."


Pois Xpirit, se calhar sou eu que sou estupido, mas continuo a ler no teu post que 720p não é alta definição.

Só para terminar, os 1080i, são 1080 linhas em dois quadros enquanto que 720p são 720 linhas num só quadro, agora analiza e vê.
1080i, são na realidade 540p, por isso tira daí as tuas conclusões e não inventem.
O melhor são 1080p, a seguir vêm os 1080i junto com os 720p, em que para imagens rápidas é melhor 720p.
Ok ?
 
Xpirit, não quero que me entendas mal, não quero lançar flames, mas como concordaste que 1280x720 nunca é HDTV, isso não é verdade. 720p é HDTV puro. Tal como 1080i ou 1080p.
E em determinadas imagens 720p é melhor que 1080i, mas o melhor mesmo é ter uma Tv ou um projector que suporte 1080 linhas e aí suporta todos os formatos.
 
PSH disse:
Pois Xpirit, se calhar sou eu que sou estupido, mas continuo a ler no teu post que 720p não é alta definição.

Se tu o dizes quem sou eu para dizer o contrário. Talvez uma ajuda do professor de português não te fizesse mal. Volto a perguntar. Em que frase é que está dito que o modo 720p não é alta-definição? Não está em lado nenhum.

O que está em todos os meus post é que uma TV para ser realmente full-HDTV tem que suportar todos os modos HD. 720 e 1080, p ou i. Para isso precisas de uma televisão com 1920x1080.
Como é que numa televisão com apenas 720 linhas consigo ver um 1080p ou um 1080i ?
Se não consigo ver uma emissão HD de 1080 na plenitude do seu formato numa TV com apenas 720 linhas pq é que haveria de chamá-la HD. Quanto muito meia-HD ou meia-leca :D ?

O modo 1080i é interlaçado e como tal só é recebido metade das linhas em cada frame. Mas a imagem final é sempre de 1080 linhas. Se estiveres a ver uma imagem *parada* em 1080i vês 1080 linhas e a diferença para o 1080p é nula! Só quando há movimento se começa a ver a diferença entre *i* e *p*. Para veres 1080 linhas precisas de uma televisão com pelo menos 1080 linhas não é?

Quanto à tanga dos 1080i = 540p acho melhor teres cuidado com o que lês. Marketing enganoso e coisas escritas por pessoas que tem a mania que sabem dá sempre mau resultado. Aconselho que leias as normas e uses a tua cabeça e não a dos outros. É importante que percebas e não que tentes ensinar a quem já sabe.
 
Última edição:
Então estamos de acordo. E o 1080i=540p é uma maneira de dizer e de entender que em imagens muito rápidas, consegues perceber os dois quadros para as 1080 linhas e aí é melhor 720 num só quadro.

Mas como tu sabes tudo, eu saio da discussão, pois eu não sei tudo e gosto de aprender.

"Quote:
Post Original de Kermit the frog
Xpirit, então uma tv que apenas proporcione 1280x720 nunca é HDTV (full) pq apenas mostra os 720p, certo? ...



certo."

Concordar que uma TV que só suporte 1280x720 não é HDTV está errado. É HDTV. Não suporta é todos os formatos de HDTV.
Mas isso tu sabes, claro. Quem sou eu para dizer coisas.

Peço desculpa Xpirit, nunca me passou pela cabeça querer-te ensinar nada. Nem a ti nem a ninguém.
Continua a afirmar que só 1080 é que é HDTV e vais longe, Professor.

Claro que numa imegem parada o i ou o p é igual, mas duvido que alguém compre uma Tv HDTV para ver fotografias.

Enfim .....
 
"Xpirit, então uma tv que apenas proporcione 1280x720 nunca é HDTV (full) pq apenas mostra os 720p, certo?"

Não sei se fazes intencionalmente ou se o problema é outro. O *FULL* não está lá apenas por cosmética. Lê os posts anteriores para perceber em que pé está a discussão, o contexto, etc. Todos percebem perfeitamente que os 720p é um dos modos de HD menos tu. Na frase do Kermit até lá está um *apenas* mostra o 720p.

O 1080i=540p não é nenhuma maneira de dizer nada. É simplesmente errado. Quanto muito podes dizer que a quantidade de informação sem compressão que é necessário para o 1080i ou 540p é igual. O resto é diferente. Se fosse igual não haveria necessidade de criar o 1080i pois o 720p seria muito melhor. Mas pronto. Compra uma TV pseudo-HD com 720 linhas que chega perfeitamente. Daqui a uns anos estas a mudar para uma 1920x1080. Eu prefiro uma HDTV-full para a minha Playstation PS3 em 1080p. Cada um faz as asneiras que quiser.
 
Xpirit, esta discussão não leva a nada, até porque estamos os dois de acordo como é lógico. A unica coisa que não concordo é que se fale em HDTV (full) ou não full, poi isso não existe. Existe HD em que pode ser 720 ou 1080. Só isso. Agora é evidente que se se vai comprar uma TV ou um projector novo e se se tiver capacidade financeira para isso se deverá comprar um que permita 1080. É evidente.
Mas continuo a dizer que em certos conteudos 720p fica melhor que 1080i. Mas claro que se conseguires uma fonte 1080p é sempre superior aos outros dois modos.
Isso não tem discussão. A discussão é que 720 é HD quer queiras quer não. Não há full nem meio full. Só isso.
Pode levar as pessoas ao engano. De facto uma TV que suporte 720 é HDTV. Agora não é a melhor, de facto não.

Xpirit, só quero que as pessoas não fiquem com ideias erradas, não quero discutir por discutir.
Se tiverem possibilidade de adquirir uma TV 1080 óptimo, mas se adquirirem uma 720, também estão preparados para o HDTV quando ele existir por cá. Nem sequer sabemos se quando as emissões existirem se serão em 1080 ou 720, por isso ....
Uma TV de 1080 é bem mais cara que uma de 720, só isso.

Mas eu também prefiro esperar e quando comprar, comprar uma que suporte a máxima resolução. É claro.
 
O que eu não estou a perceber é uma coisa...qual é a resolução nativa do HDTV?
Pq por exemplo: XGA » 1026*768 WXGA » 1280*1024...e por aí fora!
Já vi por aqui mais de 3 resoluções...decidam-se!! :x2:
 
RuFuS disse:
O que eu não estou a perceber é uma coisa...qual é a resolução nativa do HDTV?
Pq por exemplo: XGA » 1026*768 WXGA » 1280*1024...e por aí fora!
Já vi por aqui mais de 3 resoluções...decidam-se!! :x2:

Short Description Details
720p-------- 1280x720, progressive scan
1080i-------- 1920x1080, interlaced
480p(Digital Television)------ 704x480, progressive scan
480i(Standard Definition TV)----- 704x480, interlaced

só aqui falta o 1080p mas alguem que diga a resolução porque eu não sei ao certo
tirei esta informação do link a cima referido

Abraço
 
480 é NTSC, em PAL é 576.
HDTV tanto pode ser 720 como 1080, quer progressivo quer interlaçado.

A diferença entre progressivo e interlaçado, é que em progressivo tens aquele numero de linhas no mesmo quadro de imagem e interlaçado tens esse numero em dois quadros, primeiro as linhas impares e a seguir as pares.

O ideal era transmitir em 1080p, mas para isso era necessário uma largura de banda impensável por enquanto, mas como o marketing dos numeros é muito importante, transmite-se em 1080i. Enche o olho às pessoas os numros grandes.

Ainda me lembro à uns anos atrás, quando não era moda os projectores. Só existiam projectores CRT, que tinham um contraste de 4000 ou 5000:1. Quando os fabricantes de projectores LCD começaram a vender, verificaram que não tinham numeros de contraste apresentáveis. Qual foi a solução ? Foi mudar a maneira de medir o contraste e passaram a medir full branco full preto e aí conseguiam apresentar contrastes muito parecidos com os CRT. Mas como ninguém vê imagem full branco full preto, essa medição leva ao engano e é puro marketing de numeros. A solução foi os fabricantes de projectores CRT passarem a medir de igual modo e assim um projector CRT tem 15000 ou 16000:1 no minimo.
Faz-me lembrar as colunas que se vendem na feira a anunciar que têm 500 e 1000W. Os numeros enchem muito o olhos. As colunas nem potência têm, nenhuma tem, vê lá tu.
É o marketing e a sociedade de consumo em que vivemos.
 
Última edição:
Back
Topo