Headphone Review ZMF Aeolus

Walderstorn

Power Member
Estes headphones são um loaner privado SBAF e como tal voltarão para o seu dono em poucos dias. O preço é de 1,199.99 dólares. Começamos pelas potato pics:

Dentro da caixa (a foto é grande e por isso coloco em spoiler).
5bDCLjj.jpg
fUdAmv9.jpg


So3Gsos.jpg


L55Jnyi.jpg




"À primeira vista"

São bem bonitos, a construção em madeira com as grelhas douradas destacam-se logo desde o primeiro segundo. Estão no top 3 de mais bonitos que já vi.

O "pacote" standard inclui:

Cabo stock (6,3mm)
ZMF Pads
Grelhas em aluminio preto
Garantia vitalícia dos drivers
Caixa Seahorse SE430

Especificações:

PET 300 ohm driver
  • FR: 10 Hz a 25 KHZ.
  • Impedância: 300 Ohms.
  • Sensibilidade: 99 dB/mW.
  • Peso 445gr

Neste empréstimo veio uma edição especial que, como referi anteriormente, apresenta grelhas douradas e tem um cabo com terminação XLR.


Configuração/Setup(s):

JRiver Flac/ Spotify - EITR - Metrum Jade - DNA Sonett 2 - Aeolus/Verum
JRiver Flac/ Spotify - EITR - Metrum Jade - Cavalli Crimson - Aeolus/Verum



Primeiras impressões:

Desde o primeiro momento que senti logo que o "som ZMF" não era para mim, já tinha tido essa sensação com um modelo mais antigo da marca mas, nessa altura, atribuí aos HP em particular e não ao "som da casa". Percebo agora que é mesmo o som deles e ou se gosta ou não se gosta. Eu não gosto, embora consiga apreciar as suas qualidades, que são bastantes. O som é "fechado", embora estes sejam considerados "abertos" pelos standards da ZMF e comparativamente aos seus irmãos fechados que são os "Atticus", continua a ser fechado para mim e demasiado "in your face". O som parece que está directamente a 1 cm de mim, e não são só as vozes (as quais eu quase que tenho vontade de dizer ao vocalista para dar 5 passos para trás), vai além disso. Imagino que quem goste de música rápida (electrónica p.ex) ou que aprecie bastante os graves os possa verdadeiramente adorar mas para mim...não. As transições e os graves são um mimo no entanto, que extensão espectacular.

Assim que mudei as pads para os dos Verite o som ficou significativamente melhor, nunca tinha sido tão afectado por pads como com estes HP, assim sim! A extrema condensação de som desapareceu e agora consigo apreciar bastante este par.

Músicas:

Bob Marley - Turn your lights down low
Bob Marley - One Love
Adele - Rolling in the Deep
Adele - Make you feel my love
Daft Punk - Get Lucky
Sam Smith - Latch
Sam Smith - La la la
TK - Unravel (acoustic)
Kaliffa - Helt Seriöst
Mile Davis - So What
Duke Wellington - Take the A train
Metallica - Battery


Entre outras...

Sonett 2 (Tube Amp/Amplificador a válvulas)

Não gostei deste emparelhamento. Consigo perceber as qualidades do som apresentado mas não me consigo ligar à música. Não me quero alongar pois as minhas impressões vão parecer mais negativas do que realmente são. Estes são Headphones quentes e não se dão bem com amplificadores quentes, é excessivo.

Logo nesse momento penso que ficarão melhores com Solid-States e Hibrídos do que com Válvulas/Tubes.


Com Crimson (Amplificador Híbrido)

Como previa este emparelhamento é significativamente melhor, consigo apreciar a música e as várias boas características dos Heaphones, embora a apresentação do som continue a ser um problema para mim. Sem dúvida que eu prefiro com SS ou Hibrídos. Excelentes agudos e excelentes graves que, no entanto, poderão sobrepôr-se aos vocais em algumas músicas, o que não é um ponto muito positivo para mim. O ataque das transições é espectacular.

Em resumo está (quase) tudo lá, para quem goste da assinatura.


Pontos Positivos:

Extensão e qualidade dos graves.
Imaging.
Estética. Como uma obra de arte.
Qualidade dos vocais.
Controlo total dos agudos.
Construção.
Cabo robusto e maleável qb.
Pads bem construídas.
Boa destribuição do peso.
Não senti qualquer tipo de fatiga.


Pontos Negativos:

Não são bom emparelhamento com amplificadores "quentes", nomeadamente tubes/válvulas.
Peso...quase meio quilo.
Apresentação/assinatura de som poderão não ser para alguns.
Demasiado "in your face", contribuíndo para isso tanto o palco como a imagem.
Hotspots em ambas as orelhas. Ambas tocam no interior dos Aeolus o que se traduz numa experiência não apreciada.
Pads de origem não fazem justiça à qualidade do produto.


Medições (ainda estou a aprender):

lZzGtGP.jpg



AEOLUS vs VERUM 1:


Os Aeolus são bastante diferentes dos Verum, apresentando-se menos sibilantes e muito mais "in your face". Isto, logo à partida, apresenta-se como um ponto negativo para mim pois aprecio um som bem mais relaxado. Os graves são mais fortes e a extensão parece-me superior mas sinceramente eu não preciso de tanto mas creio que a maioria apreciará este detalhe. Além de uns serem dinâmicos e outros planares o que se destaca mesmo é a diferença de como o som é apresentado. Para mim os Verum podiam ser os únicos que eu possuía e ia ficar muito contente com eles, já com os Aelous eu acabaria por tentar encontrar algo de que gostasse mais.


Vantagens relativamente aos Verum 1:

Extensão de Agudos.
Extensão de Graves.
Estética.
Cabo.
Acessórios.


Desvantagens comparativamente aos Verum 1:

Vocais.
Hotspots.
Assinatura/apresentação de som.
Não emparelharam tão bem com o meu Sonett 2 e possivelmente com outros amplificadores do mesmo tipo.
Preço.


Resumo (as notas estão sujeitas a mudança com o passar do tempo devido à comparação com outros HP):

Agudos: 8
Graves: 8,5-9
Imagem/imaging: 6,5
Palco/soundstage: 6,5
Vocais/mids: 7,5
Estética: 9
Conforto: 5
Preço/qualidade: 6,5


Como a review também será apresentada na SBAF ficam aqui as impressões da namorada em inglês (o 1º par são os Aeolus e o 2º os Verum 1):

"Sound feels more real in the 2nd pair, cause in the first pair the fullness is too much and in the beggining is overwhelming. If i didn't have anything to compare with i would enjoy the first pair but it feels like the second pair makes the song more justice. It (the second pair) felt like the voices weren't always overly smooth and clean, i felt like a bit more coarse. Her voice (Adele's) and the string instruments they all had that coarseness with the second pair, which is positive because it sounds more real.
Both give a closeness to the singer, closer in the first pair, as a negative note. In the first pair everything comes as lot, as too much. In the second pair it's not so in your face.
Imaging was better on the 2nd.
Both were comfy but the 2nd is bigger and i don't like the way it looks. When i put the second pair it went more around my ears and it was a good thing, no hotspots. The pressure was more even.
In the first pair, with these pads (Verité) it felt better, i didn't like with the first pair but still the instruments are everywhere but i don't think either of them is very strong in that.
The sensation is strongest on the 2nd pair that when i am listening i am sitting in an imaginative but very small/intimate concert hall and the artist is actually on the stage but close to me. It feels real to hear the sound and experience and i can make my own picture of the performance.
Don't like the look of the 2nd one.
If there's one thing i could change about them (Verum1) it would be to make them slimmer."
 
Última edição:
A questao que faço é até que ponto estes phones custam aos 1000€ para cima valerão a pena e quanto melhor o som será...
Depende, os meus favoritos são os Abyss Phi que custam 5000+ euros. Se valem a pena a ponto de eu querer gastar o €? Não, mas não deixam de estar num nível completamente diferente. É dificil explicar sem experimentar mas um bom sistema com uns bons headphones não tem mesmo nada a ver com os nossos sistemas mais comuns, nada mesmo. Se valem a pena o € é que já é outra conversa... por exemplo para mim os que uso como daily valeram sempre a pena e pode ser considerado caro para alguns, sem contar com o DAC e com os Amps.
 
Depende, os meus favoritos são os Abyss Phi que custam 5000+ euros. Se valem a pena a ponto de eu querer gastar o €? Não, mas não deixam de estar num nível completamente diferente. É dificil explicar sem experimentar mas um bom sistema com uns bons headphones não tem mesmo nada a ver com os nossos sistemas mais comuns, nada mesmo. Se valem a pena o € é que já é outra conversa... por exemplo para mim os que uso como daily valeram sempre a pena e pode ser considerado caro para alguns, sem contar com o DAC e com os Amps.

Acredito que sim, mas também acredito que há equipamentos com preços bem mais em conta que conseguem equiparar se aos mais caros.

Eu de momento uso 1More Triple Driver In-Ear com o DragonFly Black v1.5 mas ando a pensar em comprar uns headphones. Ando em mente nos Meze99, tenho ouvido maravilhas.
 
Claro que sim @wowmiguelfcp, por isso é que aconselho o combo da shiit (Modi+Vali), é espectacular e funciona para quase todos os gostos. Não deixa de ser um elevado investimento mas preço/qualidade ainda não experimentei igual.
 
Back
Topo