Headphones - Harman Target Curve

Ansatsu

Power Member
Ao ler as reviews do AKG K371, um dos pontos fortes que mais notei é que criaram esses headphones com o Harman Target Curve em mente.

Basicamente, é um EQ que tenta replicar nos headphones um som neutro tal como foi pensado em estúdio por quem criou esse som.

Podem pesquisar no google pela historia completa, mas o resumo é isto:

The Harman Target is basically the same sound that the artist and engineers heard when creating the music that we hear.

Entretanto houve um engenheiro de som que começou a pegar em todos os headphones mais conhecidos do mercado e criou uma EQ personalizada para cada um desses headphones, em que basicamente transforma a curva para o mais próximo possível do Harman que conseguir.

Bem, apliquei esse EQ aos Sennheiser HD 555 e fora de brincadeiras, a sensação com que fiquei é que fiz um autentico upgrade aos headphones. Mas que diferença brutal e para muito melhor.

Está aqui a lista com todos os headphones com o EQ personalizado: https://www.reddit.com/r/oratory1990/wiki/index/list_of_presets

Para terem uma ideia, antes do EQ, a curva era assim:

EGJNjmv.png


Depois do EQ ficou assim (não é perfeita, mas muito melhor):

zrroTxD.png
 
Não sei se é apenas a forma como escreveste, aka minha má interpretação, mas a curva Harman não é neutra. Não criada directamente a partir de headphones mas adaptada nesse sentido à posteriori.
 
Não sei se é apenas a forma como escreveste, aka minha má interpretação, mas a curva Harman não é neutra. Não criada directamente a partir de headphones mas adaptada nesse sentido à posteriori.

Sim é isso. A curva não é neutra, mas o resultado é o mais aproximado possível a neutro em headphones.

Isto porque o som é feito para speakers, mas a nossa percepção do som em headphones é diferente, e daí a criação da curva Harman.
 
Ao ler as reviews do AKG K371, um dos pontos fortes que mais notei é que criaram esses headphones com o Harman Target Curve em mente.

Basicamente, é um EQ que tenta replicar nos headphones um som neutro tal como foi pensado em estúdio por quem criou esse som.

Podem pesquisar no google pela historia completa, mas o resumo é isto:



Entretanto houve um engenheiro de som que começou a pegar em todos os headphones mais conhecidos do mercado e criou uma EQ personalizada para cada um desses headphones, em que basicamente transforma a curva para o mais próximo possível do Harman que conseguir.

Bem, apliquei esse EQ aos Sennheiser HD 555 e fora de brincadeiras, a sensação com que fiquei é que fiz um autentico upgrade aos headphones. Mas que diferença brutal e para muito melhor.

Está aqui a lista com todos os headphones com o EQ personalizado: https://www.reddit.com/r/oratory1990/wiki/index/list_of_presets

Para terem uma ideia, antes do EQ, a curva era assim:

EGJNjmv.png


Depois do EQ ficou assim (não é perfeita, mas muito melhor):

zrroTxD.png

Para este feito estou a utilizar o AutoEQ no Windows e o Wavelet em Android. A minha experiência com os Sony WH-1000XM3 mudou totalmente!
 
Pena o meu android ser o 8 e não suportar o wavelet :( isto no telemóvel (mi5s)
No tablet (nexus7) com android 10 instalei, abro o spotify e só me aparece o "reverbation" e para activar pede me a versão paga. É normal?
 
Última edição:
Back
Topo