1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Heavy Internet users unplugged by US cable company

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por crossroads, 21 de Setembro de 2007. (Respostas: 18; Visualizações: 967)

  1. crossroads

    crossroads Power Member

    in http://www.physorg.com/news108449464.html
     
  2. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    Quer dizer, a net é livre... desde que não se abuse? é ridiculo. Ainda por cima nos EUA? se no contrato não vem lá limite de download, acho que ainda vão sacar churudas indeminizações aos ISPs.

    Há sites com TV online, ou mesmo outros serviçoes legais que consomem bastante banda, como podem impedir dos utilizadores os usarem? tá mal!
     
  3. LastCaress

    LastCaress Power Member

    Comcast gives customers a month to fix problems or upgrade their service before they are disconnected, the Washington Post said

    Gostei desta parte. Resolvemos-te o problema desde que pagues mais por um serviço que já pagaste. A solução parece simples, impor contratos com limite de trafego, porque a partir do momento em que este é ilimitado, as ISPs não têm nada a dizer sobre o trafego efectuado (nem deviam sequer saber que tipo de trafego é)
     
  4. xokos

    xokos Banido

    Quer dizer cortam porque usam um serviço que pagam :wow:
    Nao sei como serao os contratos por ali, mas o mais certo é que isso ainda de barraca para os ISPs, até porque se deixam a net lenta para os restantes clientes(o que me parece absurdo) é porque a prestaçao de serviços é um valente bosta.
     
  5. xupetas

    xupetas Banido

    o problema é exactamente o que eles afirmam no fim... eles estao sem banda para hdtv e afins e estão a comecar a cortar onde podem....
     
  6. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Tens uma percepção limitada do problema. Até agora ia aguentando pq para cada heavy user havia 1000 que só liam o email de hora a hora. Com youtubes, torrents e afins a banda esta cada vez mais estreita. Pura e simplesmente não dá para toda a gente.

    Se queres a coisa de modo prático, a TVCabo diz ter 350000 users de Netcabo. Assume que só 1/4 deles tinham 4Mb e todos bombavam ao máximo. Calcula a banda efectiva necessária para isso ser real e calcula o custo da mesma. No fim calcula as probabilidades de esse pipeline ser cost effective...

    Os operadores até podem oferecer FTTH aos cliente, mas o que conta no fim é a ligação do ISP para fora, e essa meu caro, é limitada e paga-se bem. Um bom exemplo é um certo pais asiático, onde tens ppl (e muito) a 100Mb por baixo preço. 100Mb na rede do operador, mal sais para fora tens uma miséria.
     
  7. xokos

    xokos Banido

    Acredita que tenho...
    E se um IPS declara o que esse declarou, nao achas que e "rebaixarem-se"? Se nao tem largura de banda que melhorem essa pretaçao de serviços.
     
  8. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Nope, é simplesmente admitirem a verdade sem admitir a verdade. Não têm banda que chegue.

    E se achas que é só os ISP's, think again. Na vida real raramente tens um sistema que tenha banda igual em todos os "pipes". E tens sempre maneira de os saturar até não dar mais. Se por acaso tens um sitio onde um dos "pipes" é mais estreito (caso dos ISP's...) acabou a festa.

    Nesta noticia só me espanta o modo como decidiram resolver o caso. Foi a pior ideia que podiam ter.

    Tendo em conta que a ligação não é exclusiva (taxa de contenção e tal...) tinham era usado traffic shapping à bruta para estreitar à força a ligação dos ditos caramelos. Ficavam com tráfego ilimitado à mesma, mas muuuuito devagarinho mesmo...

    E sim, acredita que o podem fazer sem grandes problemas. Nem técnicos (é razoavelmente simples...) nem legais (taxa de contenção e PUA...). Queres uma ligação com velocidade garantida (tanto quanto o ISP possa fisicamente...)? Chama-se linha dedicada. Tens a velocidade/banda garantida e uma boa factura no fim do mês.
     
  9. xokos

    xokos Banido

    Eu digo-te isso porque aqui em Andorra a net é "dependente" da movistar de espanha, mas ainda a pouco tempo aumentaram essa largura de banda e como é claro tiveram que pagar todos os custos adjacentes.Mas o cliente nao tem que pagar por isso, se eles tem mais clientes é normal que passe. E o que dizem parece mais uma desculpa que outra coisa.Alias, só nos EUA para passar isso...
     
  10. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    Não é so nos EUA. Tens exemplo num topico ao lado, em que a Vodafone, tb admite cobrar mais se os clientes abusarem do tráfego ilimitado :P Mas aí está nas condições do contrato. Mesmo assim deveriam ser obrigados a discretizar o que eles consideram um uso abusado, pq senão estamos nas mãos do humor do operador.
     
    Última edição: 21 de Setembro de 2007
  11. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Eu entendo perfeitamente isso, mas tens de ver pelo ponto de vista deles. O problema deve ser provavelmente que independentemente dos peerings que tenham, nunca vai ser suficiente para ter toda a gente a full load.

    E, como eu refiro, se até à algum tempo, mesmo com P2P e outros a coisa se ia aguentando, desde que os conteudos oferecidos via internet se massificaram (e engordaram tambem...) a quantidade de banda consumida per user aumenta geometricamente. E a situação piora de dia para dia.

    Até agora o que vai contrabalançando a coisa é o facto de ainda tens ppl a "aderir à Internet" aka novos cliente aka mais $$$ no cofre por mês. Mas, se isso estagnar, ficas com um rendimento "fixo" e uma despesa crescente. Imagina o que acontece a seguir...

    Acredita numa coisa, se continuar à velocidade actual, e por questões de custos, mais ano menos ano e tens a net barata bem mais cara e/ou as velocidades estupendas bem mais baixas e/ou traffic shapping de linha dura.
     
  12. Pedrocas

    Pedrocas Banido

    É o PUA dos americanos. Se isto chega à Cabovisão, mando-a dar uma volta.
     
  13. _zZz_

    _zZz_ Professional Folder

    quem deve tar contente com estas noticias, sao as empresas que fornecem os equipamentos para os isps :)


    o demand de largura de banda nos EUA tem sido uma coisa louca....
     
  14. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Não será ao contrário? Devem estar é a ficar tristes, pq se os ISP's começarem nisto, precisam de menos equipamento, sort of...

    Que se lixe, o que poupam em router gastam em traffic shappers. Win-Win para os fabricante, loss-loss para o cliente final.
     
  15. TosteX

    TosteX Powre Membre

    A Netcabo diz a mesma coisa. Tráfego ilimitado a não ser que um gajo abuse ('utilização responsável), o que é um pouco contraditório...
     
  16. xupetas

    xupetas Banido

    eles escudam-se um pouco na ideia do "ah coisítal estes gajos andam nos downloads e não vão fazer queixa em tribunal de mim (o isp) pq estao a fazer coisas ilegais...."

    Comico vai ser quando apanharem alguem como eu que fazem trafego de TB por ano só com dumps de memoria que me enviam para analisar e necessitam MESMO de grande capacidade de volume de tráfego....
     
  17. Elrond

    Elrond To fold or to FOLD?

    N deixa de me fazer alguma confusão que os ISPs à escala mundial tenham redes construidas com plena consciência que n são viaveis em caso de carga total....tendo em conta os valores q tais ISPs movimentam e geram...n deixa mesmo de me fazer alguma confusão :P
     
  18. _zZz_

    _zZz_ Professional Folder

    Nenhuma empresa de telecomunicações iria investir numa rede que suportasse uma carga total... Não seria viável economicamente e até em termos de equipamento. Na própria rede telefónica acontece o mesmo.

    Na minha opinião, o que para mim esta noticia significa, é a consciencialização de algumas empresas da necessidade de investirem nas suas infrastructuras, de modo a conseguirem-se adaptar à grande "demand" de trafégo que já existe, e que devido aos conteúdos HD só tem tendência a subir...

    Mas isto tudo são upgrades que demoram algum tempo e neste momento começa-se a notar a necessidade JÁ de uma largura de banda superior, o que leva a estas "tentativas" de cortarem tráfego onde "podem".

    Por experiência própria posso vos dizer que grandes operadoras nos USA têm adquirido novos equipamentos (40G já anda ai...) a ritmos alucinantes.

    e.g. http://www.networkworld.com/news/2006/060706-att-40g.html?fsrc=rss-mpls

    Conclusão, se quiserem é uma boa altura para investir em acções de empresas fornecedoras de equipamentos :D
     
    Última edição: 22 de Setembro de 2007
  19. TuxBoss

    TuxBoss Power Member

    Então vai-te fazer confusão saber que a própria tecnologia foi arquitectada com a mesma ideia.

    A questão aqui é simples mas a maioria dos utilizadores continua a não meter isso na cabeça. Utilizador caseiro normal = prejuízo para um ISP em 99.99% dos casos, leecher = GRANDE prejuízo para um ISP em 100% dos casos, empresas = lucro para um ISP.

    Se os utilizadores caseiros leechers estiverem a postos para pagarem realmente a expansão da rede para ela atingir o nível dos seus "wet dreams" de sacanço, então sem dúvida que os ISP's aumentam alegremente a rede deles, agora pensa que vais pagar aí umas 5000 a 10000 (e estou a ser conservador) vezes mais do que pagas agora. Estás disposto a isso?

    A regra dos ISP's é simples, velocidade inversamente proporcional ao tráfego gasto. E não vai sair disto tão cedo. E para quem pensa que o pior já aí está preparem-se, porque quando as redes tiverem todas adaptadas ao MPLS até vão mandar mortais para trás.
     

Partilhar esta Página