helius

no prob, aqui está:

catchlight.jpg


tem alguns reflexos e nota-se a sombrinha, na outra da garrafa ficou mais suave, ficou só o fromato redondo..

cumps
 
Eu aqui consigo nitidamente ver o pano de fundo. Era esse o efeito que pretendias?

Estão um bocado sem sabor as novas fotos. Anyway... quem é que fotografa extintores? xD

este pano é de muito pouca qualidade, foi mesmo só para desenrascar, mas no meu monitor não se nota muito..

são fotografias de teste, para me habituar à máquina, o belo do extintor estava aqui à mão...:) amanhã já devo pôr alguns retratos.

cumps
 
Loool. Acho que a máquina ficava aí a rullar com uns tweaks. Usa tipo o modo vívido ou paisagem para obteres melhores cores, puxa um bocado pra cima o sharpness da máquina, puxa pelo d light, usa o software dela ao máximo ;)
 
Obrigado. :) Parecia-me que o flash não tinha conseguido iluminar a sombrinha toda (como se estivesse demasiado perto).

Uma coisa que deixo já é em relação à cena do fundo e isso. Não se consegue usar bem as sombrinhas para fundos pretos, porque tens light spill por todos os lados. Ou seja, ilumina-te a sala toda e não apenas naquela direcção. Esperimenta cobrir a sobrinha com um pano, para não sair luz por trás. Nesse aspecto as softboxes são melhores, mas as octogonais, para ficar arredondado (e daí o preço delas).
 
Loool. Acho que a máquina ficava aí a rullar com uns tweaks. Usa tipo o modo vívido ou paisagem para obteres melhores cores, puxa um bocado pra cima o sharpness da máquina, puxa pelo d light, usa o software dela ao máximo ;)

sim, já ando a explorar as muitas funções dísponíveis, em relação às cores gosto assim, não gosto de saturar demasiado, o d light pus em normal, acho que basta para puxar pelas zonas escuras, o sharness é que vou aumentar um pouco..

cumps

Obrigado. :) Parecia-me que o flash não tinha conseguido iluminar a sombrinha toda (como se estivesse demasiado perto).

Uma coisa que deixo já é em relação à cena do fundo e isso. Não se consegue usar bem as sombrinhas para fundos pretos, porque tens light spill por todos os lados. Ou seja, ilumina-te a sala toda e não apenas naquela direcção. Esperimenta cobrir a sobrinha com um pano, para não sair luz por trás. Nesse aspecto as softboxes são melhores, mas as octogonais, para ficar arredondado (e daí o preço delas).

ele ilumina, eu para além de usar a sombrinha, deixo ficar o difusor à mesma, perde-se um bocado em potência mas a luz fica ainda mais soft.

realmente uma softbox é que era o ideal para estas situações, mas quem não tem cão caça com gato :) mas vou aproveitar essa dica de cobrir a parte de trás sombrinha.

cumps
 
Eu acho que fazes mal em não puxar pelas cores de um sistema tão bom e rico como esse, mas claro, é uma preferência pessoal minha e não a posso impor à tua própria. De qualquer forma explora muito ;)
 
neste tipo de foto acho que não se justifica.. existem situações onde o tema beneficia com esse toque extra de saturação, mas não me parece que nestas seja o caso..

cumps
 
neste tipo de foto acho que não se justifica.. existem situações onde o tema beneficia com esse toque extra de saturação, mas não me parece que nestas seja o caso..

cumps

Verdade... Aliás, muito pelo contrário, acho que mais facilmente este tipo de situações beneficia com saturações baixas.
 
Não sei, se calhar é o meu estilo que funciona assim, detesto ver as coisas morrer, na minha opinião não vejo porque não puxar um pouco pelas coisas. Tomei a liberdade de pegar no photoshop pra puxar um bocado pra cima as coisas e acho que ficou mais agradável, chama mais, é menos monótono



Se quiseres que pare esta discussão avisa, se calhar está se a tornar ridícula :D
 
Foi só brightness/contrast. Aumentei uns 25% cada. Na máquina se puxares um pouco pela cor obténs mais ou menos o mesmo. Esta tua última continuo a notar bastante o fundo. Se calhar o problema é do meu monitor, é uma questão de o resto do pessoal se manifestar. Também pode ser o pano como disseste...

Mas o sujeito está bem, o fundo é que lá está, distrai bastante, nem sequer é uma cor constante
 
Bem, vou então comentar as tuas ultimas fotos.:p Foste logo escolher dois dos materiais mais dificeis para testar os novos brinquedos. De facto, não ficaram bem as fotos. Mas isso não se deve ao material, é mesmo culpa da escolha do esquema de luzes. Garrafas e metais não se podem fotografar com luz de frente por causa do reflexo. Podes dar-lhe com toda a luz do mundo eles vão continuar a reflectir o ambiente que os rodeia.

Na verdade, para evitares essa situação terás de fazer uso da iluminação por contra-luz. Experimenta colocar a sombrinha por trás da garrafa/extintor num angulo de 45º superior. Para garantires que a forma do objecto fica bem definida usa dos reflectores de esferovite branco laterais. Por ultimo. para iluminar a frente que pode ficar escura usa num angulo de 45º por baixo do objecto um outro reflector de tamanho maior. Se quiseres dar um acabamento especial a toda a cena usa um papel prateado ou dourado por trás da garrafa. Isto no preto terá um efeito de como se a garrafa estivesse a levitar. Resulta muito bem por vezes. Segue estas pequenas dicas e vais ver que essa garrafa e extintor ficam impecáveis.

Gostaria tambem de dizer o seguinte. Acho que foi o Rui Marto que disse que uma softbox octagonal seria boa para este tipo de fotos. Permite-me discordar.:p Embora nunca tenha trabalhado com nenhuma, segundo o que li e vi na net e em outras pesquisas que fiz para produtos as melhores são mesmo as rectangulares porque os produtos geralmente são rectilineos e a rectangular lida melhor com isto do que a octagonal. A octagonal é boa para moda e...nus.:P Pessoas portanto.

Quanto a esta ultima foto está com boa dispersão de luz. Mas não é uma foto dificil de fazer porque o material não reflecte, pelo contrário, absorve a luz. Mesmo assim, está boa. Força com essa D300. Toca a clicar.:p

Cumps,
michael c
 
Gostaria tambem de dizer o seguinte. Acho que foi o Rui Marto que disse que uma softbox octagonal seria boa para este tipo de fotos. Permite-me discordar.:p Embora nunca tenha trabalhado com nenhuma, segundo o que li e vi na net e em outras pesquisas que fiz para produtos as melhores são mesmo as rectangulares porque os produtos geralmente são rectilineos e a rectangular lida melhor com isto do que a octagonal. A octagonal é boa para moda e...nus.:P Pessoas portanto.

Verdade, mas atenção que eu disse aquilo porque estava a falar numa softbox "equivalente" à sombrinha, que também é arredondada. Não especifiquei nada em relação à utilização.

Já agora, esse setup que referes funciona bem e também pode ser feito com a fonte de luz num dos lados, ou em ambos, dependendo do que se pretende.
Uma luz frontal pode ser utilizada, caso se pretenda iluminar um rótulo ou isso, mas tem que se posicionar a luz para o reflexo ficar na zona do rótulo, onde será pouco visível.
Edit: E aqui também entra o tamanho da fonte de luz. Fontes de luz grandes podem mais facilmente ser colocadas à frente, visto que se fizerem reflexo, será um reflexo uniforme e a ocupar toda a superfície do objecto.
 
Última edição:
muito obrigado pelo feedback..

michael c obrigado pelas tuas dicas, como sempre são muito bem-vindas, vou testar esse light setup que recomendas-te brevemente, é uma coisa que nunca tinha experimentado (fotografar garrafas) e realmente fiquei desiludido com os resultados.. e ainda se disse por aí que fotografia de produto era só apontar e disparar.. :p

mais logo já devo postar aqui outras fotos, desta vez diferentes, tive um trabalho de fotografar uma eliminatória do concurso internacional de kizomba, foi um desafio principalmente para acertar com aquelas luzes misturadas.. mas acho que a D300 se portou bastante bem a ISO 1600, logo já ponho aqui uma ou duas..

cumps
 
actualizado..

desculpem o aspecto da galeria mas vou reestruturá-la.. (vou retirar todas as fotos do imageshack..)

fiz alguns retratos e deixo aqui dois para vocês verem. além disso ponho uma da eliminatória da competição internacional de kizomba (desculpem lá o watermark gigante..)

cumps
 
Indo por partes:

1- O retrato está bom, mas aquele cabelo mesmo na iris do olho... :) Foi em estúdio? Se sim, só lhe acrescentaria uma luz ligeira para recortar melhor a zona junto ao ombro.
2- Mais uma vez, bom retrato, mas DoF podia ser mais pequeno. Ainda é muito visivel outra pessoa atrás.
3- Não diria que foi feito por ti. :( Normalmente dás bastante contraste aos P&B, neste caso acho que lhe falta isso.

A da Kizomba parece-me pouco definida. Não vi o exif, mas falhou alguma coisa? Motor de foco ou mais abertura?
 
- a 1ª foi em estúdio caseiro :) realmente só vi o pormenor do cabelo já no pc.. :) por acaso não usei o reflector, pensava que a parede do lado direito fosse suficiente..
- foi com a tamron e já estava a 2.8.. o puto estava ao colo por isso o segundo plano não ficou com aquele bokeh "cremoso"
- optei por um p&b mais "leve" do que o habitual, mas concordo contigo, já trato disso ;)
- teve que ser a f/2.8 + iso 1250 + 1/125, a iluminação estava muito complicada para fotografar (o gajo das luzes devia tar com os copos :)) realmente não ficou muito sharp, mas gostei do enquadramento e das cores.. depois ponho uma a f/4 que já ficou mais nítida (mas um pouco escura..)

obrigado pelos comentários :beerchug:

cumps

edit/ aqui está uma versão mais como costumo fazer:
 
Última edição:
Belo retrato em destaque. E gostei até do cabelo, dá um ar um pouco mais "rebelde" à foto, e os tons também estão no sítio. Gostei :-)
 
Back
Topo