helius

Belo retrato em destaque. E gostei até do cabelo, dá um ar um pouco mais "rebelde" à foto, e os tons também estão no sítio. Gostei :-)

thanks :) a "maria" é que tratou do seu look eu só tenho algo a dizer na parte da fotografia :)

Ora... O helius que eu conheço. ;)

lol, um gajo não pode tentar algo diferente... :D também gosto mais assim

Acho que o problema do cabelo é não estar focado atrás, devia ter usado um f maior. Penso eu, porque também gosto das repas

normalmente nestes retratos gosto do DOF relativamente acentuado, logo uso aberturas grandes, neste caso até optei por 2.8 quando podia ter ido até 1.8..

cumps
 
Excelente retrato em destaque. Gostei bastante mesmo. O look escolhido e o DOF está no ponto a meu ver. A opção de cor é natural em ti.:p E eu adoro. A do kizomba representa um bom momento mas também me parece pouco definida.

Dá-lhe com a D300.

Cumps,
michael c
 
obrigado ;)

actualizado..

segui as dicas que me deste michael, mas ainda não estou muito satisfeito, podes me dar mais algumas dicas como melhorar esta?:)
gostava que as letras em dourado estivessem mais destacadas. também a iluminação no recorte da garrafa não está a englobar todo o comprimento da garrafa.. tenho de usar cartão maior?

já agora como é que dá para evitar spill do flash para a base (um caderno moleskine :))onde a garrafa está fotografada? tive de escurecer em pp..

cumps

edit/ após alguma pesquisa, quer-me parecer que uma boa forma de iluminar mais o rótulo é usar um pequeno espelho para reflectir luz apenas para aquela zona.
para evitar o spill é usar um gobo, neste caso acho que um cartão preto vai servir..
 
Última edição:
Pessoalmente optaria por fazer isto:

semttulosm0.jpg


Duas softboxes iguais, atrás do fundo (alinhadas com o mesmo, não como está na imagem, se não vais ter luz no fundo) e tudo ao mesmo nível. Depois usas um flash com "favos de mel" direito, de frente para o rótulo, ou uma softbox pequena com grelha ou gobo para direccionar toda a luz para o rótulo. Esta última metes ligeiramente abaixo, o máximo que conseguires sem projectar reflexo no vidro, e disparas com a lente por cima do gobo/flash.
 
Pessoalmente optaria por fazer isto:

semttulosm0.jpg


Duas softboxes iguais, atrás do fundo (alinhadas com o mesmo, não como está na imagem, se não vais ter luz no fundo) e tudo ao mesmo nível. Depois usas um flash com "favos de mel" direito, de frente para o rótulo, ou uma softbox pequena com grelha ou gobo para direccionar toda a luz para o rótulo. Esta última metes ligeiramente abaixo, o máximo que conseguires sem projectar reflexo no vidro, e disparas com a lente por cima do gobo/flash.

era bom, só me faltam mais dois speedlights (ou cabeças) e duas softboxes para poder por esse set em prática :p
eu queria mesmo era tentar obter resultados satisfatórios à base de uma luz e reflectores, mas estou a ver que preciso pelo menos de mais um flash..

Bebe mas é o tinto que resolves de imediato o problema do recorte da silhueta da garrafa. :D

lol, por acaso estou a beber um tinto, mas é um Terras do Sado, o do Douro fica para outro dia :D

cumps
 
edit/ após alguma pesquisa, quer-me parecer que uma boa forma de iluminar mais o rótulo é usar um pequeno espelho para reflectir luz apenas para aquela zona.
para evitar o spill é usar um gobo, neste caso acho que um cartão preto vai servir..

Exactamente. Mas esta já está bem melhor que a outra. Deves é usar reflectores simétricos dos dois lados da garrafa. Quanto ao rótulo já descobriste por ti mesmo. Se quiseres enaltecer usa papel reflector dourado. Dá um acabamento engraçado ao rótulo. Quanto ao set do Marto...não sei se funcionaria bem mas gostava de o experimentar. Quando chegar o flash compacto tento esse marto.:p

Dá-lhe helius.;)
 
Funcionar funciona, está para aqui num livro. Só não tem a parte de iluminar o rótulo. :) Btw, tu tens 2 cabeças de estúdio, para que queres o flash compacto?!
 
Exactamente. Mas esta já está bem melhor que a outra. Deves é usar reflectores simétricos dos dois lados da garrafa. Quanto ao rótulo já descobriste por ti mesmo. Se quiseres enaltecer usa papel reflector dourado. Dá um acabamento engraçado ao rótulo. Quanto ao set do Marto...não sei se funcionaria bem mas gostava de o experimentar. Quando chegar o flash compacto tento esse marto.:p

Dá-lhe helius.;)

obrigado, realmente estava a usar cartolinas brancas de tamanhos diferentes.. :) a próxima sessão espero conseguir finalmente tirar uma como deve ser.. (também não desisto enquanto não ficar satisfeito :))

Funcionar funciona, está para aqui num livro. Só não tem a parte de iluminar o rótulo. :) Btw, tu tens 2 cabeças de estúdio, para que queres o flash compacto?!

por acaso também tenho aqui um livro com sets de iluminação excelentes, aquele que falaste na thread Cursos, Workshops e livros.."Light Science & Magic". É excelente, ainda só li os primeiros 3 capítulos mas estou a gostar bastante, muita informação útil..

cumps
 
Última edição:
Funcionar funciona, está para aqui num livro. Só não tem a parte de iluminar o rótulo. :) Btw, tu tens 2 cabeças de estúdio, para que queres o flash compacto?!

Ah, tinha ficado com ideia de que usavas 3 fontes de luz nesse set. Depois tento esse então. Tambem tenho de ler um livro sobre iluminação...apesar de já ter lido e visto bastantes coisas a iluminação é mesmo uma coisa complicada. helius, não desistas mesmo...e se desistires eu posso ficar com a D300.:D
 
lol, querias :) apesar de ainda não me entender com a foto de produto, já tenho dado bastante uso à D300, com resultados satisfatórios ao nível de retrato, que é a minha área de eleição..
agora também vai começar a ter uso em BBC (os € fazem muita falta :))

cumps

edit/

tu querias era este menu de commander mode na D70s :)

D300_0009.jpg

D300_0009.jpg
 
Última edição:
Essa D300 está bem entregue.:p BBC é bem bom, também me metia nisso se pudesse, não sou esquisito. Embora ache uma grande responsabilidade. Nos primeiros teria de começar como assistente e tal. Eu talvez opte por uma D90 em breve, ainda não sei bem quando nem tenho certeza disto. Mas acho que seria uma boa opção para mim, vamos ver. Penso que a D90 tem um menu igual a esse.:P

Mas queria esclarecer isso até. Quando usas o built in como comander para disparar os flash's ele dispara luz? Ou não dispara mesmo nada? É que se disparar pode estragar os sets. E se for o caso eu compro um transmissor extra para que isso não aconteça.:) se me puderes esclarecer isto eu agradeço.
 
sim o built-in dispara um pre-flash de baixa potência, no entanto, em vidro por vezes é visivel um pequeno reflexo.. o que eu faço para resolver isto é prender um pouco de cartão ao flash built-in com um elástico e ele faz bounce para fora da composição, no entanto é suficiente para disparar o SB-600.
Para optares por um transmissor, ou optas pelo caro SU da Nikon, ou então perdes as funcionalidades do CLS..

sim, acho que a D90 também tem tem estas mesmas opções em commander.. A D90 também é uma boa máquina, não ficas nada mal servido se optares por ela

cumps
 
Thanks helius, era mesmo isso que queria saber...tambem tinha ideia que seria assim. O sb-600 dispara por simpatia certo? Quero dizer que se eu puser os meus flash's a sério a disparar por controlador RF (que tenho) ele vai disparar por simpatia ou não? Quanto ao usá-lo off-camera e disparar com built in, bem fico-me pelo cartão que o SU é para esquec€r.:p E uma coisa destas não resolve?
 
nop, não dispara por simpatia.. tens mesmo de usar um flash em commander mode ou o SU-800..

para usares em conjunto com as tuas cabeças tens de sacrificar o ttl e usar apenas em manual com um trigger igual ao que usas normalmente com o teu set.. ou um desses disparadores por simpatia que indicaste.

o SU-800 é excelente, se houver €€ é mesmo a melhor opção, caso contrário o truque do cartão funciona bastante bem. também há um acessório Nikon que faz a mesma coisa, não é muito caro mas ainda não vi a necessidade de o adquirir..

cumps
 
hmmm...geralmente disparo os meus flash's com isto. A unidade maior entra em um dos flash's e a mais pequena na sapata da máquina. O outro dispara por simpatia. Pensei que quando tivesse um sb-600 ou sb-800 fosse só colocar em remote que ele disparava por simpatia com eles.:( Em manual não disparará? Posso sempre fazer ao contrário. Colocar o sb-600 a disparar com o built in flash e os outros dois a disparar por simpatia com o sb-600 mas não me apetecia muito essa opção porque o contrário era bem melhor...tenho de ver isso depois. Essa peçinha da Nikon para tapar o flash do built in é muito porreira, não conhecia. Thanks helius.:D
 
hmmm...geralmente disparo os meus flash's com isto. A unidade maior entra em um dos flash's e a mais pequena na sapata da máquina. O outro dispara por simpatia. Pensei que quando tivesse um sb-600 ou sb-800 fosse só colocar em remote que ele disparava por simpatia com eles.:( Em manual não disparará? Posso sempre fazer ao contrário. Colocar o sb-600 a disparar com o built in flash e os outros dois a disparar por simpatia com o sb-600 mas não me apetecia muito essa opção porque o contrário era bem melhor...tenho de ver isso depois. Essa peçinha da Nikon para tapar o flash do built in é muito porreira, não conhecia. Thanks helius.:D

O SB-600 para disparar tem tens que ter o flash da máquina levantado, e não dispara por simpatia, como já disse o helius, é por infra vermelhos.

Dispara em manual e iTTL, mas tens sempre que ter o flash da máquina levantado. O inconveniente disto é que se quiseres misturar flashes de outras marcas ou compras um SU para disparar tudo ou compras um disparador radio ou de outro tipo e perdes completamente o iTTL nos flashes da Nikon (ou essa opção de dispararem por simpatia através do disparo do sb-600)

Btw, o menu da D90 é precisamente igual ao da D300 ;), sem tirar nem por :p


Ontopic: bela foto, helius, gostei do reflexo, está mesmo muito boa :)
 
Back
Topo