Hello I'm a Mac

Status
Fechado a novas mensagens.
greven disse:
Mas qual é a lógica de identificar o utilizador se não para aceder ao root? E se fores o root qual a lógica de te perguntar se és o root. Tu já és o root!

Eu não sei porque não tenho experiência em OS X, mas vocês... ainda percebem menos disto. E diz-se ele um Hákaro, só se for de tapetes. :D
Não te vou contar a minha vida, mas fica sabendo que já um "vizinho" me lixou o PC todo pk ele estava lá com sessão iniciada, ele tinha caarta branca pra trampar a vontade ja tava tudo feito.

e no OSX há 3 niveis, principais:
root
Admin
Limited

Agora nao tenho aqui o mac se nao até te postava un screen da minha conta e diz lá ADMINISTRADOR, e não queiras ser limited, tirando net e meia duzia de tretas nao da pra mias. instalat tem que ver o admin, alterar config tem que ver o admin, em suma uma valente treta.

Se quiser ser root tenho de andar por la numas opçoes a alterar isso
 
Acho que há pessoas aqui que não estão muito familiarizadas com OS X, nem com acesso root à mesma.
OS X, por defeito não dá acesso root à conta por razões de seguraça, dá acesso de administrador que não é o mesmo que acesso root.
Quando o OSx pede a password, é para acesso de administrador e não de root.
No 10.2 tive que aceder como root 2x para resolver problemas, fora isso nunca mais precisei de o fazer (e já vou no 10.4), e duvido que 90% dos utilizadores Mac deste fórum alguma vez o tenham feito, ou precisado de o fazer.
Em todo caso, aqui ficam uns links uteis:

http://www.macworld.com/2001/10/bc/howtoosxsecrets/
http://www.spy-hill.com/~myers/help/apple/EnableRoot.html
 
A lógica do MAcOSx é identica à usada no ubunto por exemplo. Quando crias um user inicial chamado XPTO este é criado com acesso a privilégios de administração, mas não é administrador. em simultâneo é construída uma conta de root (esse sim o administrador) que fica com a mesma password. ou seja há 3 níveis de user:

1- Root - Administrador que pode mexer no sistema

2- USer XPTO com acesso a root - o qual tem acesso aos cadeadozitos e a invocar o user root e a introduzir a sua password, para actuar sobre o sistema

3- users básicos sem acesso a root.

(isto sem contar com os remotos, web, everyone, gen´ricos etc, que são mais "templates" do que users)

OU seja, ao contrário do que tu pensas, tu não és administrador da máquina, mas podes invocar o user root e introduzir a sua password para efectuar alterações no sistema...

No windows só há users do tipo 1 e 3... (havendo ainda um "0" mas cujo acesso é complicado que é timpo superadmin)
O problema é que out-of-the-box o teu user é automaticamente de nível 1 logo qualquer alteração ao sistema está sempre autorizada... inclusivamente para correr virus. Assim, como medida de segurança basta criares um user para admin, e um user para ti que é do tipo 3 e autmaticamente reduzes a 10% os efeitos maléficos das viroses... (inclusivamente troianos que abrem portas e comprometem a segurança do sistema, alteração de dlls, tudo isto está automaticamente eliminado)
 
[PT]latrine disse:
A lógica do MAcOSx é identica à usada no ubunto por exemplo. Quando crias um user inicial chamado XPTO este é criado com acesso a privilégios de administração, mas não é administrador. em simultâneo é construída uma conta de root (esse sim o administrador) que fica com a mesma password. ou seja há 3 níveis de user:

1- Root - Administrador que pode mexer no sistema

2- USer XPTO com acesso a root - o qual tem acesso aos cadeadozitos e a invocar o user root e a introduzir a sua password, para actuar sobre o sistema

3- users básicos sem acesso a root.

(isto sem contar com os remotos, web, everyone, gen´ricos etc, que são mais "templates" do que users)

OU seja, ao contrário do que tu pensas, tu não és administrador da máquina, mas podes invocar o user root e introduzir a sua password para efectuar alterações no sistema...

No windows só há users do tipo 1 e 3... (havendo ainda um "0" mas cujo acesso é complicado que é timpo superadmin)
O problema é que out-of-the-box o teu user é automaticamente de nível 1 logo qualquer alteração ao sistema está sempre autorizada... inclusivamente para correr virus. Assim, como medida de segurança basta criares um user para admin, e um user para ti que é do tipo 3 e autmaticamente reduzes a 10% os efeitos maléficos das viroses... (inclusivamente troianos que abrem portas e comprometem a segurança do sistema, alteração de dlls, tudo isto está automaticamente eliminado)


Obrigado Latrine e Savage por esclarecerem-me a dúvida. Como disse, não tenho experiência no OS X mas suponha que seguisse a lógica dos .nix.
 
[PT]latrine disse:
A lógica do MAcOSx é identica à usada no ubunto por exemplo. Quando crias um user inicial chamado XPTO este é criado com acesso a privilégios de administração, mas não é administrador. em simultâneo é construída uma conta de root (esse sim o administrador) que fica com a mesma password. ou seja há 3 níveis de user:

1- Root - Administrador que pode mexer no sistema

2- USer XPTO com acesso a root - o qual tem acesso aos cadeadozitos e a invocar o user root e a introduzir a sua password, para actuar sobre o sistema

3- users básicos sem acesso a root.

(isto sem contar com os remotos, web, everyone, gen´ricos etc, que são mais "templates" do que users)

OU seja, ao contrário do que tu pensas, tu não és administrador da máquina, mas podes invocar o user root e introduzir a sua password para efectuar alterações no sistema...

No windows só há users do tipo 1 e 3... (havendo ainda um "0" mas cujo acesso é complicado que é timpo superadmin)
O problema é que out-of-the-box o teu user é automaticamente de nível 1 logo qualquer alteração ao sistema está sempre autorizada... inclusivamente para correr virus. Assim, como medida de segurança basta criares um user para admin, e um user para ti que é do tipo 3 e autmaticamente reduzes a 10% os efeitos maléficos das viroses... (inclusivamente troianos que abrem portas e comprometem a segurança do sistema, alteração de dlls, tudo isto está automaticamente eliminado)
Entao porque é que quando estou a instalar o MAC OS me pede uma pass pra root outra pro user???
Pelo menos é essa a ideia que tenho disso no momento, ja nao o instalo a uns tempos.

E creio que ali o savage deu uma explicaçao um bocado melhor.

Qual é a diferença de Administrador e ter direitos de administraçao? Nao sao iguais??
 
Nop... eu instalei macosx na semana passada e só me lembro de ter criado um user... e entro sempre com a mesma password quer seja no login da conta, quer seja para alterações do sistema.

Dissemos basicamente a mesma coisa...

Existe um root
existe um user com acesso aos previlégios de administração, que exige entrada da password
existe um user básico

Tal como no Ubuntu, podes realizar comandos em nome do root usando o comando sudo (em modo de texto)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo