não concordo, penso que tanto a xbox 1 como a 360 estão mais para um PC do que a PS3..
os componentes das consolas da microsoft são semelhantes aos de um PC, os da PS3(e também PS2) tem tecnologia muito propria..
Também discordo que a PS3 possiblite mais manobra de programação para homebrew.. lembrem-se que as consolas da microsoft utiliza Directx, o que é bem mais comum para programar que um sistema completamente diferente de tudo como acontece com as consolas da Sony.
Prova disso, podemos ver o exelente Dev Scene da Xbox e Dreamcast (ambas utilizam Directx e outras comuns aos PC) e o fraco Dev Scene da PS2..
Como o timber disse, a sony não abriu o jogo todo para o linux. Aliás, penso que é mais uma posição comercial por parte da Sony do que propriamente outra coisa.. Tudo bem que provavelmente vai ser possivel coisas muito fixes com o linux na PS3, e esta já o correr out-of-box é uma vantagem em termos de acessiblidade para todos os utilizadores mas lembrem-se que este linux em nada aproveita as capacidades da consola. Aliás, as capacidades mais vitais para um media centre tipo XBMC, etc etc, estão capadas. Pelo que já li, essa restrição está nomeadamente no aproveitamento do Cell, da parte gráfica e do sistema de RAM.. A não ser que consigam ultrapassar isso, não iremos ver grande coisa no linux da PS3.. Prova disso é que a consola já está ai a uns 3 meses (japão e america) e inda não se ouviu grande coisa de homebrew na mesma.. e se tivermos em conta que o principal foco de homebrew nas consolas vem da America.. o scene ainda está fraquinho..
Com a Xbox360 o panorama é outro.. é certo que ainda nada está confirmado. Se bem que eu acho que estão a espera da altura certa para atacar (pois esse scene de homebrew faz vender muitas consolas). Para a MS, ainda não ha necessidade de haver uma fuga de informação.. A PS3 não está a vender muito bem e inda para mais nem na Europa foi lançada.. Estão com uma vantagem bastante confortavel e a unica que faz frente é a Wii. Quando precisarem de vender consolas.. aí sim, acredito que dum dia para o outro, surja um Dev Scene como o da xbox1(que é do melhor que ha em consolas).. A unica diferença é que a 360 tem o triplo ou quadruplo do poder da primeira.. e caso consigam extrair todo o potencial como fizeram com a 1(por exemplo o XBMC e emuladores).. bem, temos alí uma autentica bomba que ninguem vai querer perder.
Outra questão disto do Homebrew, é que com o mesmo, talvez será facil quebrar a segurança da consola e permitir correr pirataria só com softmods.. a xbox360 já o faz mas é uma alteração na drive de DVD.. Caso surjam exploits como na 1, a coisa é diferente.. e é aí que deve haver um equilibrio.. a pirataria interessa para vender consolas mas esta não pode ser dada de mão beijada, tem que requerer algum trabalho mas para entendidos, que seja facil de fazer. Foi ai que a PSX e a PS2 ganharam muito, era facil chipar mas não era qualquer pessoa que comprava um chip e o soldava lá. A Xbox também esteve bem nisso.. A Dreamcast no entanto foi um desastre.. qualquer pessoa com um cd copiado, corria o jogo sem qualquer alteração nem chip.. resultado: toda gente usava copias, o que levou ao desinteresse das editoras..
É aí que entra a PS3.. até que ponto o linux out-of-box não virá a trazer o mesmo problema que a Dreamcast?