Help: 64-bits

TeKaS

Membro
Boas.

Sou apenas mais um planeando juntar-se à comunidade linux.
Tive as minhas primeiras experiências vários anos atrás, quanto tive os meus primeiros contactos com versões antigas do RedHat e Suse.
Mais tarde, resolvi experimentar várias versões do Mandrake (agora Mandriva), e também o live-cd do PcLinuxOS.

Agora, vou dar mais uma tentativa com o Ubuntu :)
Na verdade estou ansioso e determinado, tanto que já estou a fazer o download do Ubuntu e planeio instalá-lo dentro de algumas horas.

É aqui que surgem umas quantas dúvidas de precaução.
Peço desculpa se tiver falhado a leitura de algum tópico, já tive a oportunidade de ler a secção Linux completa daqui do Techzone, assim como de comunidades portuguesas e brasileiras do Ubuntu. Por não ter certezas ponho aqui as minhas dúvidas:


- Já instalei por modo gráfico várias versões de Suse e Mandrake, não tive problemas quanto a particionamento para dual-boot com o Windows XP MCE, embora a instalação tivesse sido completamente amigável, e no próprio particionamento o setup me configurava as unidades após eu indicar espaço nao-particionado no meu disco. (Possuo um Seagate SATA 160GB 8mb buffer). Quanto ao dual-boot, no final da instalação eram-me apresentadas as várias opç~oes, todas elas de execução automática por parte da instalação.
--- A instalação será idêntica à dos Mandrake, ou terei de me precaver melhor com configuração manual de particionamento e dual-boot?


- O Ubunto será instalado num AMD Opteron 240, 512MB DDR da Kingston ECC-Registered, MSI GeForce FX5200 256td8x, tudo assente numa Asus SK8N nForce3.
Sendo o sistema 64bits, e nunca tendo usado as suas capacidades, encontro-me fazendo download da versão 64bits do Ubuntu. Ora, depois de ir lendo os fóruns, deu-me a sensação de que a instalação e mais importante, põs configuração de um 64bits pode tratar-se de facto problemática, pelo simples facto de grande parte do software/drivers existentes serem assentes numa compilação 32bits. No entanto, teoricamente as plataformas 64bits deveriam correr software 32bits por emulação. Apesar disso, deu-me mesmo a sensação que irei ter problemas.
--- Quais as vossas experiências com as plataformas e instalação/manutenção do Ubuntu 64bits?
--- Aconselham-me então a versao de 32bits ou 64bits?




Bem, basicamente são apenas essas duas dúvidas. Se tudo correr bem, espero daqui por umas horas estar correndo Ubuntu, como um utilizador feliz.
Agradecia máxima urgências nas respostas, essencialmente se houver algum contra a essas duas minhas dúvidas, porque quando acabar de baixar o ISO não sei quantos minutos conseguirei resistir até proceder à instalação xD

Atentamente e obrigado de adianto,
TeKaS
 
Eu instalei a versão de 32 bits, embora o meu sistema seja de 64, pois fui aconselhado a faze-lo.
Eu só tenho o Ubuntu instalado, e o disco totalmente dedicado ao s.o. ubuntu, como tal não te posso ajudar nessa matéria, mas no meu caso foi sempre "next next" na instalação.
 
Boas, de facto já instalei, já corro.
Tenho a dizer que foi das instalações mais simples que tive o prazer de correr!

O meu único senão, é ainda me encontrar a pesquisar sobre onde e como encontrar drivers para isto (gráfica,som,bluetooth,etc) e mais importante, como os instalar.

Mas hei-de descobrir =P
 
Boas!

http://guiaubuntupt.org/

Este guia ajuda-te em grande parte das dúvidas sobre instalações, sobre drivers nunca tive problemas, durante a instalação isso fica quase tudo resolvido..., e o que não fica graças às comunidades consigo respostas rápidas :)

Boa sorte para as restantes configurações ;)

abraços, HecKel
 
Boas.. uma dúvida. Voces usam sempre os drivers que veem com o Ubuntu, ou constumam instalar os vossos?

Nesse caso.. procuram pelos sites da marca (not) ou vao pelos repositórios?

(hehe.. tenho andado a ler ;))
 
eu uso o SO em 64bits (com overclock) e não tenho problemas.

a maior parte do software que uso é 64bits e os poucos a 32bits são emulados sem problemas. a unica coisa que não funciona são os websites com o flash mais recente... mas pronto. algum dia a macromedia vai ter de dar suporte ao *NIX.
 
Boas....


...
--- A instalação será idêntica à dos Mandrake, ou terei de me precaver melhor com configuração manual de particionamento e dual-boot?
...
Em principio não deverás de ter problemas, mas é para isso que se inventaram os backup's. A melhor instalação é a do SuSE, sem margens para dúvidas (eu uso SuSE no serviço, (K)ubuntu e debian em casa). O YAST é a melhor ferramenta de gestão para Linux feita até hoje. Ainda não consegui perceber é porque não é usada em outras distros.

....
--- Quais as vossas experiências com as plataformas e instalação/manutenção do Ubuntu 64bits?
--- Aconselham-me então a versao de 32bits ou 64bits?
...
O grande problema dos 64bits, em *nix, não são os drivers, já que esses existem todos (ou para aí 99,9%) mas sim as aplicações em si. Por exemplo, tens o o flash e o acrobat reader que só existem em 32bits. Para os instalares tens q usar as libs de 32bits e a versão de 32 bits do firefox etc, etc etc.
Agora depende sempre do tempo que passas a usar aplicações de 32bits versus 64bits. Se passares mais tempo com aplicações de 32bits, para quê instalar a versão de 64bits?

Mas por outro lado ter um Optron com um SO de 32bits é capaz de ser considerado criminoso.... :-)

Abraços
CB
 
Boas....


Em principio não deverás de ter problemas, mas é para isso que se inventaram os backup's. A melhor instalação é a do SuSE, sem margens para dúvidas (eu uso SuSE no serviço, (K)ubuntu e debian em casa). O YAST é a melhor ferramenta de gestão para Linux feita até hoje. Ainda não consegui perceber é porque não é usada em outras distros.

O grande problema dos 64bits, em *nix, não são os drivers, já que esses existem todos (ou para aí 99,9%) mas sim as aplicações em si. Por exemplo, tens o o flash e o acrobat reader que só existem em 32bits. Para os instalares tens q usar as libs de 32bits e a versão de 32 bits do firefox etc, etc etc.
Agora depende sempre do tempo que passas a usar aplicações de 32bits versus 64bits. Se passares mais tempo com aplicações de 32bits, para quê instalar a versão de 64bits?

Mas por outro lado ter um Optron com um SO de 32bits é capaz de ser considerado criminoso.... :-)

Abraços
CB

Hehe, a instalação já foi feita =) Como disse atrás, foi a instalação mais simples de Linux que tive o prazer de correr até hoje.

Quanto aos drivers... De facto estava um pouco de pé atrás quanto a isso. Mas a verdade é uma: decidi a instalar o Linux, não conseguia esperar para ver xD Foi instalar e experimentar por mim mesmo, algo que todos os que pensam instalar o Linux deviam fazer. Sim, informação de quem está dentro do assunto ajuda, mas nada como experimentarmos e vermos nós mesmos né? :)

Mas por outro lado ter um Optron com um SO de 32bits é capaz de ser considerado criminoso.... :-)

Hehe, nisso estou de acordo :-D
Se bem que ele ainda não tinha conhecido outra coisa..

É um Opteron 240 1.4Ghz. Asus SK8N nForce3, 512DDR Kingston ECC-Registered.

Verdade, não é uma máquina brutal, mas.. eu cá sei.
Na verdade este computador foi comprado um pouco às escuras, quando ainda pouca informação haveria disponível sobre o processador. No entanto, este pc faz para Fevereiro os seus 5 aninhos (salvo erro), foi uma compra que tinha que apostar no futuro, e como eu sempre disse, ele ainda vai ter que me acompanhar muitos aninhos, porque não há dinheiro para upgrades. Informaçao dos FX64 já circulava bem, reviews, mas para Opteron não. Bem, claro que eu tinha que arriscar no Opteron.

A verdade é que esta maquineta 1.4Ghz nunca me deixou ficar mal, mesmo quando o levava a 2Ghz d PF com a memória completamente sobrecarregada, e o CPU a bater nos 100%. Eram bons tempos em que ripava os dois servidores do colégio, gravava uns cd's e ainda jogava NeedForSpeed Underground ao mesmo tempo sem quase encravar :-D:-D:-D

Agora.. Sempre tenho 64bits à espera à anos, tinha que ser algum dia!

Bem.. e foi :) continuo com o XP MCE para transição, quanto estou com pressa, ou até mesmo para quando não tenho paciencia para este ou aquele software.







Umas dicas para os que pensam instalar o Ubuntu:

Quanto à instalação, correu sem problemas de mais. Tirando a resolução da gráfica que não subia dos 1024*768 e o som que tinha alguns problemas, de resto estava tudo impecável. Nada como perder um bocadinho a googlar, e o problema está completamente resolvido :)

Quanto à Synaptic, what the hell? Até tira a piada toda de se ir à net procurar o que se quer. Eu tenho que ocupar o meu tempo com algo... Hehe.. Resta-me aprender instalações à moda antiga e gerir dependências, para me ocupar. ;)

Por outro lado, sempre gosto de personalizar tudo, e gosto de saber qual é o software de cada tipo com que me dou melhor. Tenho muito para investigar ainda :)



Já vi por aí noutros lados, threads de velocidade de Windows vs Linux. A verdade é que são plataformas completamente diferentes, nunca se podem comparar assim. No entanto, em rapidez de trabalho posso falar do Windows XP MCE (32bits) vs Ubuntu Linux 64bits: ok, não tenho nada para falar. O ubuntu é sem margem de dúvida, muitíssimo mais rapido! Assemelha-se a uma instalação limpa do XP MCE. No entanto, no XP MCE depois de messenger, Office, Photoshop, Winamp, Firefox, drivers e mais um software básico fica perdido de lento. É um facto. No Ubunto, com aplicações equivalentes, bem.. até voa! Faço uma outra comparação. Um Windows XP MCE na minha máquina, corre a velocidade equivalente ao Ubuntu 64bits LiveCD. Caramba, é um livecd!!




Sem mais de momento,
Tekas
 
Boas...,

Já que usas o MCE, tens q testar o MythTv

http://www.mythtv.org/


Uso, mas não propriamente pelas ferramentas do Media Center.
A minha placa de tv/video/rádio não é sequer suportada pelo MCE =\

A instalação foi feita apenas para "testar o material".
Depois, cá ficou. Não me faziam diferença umas ferramentas a mais, e é sempre giro quando nos perguntam se corremos o XP Pro ou XP Home, respondermos "XP (Pro) MCE" lol.

E por estranho que pareça, deu-me a sensação de que este XP MCE era ligeiramente mais rápido e mais estável do que a edição de XP Pro que costumava correr.


De qualquer forma, vou experimentar o MythTV. (Eu experimento tudo lol)

O que mais me desagrada no Ubuntu, é não ter suporte a DualView, e my god, o que eu já me habituei e a falta que isto me faz!
Mas soluções encontram-se. ;)
 
O que mais me desagrada no Ubuntu, é não ter suporte a DualView, e my god, o que eu já me habituei e a falta que isto me faz!
Mas soluções encontram-se. ;)
Hummm.... mas existe suporte para DualView (eu uso).... Talvez dependa da placa de video. Qual tens?

E para ter a certeza o q chamas DualView? Dois monitores com dois desktops diferentes? Xinerama?
 
Hummm.... mas existe suporte para DualView (eu uso).... Talvez dependa da placa de video. Qual tens?

E para ter a certeza o q chamas DualView? Dois monitores com dois desktops diferentes? Xinerama?


Isso agora por palavras vai ser difícil.

Um monitor com o desktop normal, o outro como extensão do monitor primário. Mesmo wallpaper, nada de barras nem nada. E os programas podendo-se arrastar de um monitor para o outro.

Tenho uma FX5600XT
 
Back
Topo