[HELP] Antena OmniDireccional ou Direccional?

pedroL

Power Member
Olá ZWAME users!

Venho pedir o vosso aconselhamento p/ tentar perceber qual das duas opções (antena OmniDireccional ou Direccional) melhor se ajusta à utilização que pretendo!

Alguns dados:
Router - NetGear CVG834G
Antena de Origem - 2 dBi (absurdo)
ISP - ZON NetCabo 18MB
SO - Mac OSX (MBP)

Pseudo-Planta da Casa:
floorplantdd7.png


Espero q esta minha tentativa de esboçar a planta da minha casa esteja suficientemente perceptível e ilucidatória! N sei fazer melhor q esta coisa... :(
A casa tem 3 pisos em "Z", mas apenas pretendo usufruir de internet nos dois primeiros q constam da planta!

1º PROBLEMA: sinal a 66%
Mesmo na localização 1 (L1), a menos de 2 metros do router (R), a força do sinal n é nem de perto 100%, mas sim de cerca d 66% (de acordo c/ 2 softwares p/ o efeito).
Falaram-me q na página interna do router deveria ter uma opção q restringia a força do sinal, a qual deveria alterar p/ 100%. Pelo q me disseram é normal os routers caseiros virem c/ este tipo de restrição. Procurei na página interna do router e n encontrei absolutamente nada relacionado com a força do sinal. Estarei a ver mal ou existe outra explicação?

2º PROBLEMA: 8 escadas = 0 conectividade
A minha utilização mais frequente da internet é feita na localização 1 (L1), ou seja, pertíssimo do router (R)!
No entanto, ocasionalmente desloco-me p/ as localizações L2, L3 e L4 tdas elas no piso imediatamente acima, sendo que a L4 é no Terraço (T).
Na L2 a conectividade é mt limitada e na L3 e L4 simplesmente n existe!
Gostaria de n estar confinado à L1, mas presumo q a super-antena de 2 dBi c/ q o meu router veio equipado n dê nem p/ usufruir devidamente da internet na L1.
Tendo em conta o q conheço, a solução passaria por uma antena nova! Gostaria de contar c/ os vossos conhecimento p/ perceber de q tipo de antena preciso (omnidireccional ou direccional e de qts dBi's). O q me sugerem?

3º PROBLEMA: ignorante chama-lhe de "latência"
Há já algum tempo q a minha internet me anda a importunar!
Apesar de n me poder queixar da velocidade em si, pq chego a fazer downloads na ordem dos 2MB/s, noto q aquilo q chamo de "latência" (provavelmente erradamente) está uma miséria!
A definição daquilo q defino por "latência": ao tentar abrir um qquer site, o tempo q demora a iniciar a abrí-lo é interminável; qd começa a abrir o site fica rápido, mas é como se a dificuldade fosse no primeiro contacto c/ o servidor do site; independentemente de abrir um dado site dezenas d vezes ao dia, de cada vez q o tento abrir a ligação inicial é lentíssima.
Comecei a aperceber-me deste problema há umas semanas atrás! Antes disso, n me podia queixar, mt pelo contrário, pq ao abrir seja o q for no Safari smp foi rapidíssimo em comparação c/ o outro PC Windows q aqui tenho. O problema aconteceu c/ o antigo router da linksys e c/ este. O q poderá ser isto?

Mt obrigado pela vossa atenção e ajuda!:)
 
Boas.. não há maneira possivel de te dizer a antena perfeita para te resolver o assunto, pois as antenas fazem o seu serviço, o problema está é no meio envolvente (tipo de construção da casa, armários, estruturas/etc) e uma antena de 2dBi não é uma aberração..é o que 99% dos aparelhos wireless trazem e geralmente dá perfeitamente.

Apesar de ser estranho só teres 66%, não precisas de ter o sinal a 100%, mas pode indicar que tens mesmo algum problema com o router..desde que a ligação wireless atinja o máximo que o aparelho permite (ex: 54mpbs) não há necessidade de ter mais sinal.

Usa o Netstumbler ou WirelessMon para testares o sinal:

-90dB, sinal muito fraco, não permite fazer ligação
-80dB, sinal razoável/fraco, permite fazer ligação.
-70dB, sinal razoável/bom, permite usar a internet na boa.
-60dB, sinal bom/mt bom
-50dB, excelente, não há necessidade de ter mais sinal do que -50dB.

O router deverá ficar ao pé das escadas pois é "caminho livre" que o sinal tem para chegar ao segundo piso, mas eu usaria uma mini-parabólica (cartolina metalizada/cartolina forrada com aluminio, juntas as pontas com fita-cola para ficar concava), ou então uma "Windsurfer antenna", são ambas direccionais...os dBi´s tu é que decides pelo diametro da antena, mas com +-15cms de diametro deve ser suficiente.
Falo em Antenas caseiras, pois é bem melhor do que comprares uma e não resultar.

Acerca das latências não sei te ajudar.
 
Tendo em conta a descrição apresentada, a minha sugestão será a aplicação de uma antena direccional de acordo com a informação sobre potência de sinal e planta da casa em questão ser em Z.
 
Boas.. não há maneira possivel de te dizer a antena perfeita para te resolver o assunto, pois as antenas fazem o seu serviço, o problema está é no meio envolvente (tipo de construção da casa, armários, estruturas/etc) e uma antena de 2dBi não é uma aberração..é o que 99% dos aparelhos wireless trazem e geralmente dá perfeitamente.

Apesar de ser estranho só teres 66%, não precisas de ter o sinal a 100%, mas pode indicar que tens mesmo algum problema com o router..desde que a ligação wireless atinja o máximo que o aparelho permite (ex: 54mpbs) não há necessidade de ter mais sinal.

Usa o Netstumbler ou WirelessMon para testares o sinal:

-90dB, sinal muito fraco, não permite fazer ligação
-80dB, sinal razoável/fraco, permite fazer ligação.
-70dB, sinal razoável/bom, permite usar a internet na boa.
-60dB, sinal bom/mt bom
-50dB, excelente, não há necessidade de ter mais sinal do que -50dB.

O router deverá ficar ao pé das escadas pois é "caminho livre" que o sinal tem para chegar ao segundo piso, mas eu usaria uma mini-parabólica (cartolina metalizada/cartolina forrada com aluminio, juntas as pontas com fita-cola para ficar concava), ou então uma "Windsurfer antenna", são ambas direccionais...os dBi´s tu é que decides pelo diametro da antena, mas com +-15cms de diametro deve ser suficiente.
Falo em Antenas caseiras, pois é bem melhor do que comprares uma e não resultar.

Acerca das latências não sei te ajudar.

Mt obrigado pela ajuda casser !

Infelizmente, n existe qquer possibilidade de tirar o router do local onde ele agora está...
Eu bem queria pô-lo nas escadas, mas a fialhada desagrada aos "patrões"...

Já tinha experimentado fazer a "Windsurfer antenna", mas s/ grandes ganhos nas localizações mais afastadas! Aliás, até fiz duas, tal era a minha obsessão pela perfeição!

Hj msm fui aconselhado n p/ uma omnidireccional ou direccional, mas sim para uma antena planar!
Ignorante q sou, fui net fora descobrir de q se tratava e a conclusão é q é um misto de omnidireccional e direccioanal! Ou seja, distribui o sinal numa amplitude circular mas permite focalizar o grosso do sinal em determinada direcção!
A ideia parece boa, o preço também, mas a estrutura de instalação envolve furos, fios e um bom espaço p/ a colocar...

Acabei de testar o sinal c/ o NetStumbler:
L1: -35
L2: -67
L3: -78 (perde ligação intermitentemente)
L4: -83 (1 ligação em 10 minutos)

Tendo em conta a descrição apresentada, a minha sugestão será a aplicação de uma antena direccional de acordo com a informação sobre potência de sinal e planta da casa em questão ser em Z.

Mt obrigado pela ajuda D-CLUB !

Do mt pouco q eu percebo, tb estou inclinado p/ uma direccional!
No entanto tenho algum receio q seja demasiado direccional!
Será q se eu a apontar p/ a L4 tenho boa recepção na L2 e L3? E a L1 é garantida?
L2 a L3: 5 metros
L2 a L4: 3,5 metros
L3 a L4: 2,5 metros

Ahh, o traço superior do "Z" n é p/ ter net! :)
Ou seja, só interessam os pisos 1 e 2...
 
Última edição:
Uma planar era o melhor investimento. Podias era tentar que te emprestassem uma direccional e experimentar.

Obrigado pela ajuda cardosito !

Era o ideal... experimentar antes de comprar!
N tou a ver quem tenha uma infelizmente...

Estive a ver as antenas no RedesPT e confesso q me perco...
Q eu tenha visto, só consegui encontrar 3 direccionais, tdas elas caras e c/ 5/6 dBi...

O meu senão em relação a uma planar é a dificuldade q tenho de imaginar como é q vou montar aquilo s/ causar grande espalhafato!

É pena q se excluam as antenas omnidireccionais banais... no site q indiquei tem umas baratíssimas... mas lá está, como n percebo grande coisa disto, o mais provável é uma omnidireccional n dar! Se tda a gente me aponta p/ direccionais ou planares há-de ser por alguma coisa... :)

O q posso fazer é encomendar uma p/ testar e se n servir devolvê-la, trocando-a por outra...
 
As direccionais de interior só tens até 6dbi's. Se quizeres mais só exteriores. Mas como não queres nada de muito grande para montar aí, podes sempre tentar com uma omni de 9dbi´s ou assim.
 
Consegui testar 2 antenas diferentes:
- D-Link 2.4Ghz 6dBi Indoor Directional Antenna (ANT24-0600)
- Sitecom Wireless Networl Omni Antenna 10dBi (WL-031)

Testei o sinal nas 4 localizações da casa recorrendo a 3 aplicações diferentes:
- AirRadar e AP Grapher (Mac)
- NetStumbler (PC)

P/ cada uma das aplicações comparei o sinal das 3 antenas de q dispunha:
- antena original do router (2dBi)
- D-Link 2.4Ghz 6dBi Indoor Directional Antenna (ANT24-0600)
- Sitecom Wireless Networl Omni Antenna 10dBi (WL-031)

A comparação destes resultados mostrou-me infelizmente q n existiam grandes diferenças entre as 3 antenas e q nenhuma delas se destacava pela positiva de forma global nas 4 localizações!
As variações de sinal entre as antenas n foram superiores a 4/5 valores na melhor das hipóteses!
Apesar de tudo, a D-Link 2.4Ghz 6dBi Indoor Directional Antenna (ANT24-0600) foi a q se mostrou menos má, mas nunca justificando a sua aquisição!

Julgava q uma antena OmniDireccional como a da Sitecom iria produzir melhores resultados...
Na minha ignorância, talvez o facto desta ser de 10dBi n tenha sido mt positivo... talvez obtivesse melhores resultados c/ uma OmniDireccional de inferior dBi...

Será q vale a pena arriscar na aquisição desta e colocá-la num ponto mais elevado?
 
Qual a antena que tens no pc? Normalmente tens de melhorar a qualidade de sinal nos 2 pontos, senão não vais ter grandes resultados.

E já agora experimentas-te mudar o canal do router? Mete o router em b (11mb), só para ver se melhora o sinal.
 
Última edição:
Qual a antena que tens no pc? Normalmente tens de melhorar a qualidade de sinal nos 2 pontos, senão não vais ter grandes resultados.

E já agora experimentas-te mudar o canal do router? Mete o router em b (11mb), só para ver se melhora o sinal.

No MacBook Pro tenho apenas o Airport q vem c/ tds eles...

Em relação à mudança de canal...
Eu mudei o canal p/ o 11, mas presumo q o q estejas a sugerir seja p/ mudar a norma apenas p/ a b, certo?

Obrigado pela ajuda!
 
O seu problema é só um: interferência! Só isso explica estar perto do router e ter apenas 66% de sinal... só isso explica o facto da latência (demasiadas retransmissões por perda de pacotes).

Como se verifica se há muita interferência? Simples: quantas redes Wireless de vizinhos existem? Qual é o canal que se está a usar? Cuidado com o 10 e 11 porque está muito próximo da frequência de funcionamento do microondas, que pode atenuar até 95% o sinal WiFi se a blindagem já estiver danificada. Está a usar canais baixos (1, 2, 3?) que são os que, na maioria dos casos vêm configurados na maioria dos routers?
Existe algum sistema sem fios em casa? áudio sem fios? Algo baseado em Bluetooth? É que a frequência de funcionamento costuma estar muito próxima da do 802.11b/g, isto é, nos 2.4GHz...
É que esses sistemas, mesmo que estejam separados por uns poucos MHz da frequência de funcionamento do WiFi, com o multipercurso na propagação de sinal em casa, sofrem alteração da frequência e podem provocar interferências adicionais.

O que eu faria? Baixava o canal para o canal 5,6 e veria o resultado. Desde logo, baixando o canal, está-se a baixar a frequência (canal = frequência de funcionamento), aumentando o comprimento de onda, aumentando também o raio de cobertura e ainda... aumentando a imunidade à atenuação de multipercurso, dado que se baixou a frequência... E assim, é expectável que obtenha algumas melhorias...

ps: meter o router em 802.11b para melhorar o sinal? Por favor! Não faça isso porque a frequência não muda, logo fica exactamente tudo na mesma, no que a interferência e atenuação diz respeito... há com cada sugestão ... :headsh:


pedroL, no que a antenas diz respeito, o que se passou consigo foi simples: a DLink é uma antena mais directiva com 6dBi de ganho, o que significa que em relação à antena que possuía, consegue aumentar em 4dB a potência de sinal, isto é, um pouco mais que o dobro. No entanto, dado tratar-se de uma antena directiva, apenas se faz sentir esse ganho de potência na direcção onde o diagrama de radiação da antena apresenta maior ganho... Por isso é muito importante a orientação dessa antena... e claro, perde em potência nas restantes direcções... Veja o datasheet dela e procure o diagrama de radiação para perceber melhor isto.
Ao colocar a Sitecom, de facto, trata-se de uma melhoria em relação à DLink, com uma diferença de outros 4dB (em relação à original mais que quadriplica a potência de emissão do router, 8dB no total) mas, dado tratar-se de uma antena quase-omni (não, não existem antenas omni direccionais... é tecnicamente impossível) esse aumento de potência faz-se notar em todas as direcções (quase a 360º), traduzindo-se, no fundo, numa dada direcção, quase no mesmo efeito que a DLink teve.
É um facto que há uma melhoria de sinal, e que o seu raio de cobertura aumenta. Mas se o problema é interferência, mudar a antena de nada vale, pois a frequência de funcionamento mantém-se a mesma... aliás, ao aumentar a potência de transmissão ate está a agravar o problema, gerando ainda mais interferência... é a chamada interferência auto-induzida!

Já agora dBi é uma medida de ganho em relação à potência de emissão de uma antena isotrópica (a tal que radia igualmente em todas as direcções, omnidireccionalmente). Por isso, quanto mais dBi, maior o ganho, logo maior a potência de emissão e maior o raio de cobertura... (e maior a interferência sobre os vizinhos... lol)

Bom, o post já é mais um testamento que post... por isso vou-me calar :)

Espero ter ajudado.

Cumps,
UnWired

ps: se quiser testar se o seu microondas deve ir para o lixo, coloque um telemóvel lá dentro, com ele desligado. Feche a porta do microondas. NUNCA o ligue, senão era uma vez um telemóvel! lol... A seguir faça com outro telemóvel uma chamada para o que está fechado dentro do microondas... se não tocar, optimo, as radiação electromagnetica está a ser blindada... caso toque, pense em mudar de microondas porque da mesma forma que está a entrar, a radiação das microondas (a 2.4GHz) também sai quando este está ligado! isto não é mito urbano, mas sim electromagnetismo puro! :)
 
Última edição:
ps: meter o router em 802.11b para melhorar o sinal? Por favor! Não faça isso porque a frequência não muda, logo fica exactamente tudo na mesma, no que a interferência e atenuação diz respeito... há com cada sugestão ... :headsh:

Normalmente os routers tem maior potência de emissão na banda b.

cumps
 
Mt obrigado pela aula UnWired !
No q toca a redes e wireless bem preciso delas (aulas)!

Vou tentar dar feedback em relação a tds os conteúdos da aula!:)

Em relação aos 66% de sinal...
Estes 66% de sinal são-me dados por uma aplicação p/ Mac q me fornece uma percentagem em vez dos dados habituais deste tipo de aplicações (ex: NetStumbler)! Querendo por isto dizer q n é o SO q me indica q a rede a q estou ligado está a 66%! O SO mostra q tdas as barras estão no máximo! Por isso, n sei até q ponto é q estes 66% são de fiáveis...
Outras aplicações mostram-me q o valor do sinal na localização 1 é de -26... o q tb é de estranhar pq estou apenas a 2 metros do router!
Será q o facto do meu MacBook Pro ser em alumínio interfere no sinal? Presumo q sim, n?

Em relação a redes na vizinhança e canal...
Tenho, intermitentemente, cerca de 4 redes na vizinhança! 3 delas no canal 6 e uma mais afastada no canal 11!
O meu router vinha configurado p/ o canal 6, mas uma vez q a maior parte das redes na vizinhança tinham esse msm canal, mudei p/ o canal 11! Penso poder afirmar q notei uma melhoria!
Será q deveria mudar p/ um outro canal?

Em relação a MicroOndas e afins...
N posso sequer dizer q tenho MicroOndas... o q tenho (no piso 2) é um forno c/ MicroOndas! Mas presumo q a interferência deste seja a msma, senão superior! No entanto, são mt raras as vezes q está em uso!
Uso Bluetooth no meu Mac, mas msm c/ este desligado obtenho os msms valores de sinal! Aliás, os testes q fiz às 3 antenas foram c/ o Bluetooth desligado!
N estou a ver quaisquer outros equipamentos q possam interferir c/ o sinal... pelo menos cá de casa...

Em relação ao router em 802.11b...
Tb tinha ideia q a norma "b" resultava num sinal mais "limpo"... parece q n!

Em relação a antenas...
Tanto a Direccional como a OmniDireccional foram testadas em inúmeras posições!
Especificamente em relação à Direccional (D-Link), devo ter testado cerca de 8 posições e direcções diferentes p/ ver qual delas chegava melhor ao portátil!
Será q deveria optar por uma OmniDireccional c/ menos dBi?

Em suma...
Tendo em conta td o q foi dito, esboçado e testado, o q deveria fazer?

Mais uma vez, mt obrigado pela ajuda!
 
Ora viva!

De maneira nenhuma queria dar uma aula, mas somente ajudar.
Tendo em conta a "vizinhança" que descreve, já percebi que enquanto estava no canal 6, de facto a interferência fazia-se sentir, confirmando as minhas suspeitas. O facto de ter alterado para o canal 11, torna-o susceptível também ao seu vizinho e se ele tiver uma antena com elevado ganho, provoca-lhe bastante interferência, embora acabe por notar uma melhoria, como afirmou.

No seu caso, eu começaria por fazer o seguinte: com o NetStumbler procuraria divisão a divisão a potência de sinal de cada rede vizinha e os respectivos canais... no fundo fazer um site survey (nome técnico para este tipo de trabalho, em terminologia de Redes Celulares). Tomava nota disso tudo, assim como o nível de sinal do seu router em cada divisão.
Depois, com essa informação toda, mudava o canal para, por exemplo, 8 e voltava a repetir o processo, mas neste caso só tomava nota das medidas de sinal do seu router com o novo canal configurado.
Pode colocar aqui valores... eu analiso-os. ;)

Eu sei que é um processo trabalhoso, mas um correcto pleaneamento de frequências é a acção preparatória mais importante a este nível.

Diga-me só onde tem o router (parede, chão, debaixo secretária, numa posição elevada, baixa), se tem paredes muito perto e, também muito importante, se tem chapas de metal (seja ele qual fôr) perto do router. É que as chapas funcionam como plano de massa, no que a radiação diz respeito, provocando elevadas reflexões e, no fundo, aumentando a interferência junto do router.

Não use o software built-in dos sistemas operativos, porque dão-lhe medidas comparativas e relacionais (66%, por exemplo) mas não se sabe bem em relação ao quê! Use o NetStumbler... é uma boa ferramente para ver os SSID das redes que o rodeiam, assim como os níveis de sinal de cada um.

E vá dando notícias... no que conseguir, à distância e por wireless (lol) eu vou ajudando.

Cumps,
UnWired
 
Ora viva!

De maneira nenhuma queria dar uma aula, mas somente ajudar.
Tendo em conta a "vizinhança" que descreve, já percebi que enquanto estava no canal 6, de facto a interferência fazia-se sentir, confirmando as minhas suspeitas. O facto de ter alterado para o canal 11, torna-o susceptível também ao seu vizinho e se ele tiver uma antena com elevado ganho, provoca-lhe bastante interferência, embora acabe por notar uma melhoria, como afirmou.

No seu caso, eu começaria por fazer o seguinte: com o NetStumbler procuraria divisão a divisão a potência de sinal de cada rede vizinha e os respectivos canais... no fundo fazer um site survey (nome técnico para este tipo de trabalho, em terminologia de Redes Celulares). Tomava nota disso tudo, assim como o nível de sinal do seu router em cada divisão.
Depois, com essa informação toda, mudava o canal para, por exemplo, 8 e voltava a repetir o processo, mas neste caso só tomava nota das medidas de sinal do seu router com o novo canal configurado.
Pode colocar aqui valores... eu analiso-os. ;)

Eu sei que é um processo trabalhoso, mas um correcto pleaneamento de frequências é a acção preparatória mais importante a este nível.

Diga-me só onde tem o router (parede, chão, debaixo secretária, numa posição elevada, baixa), se tem paredes muito perto e, também muito importante, se tem chapas de metal (seja ele qual fôr) perto do router. É que as chapas funcionam como plano de massa, no que a radiação diz respeito, provocando elevadas reflexões e, no fundo, aumentando a interferência junto do router.

Não use o software built-in dos sistemas operativos, porque dão-lhe medidas comparativas e relacionais (66%, por exemplo) mas não se sabe bem em relação ao quê! Use o NetStumbler... é uma boa ferramente para ver os SSID das redes que o rodeiam, assim como os níveis de sinal de cada um.

E vá dando notícias... no que conseguir, à distância e por wireless (lol) eu vou ajudando.

Cumps,
UnWired

Mais uma vez, mt obrigado UnWired !
Talvez me tenha expressado de forma demasiado ténua... a aula é mais do q bem vinda!
São raras as oportunidades em q um desconhecido nos prenda c/ o seu conhecimento!:)

Em relação ao procedimento sugerido...
Farei o site survey hj msm!:)
Tentarei, dentro do possível, ser o mais preciso na sua aplicação e o mais claro na sua apresentação aqui no fórum!
Em princípio recorrerei a imagens de tabelas em excel p/ apresentar os resultados, quer p/ o pré-canal8 quer p/ o pós-canal8!

Em relação à posição do router...
Infelizmente o router está numa má posição por força das limitações impostas pelo cabo coaxial e da disposição dos móveis da sala onde se encontra!
O router está praticamente ao nível do chão em cima duma prateleira dum móvel!
Presumo q a única hipótese q tenho de deslocar o router seria colocá-lo no piso 2, mas estaria sujeito a maiores interferências visto a TV do piso 2 estar quase sempre ligada!
N vejo qquer placa de metal nas proximidades do router... a n ser o próprio MacBook Pro q, como já referi, é constituído por alumínio!

Obrigado pela disponibilidade e ajuda!
Tentarei ser o mais breve possível na apresentação dos resultados do site survey!

---EDIT---

Do NetStumbler, q dados devo recolher?
Apenas o "Signal+" e o "SNR+" por exemplo?
 
Última edição:
Aqui fica o site survey!
Espero ter feito td correctamente e q esteja perceptível!:)

sitesurveysl4.png


Acho q o canal 8 n vai ajudar...

Obrigado pela ajuda!

---EDIT---

As L1, L2 e L3 são as localizações referidas no esboço do post inicial...
 
Última edição:
Viva,

Rapidamente, ambos são importantes: o Signal dá-lhe a potência do sinal que chega onde está e o SNR (Signal to Noise Ratio) dá-lhe a relação entre o seu sinal e a interferência á sua vista (vista como ruído).

Router ao nível do chão, numa prateleira... experimente o seguinte: coloquee o NetStumbler no opnto de medida em que lhe dá 66% e nesse mesmo ponto, se possível coloque-o no chão... Veja se há diferenças.
E já agora, diga-me qual a orientação das antenas: paralelas à prateleira, ou perpendiculares?

A TV não interfere em nada com o router! São frequências de funcionamento completamente distintas, muito longe entre si, uns milhares de Hz :) Além do mais os cabos coaxiais de TV tem um dieléctrico branco (que evita transmissão de sinal para fora do condutor de cobre central), enrolado numa blindagem, tornando quase impossível a transmissão de sinal para fora do cabo. Se lhe for possível colocar o router no 2º piso, e se a distância às escadas for menor, então seria o ideal! :)

Mas acredito que seja possível melhorar, orientando as antenas e o próprio o router de maneira diferente.

Bom site survey ;)

---EDIT---
Tem assim tantas redes na sua casa? ehhe. Estou a analisar os resultados...

UnWired
 
Última edição:
Viva,

Rapidamente, ambos são importantes: o Signal dá-lhe a potência do sinal que chega onde está e o SNR (Signal to Noise Ratio) dá-lhe a relação entre o seu sinal e a interferência á sua vista (vista como ruído).

Router ao nível do chão, numa prateleira... experimente o seguinte: coloquee o NetStumbler no opnto de medida em que lhe dá 66% e nesse mesmo ponto, se possível coloque-o no chão... Veja se há diferenças.
E já agora, diga-me qual a orientação das antenas: paralelas à prateleira, ou perpendiculares?

A TV não interfere em nada com o router! São frequências de funcionamento completamente distintas, muito longe entre si, uns milhares de Hz :) Além do mais os cabos coaxiais de TV tem um dieléctrico branco (que evita transmissão de sinal para fora do condutor de cobre central), enrolado numa blindagem, tornando quase impossível a transmissão de sinal para fora do cabo. Se lhe for possível colocar o router no 2º piso, e se a distância às escadas for menor, então seria o ideal! :)

Mas acredito que seja possível melhorar, orientando as antenas e o próprio o router de maneira diferente.

Bom site survey ;)

---EDIT---
Tem assim tantes redes na sua casa? ehhe

UnWired

Obrigado pela rapidíssima resposta UnWired !

O router está "ao alto" c/ o conector da antena a apontar p/ o tecto!
A antena em si tb está ao alto (perpendicular à prateleira), ou seja, n está dobrada!
Será q esta posição do router e direcção da antena são indicados?

A distância dos dois pontos (onde poderia colocar o router) às escadas é praticamente a msma!
Como uso mt mais frequentemente a net no piso 1 onde agora está o router, deixei-o ficar lá...

Será q deveria tentar colocar o router mais elevado?
Deixando-o na msma no piso 1, mas tentando tirá-lo da prateleira ao nível do chão...
N sei é se os cabos mo permitem... vou olhar p/ eles...:)
 
Viva,

Três coisas:
1 - mudar para canal 13 (sim, eu sei que já há um a chegar aí também, mas tem uma potência fraquíssima)
2 - rodar a orientação da antena da seguinte maneira:
- a 45º para baixo, ficando na diagonal. Medir.
- a 90º, ficando paralela à prateleira. Medir.
- Comparar ambos os resultados.

3 - Rodar o router por forma a que a antena fique para "fora" da prateleira, em direcção à sala, como se a apontar para a sala. (o corpo do router ficara paralelo à "entrada" frontal da preateleira.

Qual é a ideia? Rodando a 90º uma antena, estamos a efectuar uma alteração de 90º também no modo de propagação da potência (conforme o respectivo diagrama de radiação) e com isto, geralmente, consegue-se cancelar muita interferência, electromagneticamente falando.

Eu percebo que isto lhe esteja a dar muito trabalho, mas às vezes é mesmo necessário!

--- Edit ---
Entretanto estive a ver o datasheet do seu NetGear e não encontrei nada nem nenhum protocolo proprietário que pudesse, eventualmente, estar activo e apresentar problemas de compatibilidade com o adaptador do seu portátil.

Já agora, experimentou fazer essas medidas sem ser com o MAC? Por acaso não é o MAC Book Pro Aluminum???

UnWired
 
Última edição:
Viva,

Duas coisas: mudar para canal 13 (sim, eu sei que já há um a chegar aí também, mas tem uma potência fraquíssima) e rodar a orientação da antena da seguinte maneira:
- a 45º para baixo, ficando na diagonal. Medir.
- a 90º, ficando paralela à prateleira. Medir.
- Comparar ambos os resultados.

Rodar o router por forma a que a antena fique para "fora" da prateleira, em direcção à sala, como se a apontar para a sala.

Qual é a ideia? Rodando a 90º uma antena, estamos a efectuar uma alteração de 90º também no diagrama de radiação e com isto, geralmente, consegue-se cancelar muita interferência, electromagneticamente falando.

Eu percebo que isto lhe esteja a dar muito trabalho, mas às vezes é mesmo necessário!

--- Edit ---
Entretanto estive a ver o datasheet do seu NetGear e não encontrei nada nem nenhum protocolo proprietário que pudesse, eventualmente, estar activo e apresentar problemas de compatibilidade com o seu portátil.

Já agora, experimentou fazer essas medidas sem ser com o MAC?

UnWired

Mt obrigado UnWired !

Acho q percebi correctamente!:)
Mudar canal p/ o 13 e comparar as duas posições sugeridas da antena! Vou tb comparar c/ posição da antena tal como ela agora está p/ q seja possível uma comparação c/ os canais 11 e 8 anteriormente testados!
Assim q estiver pronta a tabela passo aqui!:)

Qt ao trabalho q isto dá... eu só tenho é q agradecer q alguém de indique como fazer esse trabalho!:)
 
Back
Topo