1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Help] E8400 + Transcend pc-9600 + P5q Deluxe

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por makak0, 7 de Setembro de 2008. (Respostas: 27; Visualizações: 1701)

1. makak0

makak0 Power Member

Viva,

Acabei de adquirir este sistema, e tenho andado aqui a ler e a tentar estabilizar o sistema mas o gajo está a dar luta.

Ora sempre li que devíamos encontrar o máximo do cpu e das mem's. E depois estabilizar as duas e assim temos um overclock estável para o dia a dia.
    As memórias sei que são boas, pena ser 4*1 porque stressa mais o northbridge, portanto pensei em deixá-las para ultimo(até porque é o campo que "domino" menos). Em relação ao cpu, primeiro não consigo descobrir onde é que coloco o cpu a 1T e depois não sei quais são as temperaturas máximas recomendadas para este CPU. A correr orthos com 1.36v i think ele dava-me 75º no PC Probe, achei que era demasiado alto, entretanto ando a tentar estabilizá-lo a 3.8, apesar de 4.0 ser o objectivo. Quem tiver ai umas hints, agradecia.

PLL= 1.54
    DRAM=2.2

2. WindWalker

WindWalker Power Member

O 1T não será o Command Rate das memórias? Se sim, acho que nenhumas memórias aguentam 1T nas frequências típicas de DDR2.

Acho que esse valor de VPLL é muito elevado e pode provocar degradação do CPU. Acho que o ideal é abaixo dos 1.4/1.45V, mas não tenho a certeza.

3. almirocs1.6

almirocs1.6 Banido

Sim o pll esta elevado! Mas as boards tem de minimo 1.5!O que e um defeito!:'(

4. rav3n

rav3n Power Member

o PLL está optimo, desde que nao o coloques no minimo/auto ou muito alto está ok
    o minimo de 1.5 penso que seja imposto pela spec da intel, ou seja é normal

5. makak0

makak0 Power Member

Entretanto já passei para 1.50. O PLL é exactamente o quê ?

Que temps é que posso atingir de tecto a correr orthos ? E o tempo de orthos para ter o proc estável para o dia a dia a jogar um ou outro jogo.

EDIT: É normal no orthos dar sempre mais 200 mhz do que me dá no cpu-z ?

Última edição: 7 de Setembro de 2008
  6. rav3n

rav3n Power Member

tensoes no minimo = auto = sobem com o fsb

temperaturas desde que estejas um bocado abaixo do tjunction(ver coretemp ou realtemp), nao há prob

7. lohka_86

lohka_86 Banido

PLL penso que seja a voltagem do clock generator da motherboard.

8. rav3n

rav3n Power Member

segundo o que li o PLL é a tensão aplicada nuns determinados pinos do cpu, mas posso estar enganado ou a confundir com outra coisa

9. lohka_86

lohka_86 Banido

se não estou em erro, vários pinos dos CPUs partilham voltagens de outros componentes, (vMCH, vDimm, vFSb), penso que o PLL esteja incluido igualmente nestas voltagens.

10. glitch3d

glitch3d Power Member

Tens a ram com que rácio? FSB:RAM?

11. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Eu cheguei a perguntar isso num forum, e olha o que me responderam:

http://www.thetechrepository.com/showpost.php?p=1079&postcount=2

Nos datasheet da intel também falam muito pouco sobre isso.

12. makak0

makak0 Power Member

Neste momento estou com 3:4 de ratio e com o processador a 3.59. Não consigo mais que isto a correr orthos.

13. glitch3d

glitch3d Power Member

Consegues pôr a 1:1?

14. makak0

makak0 Power Member

Eu acreditei aqui no colega Windwalker :p.

15. glitch3d

glitch3d Power Member

não me referi ao comand rate, mas sim se consegues pôr a RAM e FSB sincronos, 1:1. Podes experimentar e depois dizer-me qqr coisa? thx!

16. Daemon

Daemon Power Member

Qual a voltagem da Northbridge? Se não tiveres mexido aumenta para 1.3v
    E do FSB Termination? Aqui podes também aumentar para 1.3v

O PLL podes por 1.52 ou 1.54v

Experimenta também aumentar o vcore do CPU.

Desliga Spread Spectrum's, memórias põe a 2T.

Na BIOS tem a opção de performance level? Como está?

17. makak0

makak0 Power Member

Vou tirar umas fotos ah bios logo, para ver se entendo umas coisas.

18. makak0

makak0 Power Member

Não percebo. Meti o FSB a 410, multi a 7 e a velocidade das memórias a 1230 Mhz. Dez minutos de orthos na boa. Aumentei o FSB para 420, corre orthos na boa. Agora a 440 crasha logo. Nem os 3100 mhz faz e 440 FSB não me parece muito puxado. Tenho o PLL a 1.54, VNB a 1.30, VFSB a 1.30, e o spread spectrum está desligado.

Vcore 1.32 cpu-z e 1.3375 acho na bios.

19. VoRtAn_MaDgE

VoRtAn_MaDgE A.S.Team performed

Ora tenho o mesmo cpu
    As mesmas mem's (4x1gb mm modelo e marca)
    Board com mm chipset (neste caso Maximus II Formula)

Que velocidade queres atingir pa dia a dia ?

20. makak0

makak0 Power Member

Gostava de estabilizar à volta dos 3.7. Acho que consigo estabilizar com 1.34v vcore de cpu-z. Mas o processador aquece muito com este zalman.

Partilhar esta Página