Help em 9800XT e board

queiroszinho

Power Member
Boas,

recentemente adquiri uma Radeon 9800 XT de modo a substituir a minha mais que ultrapassada FX5700 ultra. O slot de ambas as gráficas é de AGP e aFX funcionava em AGP 8x e com um conector extra de energia. O que se passa é que ao trocar de gráfica, reinicio o computador e ao instalar os drives o sistema crashava. Erros de pixelização, a gráfica aquecia muito e penso que a ventoinha dela não estava a funcionar. Verifiquei se estava tudo bem ligado. O conector extra de energia estava ligado, a placa bem instalada no slot AGP e a fonte de 300 W que tenho era o minimo requesito a pedir para a Radeon 9800 (logo deveria estar tudo bem). A ventoinha da grafica tb estava ligada.

Depois mudei para a gráfica antiga e o computador arranca, tudo funciona menos o ecrãn!!! não recebe sinal nenhum!!!

Que me aconselham a fazer?

Reset à bios e tentar de novo?

Como posso verificar a ventoinha da Radeon sem a ligar (pois se a ligar ela vai sobreaquecer...).


Já agora o meu sistema é o seguinte:
AMD XP2600+
ASUS A7V600
2x256 mb DDR 400 Kingston
Gráficas: AGP 8x - GeForce FX 5700 Ultra Chaintec
AGP 8x - ATI Radeon 9800 XT Saphire

Obrigado a quem puder ajudar...

Já agora a motherboard diz que suporta no slot AGP apenas 1,5v porem AGP 8x deveria ser a 0,8v, não? e se assim for pq é que a minha antiga corria a AGP 8x? e corria porque testei com vários programs (CPU-Z, PowerStrip, etc).
 
Fonte... Quando dizes que uma fonte de 300w aguenta com uma 9800XT andas realmente perdido ;)

Nem sei como aguentou com a FX5700Ultra...
 
drivers

Tens que limpar os drivers da nvidia primeiro, mas tem que ser em modo de segurança e com o drivercleaner. tb me apareciam riscos qd mudei de uma fx5600 p/ uma 9600xt. trocar de nvidia p/ ati tem que se remover bem os drivers. em relação ao resto, tb penso q é da fonte.
 
Se fosse uma fonte de 300W válida...agora OEM de 300W se te der 250 já é motivo para celebrar.

Quanto ás voltagens do AGP, o "apenas 1.5v" mt certamente significa de 1.5 para baixo, ou seja, 1.5 (AGP4x) e 0.8 (AGP8x). AGP1 e 2x nao podem entrar ai pq sao 3.3v
 
ming.impiedoso disse:
Tens que limpar os drivers da nvidia primeiro, mas tem que ser em modo de segurança e com o drivercleaner. tb me apareciam riscos qd mudei de uma fx5600 p/ uma 9600xt. trocar de nvidia p/ ati tem que se remover bem os drivers. em relação ao resto, tb penso q é da fonte.

ya... ja comrei um fonte de 500 W da Qtek :) vou ter de desmontar tudo... eehheeh obrigado pelos conselhos... ;)
 
ming.impiedoso disse:
Tens que limpar os drivers da nvidia primeiro, mas tem que ser em modo de segurança e com o drivercleaner. tb me apareciam riscos qd mudei de uma fx5600 p/ uma 9600xt. trocar de nvidia p/ ati tem que se remover bem os drivers. em relação ao resto, tb penso q é da fonte.

e como faço isso das drives? ponho a placa antiga , faço reset à bios e começo em modo segurança???

ou troco a fonte, coloco a placa nova e começo em modo segurnaça?

Drivercleaner??? isso é um programita? vou pesquisar disso.


Obrigado ;)
 
Então eu passo a explicar... O importante não são os Watts, são os Amperes, principalmente na linha dos +12v k é o que alimenta VGA e CPU...

Uma fonte DECENTE tem pelo menos 25A na linha dos +12v... Mesmo k tenha apenas 350W e 25A nos +12v é melhor k essa de 500w...
 
God_Lx disse:
Então eu passo a explicar... O importante não são os Watts, são os Amperes, principalmente na linha dos +12v k é o que alimenta VGA e CPU...

Uma fonte DECENTE tem pelo menos 25A na linha dos +12v... Mesmo k tenha apenas 350W e 25A nos +12v é melhor k essa de 500w...


eheheh ya, mas e como sei qt a placa precisa??? nao diz no manual... :(
Só sei que a minha nos +12 tem 17A... chega???
 
Última edição:
queiroszinho disse:
Alguém me sabe dizer qual omínimo aconselhável de amperagem a ter na fonte na parte de 12v?

Obrigado


25A... Já te disse lá em cima :)

Por 40€ tens a LC Power 550W k tem duas linhas k somadas dava algo como 34A, mas as contas não são assim tão lineares...
 
God_Lx disse:
25A... Já te disse lá em cima :)

Por 40€ tens a LC Power 550W k tem duas linhas k somadas dava algo como 34A, mas as contas não são assim tão lineares...


lol... eu queria dizer o minimo para a radeon 9800 XT :p... Mas obrigado na mesma ;)
 
se o sistema funcionava c/ a grafica antiga, instala-a, instala a fonte nova, faz o download do driver cleaner, entras em modo de segurança, apagas todos os ficheiros que te apareçam no drivercleaner como nvidia ou nv (cuidado para não apagares nenhum que faça falta noutra aplicação). Depois instalas a outra placa grafica e os omega drivers para a ati.
P.S. tenta trocar a fonte na loja... a LC Power vale bem a pena, tenho uma e é muito silenciosa, notei uma diferença enorme
 
Última edição:
ming.impiedoso disse:
se o sistema funcionava c/ a grafica antiga, instala-a, instala a fonte nova, faz o download do driver cleaner, entras em modo de segurança, apagas todos os ficheiros que te apareçam no drivercleaner como nvidia ou nv (cuidado para não apagares nenhum que faça falta noutra aplicação). Depois instalas a outra placa grafica e os omega drivers para a ati.
P.S. tenta trocar a fonte na loja... a LC Power vale bem a pena, tenho uma e é muito silenciosa, notei uma diferença enorme

yap... vou fazer isso, vou ter de tiara a board para pôr a nova fonte... que trablaheira eheheh mas vai ser porreiro.

Obrigado a todos pelos conselhos, vou tentar arranjar ums boa fonte de alimentação ;)
 
Back
Topo