[help]Faculdade/ Cursos

Status
Fechado a novas mensagens.
Há 2 caminhos para chegar a Engenheiro de Informática. Um é ir para o curso de Ciências e Tecnologías (após o 9º ano) e outro é ir para o curso tecnológico de informática (também após o 9º ano). Lembrem-se que para passar a Engenheiro de Informática terão de passar dificuldades (e vocês, com a vossa escolha é que escolhem se antes da universidade ou na universidade).

O curso Tecnológico de Informatica é normalmente para alunos menos inteligentes, tem Mat B, dão algumas linguagens de programação e quando acabam o curso, podem trabalhar (pois ficam com carteira profissional) ou podem ir para a universidade (tirar um curso relacionado com informática senão, é suicídio). Mas, quando chegam à universidade, terão que dar "alma e coração" para passar porque, embora já tenham as linguagens de programação, falta-lhes a mat A.

É como o vosso amigo vos diz: "se um atalho fosse realmente o melhor caminho então não se chamava "atalho" mas sim "o caminho"."

Eu também quero ir para Eng. Informática pa area de soft e vou seguir o mesmo caminho que vocês. Pode ser dificil antes da universidade, mas pensem que será o melhor para vocês.

P.S.: Vou este ano para o 9º ano.
 
Última edição:
eu, no meu tempo, que ja lá vão uns anos... 4 anos, tive no curso tecnológio de informatica, mas tinha a matematica que toda a gente tinha, bem como o portugues, fisica.. etc...

acontece que foram 3 anos que me abriram os olhos

e desta forma aprendi que a minha maior certeza era nao querer seguir informatica, e no entanto sempre fui aluno com muito boas notas as cadeiras de informatica, API TPL, TEC... EOTD.. etc.

qd fui pra faculdade optei por Eng. Electrotecnica. apesar de ao inicio me custar porque nao tinha bases nenhumas e era um curso muito virado para a parte pratica, prefiro isto a programação.

cumps
 
Amigo, as diferenças entre MAT A e MAT B estão em que, enquanto eu (tendo MAT A) assisto a 3 blocos de 90 de aulas de MAT tu apenas assistes a 2. Ou seja, a matéria leccionada é totalmente diferente e muito reduzida em MAT B. Por isso, quanto a mim, quem quer entrar para a universidade deve escolher a via Ciências e Tecnologia e não um curso tecnológico. Os tecnológicos são para trabalhar logo ao final do 12.º.

Vá, cumprimentos

P.S.:Vou este ano para o 11.º de Ciências e Tecnologia e sei bem do que falo (também quero ser engenheiro informático pela FEUP)

A grande diferença na Mat.B em relação a Mat.A é que não damos uma porção de análises de funções que eles dão, o resto é tudo igual (sei porque tenho amigas no curso de ciências e tecnologias e já estou a entrar no 12º). A vantagem do curso tecnológico é que no que toca a informática já vais com as bases todas no sítio. Tens é que te aplicar no exame de Mat.A e F.Q.A para passar, por isso aconselho-te também que peças a uma prof que te deixe acompanhar, se puderes as aulas de fq.A e arranjes explicações para as partes da mat.A que não dás.

Abraço
 
Eu também quero ir para Eng. Informática pa area de soft e vou seguir o mesmo caminho que vocês. Pode ser dificil antes da universidade, mas pensem que será o melhor para vocês.

P.S.: Vou este ano para o 9º ano.

Descansa que não é dificil.
Tá bem que no tecnológico de informática passam as aulas a jogar CS, enquanto que no outro lado têm que se esforçar qualquer coisita.

Isto pode parecer um bocado elitista, mas eu sinceramente não estou a ver o que é que um aluno que não consegue ter positivas a MAT.A vai fazer para uma engenharia.
É que para não conseguir passar a MAT.A de duas uma (ou de duas duas):
- Ou tem capacidades intelectuais muito reduzidas, logo engenharia é complicado.
- Ou é preguiçoso e não gosta de trabalhar, logo engenharia é complicado na mesma.

Já dizia um velho amigo: "Nem toda a gente no mundo pode ser doutor ou engenheiro".
 
Última edição:
Descansa que não é dificil.
Tá bem que no tecnológico de informática passam as aulas a jogar CS, enquanto que no outro lado têm que se esforçar qualquer coisita.

Isto pode parecer um bocado elitista, mas eu sinceramente não estou a ver o que é que um aluno que não consegue ter positivas a MAT.A vai fazer para uma engenharia.
É que para não conseguir passar a MAT.A de duas uma (ou de duas duas):
- Ou tem capacidades intelectuais muito reduzidas, logo engenharia é complicado.
- Ou é preguiçoso e não gosta de trabalhar, logo engenharia é complicado na mesma.

Já dizia um velho amigo: "Nem toda a gente no mundo pode ser doutor ou engenheiro".
Pois... acho que ficamos mal habituados no curso um pouco porque é tudo muito facil e acabamos por não aproveitar as nossas capacidades ao máximo. eu por exemplo tinha muita gente na minha turma, e vou ter que lhes chamar ignorantes porque no segundo ano do curso de informática e nem trabalhar com um simples antivirus sabem, nem definições basicas de hardware nem nada, chumbara, ou seja de 26 passaram 5(eu incluido) e faltei a +/- metade do primeiro e segundo periodo e mesmo assim tive a média mais alta(é frustrante não ter que fazer o mínimo esforço para tal. competição saudável também e um factor que incentiva)>.> não te podes é deixar ficar preguiçoso, de resto não é muito complicado. até entrares na universidade isto é.

Abraço
 
Eu passei às Análises Matmáticas I e II e Algebra em Setúbal (com 10,11 e 12 respectivamente) e tinha tido 145 no Exame de Matemática do ano anterior... É assim o pior na universidade eu acho que é a falta de interacção professor aluno. É que apanho muito bem o que me explicam só que em Engenharia não penses que é nas aulas que aprendes... As aulas é só para saberes o que tens que saber e pouco mais. Depois é matar a cabeça a tentar descobrir é que é horrivel andar semanas agarrado a uma cena para descobrir que era um promenor da treta que estava mal pensado...
 
Amigo, as diferenças entre MAT A e MAT B estão em que, enquanto eu (tendo MAT A) assisto a 3 blocos de 90 de aulas de MAT tu apenas assistes a 2. Ou seja, a matéria leccionada é totalmente diferente e muito reduzida em MAT B. Por isso, quanto a mim, quem quer entrar para a universidade deve escolher a via Ciências e Tecnologia e não um curso tecnológico. Os tecnológicos são para trabalhar logo ao final do 12.º.

Vá, cumprimentos

P.S.:Vou este ano para o 11.º de Ciências e Tecnologia e sei bem do que falo (também quero ser engenheiro informático pela FEUP)

Pois é... vou este ano po 12º e alem da mat nao sei se fiz bem em escolher fisica porque dizem que é puxado.

Em relaçao ha matematica pega nos livros e começa a estudar.. é o melhor que tens a fazer se queres seguir um curso de engenharia.

cumps
 
Eu acho Algebra mais fácil mas gosto mais de Análise... Álgebra irrita fazer aqueles passos iguais vezes sem conta e como sou um pouco distraido era ai que me enganava LoL
 
Acredita, Álgebra vai ser o teu mal menor. Chumbei no primeiro semestre passei no segundo, e senti-me estúpido por não ter passado logo.

Agora Análise é chato c'mós cornos...

O.O sheesh... Não soa lá muito bomXD vou ter que marrar bastante tou a ver. sigh. Álgebra faço uma leve ideia do que é. agora as outras nunca tinha ouvido falar até olhar para o plano de curso, apanhei um susto de tanta matemática ver:P
Obrigado pelos conselhos de todos. keep it up^^XD

Abraço
 
O.O sheesh... Não soa lá muito bomXD vou ter que marrar bastante tou a ver. sigh. Álgebra faço uma leve ideia do que é. agora as outras nunca tinha ouvido falar até olhar para o plano de curso, apanhei um susto de tanta matemática ver:P
Obrigado pelos conselhos de todos. keep it up^^XD

Abraço
Claro que vais ter de marrar bastante, se achas que a matemática de secundário é complicado, na universidade é bastante mais complicada e abstracta. Mas é a tal coisa..., com esforço tudo se faz ;) E ninguém dá nada a ninguém :P

HecKel
 
A velha história das bases. Tens toda a razão. Só que quando chegas à universidade, as cadeiras (falando das de programação) são dados contando que os alunos nunca tenham ouvido falar daquilo. Ou seja, tudo o que andas.t a ouvir durante tres anos vais ouvir outra vez. E atenção, engenharia informática está muito longe de ser programação, hardware, redes, etc. Tens de dominar matemática e física à largar. Isto porque a informática não é mais que uma bela combinação entre física e matemática. A propósito, tens alguma linguagem de programação preferida?

Vá, cump
 
O que acho muito mal, estou a tirar um tecnológica de programação e quando for para a universidade vou ter de ouvir com isso tudo... bem por um lado é bom: lembramo-nos do que aprendemos à uns anos (quem está nisto nunca se pode esquecer da sintaxe da linguagem), mas por outro é mau: estamos desde o 10º até ao 12ª a aprender para o boneco (quem tenciona ir para a universidade é péssimo).

Pela ideia que isto me dá é que tiro este curso e depois na Uni. vou para Artes :) (não o tenciono fazer, mas vontade não me falta. Não tem lógica este sistema) tem lógica para aqueles que fizeram artes no Secundário e querem outra coisa.
 
O que acho muito mal, estou a tirar um tecnológica de programação e quando for para a universidade vou ter de ouvir com isso tudo... bem por um lado é bom: lembramo-nos do que aprendemos à uns anos (quem está nisto nunca se pode esquecer da sintaxe da linguagem), mas por outro é mau: estamos desde o 10º até ao 12ª a aprender para o boneco (quem tenciona ir para a universidade é péssimo).

Pela ideia que isto me dá é que tiro este curso e depois na Uni. vou para Artes :) (não o tenciono fazer, mas vontade não me falta. Não tem lógica este sistema) tem lógica para aqueles que fizeram artes no Secundário e querem outra coisa.

Não te preocupes, que a programação que dás no secundário, na Universidade dás em menos de um mês :P

Em relação ao tópico, o ideal seria seguir algo que realmente gostes, no entanto como as coisas estão, esta pode não ser uma opção válida, deve ser extremamente frustrante investir 3, 4, 5 anos numa licenciatura, para no fim não teres oportunidade de trabalhar na àrea.

Eng Informática se não gostas/dominas matemática fisica não vale mesmo a pena...
 
passeI agora po 11


tive 19/20 a Programacao e 17/18 a Matmatica, 19/20 a Aplicacoes Informaticas e 18/19 a Tecnologias Informaticas


mas eu curto bued hardware e electronica, mas se se ganha pouco em hardware o que sera melhor pa mim??


cUMPZ
 
Não te preocupes, que a programação que dás no secundário, na Universidade dás em menos de um mês :P

Em relação ao tópico, o ideal seria seguir algo que realmente gostes, no entanto como as coisas estão, esta pode não ser uma opção válida, deve ser extremamente frustrante investir 3, 4, 5 anos numa licenciatura, para no fim não teres oportunidade de trabalhar na àrea.

Eng Informática se não gostas/dominas matemática fisica não vale mesmo a pena...

Já fico mais descansado :).

Essa de seguir o que se goste já tem muito que se lhe diga.
 
Claro que há outras coisas em consideranção mas acho que o gostar deve ter um peso muito importante senão escolhe-se mal como eu escolhi este ano :P

Eu tinha duas áreas que gosto muito que é Informática e Biologia e tentei arranjar algo no meio só que apanhei com electronica que apesar de perceber bem em teoria na pratica sou uma desgraça e não gosto nada :P
 
Por isso mesmo, imagina que tu gostas imenso de programação, mas aprendendo por ti mesmo, fazes as coisas quando queres e o que te apetecer, enquanto que na escola/universidade, fazes o que os prof.'s mandam fazer. E isso também é importante: se gostas de aprender sozinho ou acompanhado.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo