[help]Faculdade/ Cursos

Status
Fechado a novas mensagens.
Tens de dominar matemática e física à largar. Isto porque a informática não é mais que uma bela combinação entre física e matemática.

Não é bem assim, depende das licenciaturas, como é óbvio. Matemática sim, física é algo que não é fundamental, só existe em Engenharia Informática por é requisito para ser Engenharia.

passeI agora po 11


tive 19/20 a Programacao e 17/18 a Matmatica, 19/20 a Aplicacoes Informaticas e 18/19 a Tecnologias Informaticas


mas eu curto bued hardware e electronica, mas se se ganha pouco em hardware o que sera melhor pa mim??


cUMPZ
Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Se é isso que gostas, não te consigo recomendar outra coisa.

HecKel
 
Pois... acho que ficamos mal habituados no curso um pouco porque é tudo muito facil e acabamos por não aproveitar as nossas capacidades ao máximo. eu por exemplo tinha muita gente na minha turma, e vou ter que lhes chamar ignorantes porque no segundo ano do curso de informática e nem trabalhar com um simples antivirus sabem, nem definições basicas de hardware nem nada, chumbara, ou seja de 26 passaram 5(eu incluido) e faltei a +/- metade do primeiro e segundo periodo e mesmo assim tive a média mais alta(é frustrante não ter que fazer o mínimo esforço para tal. competição saudável também e um factor que incentiva)>.> não te podes é deixar ficar preguiçoso, de resto não é muito complicado. até entrares na universidade isto é.

Abraço


Oias. Olha, tens alguma linguagem preferida? (isso das bases é treta, porque tu chegas à universidade e ouves tudo de novo, desde o principio) Só, mais uma coisa. Que idade tens?
:)
 
Não é bem assim, depende das licenciaturas, como é óbvio. Matemática sim, física é algo que não é fundamental, só existe em Engenharia Informática por é requisito para ser Engenharia.


Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Se é isso que gostas, não te consigo recomendar outra coisa.

HecKel

Eu digo física, porque apesar de actualmente não se dar muita fisica nos cursos de informática, a física teve um papel fundamental na invenção do computador. E olha, eu penso que hardware tem muito a haver com fisica (comportamento da corrente em série e paralelo, catalisadiores, resistencias, tu sabes mais disto do que eu certo?)
:007:
 
mj2p, não sei que conhecimentos tens sobre o ensino superior, mas julgo que ainda não entraste para a universidade.

O problema da tua afirmação está mesmo aí, é que Engenharia Informática não tem nada ou quase nada de hardware (claro que em algumas faculdades/politécnicos isso difere um pouco mais), é quase tudo a insidir no Software, seja criação, desenho ou estudo do mesmo.

No caso de EngªElectrotécnica e de Computadores, aí sim, é mais a componente física do computador, e têm ainda algumas cadeiras de física.

No contexto actual, Informática no ensino superior não é computadores e seus periférios, é Software, Sistemas Operativos e Programação.

HecKel
 
Oias. Olha, tens alguma linguagem preferida? (isso das bases é treta, porque tu chegas à universidade e ouves tudo de novo, desde o principio) Só, mais uma coisa. Que idade tens?
:)

Até agora tenho gostado de todas as que aprendi (pasca, VB que é quase igual a pascal) queria aprende linguagens tipo php e java e afins por mim mesmo e inclusivé já pedi aqui no fórum se alguém conhece algum tutorial online grátis para eu poder aprender por mim, mas não obtive resposta. Sou novo, tenho 16 e estou prestes a entrar para o 12º.

mj2p, não sei que conhecimentos tens sobre o ensino superior, mas julgo que ainda não entraste para a universidade.

O problema da tua afirmação está mesmo aí, é que Engenharia Informática não tem nada ou quase nada de hardware (claro que em algumas faculdades/politécnicos isso difere um pouco mais), é quase tudo a insidir no Software, seja criação, desenho ou estudo do mesmo.

No caso de EngªElectrotécnica e de Computadores, aí sim, é mais a componente física do computador, e têm ainda algumas cadeiras de física.

No contexto actual, Informática no ensino superior não é computadores e seus periférios, é Software, Sistemas Operativos e Programação.

HecKel

Yap. para programação física é quase, e saliento, quase desnecessária, apesar de que poderei precisar de alguns conhecimentos caso, sabe-se lá, eu não vá fazer um programa usado por cientistas pesquisadores na área de física:P

Abraço
 
Última edição:
Há 2 caminhos para chegar a Engenheiro de Informática. Um é ir para o curso de Ciências e Tecnologías (após o 9º ano) e outro é ir para o curso tecnológico de informática (também após o 9º ano). Lembrem-se que para passar a Engenheiro de Informática terão de passar dificuldades (e vocês, com a vossa escolha é que escolhem se antes da universidade ou na universidade).

O curso Tecnológico de Informatica é normalmente para alunos menos inteligentes, tem Mat B, dão algumas linguagens de programação e quando acabam o curso, podem trabalhar (pois ficam com carteira profissional) ou podem ir para a universidade (tirar um curso relacionado com informática senão, é suicídio). Mas, quando chegam à universidade, terão que dar "alma e coração" para passar porque, embora já tenham as linguagens de programação, falta-lhes a mat A.

É como o vosso amigo vos diz: "se um atalho fosse realmente o melhor caminho então não se chamava "atalho" mas sim "o caminho"."

Eu também quero ir para Eng. Informática pa area de soft e vou seguir o mesmo caminho que vocês. Pode ser dificil antes da universidade, mas pensem que será o melhor para vocês.

P.S.: Vou este ano para o 9º ano.

eu fui para o curso tecnológico de informática por que gosto de pc. n porque sou pouco inteligente. eu se estudar sou capaz de tirar grandes notas. so que a preguiça !!! mas a partir de agora e para estudar quer eu queira quer nao. porque eu sei que so vou realizar o sonho de estudar noutros paises se estudar
 
eu fui para o curso tecnológico de informática por que gosto de pc. n porque sou pouco inteligente. eu se estudar sou capaz de tirar grandes notas. so que a preguiça !!! mas a partir de agora e para estudar quer eu queira quer nao. porque eu sei que so vou realizar o sonho de estudar noutros paises se estudar

Estar num curso tecnológico de informática não faz de nós burros (apesar de que há muitos que vão para lá na esperança de ter o secundário feito facilmente), mas sim interessados por informática. Eu entrei para o curso por gostar de computadores. mas também gosto de medicina e interrogo-me se não deveria ter seguido isso. Biotecnologia seria deveras interessante. só de pensar que poderiamos um dia desenvolver implantes e amputações mecanico-biolgócias que funcionem por impulsos cerebrais como um membro corporal normal, isso daria-me uma enorme vontade de me levantar todas as manhas e trabalhar até não poder mais. Poder ajudar tanta gente com tal tecnologia era algo que eu desejaria poder fazer. mas podemos ajudar em tudo, as tantas acabarei por tirar os 3 mestrados, ao longo da minha vida. Viver e aprender^^:P(se arranjar tempo livre para tudo isto éXD)

Abraço
 
Não é bem assim, depende das licenciaturas, como é óbvio. Matemática sim, física é algo que não é fundamental, só existe em Engenharia Informática por é requisito para ser Engenharia.

Não é bem assim. Uma coisa é mecânica clássica (forças, aceleração, momentos, etc..) e aí, até certo ponto, podemos concordar. Outra coisa é electromagnetismo e ondas, para não falar em electrónica. Não me parece realista que se deseje que um engenheiro informático não tenha luzes nesses assuntos. É absolutamente essencial.
 
Não é bem assim. Uma coisa é mecânica clássica (forças, aceleração, momentos, etc..) e aí, até certo ponto, podemos concordar. Outra coisa é electromagnetismo e ondas, para não falar em electrónica. Não me parece realista que se deseje que um engenheiro informático não tenha luzes nesses assuntos. É absolutamente essencial.

Não te esqueças que há engenharia de software e engenharia de hardware, que são bastante diferentes.

Abraço
 
[offtopic] eu consigo decorar qualquer coisa muito depressa, dependendo do nivel de interesse..

por exemplo, em quimica quando andava no 8º ano, consegui decorar todos os cento e qualquer coisa simbolos quimicos, e mais alguns isotopos, claro que agora nao me lembro de alguns.. mas decorei aquilo tudo numa questao de minutos

o mesmo para história

todas a disciplinas que exigem raciocinio eu bloqueio

das duas uma:

-- ou sou um génio e sou preguiçoso

-- ou tenho o IQ abaixo de 50 :|
 
quem é que é o sabichão? lol Xmeagol aconselho-te a fazeres o teste de IQ porque isso quase toda a gente faz:P é só para tirares o peso dos ombros.:P

Abraço
 
Pois é... vou este ano po 12º e alem da mat nao sei se fiz bem em escolher fisica porque dizem que é puxado.

Em relaçao ha matematica pega nos livros e começa a estudar.. é o melhor que tens a fazer se queres seguir um curso de engenharia.

cumps

Eu também penso escolher fisica no 12º. Curto bué fisica e por isso estudo-a por prazer:lol:. Quando se gosta é mais fácil.

Vá, cump
 
Não é bem assim. Uma coisa é mecânica clássica (forças, aceleração, momentos, etc..) e aí, até certo ponto, podemos concordar. Outra coisa é electromagnetismo e ondas, para não falar em electrónica. Não me parece realista que se deseje que um engenheiro informático não tenha luzes nesses assuntos. É absolutamente essencial.


Ainda bem que concordas comigo. Eu acho que a física tem um papela importante na informática. Tipo processamento de sinal e penso que até em certos pontos da programação é necessária (sei lá, na criação de um driver para uma gráfica, por exemplo). A propósito, também queres seguir informática como curso superior?

Vá, cump
 
Até agora tenho gostado de todas as que aprendi (pasca, VB que é quase igual a pascal) queria aprende linguagens tipo php e java e afins por mim mesmo e inclusivé já pedi aqui no fórum se alguém conhece algum tutorial online grátis para eu poder aprender por mim, mas não obtive resposta. Sou novo, tenho 16 e estou prestes a entrar para o 12º.



Yap. para programação física é quase, e saliento, quase desnecessária, apesar de que poderei precisar de alguns conhecimentos caso, sabe-se lá, eu não vá fazer um programa usado por cientistas pesquisadores na área de física:P

Abraço

E C++, nada? É a minha preferida pois trabalho com coisas muito profundas de computadores, como memória, alocações, etc mas também posso trabalhar com coisas que eu crie (novos objectos, templates, bibliotecas, etc).

Vá, cump:)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo