[help]Faculdade/ Cursos

Status
Fechado a novas mensagens.
pessoal tou num curso tecnolofico de informatica e este ano passei po 11º será que este curso é bom? so oiço pessoal ha e tal cursos e para burros... mas pelo que vi temos disciplinas de nivel de faculdade...
 
também tirei esse curso, no meu tempo nao havia diferença entre matematica A ou B, pelo que tinha Matematica, fisica, português filosofia.. e essas disciplinas todas, da mesma forma que qualquer outra turma, a unica diferença era as três outras, disciplinas, tinha TLP API TEC...

quanto ao ser bom ou não, pessoalmente foi bom ter estado nesse curso, as cadeiras de informatica, têm uma matéria para meninos, e os professores, regra geral nunca sabiam mais que os alunos.
era a galhofa total, chegavamos aos testes, grandes notas... era quase como aula livre para jogar UT. dias e dias e semanas.. e lá se passaram 3 anos... :)


cumps
 
mas pelo que vi temos disciplinas de nivel de faculdade...

Deves ter deves. :-D

A minha opinião é que é preferivel ir para o agrupamento cientifico, ganhar uma boa preparação em matemática e física e ganhar hábito de trabalho, do que andar 3 anos a brincar aos computadores e a jogar nas aulas. Como já disseram neste tópico, o que se aprende em 3 anos desse curso, aprende-se num mês de faculdade.
 
pessoal tou num curso tecnolofico de informatica e este ano passei po 11º será que este curso é bom? so oiço pessoal ha e tal cursos e para burros... mas pelo que vi temos disciplinas de nivel de faculdade...

Temos sim... mas só para o primeiro mês ou 2 da cadeiraXD O curso não é para burros, porque haveria muita gentinha que entrava lá dentro e dava uma cabeçada na parede nas cadeiras de informática. Eu passei agora para o 12º e de uma turma de 26 passaram.... 5. :lol: Aconselho-te que vás aprendendo Mat A para o exame de acesso ao ensino superior, se quiseres seguir para engenharia informática nem tens muito que te preocupar com a física. Mais com a matemática.

Deves ter deves. :-D

A minha opinião é que é preferivel ir para o agrupamento cientifico, ganhar uma boa preparação em matemática e física e ganhar hábito de trabalho, do que andar 3 anos a brincar aos computadores e a jogar nas aulas. Como já disseram neste tópico, o que se aprende em 3 anos desse curso, aprende-se num mês de faculdade.

Meu amigo eu estou no curso de informática e não se joga nas aulas, faz-se sites, programa-se muito, faz-se trabalhos de desenvolvimento. As únicas disciplinas em que se jogava era o ano passado e era em TIC e TI, mas só porque a matéria já se sabia;)

Abraço
 
Última edição:
The Rieper, eu acredito que tu na tua escola tens professores competentes e que ensinam correctamente, infelizmente nem todas tem essa sorte, pois por estes lados, pratica-se tiros no CS nas aulas de bases....é vida!
 
Meu amigo eu estou no curso de informática e não se joga nas aulas, faz-se sites, programa-se muito, faz-se trabalhos de desenvolvimento. As únicas disciplinas em que se jogava era o ano passado e era em TIC e TI, mas só porque a matéria já se sabia;)

Abraço

Eu falei tendo em conta o que acontece na minha escola, e também o que já li por aqui, mas não quer dizer que aconteça em todas as situações.
Mas estou certo que na maioria dos casos deve ser o CS que impera.
 
Nós e mas bilhar ou sueca ou outros jogos online mas só depois de acabarmos tudo o que temos para fazer, geralmente é fácil, especialmente programar. lol. que dizer.. também há aqueles que se armam em espertos e não fazem mesmo nada mas depois chumbam no fim do ano:P no entanto já antes disse que este curso me fez preguiçoso, mas face a essas espectativas que voces lhe dão, até que se trabalha "bastante"XD

Abraço
 
Por acaso não é raro ver o pessoal a jogar nas longas aulas de Arquitectura de Computadores, Programação Imperativa e afins. Mas também quem faz isto são normalmente os alunos que se estão nas tintas para o curso.

O que raramente se faz é fazer uma lanzinha nas horas de furo e dar uma de Age of Empires II. Mas isto é só quando o rei faz anos pois a malta mal tem tempo para se divertir com tanto relatório semanal e frequências.

Mais vale usar esse tempo livre e trabalhar na biblioteca para depois termos tempo para sair à noite.
 
Eu quero ir para a FEUP, e recomendaram-me a começar a aprender alguma coisa de C++, porque assim entro digamos com mais vantagens, pois eu sou aluno de cientifico, vou agora para o 12º...que opinião têm?
 
Eu quero ir para a FEUP, e recomendaram-me a começar a aprender alguma coisa de C++, porque assim entro digamos com mais vantagens, pois eu sou aluno de cientifico, vou agora para o 12º...que opinião têm?

Olha, eu também quero ir para a FEUP. Passei para o 11.º em ciências e tecnologia. Já há quase um ano que comecei a aprender c++ e acho que já sei umas coisitas (na faço jogos nem nada disso, mas sei que já vou em entarar em vantagem). Olha, acho que fazes muito bem em aprender c++, até porque a primeira cadeira de programação a sério da FEUP é de c++.

Eu aprendi a maior parte das coisas através deste livro:

Programação em C++ Conceitos Básicos e Algoritmos
Autores: Pimenta Rodrigues, Pedro Pereira
Editora: FCA

Mas também há este bom turorial: http://agnor.gamedev-pt.net/

Olha, adiciona-me no messenger para podermos trocar ideias.

Vá, cump:)
 
Por acaso não é raro ver o pessoal a jogar nas longas aulas de Arquitectura de Computadores, Programação Imperativa e afins. Mas também quem faz isto são normalmente os alunos que se estão nas tintas para o curso.

O que raramente se faz é fazer uma lanzinha nas horas de furo e dar uma de Age of Empires II. Mas isto é só quando o rei faz anos pois a malta mal tem tempo para se divertir com tanto relatório semanal e frequências.

Mais vale usar esse tempo livre e trabalhar na biblioteca para depois termos tempo para sair à noite.

Acredito que sim, ensino superior não é nada fácil, ainda para mais cursos de informática. Agora um pequeno aparte. jogas AOEII?

Olha, eu também quero ir para a FEUP. Passei para o 11.º em ciências e tecnologia. Já há quase um ano que comecei a aprender c++ e acho que já sei umas coisitas (na faço jogos nem nada disso, mas sei que já vou em entarar em vantagem). Olha, acho que fazes muito bem em aprender c++, até porque a primeira cadeira de programação a sério da FEUP é de c++.

Eu aprendi a maior parte das coisas através deste livro:



Mas também há este bom turorial: http://agnor.gamedev-pt.net/

Olha, adiciona-me no messenger para podermos trocar ideias.

Vá, cump:)

Eu sou novo no c++ mas visto que sei outras línguas só tenho que me habituar aos comandos do c++. não é díficil. falta-me é lembrar-me de algo para fazer para por em prática o que seiXD Se der para trocarem ideias ou propostas digam-me:P

Abraço
 
sê inteligente, e vem estudar comigo :p afinal somos amigos e eu tenho Mat A.!

a diferença é que eu ja me decidi por engenharia civil, gosto mais de hardware do que software, ate nem acho programação dificil, isto claro relativisando, ou seja pelo o que eu vi do livro do gil e do teu livro aprende se bem.. depois se treina se mais tenho a certeza que tirava grandes notas nisso :D

mas sinceramente não me vejo por de traz de um PC 24/7 a programar..

tenho sempre o forum para ajudar o pessoal :D
 
Matemática A não é dificil.. para teres uma ideia, eu tive um curso tecnico-profissional e tive uma especia de matemática B, isto pq nos cursos profissionais o q dás a matemática é focado para a parte tecnologica do curso.

Eu estudei matemática A e tinha 2 horas de explicação por semana. Isto tudo em 1 mês.. claro q no trabalho ia dando uma vista de olhos.. no exame nacional tive 105 valores..

Numca tinha dado limites da maneira q se dá numa escola normal.. numca toquei em derivadas.. só me diziam q não era necessario para o curso q tava a tirar.. tão pouco ouvi falar do teorema bolzano-cauchy.. etc, etc.. ve lá tu q de tanto envolvimento passei a gostar de matemática..

O segredo é mentalizares-te q se queres tirar o curso q tens em mente, tens q saber matemática e para tal, caso não gostes ou passa por despercebido é começar a pensar no sentido que será uma ferramente ou requisito e o melhor é começar com mais antecedência a estudar e começar a aprender a gostar da matemática.. no final das contas vais ver q sabe bem e parece q torna-se um vicio, isto é no sentido de queres saber o q se vai passar a medida q a conta ou problema vai-se resolvendo. Parece C :D Pessoalmente, é um vicio.. lol

Cumps.
 
Qual é a tua média final? Se for na casa dos 12 ou 13.. aí sim.. é mau. Aí é de referir q tinhas q estudar um pouquinho mais..

Eu por exemplo, nem sequer toquei nas probabilidades... por isso podes ver. Se tivesse mais tempo teria tirado melhor nota.. obviamente.

Cumps.
 
pessoal tou num curso tecnolofico de informatica e este ano passei po 11º será que este curso é bom? so oiço pessoal ha e tal cursos e para burros... mas pelo que vi temos disciplinas de nivel de faculdade...

E proprio segui o curso tecnologico de informatica, e sim...ouvi essa treta durante 3 anos e vais continuar sempre a ouvir. Mas a verdade é que ao seguir esse curso terás muitas mais facilidades de te integrares no mundo da informatica na universidade. Ao inicio, pensei ter deitado tudo a perder, ao ouvir tudo que as pessoas diziam acerca do curso "Ah e tal cientifico/economia...é que é fixe:P", mas agora tenho uma perspectiva completamente diferente! Conheco pessoal que seguiu cientifico por essas mesmas razoes, chegaram a univ e espalharam-se por completo, tiveram que meter explicacoes a quase tudo. Apenas tiveram a disciplina de TIC onde se aprende a mexer no word, excel e assim, entraram num mundo completamente diferente!
E sem falar que agora as univs estao a disponibilizar especificas mais acessiveis para o pessoal do nosso curso!
O meu conselho acho que ja ta dado, segue em frente nesse curso, nao te vais arrpender! Se te arrependeres podes vir atras de mim com um açoite em chamas:004:

Cumps
 
Última edição:
A verdade é esta: Com a reforma do ensino secundário, o curso tecnológico de informática, desceu muito de nível. Eu apanhei o último ano da reforma antiga, e a diferença para esta é um pouco para o gigante.

A matemática, é matemática B e para entrares para a faculdade precisas de matemática A. Não tens Física (como eu tinha obrigatoriamente no 12º), e há faculdades que também pedem Física (FEUP por exemplo).

Hoje em dia, o curso tecnológico de informática, prepara-vos de certa forma para vos lançar logo para o mercado de trabalho como os ditos, técnicos de informática. Não vos prepara nem de perto para uma faculdade.

Obviamente que a nível de disciplinas de programação, e uma ou outra de electrónica, vocês já vão com algumas bases, mas o número de cadeiras dessas por semestre, é no máximo 1, 2, nos primeiros 3 anos.

Não te quero desencorajar, nem de perto. Mas tem noção que para ingressares numa faculdade sem levares uma chapada logo nas primeiras semanas, vais ter que fazer algum trabalho extra em casa. E informa-te sobre os exames.. Matemática B não dá acesso a faculdade nenhuma de informática. A não ser que eu esteja errada.
 
Conheco pessoal que seguiu cientifico por essas mesmas razoes, chegaram a univ e espalharam-se por completo, tiveram que meter explicacoes a quase tudo.

Há explicas de c++? quero uma dessas!
Eu não sou nem contra nem a favor dos cursos de informática. Nunca ouvi a opinião de alguém desse curso.
No entanto também não acredito que quem tenha seguido por essa via para a universidade esteja melhor preparado.

Eu acho que os cursos de informatica são para os mais impacientes que querem pôr a mão na massa o mais cedo possível. E até não deve ser nada mau durante 3 anos! O pior é quando chega a universidade, e os meninos com os olhinhos a brilhar a pensar que uma engenharia informática é só programação, vão ver as disciplinas e aparecem umas duas cadeiras de programação e as outras matemática, FÍSICA, etc.

Só para exemplificar: (LEI --> uminho) (http://pdftohtml.markoer.org/pdf2ht...nho.pt/~jfc/LEI/PlanoDeEstudos.pdf&images=yes)
Álgebra Linear A
Cálculo I
Tópicos de Matemática Discreta
Elementos de Engenharia de Sistemas
Cálculo II
Tópicos de Física Moderna
Lógica
Estatística Aplicada

Só coloquei algumas cadeiras de matematica e física...
 
Última edição:
Só para exemplificar: (LEI --> uminho) (http://pdftohtml.markoer.org/pdf2ht...nho.pt/~jfc/LEI/PlanoDeEstudos.pdf&images=yes)
Álgebra Linear A
Cálculo I
Tópicos de Matemática Discreta
Elementos de Engenharia de Sistemas
Cálculo II
Tópicos de Física Moderna
Lógica
Estatística Aplicada

Só coloquei algumas cadeiras de matematica e física...

Ainda falta Introdução aos Sistemas Dinâmicos (ex-Complementos de Análise Matemática), Métodos Numéricos, Electromagnetismo...e vocês estão com sorte porque no plano antigo ainda havia Física I, Física II e Métodos Estatísticos (para além de Estatística Aplicada). Nem tudo são rosas...
 
primeiro isso de ser preciso Mat A é tanga, muitos do meu curso e eu incluido iniciaremos este ano na universidade e entramos com Matemática B, eis algumas universidades que aceitam mat B (pelo que conheço)

FCT -UNL
FCUL
ISEL
ISCTE
A do minho (não me lembro do nome sry)

como podem comprovar
agora a mat A prepara-te melhor ? sim verdade não nego isso
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo