1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

HELP!!! Gestão de Investimentos em Bolsa em LINUX

Discussão em 'Programação' iniciada por ninita, 3 de Julho de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 1147)

1. ninita

ninita Power Member

Boas

Tenho de fazer um trabalho para a faculdade do qual não percebo nada, nem sequer sei por onde começar, podem-me ajudar?
    O trabalho é o seguinte:
    "Usando a linguagem C e o sistema operativo linux (e as suas system calls) pretende-se desenvolver uma aplicação client/multithreaded server que implemente um serviço, do tipo persistente, de gestão de investimentos em bolsa.
    O acesso ao servidor que fornece o serviço de investimentos bolsistas deverá ser feito através de uma aplicação standalone no cliente que, após autenticação, disponibilizará, entre outras, as seguintes funcionalidades:
    1. Compra e Venda de títulos;
    2. Consulta do portfolio (quantidade, valor investido, valorização, etc);
    3. Ranking (top ten) - exibição da lista dos títulos com maior rentabilidade/maior liquidez;
    4. Logout.
    Para subscrever o serviço, cada utilizador deverá, no acto do registo, indicar um username/password, o seu nome e o seu endereço de e-mail. Toda a informação relativa à carteira de cada investidor deverá ser guardada na memória e no disco do servidor por razões de persistência. O cliente pode, deste modo, fazer logout e mais tarde voltar a utilizar o serviço.
    A cada cliente deverá ser atribuida uma thread, do lado do servidor, para tratamento e resposta aos respectivos pedidos. Por razões de disponibilidade, o servidor deverá impor um limite máximo de ligações em simultâneo, fornacido como parâmetro. Adicionalmente, de um modo regular (por exemplo, semanalmente) deverá ser enviado por e-mail, a cada cliente, a composição e valorização da sua carteira de investimentos.
    Pretende-se igualmente o uso das respectivas e apropriadas makefiles."

Este professor é demais...
    Este projecto é repetido, mas como ainda ninguem o conseguiu fazer ele resolveu repeti-lo....
    Será que me podem ajudar?

Obrigado

2. Conde

Conde Power Member

Bem, nao é um professor la muito simpatico nao. lol mas ajudar por aqui é dificil pois é muita coisa para implementar, muito codigo, etc.. A nao ser que alguem tenha por aí um trabalho parecido.

3. slack_guy

slack_guy Power Member

Quanto é que o prof. paga para fazerem isso?

Não percebo porque é que tem de haver uma aplicação standalone no cliente. Este não pode usar SSH ou Telnet para se ligar ao servidor e à aplicação?

Por outro lado, hoje em dia este tipo de sistemas está a ficar obsoleto: tudo seria mais simples/elegante/rápido com aplicações web.

Anyway, good luck!

Última edição: 4 de Julho de 2007
  4. mad16v

mad16v Power Member

Porque certamente é o projecto da cadeira de Sistemas Operativos..... e o objectivo da cadeira é aprender o funcionamento de Sistemas Multitarefas, bem como programar para esses SO's com recurso a Threads, Processes, Pipes, etc... etc...

Também já passei por isso, mas tive a liberdade de poder escolher a linguagem de programação (C ou Java). E escolhi JAVA por ser muito mais "simpática" para multitarefa.

Boa sorte com esse desafio :-D

5. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Mas o pior é estar a implementar essas maravilhas dos top 10 e etc, que não têm nada a ver com a cadeira e só consomem tempo. Esses profs devem pensar que a cadeira deles é a única do semestre...

6. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Precisas de ajuda propriamente em que parte?
    Se meteres dúvidas concretas talvez seja mais fácil ajudar não?

7. Conde

Conde Power Member

A mim parece-me mais um projecto da cadeira de Sistemas Distribuídos...

8. ninita

ninita Power Member

preciso de ajuda em tudo... nem sei por onde começar a fazer as coisas...

9. slack_guy

slack_guy Power Member

1º Tens bons conhecimentos da linguagem C?
    2º Conheces o Sistema Operativo Linux "(e as suas system calls)"?
    3º Sabes programar para os sistemas onde vai correr a aplicação cliente?
    4º Tens noção do que significa 'gerir investimentos em bolsa'?

Se responderes "Sim" a todas as questões, não vejo onde esteja o problema. Planifica e detalha bem os requisitos de cada etapa e 'prá frente é que é caminho'!

Se responderes "Não" a uma ou mais questões.... bom... então o caminho vai ser longo. É um trabalho que pressupôe o domínio de várias áreas. Se não as conheceres, não há como evitar: tens mesmo de te agarrar aos livros.

Última edição: 4 de Julho de 2007
  10. issues

issues Power Member

Olha podes por começar definir assim:

Necessitas de um servidor e cliente, melhor forma é usares sockets; se não sabes o que é procura na net e para o cliente sempre que necessitares de algo é só enviares o pedido ao servidor, arranjas palavras chave para a cada informação que necessites do servidor para facilitar. Tens que depois trabalhar o servidor para receber o tal número limitado de ligações, com sockets facilmente resolves os teus problemas, depois para:

1. Compra e Venda de títulos;
    2. Consulta do portfolio (quantidade, valor investido, valorização, etc);
    3. Ranking (top ten) - exibição da lista dos títulos com maior rentabilidade/maior liquidez;

vais ter de usar threads, porque isto são acções especificas de cada utilizador.

Acho que aqui já lá vão algumas dicas.

Ninguém aqui te vai fazer este trabalho, mas de certeza irão ajudar-te com as tuas duvidas. A minha opinião pessoal é que este trabalho é facil, mas vais ter de despender muito tempo para ele.

Espero ter-te ajudado

11. lol...

Última edição: 31 de Agosto de 2007

Partilhar esta Página