1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Help I hate maya

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por Quetzal, 19 de Outubro de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 1065)

1. Quetzal

Quetzal Power Member

Boas,

Até há pouco tempo eu usava Lightwave para os meus trabalhos 3d e estava tudo ok, até descobrir que o engenheiros que o tinham feito tinham migrado da newtek para fazer o modo201 agora o modo 301. Experimentei em trial e tenho que dizer que este pareceu-me muito melhor em relação ao lightwave... Só tem um problema: tem perto de 2 meses e parece-me ser muito bom para modelar mas não para animar. Uma coisa boa que tem no entanto é que interage muito facilmente com outros programas 3d (maya, lightwave,cinema4D, Zbrush). Por isso eu pensei em usar o modo301 e Zbrush para fazer a parte da modelação, exportar tudo para o maya e lá tratar de texturing e animation... Só há um problema - não consigo atinar com o maya, é horrível! :-D O texturing faz-se muito melhor em modo ou em lightwave e metade das vezes fico a procura de opções que encontraria no modo facilmente... Só estaria a usar o maya por ser o que a maioria das empresas usam hoje em dia, no entanto já li que o rendering no maya não é nada que se preze...

: Texturas em maya é suposto serem assim tão estranhas? Há vários tipo de materiais, com várias características diferentes (para não começar no~facto de que é só por nodes o que pode ser confuso as vezes) em oposição a surfaces no modo301/lightwave que tem todas os mesmos parametros facilmente reguláveis e costumizáveis...

:Quais são os programas usados aqui pela comunidade para 3d?

2. 3dhouse

3dhouse Power Member

Eu uso 3ds max. Já tentei usar maya mas não consigo entender o workflow daquilo. é um software muito bom e utilizado pelas grandes companhias de efeitos especiais, mas é preciso bater um bocado com a cabeça para o entender.
    Para já fico-me pelo max, é o unico que entendo a fundo, embora já me tenham dito muito bem do Cinema 4d

3. Quetzal

Quetzal Power Member

Pois a única razão pela qual ainda tou a tentar com o maya é mesmo porque dizem-me que é o melhor...

4. Quetzal

Quetzal Power Member

3dmax não é mais orientado para jogos?

5. Romani48

Romani48 Power Member

sinceramente sempre usei o 3Ds.. é onde comecei a aprender, e é onde me safo melhor :D

maya já vi trabalharem, nunca trabalhei.. mas o gajo que vi a mexer naquilo era mais rapido que a maquina (que era uma maquina com quad core (2x dual(, na altura em que os quads ainda nem se pensava no mercado domestico!)

6. Quetzal

Quetzal Power Member

Se calhar vou fico-me pelo Zbrush lightwave e modo301.... (incluo o lightwave porque acho que o modo ainda não implementou particles ou fur)

7. foxymophandlema

foxymophandlema Power Member

isto ja vai tarde...mas...

eu trabalho com 3DS max[​IMG]

No entanto já brinquei com outras aplicações como o c4d, o softimage, blender, mudbox, z-brush e inclusivé o Maya. (por acaso nunca tive oportunidade de trabalhar com o Lightwave nem com o modo. Embora tenha visto em varios sitios que o motor de render que o Lightwave traz é bastante bom.

Do que já li e experimentei, o Maya, em termos de cloth e hair dá um chuto no cu do Max assim como as ferramentas de animação.

Mas desde à anos que leio que as ferramentas de polymodeling do max são um pouco superiores às do Maya. No entanto não sei como está o Maya agora, mas sei que o Max se encostou um pouco à sobra da bananeira...e se formos falar de instabilidade... à que gravar de 2 em dois minutos o nosso trabalho...

Mas o UI do Maya não é pera facil de roer para quem não está habituado a ele. E o menu dos uvws assustou-me a primeira vez que o abri... mas mesml assim acho que o Ui do z-brush é o mais assustador :)

Mas penso que depois de umas boas horas perdidas a tentar perceber o workflow do Maya penso que se torna uma ferramenta bastante poderosa. E penso que é a melhor que ai anda. Eu já ando à anos para passar para o Maya e assim que tiver tempo vou começar aos poucos a fazer a transição, até porque é bastante facil passar modelos do 3ds max para o maya.

8. Satan

Satan Power Member

Bem, eu vou ser honesto, não percebo NADA de modelação 3d mas gostava imenso de aprender, acham possivel aprender seguindo alguns toturiais ou é mesmo necessário tirar algum curso basico primeiro? E já agora qual o melhor programa para iniciantes?Estava a pensar Cinema4d ou Zbrush..?O que me aconselham?

Cumps...:)

9. foxymophandlema

Tutoriais, principlamente, video tutoriais.
    Software para iniciantes é perder tempo.
    Eu prefiro ver o zbrush como um complemento às aplicações 3D "normais".

Videos tutoriais para C4D não conheço... Para outros como 3Ds Max, Maya, XSI há ai ao pontapé!

10. Satan

Satan Power Member

Fico-me então pelo 3Ds max, tambem acredito que depois de conhecer o básico no 3Ds max seja fácil transportar o que sei para outro, tipo c4d...

thanks, cumps...

11. foxymophandlema

MAs qual é a cena de começar numa app a pensar já em passar para outra?.... Isso é perder tempo. Se já tas fisgado com o C4D mais vale ires ja para o C4D. O Rui Mac (user do forum) já o usa à muito tempo e sempre referio que o C4D é muito facil de usar e tem uma curva de aprendizagem pequena. Mas o que fazes num, fazes no outro.

Depois tens o grande, complexo e poderoso Maya e o Xsi. Mas ainda não dei um aolhadela no Max 2009, o qual tenho lido boas criticas. Ainda estou com o 9.

Partilhar esta Página