Help I hate maya

Quetzal

Power Member
Boas,

Até há pouco tempo eu usava Lightwave para os meus trabalhos 3d e estava tudo ok, até descobrir que o engenheiros que o tinham feito tinham migrado da newtek para fazer o modo201 agora o modo 301. Experimentei em trial e tenho que dizer que este pareceu-me muito melhor em relação ao lightwave... Só tem um problema: tem perto de 2 meses e parece-me ser muito bom para modelar mas não para animar. Uma coisa boa que tem no entanto é que interage muito facilmente com outros programas 3d (maya, lightwave,cinema4D, Zbrush). Por isso eu pensei em usar o modo301 e Zbrush para fazer a parte da modelação, exportar tudo para o maya e lá tratar de texturing e animation... Só há um problema - não consigo atinar com o maya, é horrível! :-D O texturing faz-se muito melhor em modo ou em lightwave e metade das vezes fico a procura de opções que encontraria no modo facilmente... Só estaria a usar o maya por ser o que a maioria das empresas usam hoje em dia, no entanto já li que o rendering no maya não é nada que se preze...

: Texturas em maya é suposto serem assim tão estranhas? Há vários tipo de materiais, com várias características diferentes (para não começar no~facto de que é só por nodes o que pode ser confuso as vezes) em oposição a surfaces no modo301/lightwave que tem todas os mesmos parametros facilmente reguláveis e costumizáveis...

:Quais são os programas usados aqui pela comunidade para 3d?
 
Eu uso 3ds max. Já tentei usar maya mas não consigo entender o workflow daquilo. é um software muito bom e utilizado pelas grandes companhias de efeitos especiais, mas é preciso bater um bocado com a cabeça para o entender.
Para já fico-me pelo max, é o unico que entendo a fundo, embora já me tenham dito muito bem do Cinema 4d
 
sinceramente sempre usei o 3Ds.. é onde comecei a aprender, e é onde me safo melhor :D

maya já vi trabalharem, nunca trabalhei.. mas o gajo que vi a mexer naquilo era mais rapido que a maquina (que era uma maquina com quad core (2x dual(, na altura em que os quads ainda nem se pensava no mercado domestico!)
 
Se calhar vou fico-me pelo Zbrush lightwave e modo301.... (incluo o lightwave porque acho que o modo ainda não implementou particles ou fur)
 
isto ja vai tarde...mas...

eu trabalho com 3DS max
165331_1175685298_large.jpg



No entanto já brinquei com outras aplicações como o c4d, o softimage, blender, mudbox, z-brush e inclusivé o Maya. (por acaso nunca tive oportunidade de trabalhar com o Lightwave nem com o modo. Embora tenha visto em varios sitios que o motor de render que o Lightwave traz é bastante bom.

Do que já li e experimentei, o Maya, em termos de cloth e hair dá um chuto no cu do Max assim como as ferramentas de animação.

Mas desde à anos que leio que as ferramentas de polymodeling do max são um pouco superiores às do Maya. No entanto não sei como está o Maya agora, mas sei que o Max se encostou um pouco à sobra da bananeira...e se formos falar de instabilidade... à que gravar de 2 em dois minutos o nosso trabalho...

Mas o UI do Maya não é pera facil de roer para quem não está habituado a ele. E o menu dos uvws assustou-me a primeira vez que o abri... mas mesml assim acho que o Ui do z-brush é o mais assustador :)

Mas penso que depois de umas boas horas perdidas a tentar perceber o workflow do Maya penso que se torna uma ferramenta bastante poderosa. E penso que é a melhor que ai anda. Eu já ando à anos para passar para o Maya e assim que tiver tempo vou começar aos poucos a fazer a transição, até porque é bastante facil passar modelos do 3ds max para o maya.
 
Bem, eu vou ser honesto, não percebo NADA de modelação 3d mas gostava imenso de aprender, acham possivel aprender seguindo alguns toturiais ou é mesmo necessário tirar algum curso basico primeiro? E já agora qual o melhor programa para iniciantes?Estava a pensar Cinema4d ou Zbrush..?O que me aconselham?

Cumps...:)
 
Tutoriais, principlamente, video tutoriais.
Software para iniciantes é perder tempo.
Eu prefiro ver o zbrush como um complemento às aplicações 3D "normais".

Videos tutoriais para C4D não conheço... Para outros como 3Ds Max, Maya, XSI há ai ao pontapé!
 
Fico-me então pelo 3Ds max, tambem acredito que depois de conhecer o básico no 3Ds max seja fácil transportar o que sei para outro, tipo c4d...

thanks, cumps...
 
MAs qual é a cena de começar numa app a pensar já em passar para outra?.... Isso é perder tempo. Se já tas fisgado com o C4D mais vale ires ja para o C4D. O Rui Mac (user do forum) já o usa à muito tempo e sempre referio que o C4D é muito facil de usar e tem uma curva de aprendizagem pequena. Mas o que fazes num, fazes no outro.

Depois tens o grande, complexo e poderoso Maya e o Xsi. Mas ainda não dei um aolhadela no Max 2009, o qual tenho lido boas criticas. Ainda estou com o 9.
 
Back
Topo