[HELP] Lumix FZ18 ou Canon S5 IS ?

BioGTA

Power Member
Caríssimos

Chegou a altura de reformar a minha velhinha Epson P800. Pretendia adquirir uma ultra-zoom. Estou indeciso entre a Canon S5 IS e a Panasonic Lumix FZ18. O meu orçamento máximo são 500 eur.

Podiam-me dar algumas sugestoes?

Obrigado
 
Última edição:
Não sou propriamente o mais entendido para te aconselhar. Mas posso ajudar a baralhar-te adicionando mais algumas recomendações que muitos dos verdadeiros entendidos têm dado noutros tópicos do género, para ires já pesquisando!

Acho que para o teu orçamento e se é mesmo uma super zoom que queres, não terás problemas.

Antes de mais poderás querer procurar, por exemplo, na *****, na ***** e na rebelio por essas duas câmaras a um preço mais baixo que os 500€. Sempre é algum que deixas de parte para algum acessório que queiras adicionar à compra.

Depois, se ainda as conseguires encontrar, olha para as famigeradas Fuji Finepix S6500fd e Fuji Finepix S9600. Dentro ainda do orçamento mais mais cara que as que adiantaste e que eu sugeri, tens Panasonic Lumix DMC-FZ50 que também me parece uma câmara a ter em conta.

Se queres mais zoom que isto, vou já adiantando algum serviço ao pessoal que costuma ajudar nestas questões: O zoom é obtido à custa de alguns compromissos e vais notar o resultado disso na qualidade final das fotos.

Ainda assim, tens a Sony H9 (eu tenho uma e... se optares por esta prepara-te para algumas decepções) com 15X de zoom óptico, ou a H7 com o mesmo alcance e menos mariquices. Tens ainda a Olympus SP-560 e a Fuji Finepix S8000fd, ambas com 18x de zoom óptico.

Entretanto, se quiseres ser melhor orientado (caso não tenhas decidido definitivamente que queres zoom independentemente de tudo o resto) aproveita para ires dizendo para que fins queres utilizar a câmara.
Já agora, vai dando uma vista de olhos pelos outros tópicos. O que não falta por aqui é bons conselhos sobre que câmaras comprar.

Boa pesquisa e aguenta que a cavalaria já chega. ;)
 
Uma ultra-zoom é uma máquina como a FZ18, a S8000fd (e a irmã Olympus), etc.. Máquinas mesmo com muito zoom.
Destas acho que a melhor é a FZ18 por ter a melhor lente.

As Sony são realmente uma decepção. Por mim, nem vale muito a pena tê-las em consideração, a menos que se procure alguma função especifica que só elas tenham.

A Fuji S6500 já não deves arranjar, mas até esse valor encontras a S9600. A Canon S5 IS e Panasonic FZ8 também são boas máquinas. Aqui já vai depender do que queres fazer com ela.
 
Obrigado pelas vossas opiniões. Em relação à máquina, para além da qualidade das fotos, também pretendia fazer vídeos, e não sei se todas podem, por exemplo, permitir zoom no vídeo. Em suma pretendia uma câmara para fotografia selvagem, com zoom, qualidade de imagem e de vídeo!

Penso que decisão final andará entra a Canon S5 e a Lumix FZ18! Alguém já experimentou a Lumix?
 
Última edição pelo moderador:
São ambas muito parecidas.
Compara por ti mesmo e vê o que achas que pesa mais para ti - side by side

A FZ18 começa nos 28mm, ou seja, dá-te mais angular, o que te pode dar jeito para paisagens. Em contrapartida a Canon dá 0cm no macro.
Não é que seja factor decisivo mas a FZ18 dispõe de RAW, embora considere que a Canon estará um passo à frente no processamento de imagem (jpeg).

A Canon dispõe de um shutterspeed mais rápido 1/3200 mas já perde na longa exposição, embora considere que os 15 segundos sejam suficientes.

Uma leva pilhas, outra leva bateria - 550g contra 407g.

Vai depender também do preço a que consegues a máquina, mas no fundo a decisão final é tua. Tens de ver o que é mais importante para ti.

O VénusEngine tem o problema já conhecido de não reter detalhe ao aplicar redução de ruído, embora na versão III tenha melhorado continua lá - o RAW pode ser a solução.
 
Nisso acho que a Canon leva vantagem. Apesar de só filmar em 640 x 480 (a panasonic faz 848 x 480) o resultado visual e sonoro é muito bom. Permite usares o zoom sem que oiças o "zummm"
Sugiro que vejas aqui o modo video.
também penso que a canon seja melhor pra filmar
a fz18 não permite fazer zoom nos vídeos fica fixo quando começas a filmar

BioGTA
tenho uma fz18 se quiseres saber alguma coisa em especifico sobre a mesma posso te ajudar
 
aqui está mais um indeciso acerca da máquina a comprar.

neste momento estou entre a dmc-fz18 e a s9600. consigo-as a praticamente o mesmo preço. já sei que a s9600 será melhor máquina, no entanto é maior e mais pesada. não queria andar com 1 trambolho quando fosse de férias, mas gostava de conseguir tirar umas boas fotos.
será que o peso e tamanho da s9600 compensam?
 
aqui está mais um indeciso acerca da máquina a comprar.

neste momento estou entre a dmc-fz18 e a s9600. consigo-as a praticamente o mesmo preço. já sei que a s9600 será melhor máquina, no entanto é maior e mais pesada. não queria andar com 1 trambolho quando fosse de férias, mas gostava de conseguir tirar umas boas fotos.
será que o peso e tamanho da s9600 compensam?
tens que ter em consideração que a fz18 também não cabe no bolso, mas a s9600 é bem maior.
acho que o melhor era deslocares-te a uma loja onde possas segurar as maquinas mas mãos e comparar. pode ser que não aches a diferença muito grande, ou então ficas mesmo convencido que a s9600 é um "trambolho" :x2:
 
aqui está mais um indeciso acerca da máquina a comprar.

neste momento estou entre a dmc-fz18 e a s9600. consigo-as a praticamente o mesmo preço. já sei que a s9600 será melhor máquina, no entanto é maior e mais pesada. não queria andar com 1 trambolho quando fosse de férias, mas gostava de conseguir tirar umas boas fotos.
será que o peso e tamanho da s9600 compensam?
Acho que quando agarrares a S9600 e sentires aquele punho nunca mais vais querer outra coisa (isto para não falar nos elevados ISOs, etc) :D

Antes prefiro andar com uma máquina pesada mas que se sente na mão e tira fotos magníficas não sendo SLR, do que andar com uma mais leve que não tem este sensor 1/1.6", este dynamic range, nem aquele fabuloso viewfinder electrónico que dá a sensação duma SLR, tal é a nitidez. Mas isto são opiniões pessoais. Eu tenciono levá-la para todo o lado nas férias, aliás, anda sempre comigo para todo o lado que vou :)

EDIT: isto, se até às férias não comprar um "trambolho" com o dobro do peso e tamanho, que é a Fuji S100 fs
 
Última edição:
Para mim é óptimo. Tem estabilização óptica em vídeo. E como a máquina é pesada e grande e agarra bem à mão, não treme mesmo mesmo nada ao contrário das outras. Acho o modo de vídeo muito bom, francamente, e tenho-lhe dado bom uso. Tem substituído a minha máquina de filmar, o que nunca pensei ser possível :002:
 
Última edição:
a fz18 já lhe peguei, tinha uma na *****. a s9600 é que acho que não.
já vi que gostaram do meu adjectivo: "trambolho" hehe, o que eu queria dizer com isto é que me parece que ela é mesmo grande e leva-la de viagem para o estrangeiro para tirar fotos nas férias a praias, paisagens, pessoas etc pode parecer algo incomodativo (vou a Bali, roam-se de inveja :joker:)

daí toda a minha indecisão.

mas então quer dizer que apesar da "idade" da s9600 continua a ser uma óptima máquina em relação às mais actuais? leia-se MELHOR
 
OK, já reparei que a s9600 foi bem construida de raiz o que lhe permite manter o estatuto :) E em relação ao vídeo, não é nada má! Alguém sabe se também faz zoom em vídeo? e já agora, qual a resolução máxima e se tem alguma limitação em termos de duração do vídeo/gigas?
 
Back
Topo