[Help] Máquina para Iniciante Neste Mundo por 100€

virusav

Membro
  1. O QUE: Quero comprar uma boa maquina para iniciado se possível dslr (batam me na cabeça se nao for preciso uma)
  2. POR QUANTO: Máximo 100 euros
  3. PARA FAZER O QUE:
    Retratos, paisagens, longas exposições, etc.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados etc.
  5. COMO ÉS: entusiasta, com muita vontade de aprender mas apenas um iniciante
  6. JÁ TENS: Canon IXUS 175 a dar o berro
  7. COMO É A TUA "REDE": Amigos e familiares com DSLR e compactas
  8. ONDE COMPRAR: Tanto faz, pode ser usada em boas condições
    Loja física ou online.
  9. Vi esta maquina: Reflex Sony a230 com lente 18-55 DT3.5-5.6/18.55 SAM de origem por 100 euros
 
Nao conheço o desempenho da camera, nem do software do telemóvel, mas arrisco-me a dizer que por 100 € não vais ter um salto de qualidade muito significativo numa máquina fotográfica.

O que podes tentar fazer é tentar comprar usada, ou uma compacta avançada ou uma DSLR que tenha modos manuais, para aprenderes a usar os vários parâmetros da máquina e ver se gostas de fotografar dessa forma ou não. Em termos de qualidade, com esse orçamento (possivelmente terás de subir um pouco mais), ficarás muito melhor servido em termos de qualidade com uma DSLR.

Se precisas de uma DSLR? Não, mas se não fizeres um investimento grande é uma excelente forma de começar e perceber que um dia vais querer fazer investimentos maiores.
 
Nao conheço o desempenho da camera, nem do software do telemóvel, mas arrisco-me a dizer que por 100 € não vais ter um salto de qualidade muito significativo numa máquina fotográfica.

O que podes tentar fazer é tentar comprar usada, ou uma compacta avançada ou uma DSLR que tenha modos manuais, para aprenderes a usar os vários parâmetros da máquina e ver se gostas de fotografar dessa forma ou não. Em termos de qualidade, com esse orçamento (possivelmente terás de subir um pouco mais), ficarás muito melhor servido em termos de qualidade com uma DSLR.

Se precisas de uma DSLR? Não, mas se não fizeres um investimento grande é uma excelente forma de começar e perceber que um dia vais querer fazer investimentos maiores.

Era exactamente isso que estava a procura, de uma maquina para começar e para me iniciar nos controlos manuais para ir aprendendo a usar e "abusar" deles e quem sabe se não me desperta ainda mais a curiosidade e faço um investimento maior.
O objectivo seria mesmo então uma DSLR usada em bom estado, em termos de orçamento seria no máximo 150 euros com corpo+lente basica... Tem alguma recomendação? o que procurar e o que evitar ao máximo nas DSLR?
Tenho procurado canon eos 1000d / 550d/600d/650d... o que acha?
 
Procura também do lado da Nikon, que em termos de entrada de gama e exclusivamente para fotografia, costumam ser melhores opções.

Talvez consigas uma D3000 com a lente de kit em Portugal. Se fores ao Ebay, deves conseguir uma D3100 (isto falando de Nikon).
 
Procura também do lado da Nikon, que em termos de entrada de gama e exclusivamente para fotografia, costumam ser melhores opções.

Talvez consigas uma D3000 com a lente de kit em Portugal. Se fores ao Ebay, deves conseguir uma D3100 (isto falando de Nikon).

E já agora, se não for chatear muito, se for uma compra presencial como é que testo a maquina para ter a certeza que tudo esta dentro dos conformes?
Muito obrigado pela ajuda
 
Aí já não te consigo ajudar muito. Se calhar devia ir alguém contigo que tenha uma DSLR da mesma marca, para experimentar a máquina um pouco.

Fotografa um fundo branco (uma folha de papel) e tentar ver com o zoom se há manchas ou pintas na folha. Tira uma foto com a tampa na lente para ficares com um fundo preto e tenta fazer a mesma análise.
Ver o contador de disparos (pesquisa na net para essa máquina qual a expectativa de vida da mesma em termos de disparos)

No Ebay, se comprares a vendedores com feedback 100%, em principio não terás problema, tal como a user aqui do forum com bom feedback (obviamente tens de ler bem as descrições e fazer todas as perguntas pertinentes, eu por vezes vendo coisas com pequenos defeito e refiro esses pequenos defeitos nas descrições).
 
Tens vários caminhos possiveis, e com 150 euros até se compra uma máquina decente. Se achas piada a adaptar lentes manuais antigas (baratas) secalhar ficavas bem servido com uma mirrorless. Tens já alguma escolha nesses preços, tanto Sony como M4/3 e até ficas com capacidade de gravar video. Depois há lentes chinesas baratissimas na net, que são engraçadas de usar (os resultados nem sempre são os melhores, mas isso já é outra história. Se o budget se for manter baixo é uma ideia a considerar.
Se queres mesmo SLR, vai para Canon ou Nikon. Os acessórios são muito mais abundantes e baratos, sendo que a Canon fica à frente neste aspecto. Tens lentes Yongnuo para experimentar primes rápidas a preços muito baixos, e com uns tubos macro vindos da China também podes explorar esse lado da fotografia. Também arranjas Speedlites muito baratos para fazer brincadeiras.
 
Tens vários caminhos possiveis, e com 150 euros até se compra uma máquina decente. Se achas piada a adaptar lentes manuais antigas (baratas) secalhar ficavas bem servido com uma mirrorless. Tens já alguma escolha nesses preços, tanto Sony como M4/3 e até ficas com capacidade de gravar video. Depois há lentes chinesas baratissimas na net, que são engraçadas de usar (os resultados nem sempre são os melhores, mas isso já é outra história. Se o budget se for manter baixo é uma ideia a considerar.
Se queres mesmo SLR, vai para Canon ou Nikon. Os acessórios são muito mais abundantes e baratos, sendo que a Canon fica à frente neste aspecto. Tens lentes Yongnuo para experimentar primes rápidas a preços muito baixos, e com uns tubos macro vindos da China também podes explorar esse lado da fotografia. Também arranjas Speedlites muito baratos para fazer brincadeiras.

Boa noite,
Obrigado pela dica, e quais são as diferenças entre uma dslr e uma mirrorless?
Tem alguns modelos que possa indicar de dslr e mirrorless para pesquisar?
Obrigado
 
SLR é uma máquina que utiliza um espelho para direccionar luz para um viewfinder (visor) óptico. Nas mais recentes podes utilizar live view para ver a imagem no ecrã como estarás habituado no telemóvel ou numa compacta, mas nas mais antigas isso nem é possível.
Uma mirrorless, como o nome indica, não utiliza um espelho. Utilizas o ecrã para compor a fotografia, ou então um visor electrónico. Tens na mesma os controlos manuais de uma SLR e qualidade de imagem semelhante ou equivalente.
Ambas têm vantagens e desvantagens, se soubesse melhor o que pretendias da máquina talvez pudesse ajudar melhor.
Por esse preço sei que arranjas uma Sony NEX 5 com lente de kit.

Quando dizes que tens interesse em aprender, o teu objectivo é utilizar a máquina no modo manual? Já tens algum background em termos settings de fotografia, ou é mesmo tudo novo?
 
SLR é uma máquina que utiliza um espelho para direccionar luz para um viewfinder (visor) óptico. Nas mais recentes podes utilizar live view para ver a imagem no ecrã como estarás habituado no telemóvel ou numa compacta, mas nas mais antigas isso nem é possível.
Uma mirrorless, como o nome indica, não utiliza um espelho. Utilizas o ecrã para compor a fotografia, ou então um visor electrónico. Tens na mesma os controlos manuais de uma SLR e qualidade de imagem semelhante ou equivalente.
Ambas têm vantagens e desvantagens, se soubesse melhor o que pretendias da máquina talvez pudesse ajudar melhor.
Por esse preço sei que arranjas uma Sony NEX 5 com lente de kit.

Quando dizes que tens interesse em aprender, o teu objectivo é utilizar a máquina no modo manual? Já tens algum background em termos settings de fotografia, ou é mesmo tudo novo?

Pretendo, acima de tudo, uma maquina para me introduzir no mundo da fotografia, a nível de controlos manuais é quase como se não soubesse nada apesar de ja ter experimentado alguns controlos e ter tirado algumas fotos.
Seria basicamente uma maquina para aprender, testar e evoluir e para usar com alguma frequência para tirar fotos e colocar nas redes sociais e para fazer da fotografia uma espécie de hobbie: tirar fotos em viagens e passeios estilo street photo e paisagens
 
Última edição:
Back
Topo