Help - OC no meu rig "novo"

Z3D

Power Member
Pessoal,

preciso aqui duma ajuda. Comprei um novo rig às peças (embora algumas sejam em 2ª mão), e gostaria de saber qual a potencialidade de OC que posso obter com estes componentes:

Mobo- P5Q Pro
CPU- E8400
Cooler- Zalman CNPS 8700 NT
RAM- Transcend PC9600 4x1GB
Grafica- HD4870
Fonte- Corsair HX-620W

Já li que este CPU consegue chegar porreiro aos 4 ghz. O meu prob é como tirar o maximo desempenho do CPU/RAM (mantendo o CPU a 4ghz). O que se tem de mexer na BIOS? Têm alguma sugestão, tipo que divisor usar? É que ainda nao sei bem que contas tenho de fazer...
Já agora, quais as temps "normais" e máximas que este CPU pode aguentar?

Outra questão prende-se com a gráfica. Nessa, embora não pretenda fazer OC (para já), já ouvi dizer que aquece bastante. Acham necessário um cooler diferente embora seja para corre em stock speed?

Obrigado a todos!
 
Última edição:
Pessoal,

preciso aqui duma ajuda. Comprei um novo rig às peças (embora algumas sejam em 2ª mão), e gostaria de saber qual a potencialidade de OC que posso obter com estes componentes:

Mobo- P5Q Pro
CPU- E8400
Cooler- Zalman CNPS 8700 NT
RAM- Transcend PC9600 4x1GB
Grafica- HD4870
Fonte- Corsair HX-620W

Já li que este CPU consegue chegar porreiro aos 4 ghz. O meu prob é como tirar o maximo desempenho do CPU/RAM (mantendo o CPU a 4ghz). O que se tem de mexer na BIOS? Têm alguma sugestão, tipo que divisor usar? É que ainda nao sei bem que contas tenho de fazer...
Já agora, quais as temps "normais" e máximas que este CPU pode aguentar?

Outra questão prende-se com a gráfica. Nessa, embora não pretenda fazer OC (para já), já ouvi dizer que aquece bastante. Acham necessário um cooler diferente embora seja para corre em stock speed?

Obrigado a todos!
Boas, em primeiro lugar esse é mesmo um bom sistema, bem tas com a duvidas quanto a relaçao entre memorias e fsb do cpu, fazes assim metes o cpu a 4GHz e usas programas para fazer benchmarks, exemplo disso é o, Everest tem uma opçao para isso e outra é o super pi, depois de teres isso vais fazendo benchmarks e mudando a frequencia das memorias e/ou os timmings, para isso eu uso o programa chamado Memset, e depois de verem até onde elas aguentam e comparas os resultatos obtidos e depois de veres se tem estabilidade e das-lhe
Uma coisa boa para fazeres é nao te esquecer de meter mais voltagem no NB
a grafica depende, como podes ler no posta sobre a mesma no "hardware novidades" esse stock cooler é muito barulhento e depende se queres que a grafica dure muito tempo e/ou fazer overclock, se nao vais fazer overclock e nao tens muito €€ para andar a gastar deixa assim, aumenta a velocidade da fan assegura-te que tens bom airflow podes meter uma fan de 5€ a ajudar a baixar as temps e nao te preocupes em ter temps de 80-90 graus que é """"normal"""( a minha 8800GT sempre a mais de 80ºC quando estou a folda à mais de uma semana")
 
Obrigado!
E relativamente às temps admitidas pelo CPU?
sabes que quanto mais baixo melhor mas a intel diz:
intel disse:
tenta nao passar isso, antes tenta estar sempre mais baixo, podes testar as temps com Prime ou TaT da propria intel.
 
Última edição:
OPa...
Andei a ler artigos na net tipo "OC para dummies", já estou todo baralhado com o raio dos divisores e timings das memorias...

Entao é assim, do que eu entendi o meu E8400 tem multi de 9x. Portanto para conseguir os 4Ghz teria de ser um FSB de 445Mhz ( 4000/9= 445 ). Ok, ate aqui tudo bem.
Mas as rams são de 1200mhz (PC9600) certo? Eu já li algures que as rams correm ao dobro da velocidade do FSB, então em vez de estarem a 1200mhz , estariam a 445*2=890mhz!! 8|

Agora vem a parte complicada que é a dos divisores... que raio de divisor tenho de escolher na mobo??

E ainda por cima li que podemos diminuir o multiplicador do cpu para dar mais FSB. Isso seria solução??!? (nao sei se o CPU aguenta com FSB 600mhz, nao me parece com stock cooling, e se calhar nem com criogenias e o catano).

E depois vem tb os timmings das rams (tras, ras, rastaparta)

Pa, isto é mesmo confuso....

help....
 
OPa...
Andei a ler artigos na net tipo "OC para dummies", já estou todo baralhado com o raio dos divisores e timings das memorias...

Entao é assim, do que eu entendi o meu E8400 tem multi de 9x. Portanto para conseguir os 4Ghz teria de ser um FSB de 445Mhz ( 4000/9= 445 ). Ok, ate aqui tudo bem.
Mas as rams são de 1200mhz (PC9600) certo? Eu já li algures que as rams correm ao dobro da velocidade do FSB, então em vez de estarem a 1200mhz , estariam a 445*2=890mhz!! 8|

Agora vem a parte complicada que é a dos divisores... que raio de divisor tenho de escolher na mobo??

E ainda por cima li que podemos diminuir o multiplicador do cpu para dar mais FSB. Isso seria solução??!? (nao sei se o CPU aguenta com FSB 600mhz, nao me parece com stock cooling, e se calhar nem com criogenias e o catano).

E depois vem tb os timmings das rams (tras, ras, rastaparta)

Pa, isto é mesmo confuso....

help....
Primeiro tenta por os timmings "rastaparta" sempre a 3,5 :002:
Eu já li algures que as rams correm ao dobro da velocidade do FSB, então em vez de estarem a 1200mhz , estariam a 445*2=890mhz!! 8|
é assim ouviste mal as rams funcionam a metade da velocidade que tens ai porque sao double data rate , logo 1200=600 mhz reais , bem deixa estar o multi a 9 porque é mais dificil ter fsb muito elevados visto apareceram as fsb walls.

Quando fazes overlock a frequencia das tuas memorias provavelmente vai aumentar proporcionalmente com o aumento do fsb do cpu (nao significa Mhz por Mhz) a soluçao para isso é relaxar as memorias metedo-as a um divisor maior -embora isso dependa da tua bios a minha tem umas opçoes esquisitas mas a fazer oc eu meto o que dá menos frequencia as memorias- tenta escolher a opçao que deixe as tuas memorias mais perto dos 1200MHz e se isso nao for possivel relaxa as por diminuir os timmings das memorias, ve os timmings que tens default e aumenta apartir daí, um aparte ao fazeres oc nas memorias mete um pouco mais de voltagem, mas nao muito, ve primeiro o caixa/website das memorias para veres as voltagens recomendadas.

QQL duvida diz :wink:
 
Última edição:
é assim n é que eu domine muito de oc uma vez que comecei ha pouco mas podes sempre definir as memorias como unlinked que assim n tens mais problemas com multiplicadores. Sinceramente n sei que pros e contras tens com linked ou unlinked. mas podes sempre tentar definir o multiplicador que te der o valor de fsb das rams o mais proximo possivel do indicado de fabrica.

Mas como tudo no ox é uma questao de ires tentando até crashar
 
é assim n é que eu domine muito de oc uma vez que comecei ha pouco mas podes sempre definir as memorias como unlinked que assim n tens mais problemas com multiplicadores. Sinceramente n sei que pros e contras tens com linked ou unlinked. mas podes sempre tentar definir o multiplicador que te der o valor de fsb das rams o mais proximo possivel do indicado de fabrica.

Mas como tudo no ox é uma questao de ires tentando até crashar

memorias unlinked só em chipsets nvidia
 
Ok, então cá vão fotos.

As primeiras são das configurações da BIOS. Como podem ver coloquei tudo em default (AUTO), portanto sem qq OC.





Aqui vão as temps que o PC me deu no primero post, ou seja mesmo antes de bootar o SO pela 1º vez....



A velocidade da Zalman é, de acordo com as specs, max. 2000rpm, portanto estava a bulir ao máximo mal arranco o PC.

Mais uma configuração da BIOS...


A seguir fotos do PC. Como podem ver tenho a caixa aberta e a Zalman não tem nada a impedir o air flow (curiosamente eu nao sabia, mas ela aspira o ar para o CPU. Pensava que fosse ao contrário...)



Mais um detalhe da colocação do Zalman.



Decidi retirar o zalman e colocar novamente pasta térmica para verificar os resultados...



Aqui está o CPU só com uma ligeira e finissima camada de pasta...



Com a Zalman montada, fiz reboot e fui ver as temps na BIOS...



... aproximadamente a mesma temp que antes

Deixei o windows bootar, corri o Prime95 cerca de 10 min e tirei a screen que se segue.



Reparem nas temps dos cores e, principalmente no CPUID Hardware Monitor CPUTIN (124ºC 8|)

Quando parei o Prime, as temps baixaram para cerca 40ºC no core, mas no CPUTIN mantiveram-se nos 124ºC!!!

O que pensam disto?
 
Tenta manter o CPU abaixo dos 60ºC ;)

Estes cpus toleram na boa até 70ºc. 60ºc faz a defaut a stock cooler ou mais :x

quanto menor melhor, é claro.

Por acaso este e8400 era o meu "animal" e bufava a 60-65ºc na boa.:P

Tal como te disse no MSN, as temps parecem normais face ao que conseguia. (real temp). 30ºc em idle é pouco mais que a temp ambiente nesta época do ano :x

Ainda sobre a massa térmica, recomendo artic silver 5 e convéns espalhar de maneira a cobrir todo o IHS, numa camada bem fina até "desaparecer" a superfície. Deves limpar restos da anterior e podes sempre aplicar no cooler também (coloca 1 pequena gota no centro e espalha com papel para criar uma película que cobre os "microporos").

senão deixa estar assim.

Sobre o overclock, não passe do 1.35 volts! Embora já o tive uns dias a 4 ghz, devido ao calor a apertar e uns crashes, passei a utilizar a 3825 (425 x 9) a 1.3 volts (na bios), embora como tens board diferente, pode variar.
 
Última edição:
Back
Topo