help OC pc novo

boomhs

Power Member
boas, nunca fiz OC e queria fazer no cpu, se me fizessem o obséquio de dizer onde posso ler e aprender os básicos para conseguir agradecia. também ouvi falar de orthos/CPU-Z devo começar por esses programas e se sim por qual? eu vi as stickys mas eram posts de 2004 ;|

se alguém quiser dar dicas ao invés de links agradeço igualmente, config do pc está no profile <- ,comprado verão 2008 e acho que tem potencial para algum OC

thx

EDIT:

boas, fiz isso mesmo aprendi umas coisas e pus o cpu a 3.6(400x9) e a FSB : DRAM ratio a 1:1.

deixaria assim mas um amigo disse-me que quanto menor o multiplicador do cpu e maior o FSB mais rapido ficaria, para eu descobrir o máximo FSB que aguento e depois quem sabe dependendo disso deixar 3.6 com menor multiplicador ou puxar a 4.0. que axam?
 
Última edição:
obrigado isso vai ajudar bastante em breve... mas não entendo muito bem a sequência exacta de programas e as alterações a fazer, algumas partes parecem outra lingua, preciso de aprender alguns básicos primeiro
 
tens um optimo sistema para oc...começa por leres alguns topicos relacionados com oc para teres os conhecimentos basicos.. so depois metes maos á obra.. um pouco de leitura e paciençia vais la chegar...tenta tambem aprender um pouco as definiçoes da tua bios... o cpuz serve para veres os componentes do teu sistema tais como o cpu memorias e board.. o orthos tal como o prime95 tal como o intelburtest sao programas para testar a estabilidade do teu pc depois do oc feito.. ou seja sempre que fazes alguma alteraçao ao teu sistema neste caso oc testas com um desses programas nao esqueçendo um programa para verificar as temperaturas tipo o coretemp ou o real temp...de referir que tambem existem programas para fazer oc via windows, mas o melhor é mesmo fazendo pela bios...


cumps..
 
boas, fiz isso mesmo aprendi umas coisas e pus o cpu a 3.6(400x9) e a FSB : DRAM ratio a 1:1.

deixaria assim mas um amigo disse-me que quanto menor o multiplicador do cpu e maior o FSB mais rapido ficaria, para eu descobrir o máximo FSB que aguento e depois quem sabe dependendo disso deixar 3.6 com menor multiplicador ou puxar a 4.0. que axam?
 
Última edição:
entao mas devo tentar o FSB increase que falei e talz ou deixo assim? cumps

se houver chance de aumentar mesmo performance tou numa de experimentar aguardo conselho
 
Última edição:
Boas!!

O melhor mesmo era ler bastante acerca do assunto através de todas as fontes possíveis, procurar alguém com a mesma configuração que já tenha tentado fazer overclock, etc., mas se quiser atalhar um pouco, por sua conta e risco, pode ir aumentando aos poucos o valor do FSB (atenção à frequência das memórias, já que vai ser alterado ao mesmo tempo que se altera o FSB) e ir testando a estabilidade (Prime95; Intel Burn Test; Orthos; memtest; etc.), tendo sempre em atenção as temperaturas e voltagens.
Enquanto estiver estável, continuar a subir o FSB até o sistema ficar instável. Depois, verificar qual foi o último valor estável e respectivas configurações e voltar a testar. Se for suficiente, chegamos ao fim da nossa história, se quiser mais, vai ter de mexer em voltagens várias, e aí já teremos que ir por tentativas. Para tal, se calhar o melhor era disponibilizar as opções da BIOS existentes na P5E, de forma a tentar arranjarmos uma configuração possível.

Cumprimentos.
 
mas então FSB maior com menor multiplicador será melhor que o contrário? e vale a pena tentar ao invés de deixar com este setup 400x9? se valer mesmo eu tento

cumps e thx
 
Última edição pelo moderador:
mas então FSB maior com menor multiplicador será melhor que o contrário? e vale a pena tentar ao invés de deixar com este setup 400x9? se valer mesmo eu tento

cumps e thx

Boas!!

Quanto maior for o FSB melhor, pois o comportamento do sistema é afectado, mais ou menos, positivamente pelo aumento do FSB.
Para verificar isso é bastante fácil, basta apenas fazer alguns testes de rotina ao seu PC (com o Everest, etc.), utilizando a mesma frequência, mas com combinações de FSB, multiplicador diferentes. Por exemplo, testar o sistema a 3200MHz, a primeira com um FSB de, sensivelmente, 355 e o multiplicador 9 (355x9=3195MHz), e a segunda com um FSB de 400 e o multiplicador 8 (400x8=3200MHz), e verificar, por si próprio, as diferenças. Atenção que a frequência e temporização das memórias também têm influência em alguns dos testes, mas julgo que dá para perceber as implicações do FSB/Multiplicador no comportamento geral de um sistema. No seu caso, experimente as duas hipóteses: 450x8 e 400x9, faça alguns testes diagnóstico, teste a estabilidade do sistema, e veja qual q situação que mais o agrada.
Mas, ao aumentar o FSB, vamos ter de, consoante os casos, aumentar também algumas tensões (não sei se é este o termo correcto, se não for estejam à vontade para corrigir) das diferentes variáveis do sistema, aumentando consequentemente: os consumos energéticos; temperaturas; etc., e é aqui que reside a questão, pois muitas das vezes não compensa (depende do critério de cada um) estar a aumentar consideravelmente as tensões, e tudo o resto que vai atrás, para "só" se ganhar 200MHz (valor indicativo), que no desempenho global vai ter pouca relevância, quando comparado com o aumento de consumos/temperaturas/desgaste/etc. Mas este é um tema controverso.

Para terminar peço desculpa pela dimensão da resposta mas como disse, mais ou menos desta forma, Niels Bohr: "Nunca te expresses de uma forma mais clara do que aquela que és capaz de pensar".
 
Última edição pelo moderador:
Boas!!

Quanto maior for o FSB melhor, pois o comportamento do sistema é afectado, mais ou menos, positivamente pelo aumento do FSB.
Para verificar isso é bastante fácil, basta apenas fazer alguns testes de rotina ao seu PC (com o Everest, etc.), utilizando a mesma frequência, mas com combinações de FSB, multiplicador diferentes. Por exemplo, testar o sistema a 3200MHz, a primeira com um FSB de, sensivelmente, 355 e o multiplicador 9 (355x9=3195MHz), e a segunda com um FSB de 400 e o multiplicador 8 (400x8=3200MHz), e verificar, por si próprio, as diferenças. Atenção que a frequência e temporização das memórias também têm influência em alguns dos testes, mas julgo que dá para perceber as implicações do FSB/Multiplicador no comportamento geral de um sistema. No seu caso, experimente as duas hipóteses: 450x8 e 400x9, faça alguns testes diagnóstico, teste a estabilidade do sistema, e veja qual q situação que mais o agrada.
Mas, ao aumentar o FSB, vamos ter de, consoante os casos, aumentar também algumas tensões (não sei se é este o termo correcto, se não for estejam à vontade para corrigir) das diferentes variáveis do sistema, aumentando consequentemente: os consumos energéticos; temperaturas; etc., e é aqui que reside a questão, pois muitas das vezes não compensa (depende do critério de cada um) estar a aumentar consideravelmente as tensões, e tudo o resto que vai atrás, para "só" se ganhar 200MHz (valor indicativo), que no desempenho global vai ter pouca relevância, quando comparado com o aumento de consumos/temperaturas/desgaste/etc. Mas este é um tema controverso.

Para terminar peço desculpa pela dimensão da resposta mas como disse, mais ou menos desta forma, Niels Bohr: "Nunca te expresses de uma forma mais clara do que aquela que és capaz de pensar".

muito obrigado pela exclarecedora resposta, vou mesmo correr uns testes e ver qual o max FSB que isto aguenta. só gostava de saber voltagens à parte enquanto corro estes testes devo ter memórias em AUTO, ou manter o ratio 1:1?

cumps
 
muito obrigado pela exclarecedora resposta, vou mesmo correr uns testes e ver qual o max FSB que isto aguenta. só gostava de saber voltagens à parte enquanto corro estes testes devo ter memórias em AUTO, ou manter o ratio 1:1?

cumps

O ratio só era importante no tempo dos 462 / 478 / 939..
As boards agora controlam bem esse problema.
 
Configuraste os timmings e a voltagem das memórias?

thx pla resposta, epa tudo o q tava no site das memorias q tinha na BIOS eu experimentei alterar e não ajudou: Latency tava Auto ele mete 5-5-5-18 eu corrigi para 5-5-5-15, DRAM VOLT tava Auto pus 2.1V. mais n sei fazer só se me explicarem
 
Última edição:
Back
Topo