[Help] Portfolio de Design Gráfico

moon_watcher

Power Member
Boas!
Bem, estou agora a fazer o meu portfolio de design e gostava de pedir umas dicas á malta.
Gostava de perguntar aos entendidos na matéria, o que acham do que estou a pensar fazer.
É o seguinte: queria juntar os meus trabalhos da faculdade, os melhores que fiz, mas gostava de dar ao meu portfolio o meu cunho pessoal, ou seja, dar um bocadinho do que sou. Como adoro ilustração, pensei fazer desta maneira que estão nas imagens. Peguei naquela frase do "Se não nascesse, tinha de ser inventado" , pois para mim o design funciona com esta máxima.
Criei assim uma estética meio á la cientista aliando ás minhas ilustrações e assim dou também o meu lado enquanto desenho ilustrado :)
Só tenho medo de ser muito infantil ou pouco levado a sério...sei lá! :s

coisor.jpg


coiso2.jpg


ehms.jpg


Gostava que me dessem a vossa opinião e umas dicas para fazer isto!
ps- ainda não escrevi coisas porque quero a parte gráfica primeiro toda esquematizada!

Obrigada pela ajuda :)

Cumps
 
Última edição:
[offtopic]
Andaste no IADE?
[/offtopic]

Sobre a tua ideia,
Está original e engraçado. E para a tua área é o que se quer, penso eu.
 
[offtopic]
Andaste no IADE?
[/offtopic]

Sobre a tua ideia,
Está original e engraçado. E para a tua área é o que se quer, penso eu.

Yap. Andei no IADE :)
Fiz Design Visual lá:P
Original e engraçado..humm...not bad :D
Queria mesmo dar outra coisa sabes...em vez do: vou espetar pra lá imagens e um design bonitinho -_-
 
Já experimentas-te ver como fica sem a imagem de fundo? A mim é isso que me está a incomodar.
Notei mais na última das 3 pelo facto de estares ao mesmo tempo a mostrar um produto.

Quanto às ilustrações, tenho dúvidas se não se vão destacar mais do que o próprio trabalho que querias mostrar.
 
Olá!

Não sei bem como é em design, mas sei que em arquitectura um portefólio deve ter alguns trabalhos da faculdade (uns 3 ou 4), um currículo, e não muito mais. Nos projectos deves ter o processo que te levou ao resultado final (esboços e isso).
Na minha opinião o design da coisa não deve sobrepor-se à coisa em si. Eu optava por algo muito simples e directo ao assunto, parece-me mais profissional...

Boa sorte para isso!
 
A ideia está boa, mas mudava algumas coisas:

-A tipografia e os quadrados (acho que fogem um bocado ao conceito do layout)
-Os desenhos com um efeito que parecesse que estavam na folha
-Um maior destaque ao trabalho, que no meio do layout fica um pouco perdido.

Quanto ao portfolio, podes por o que achares interessante (trabalhos pessoais inclusivé), eu não sou muito a favor de por o processo criativo, mas pode ser um ponto extra para que quem te vá contratar fique com uma ideia de como trabalhas.
 
Na minha opinião o Portfólio deve espelhar a tua personalidade.
Em termos de execução noto que o lettering e os campos (retangulos) que usaste não tem ligação nenhuma com o ambiente gráfico e a imagem de fundo. Esta imagem mostra como podes usar as sobreposições para criar um ambiente mais interessante. Quanto à informação deves dizer qual o tútulo do trabalho, cliente ou empresa para quem realizaste, a data em que executaste o trabalho, assim como uma memória descritiva do mesmo.
Por último, acho que não deves "espetar" as imagens dos trabalhos directamente nesse fundo. Criava um retangulo de tamanho fixo para todas as páginas onde mostravas os trabalhos. O fundo tem muito destaque em relação às imagens. Nas ilustrações tirava o preenchimento a branco.
 
bem, sinceramente no que toca ao fundo eu até que não desgosto... Mas como já foi referido, a questão dos rectângulos terá que ser melhor estudada..

Os bonecos a mim não me convencem.. No portfólio queres algo que mostre o teu trabalho, não sei até que ponto os bonecos não estarão a mais... quase que a "sujar" a imagem, se é que me fiz entender.
 
Obrigada pelas vossas respostas e sugestões.
Não sei ainda que volta hei-de dar a isso. Vou tentar talvez outra estética. Os bonecos o meu medo seria esse do dar-lhes demasiada importancia, mas já sei como resolver isso ;)
Basta por pequenos apontamentos e esse boneco da pág do curriculum, só iria aparecer ai.
Falei com algumas pessoas dentro do design e não acharam mal eu mostrar esse tipo de ilustrações, pois dizem que a ilustração é uma mais valia que tenho enquanto profissional e também ficaria diferente dos portfolios que se vê por ai. Hoje em dia so vejo pessoal a usar brushes do photoshop e está a andar.
Vou tentar fazer algumas modificações ;)


Obrigada a todos mais uma vez :P
 
olá,

tenho-te a dizer que concordo em absoluto com a opinião do 3dhouse :D

quanto às ilustrações, acho que deves usar, já que é o teu ponto forte (e parece-me realmente que tens muita pinta nessa área).

A minha sugestão é que tentes integrar as ilustrações com os próprios trabalhos que fazem parte do teu portefólio...por exemplo, onde mostras os vinhos, podias usar uma ilustração género um boneco, com um ar concentrado, a desenhar um rótulo...não sei se percebeste a minha ideia...

:001:
 
olá,

tenho-te a dizer que concordo em absoluto com a opinião do 3dhouse :D

quanto às ilustrações, acho que deves usar, já que é o teu ponto forte (e parece-me realmente que tens muita pinta nessa área).

A minha sugestão é que tentes integrar as ilustrações com os próprios trabalhos que fazem parte do teu portefólio...por exemplo, onde mostras os vinhos, podias usar uma ilustração género um boneco, com um ar concentrado, a desenhar um rótulo...não sei se percebeste a minha ideia...

:001:

Sim, sim...estou a perceber-te :)
Por acaso estava a pensar nessa coisa de integrar os trabalhos feitos com as ilustrações que aqui tenho mas penso que vou ver primeiro algumas coisas...nomeadamente tenho de ver como fica com texto e cenas dessas. Já estou a ter umas ideias. Pra semana já tenho ter algo mais concretizado :P

Obrigada pelas dicas ^^
 
Faz um demo reel em video. Portefólio estático desprende muito a atenção

Humm não estou de acordo para trabalhos que nao sejam de media... uma reel é mt fixe para apresentar projectos a clientes, mas na minha opiniao, os designers que vão contractar preferem ver as coisas com calma e não ver print works ou ilustrações a voar. Falo por mim claro está... print em reel na minha opinião é too much eye candy não valorando o conteudo, ainda por cima se nao a pessoa nao domina motion graphics... Já agora, aproveito para dizer que os melhores portfolios que ja vi (nao media) eram fisicos (boas encadernações papeis cores etc) Mas o +rincipal é honrar o conteudo e deixar o eyecandy aparte.
 
Back
Topo