1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

HELP ... Problema com bootloader!!

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por bazarouco, 23 de Fevereiro de 2005. (Respostas: 4; Visualizações: 744)

1. bazarouco

bazarouco Power Member

A dias instalei a distro Mepis num disco diferente da do WinXP. Nao consegui entrar no Mepis, pois dizia que a particao nao existia :x ....
    Disco do WinXP: Maxtor 160GB SATA
    Disco com particao de Linux: IBM 40GB IDE

Eu tenho instalado o Acronis SO Booter, e era dps de escolher nesse bootloader o SO Linux, que por sua vez ia para o Grub e ai qd escolhia o SO Linux (Mepis) entao dava o tal erro que referi em cima.

Fui reiniciar o PC, e agora nao consegue arrancar o booter da Acronis e nao consigo ir para o Windows. Tou a fazer este post apartir do LiveCD do MEpis (spr serviu para alguma coisa...).

O erro e +/- isto:
    "Loading Acronis setup..... Unable do load Acronis, click enter to continue..."

Como e que posso desinstalar o Acronis e ter o Grub como o bootloader primario?? Ou simplesmente nao ter nenhum bootloader, quero e entrar no Windows....

PS: Sorry nao colocar acentos, e que nao mudei ainda o keyboard language

2. PrOdG

PrOdG Power Member

Tenta formatar a MBR com um Recovery CD do Windows (não sei exactamente como se faz, mas há montes de threads neste fórum a falar disso), que consegues entrar pelo menos no Windows. Depois, utilizando o Live-CD do Mepis instala de novo o grub ( grub-install /<particao do mepis> ).
    Vai dando feedback :)

3. bazarouco

bazarouco Power Member

Já resolvi a situação. Usei uma disquete de arranque e dps foi so fazer: fdisk /mbr ... e voilá ja deu para entrar no WinXP.

Agora quanto ao Mepis continua a ser mentira.. Instalei o Grub mas nada acontece, é como se n tivesse bootloader :x .... Uma coisa curiosa que eu reparei, foi que ao instalar o Grub apartir do LiveCD, a barra da instalação só vem até metade, mas dps ele lá diz que foi instalado com sucesso.... Mas n sei se isto tem alguma coisa a ver ou nao...

4. PrOdG

PrOdG Power Member

Hmm não sei se tens de instalar o grub pelo Live-CD ou pela partição onde tens instalado o SO.

Experimenta montar a partição, fazer chroot e só depois fazer grub-install.

5. noup

noup Power Member

Yep, como já disseram aqui atrás, tens que correr o LiveCd, fazer chroot para a tua partição de linux, e depois aí sim correr o grub e configurá.lo.
    Presumo que no manual de instalação dessa distribuição expliquem como instalar o grub, mas caso tal não aconteça, tenta ler aqui algo sobre o grub: http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=1&chap=10#doc_chap2.
    Presta atenção apenas à descrição inicial que fazem, nomeadamente que no grub os números começam com zero, por isso por exemplo, a primeira partição do primeiro disco é (hd0,0). Vê também como alterar o ficheiro grub.conf (é o que contem as labels que aparecem no menu do bootloader) e como correres o grub para o instalares. Eu diria que o mais fácil é instalares o grub no MBR do disco principal de arranque.
    Dava-te instruções mais de acordo com a tua distribuição, mas não estou dentro dessa que estás a usar. :)

Partilhar esta Página