[help] problema com raid!

Tuca

Banido
boas,

é o seguinte,

eu tenho:

P5B
2*80gb hitachi
dvdrw plextor ide

estou a tentar formatar a maquina mas agora queria colocar isto em raid 0...mas nao estou a conseguir!

fui a bios, configurei a bios de forma a ficar compativel com sata, coloquei enable em raid...até aqui tudo bem ...certo ?

a board tem uma ficha preta, propria para raid, ligo lá um disco e o outro deixo-o ligado a uma das fichas vermelhas que a board tem (4 no total)

arranco pelo disco do SO, mando instalar os controladores sata, e depois quando entra no ecra de escolha de discos para formatar, deveria estar lá 160gb, ne ? que os dois disco que vao funcionar como um só ?! (raid), mas só aparece 1 de 80gb!

o que estará a acontecer ..o que preciso fazer para montar isto devidamente em raid ?
alguem com uma configuração igual ou parecida ..que me possa ajudar sff?!

cumprimentos
 
Quando arrancas deves ter uma tecla após o post para entrares na configuração do controlador raid, e ai configuras os dois discos como raid0, não basta dizeres na bios que é raid. (lê no manual da board)
 
A Asus P5B só funciona em Raid ligando um disco na ficha preta de Raid e o outro na saída do painel traseiro. No entanto essa saída traseira não é igual às portas Sata, mas sim uma ligação e-Sata. Traduzindo por miúdos, não dá para fazeres Raid nessa board, a não ser que arranjes um adaptador de e-Sata para Sata normal, e depois passares o cabo para dentro da caixa para ligares ao segundo disco...

Precisas disto
 
Última edição:
no ecra de configuração do raid so aparece um disco!





sim , pelo que pesquisei ..tambem cheguei a essa conclusao, que nao dá para fazer raid ... e se montar o disco dessa forma, nao irei perder rendimento ? ficará 5* a nivel de performance?
valerá a pena ter esse trabalho? que já vi em muitos lados que o raid nao é nada demais ..em relação ao normal, nao se nota muita diferença de velocidade!
 
pois ..na altura nao comprei a deluxe porque achava que nao tinha necessidade ..hoje se calhar tinha-a comprado ..lol..
porque na altura julguei que a p5b normal dava pa raid tambem!

e em relação ao que disse que no meu anterior post ?!

valerá a pena ter esse trabalho e essa despesa ?! ligar o disco ao e-sata?!
 
eu ja tinha em ideia comprar uma drive sata, por isso se calhar seria um motivo para acelarar o processo da sua compra ..

o que quero mesmo saber é: compensa montar o sistema em raid0 com um dos discos ligado ao e-sata ? (a nivel de performance)
se compensar, vou ja a loja buscar o cabo ..senao instalo o SO e tá feito .. continuo com isto no metodo normal
 
Segundo esse site um user tentou usando WD raptors em raid0 e teve problemas acabou por não usar o raid, agora se foi pela rapidez dos raptors ou pelas entradas não serem idênticas não te sei dizer.
 
Back
Topo