1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[help] problema com raid!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Tuca, 31 de Outubro de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 525)

1. Tuca

Tuca Power Member

boas,

é o seguinte,

eu tenho:

P5B
    2*80gb hitachi
    dvdrw plextor ide

estou a tentar formatar a maquina mas agora queria colocar isto em raid 0...mas nao estou a conseguir!

fui a bios, configurei a bios de forma a ficar compativel com sata, coloquei enable em raid...até aqui tudo bem ...certo ?

a board tem uma ficha preta, propria para raid, ligo lá um disco e o outro deixo-o ligado a uma das fichas vermelhas que a board tem (4 no total)

arranco pelo disco do SO, mando instalar os controladores sata, e depois quando entra no ecra de escolha de discos para formatar, deveria estar lá 160gb, ne ? que os dois disco que vao funcionar como um só ?! (raid), mas só aparece 1 de 80gb!

o que estará a acontecer ..o que preciso fazer para montar isto devidamente em raid ?
    alguem com uma configuração igual ou parecida ..que me possa ajudar sff?!

cumprimentos

2. Kamipt

Kamipt Power Member

Quando arrancas deves ter uma tecla após o post para entrares na configuração do controlador raid, e ai configuras os dois discos como raid0, não basta dizeres na bios que é raid. (lê no manual da board)

3. danizito

danizito Power Member

A Asus P5B só funciona em Raid ligando um disco na ficha preta de Raid e o outro na saída do painel traseiro. No entanto essa saída traseira não é igual às portas Sata, mas sim uma ligação e-Sata. Traduzindo por miúdos, não dá para fazeres Raid nessa board, a não ser que arranjes um adaptador de e-Sata para Sata normal, e depois passares o cabo para dentro da caixa para ligares ao segundo disco...

Precisas disto

Última edição: 31 de Outubro de 2007
  4. Tuca

Tuca Power Member

no ecra de configuração do raid so aparece um disco!

sim , pelo que pesquisei ..tambem cheguei a essa conclusao, que nao dá para fazer raid ... e se montar o disco dessa forma, nao irei perder rendimento ? ficará 5* a nivel de performance?
    valerá a pena ter esse trabalho? que já vi em muitos lados que o raid nao é nada demais ..em relação ao normal, nao se nota muita diferença de velocidade!

5. Kamipt

Kamipt Power Member

Pois o Danizito tem razão eu li P5B e vi P5B Deluxe.

Última edição: 31 de Outubro de 2007
  6. Tuca

Tuca Power Member

pois ..na altura nao comprei a deluxe porque achava que nao tinha necessidade ..hoje se calhar tinha-a comprado ..lol..
    porque na altura julguei que a p5b normal dava pa raid tambem!

e em relação ao que disse que no meu anterior post ?!

valerá a pena ter esse trabalho e essa despesa ?! ligar o disco ao e-sata?!

7. Kamipt

Kamipt Power Member

8. Tuca

Tuca Power Member

eu ja tinha em ideia comprar uma drive sata, por isso se calhar seria um motivo para acelarar o processo da sua compra ..

o que quero mesmo saber é: compensa montar o sistema em raid0 com um dos discos ligado ao e-sata ? (a nivel de performance)
    se compensar, vou ja a loja buscar o cabo ..senao instalo o SO e tá feito .. continuo com isto no metodo normal

9. Kamipt

Kamipt Power Member

Segundo esse site um user tentou usando WD raptors em raid0 e teve problemas acabou por não usar o raid, agora se foi pela rapidez dos raptors ou pelas entradas não serem idênticas não te sei dizer.

10. Tuca

Tuca Power Member

pois ..mais vale desistir da ideia do raid ...

tenho masé que trocar de board xD

muito obrigado a todos pela ajuda !!

11. Kamipt

Kamipt Power Member

Se conseguires a Deluxe força tenho uma com raid0 e sem problemas até agora com mais de um ano.

12. Tuca

Tuca Power Member

pois ..ou entao ja tive a pensar e compro uma com X38..e fico ja com a opção de ram a 1333, quadcore etc etc etc

Partilhar esta Página