Help - problemas com disco externo WD

natur19

Power Member
Boas, ontem comprei um disco, wd portable passport 160gb.

Os problemas começaram logo a inicio com o sistema de encaixe, detectava ao pc, fazia o barulho do ter detectado, e do ser desconectado, resolvi o problema ligando com outro cabo o disco.

Formatei-o, até aí tudo bem, passei para lá dados. Quando desligo o pc, o disco continua a funcionar, parecia que estava a arrancar e mexer a cabeça, depois foi abaixo e volta a repetir o mesmo processo, esperei.. pensei: está a arrefecer, está confortar-se para desligar, e por ultimo, está a marar-se.

Liguei o computador, pensando que o pc não o tinha desligado bem, ligo, desligo, e continua a mesma coisa. Desliguei o botão da fonte de alimentação e não quis tocar mais no disco.

Hoje ligo o botão da fonte, o disco continua a fazer o mesmo. Quando ligo o pc, o disco aparece, dá para ler o que passei para lá, no entanto acho bastante estranho o que ele faz depois de desligado o computador.

Só espero com tudo o fiz, de desliga-lo da fonte, não se avarie, nas opções ele está predefinido para ser desligado sem o remover com segurança, suponho que não exista problema.

Sinceramente comprei o disco para ter mais segurança nos dados que o disco que tenho no pc, e já surgiu estes imprevistos.

Se alguém me pudesse ajudar , agradecia.

ninguem? :( obrigado
 
Última edição pelo moderador:
consegues remover o disco no icone da barra de tarefas?
depois de fazer isso(1 ou 2 segundos a seguir) o meu pára de girar, mantendo apenas a luz acesa

como é que "desligas da fonte" um disco externo alimentado por usb?
 
consegues remover o disco no icone da barra de tarefas?
depois de fazer isso(1 ou 2 segundos a seguir) o meu pára de girar, mantendo apenas a luz acesa

como é que "desligas da fonte" um disco externo alimentado por usb?

atraves do remover com segurança, depois de tentar remover duas vezes :lol: ele para, tem a luz acessa mas já não tem o icon. Qual é a razão que manter a luz acessa? e agora como volto a liga-lo ?


Eu pensava que quando o computador se desliga, ele desligasse todos os dispositivos usb, senão temos que estar sempre a remover :S
 
Então a unica solução que resta, e pouco prática, é desliga-lo pelo remover com segurança, e dps é que desligo o pc, certo?

Ontem quando tentei remover com segurança não deu, dizia que estava a ser utilizado .. reniciei, tentei, a mesma mensagem apareceu. Acabei por o desligar pelo usb mesmo. como evitar isto?
ontem comprei uma extensão usb e agora não está a reconhecer o disco :s obrigado
 
Última edição pelo moderador:
Boas...

Isso da fonte continuar a dar energia às portas USB é completamente normal como já disseram acima.

Outra coisa, o "remover com segurança" tem uma utilidade quase nula no que toca a discos rígidos. Isso aplica-se sim às memórias flash (ditas "pens"), que qualquer pico de corrente mínimo pode queimar o chip...e mesmo assim é raro. Agora com os discos rígidos, a probabilidade de isso acontecer deve ser 1 para 1M...e mesmo assim o que iria queimar seria a cache. Peço desculpa a quem isto já aconteceu...MAS É PRECISO TER MUITO AZAR.

Agora sobre a extensão é normal novamente, eu também noto isso em hubs ou em algumas ligações frontais, e deve-se ao facto que os discos foram feitos para trabalhar a 5v mas fixos...agora essas extensões e hubs levam à perda de corrente, fazendo com que o disco nem ligue.
Solução...não estou a ver nenhuma assim prática :(

;)
 
Eu quando desligo o disco pelo usb, ele dá um ' piiii ' parece que morreu :-D Quando onte e ontem deu para desligar pelo remover com segurança ficou desligado, mas depois ontem não deu como já descrevi

Comprei a extensão porque o cabo que o disco trazia.. tem uns miseros.. 20 cms senão tanto :s

Não sei o que fazer :( obrigado .. agora está ali em stand by
 
Tenho um igual mas de 120GB, e ele ficar ligado depois de teres desligado o PC é absolutamente normal se, as USB do PC ainda tiverem a receber energia, o que muitas das vezes acontece, depende das configurações, no meu desktop também acontece isso, já no portátil ele desliga por inteiro quando desligo o portátil.

Não te preocupes com isso, o meu está constantemente ligado e esse "piii" que ouves quando o tiras da USB com o PC ligado é normal, o meu também faz e até hoje sem um único problema, disco de guerra. :-D
 
tenho um disco igualzinho que me dava o mesmo problema, e a minha solução foi ir lá troca-lo, e com o novo não voltou a acontecer, e quanto ao facto de teres comprado uma extenção e não ter dado comigo tambem acontece, o disco "so aceita" o cabo de origem ou um com um comprimento do genero, ou pode ser maior mas com um diâmetro maior.
 
tenho um disco igualzinho que me dava o mesmo problema, e a minha solução foi ir lá troca-lo, e com o novo não voltou a acontecer, e quanto ao facto de teres comprado uma extenção e não ter dado comigo tambem acontece, o disco "so aceita" o cabo de origem ou um com um comprimento do genero, ou pode ser maior mas com um diâmetro maior.

que problema em concreto tinha o teu? não queria ir trocá-lo..:s e então tenho de comprar um cabo maior com a mesma entrada que este do disco tem, certo?
 
Pois...possivelmente resolve
...desde que o cabo seja todo seguido, ou seja, não tenha ligações pelo meio.

E convém claro que o cabo tenha boa qualidade...não é qualquer um tipo "dos chineses".

;)
 
O problema do meu começou com o tal 'pii', quando acontecia ao principio nem ligava, mas em seguida surgiram-me outros problemas tais como, tinha o disco conectado ao pc, estava a trabalhar normalmente e o disco desligava-se sozinho e iniciava novamente sozinho, dava erros de transferência de dados.. O facto de o trocar é chato, mas vale sempre a pena, porque um disco não custa 5e ou 10e :S
quanto ao cabo o problema não está bem na entrada do USB, mas sim na alimentação que é necessaria, ou seja, a saída USB do computador trabalha a 5/6Volts o disco também trabalha a essa voltagem, e ao aumentares o tamanho do cabo, vai fazer com que a voltagem não tenha tanta intensidade para conectar o dispositivo com o computador, essa intensidade é suficiente para ligar a "luz de presença" do disco, mas não é suficiente para que o disco de consiga manter ligado e consiga estabelecer transferência de dados com o computador, pois não existe voltagem suficiente, a solução que arranjei para o meu foi comprar um cabo que continha duas entradas USB que liga nas saídas de USB do Computador, resultou e ainda hoje trabalha.
 
image_HAM00039748_0b.jpg


Isto?

Eu não o posso trocar porque pelo que experimentei ele lÊ os dados, nunca deu erros de transferência, e se os ' piss ' são normais ao desligar :s tenho que argumentar alguma coisa que funcione mal para o poder trocar

Quando o desliguei pela segurança, o disco fez o barulho de desligar, sem pis.. ficando apenas a luz, queria saber é porque ás vezes não o consigo desligar pela segurança nem reniciando, o que me obriga a corta-lo pela 'raiz' ..
 
Última edição:
Sim, foi esse o cabo que me referia, mas tem em atenção em comprar um cabo "bom".

tens razão no aspecto de ele estar a trabalhar correctamente no que toca a não dar erros a transferir dados, podes sempre argumentar que não estas satisfeito com o produto e queres uma troca ou devolução :S

O facto de ele por vezes não para pela segurança já me aconteceu com outros disco que utilizei, mas o facto de reiniciares a maquina e ele mesmo assim dar o erro não estou a perceber, nunca me sucedeu :/

se o disco fosse meu ia trocar o disco, mas isso cabe a ti decidir, se ele não esta a funcionar de uma forma normal e correta como deveria funcionar um disco externo(em relação ao facto de ele dar erros a ejectar).
 
Última edição:
Comprei um sabo USb -> mini usb de 1.8metros, na esperança que desse, e nada :( não encontrei em Y.

Voltei a liga-lo ao primeiro cabo usb que liguei, deve ter uns 1.2 metros, o certo é que com ele o disco liga...

Liguei-o, acedi aos dados, desliguei pelo remover com segurança - fica 5 segundos a funcionar e dps faz o barulho de desligar - perfeito - e pronto. Voltei a ligar e desligar pelo remover com segurança, e deu.

Não entendo é porque daquela vez não ter dado.

Em relaçao ao trocar de disco, acho que é desnecessário, porque como disse, ele funciona..

Agora pergunto se os piss e ele andar a funcionar com barulhos estranhos e a desligar-se , não o estragaram em algo? com coisas novas sou sempre cuidadoso, pelo desclpa pelas perguntas:-D

Em termos do cabo, já resolvi, vou usar este que foi o inicial, está a dar :s só falta remover aquilo de o disco não dar para remover com segurança , mas outro problema se coloca, que é só Ás vezes.. obrigado

Não existe nenhuma opçao na bios ou algum programa milagroso que ao desligar o pc desligue tbm os usbs de modo seguro?

O problema do meu começou com o tal 'pii', quando acontecia ao principio nem ligava, mas em seguida surgiram-me outros problemas tais como, tinha o disco conectado ao pc, estava a trabalhar normalmente e o disco desligava-se sozinho e iniciava novamente sozinho, dava erros de transferência de dados.. O facto de o trocar é chato, mas vale sempre a pena, porque um disco não custa 5e ou 10e :S
quanto ao cabo o problema não está bem na entrada do USB, mas sim na alimentação que é necessaria, ou seja, a saída USB do computador trabalha a 5/6Volts o disco também trabalha a essa voltagem, e ao aumentares o tamanho do cabo, vai fazer com que a voltagem não tenha tanta intensidade para conectar o dispositivo com o computador, essa intensidade é suficiente para ligar a "luz de presença" do disco, mas não é suficiente para que o disco de consiga manter ligado e consiga estabelecer transferência de dados com o computador, pois não existe voltagem suficiente, a solução que arranjei para o meu foi comprar um cabo que continha duas entradas USB que liga nas saídas de USB do Computador, resultou e ainda hoje trabalha.

Notaste logo esses erros no inicio quando o ligaste da primeira vez?
 
Última edição pelo moderador:
Da outra vez pode não ter dado para remover porque podias ter alguma coisa em utilização que estava guardada no disco, por vezes acontece por mera distracção. E quanto aos pii e barulhos, eu penso que não estraga, mas não te dou a certeza absoluta :/
O facto de por vezes não dar para remover também acontece com o meu e com outros que utilizei penso que seja de termos acabado de aceder ao disco e o Windows ainda esteije a "utilizar" o disco, não te sei explicar bem isto , pois não devo de estar a fazer bem entendido :/
Os problemas que tive ao primeiro com o meu não foi logo quando ouvi os pii, mas sim com o tempo, e o técnico da loja informou-me que tinha recebido problemas iguais ao meus .
E quanto ao desligar os USB, não sei se dá para fazer, mas isso não é problema, tenho um computador que quando desligo não passa corrente para os USB e tenho outro que mesmo ao desligar ele continua a passar corrente, depende de pc para pc, acho que não precisas de preocupar com isso, desligas o disco do USB e ele já não fica a receber corrente :S
 
Isso da fonte continuar a dar energia às portas USB é completamente normal como já disseram acima.

Outra coisa, o "remover com segurança" tem uma utilidade quase nula no que toca a discos rígidos. Isso aplica-se sim às memórias flash (ditas "pens"), que qualquer pico de corrente mínimo pode queimar o chip...e mesmo assim é raro. Agora com os discos rígidos, a probabilidade de isso acontecer deve ser 1 para 1M...e mesmo assim o que iria queimar seria a cache. Peço desculpa a quem isto já aconteceu...MAS É PRECISO TER MUITO AZAR.

é normal, dependendo das boards
nesta asus que tenho agora nao encontrei forma de desligar
nalgumas boards dá para ligar/desligar num jumper(5V USB Power ou parecido)

o "remover com segurança" tem bastante utilidade com discos externos
ao remover o disco como deve de ser, ele pára de girar
se tirares o disco sem o "remover com segurança" é quase como retirar a alimentaçao a um qualquer disco interno com o mesmo em funcionamento

o que "mata" realmente os discos sao os ciclos para/arranca, mas quanto mais controlados forem melhor
 
ark15, não consigo ficar bem ao desligar o pc e o disco continuar a arrancar, e depois vai-se abaixo, neste ciclo repetitivo. Percebo isso do remover com segurança e do windows estar a ler os ficheiros do disco, mas eu reniciei :s

Como disse quando o consigo remover com segurança, é um barulho bastante agradável, o disco nota-se que ''fecha'' e desliga bem.

rav3n, é verdade mas o disco está optimizado para o remover com segurança, e li algures que quando está nesse modo, não existe problema de o remover sem segurança pois não há risco de corrumper os dados.

ark15, quanto tempo mais ou menos?

uso este programa para remover , muito bom, experimentem http://www.download.com/USBDeview/3000-2094_4-10614190.html
basta carregar em cima do dispositivo e carregar F9

edit: tentei agora e já não consigo remover com segurança, diz que está a ser utilizado, já fechei todas as pastas do disco :s

Se a opção "Otimizar para remoção rápida" for selecionada você pode remover o dispositivo sem utilizar o ícone "Remover hardware com segurança". Mas em compensação a gravação em cache será desativada, proporcionando uma perda de performance na transferência de arquivos entre seu PC e o seu dispositivo USB.

Agora se a opção "Otimizar para desempenho" for selecionada o Windows utilizará a gravação em cache para maximizar o desempenho do dispositivo na transferência de dados entre seu PC e seu dispositivo USB. Mas em compensação você sempre deverá utilizar o ícone "Remover hardware com segurança", caso não o faça você corre risco de perda de dados e outros problemas.
 
Última edição:
-----

Fez-se luz :lol:

É o anti virus que não o estava a deixar fechar, faz sentido. Está sempre a verificar as pastas para ver se tem virus.

Saquei o unlocker para ver que processos estavam a usar o disco - http://ccollomb.free.fr/unlocker/old/

66747524pd0.jpg


Fechei o antivirus, e consegui remover, liguei o disco outra vez, com o antivirus desligado(depois de ler alguns ficheiros nele) e deu, liguei o antivirus e já não deu. Não sei que faz os outros processos mas deu fechando o anti virus.

Espero que seja util esta informaçao!
 
Back
Topo