1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Help - problemas com disco externo WD

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por natur19, 11 de Março de 2008. (Respostas: 23; Visualizações: 2338)

1. natur19

natur19 Power Member

Boas, ontem comprei um disco, wd portable passport 160gb.

Os problemas começaram logo a inicio com o sistema de encaixe, detectava ao pc, fazia o barulho do ter detectado, e do ser desconectado, resolvi o problema ligando com outro cabo o disco.

Formatei-o, até aí tudo bem, passei para lá dados. Quando desligo o pc, o disco continua a funcionar, parecia que estava a arrancar e mexer a cabeça, depois foi abaixo e volta a repetir o mesmo processo, esperei.. pensei: está a arrefecer, está confortar-se para desligar, e por ultimo, está a marar-se.

Liguei o computador, pensando que o pc não o tinha desligado bem, ligo, desligo, e continua a mesma coisa. Desliguei o botão da fonte de alimentação e não quis tocar mais no disco.

Hoje ligo o botão da fonte, o disco continua a fazer o mesmo. Quando ligo o pc, o disco aparece, dá para ler o que passei para lá, no entanto acho bastante estranho o que ele faz depois de desligado o computador.

Só espero com tudo o fiz, de desliga-lo da fonte, não se avarie, nas opções ele está predefinido para ser desligado sem o remover com segurança, suponho que não exista problema.

Sinceramente comprei o disco para ter mais segurança nos dados que o disco que tenho no pc, e já surgiu estes imprevistos.

Se alguém me pudesse ajudar , agradecia.

ninguem? :( obrigado

Última edição pelo moderador: 15 de Março de 2008
  2. davidjpb

davidjpb Power Member

Na minha opinião, se calhar ia para RMA, mas acho melhor esperar por opiniões de "Pros"

3. rav3n

rav3n Power Member

consegues remover o disco no icone da barra de tarefas?
    depois de fazer isso(1 ou 2 segundos a seguir) o meu pára de girar, mantendo apenas a luz acesa

como é que "desligas da fonte" um disco externo alimentado por usb?

4. natur19

natur19 Power Member

atraves do remover com segurança, depois de tentar remover duas vezes :lol: ele para, tem a luz acessa mas já não tem o icon. Qual é a razão que manter a luz acessa? e agora como volto a liga-lo ?

Eu pensava que quando o computador se desliga, ele desligasse todos os dispositivos usb, senão temos que estar sempre a remover :S

5. rustyballzz

rustyballzz Power Member

se nao desligares a fonte os usbs continuam com energia.
    o meu rato usb fica a piscar a noite toda se nao desligar a fonte lol

cumpz.

6. natur19

natur19 Power Member

Então a unica solução que resta, e pouco prática, é desliga-lo pelo remover com segurança, e dps é que desligo o pc, certo?

Ontem quando tentei remover com segurança não deu, dizia que estava a ser utilizado .. reniciei, tentei, a mesma mensagem apareceu. Acabei por o desligar pelo usb mesmo. como evitar isto?
    ontem comprei uma extensão usb e agora não está a reconhecer o disco :s obrigado

7. Jonybat

Jonybat Folding Member

Boas...

Isso da fonte continuar a dar energia às portas USB é completamente normal como já disseram acima.

Outra coisa, o "remover com segurança" tem uma utilidade quase nula no que toca a discos rígidos. Isso aplica-se sim às memórias flash (ditas "pens"), que qualquer pico de corrente mínimo pode queimar o chip...e mesmo assim é raro. Agora com os discos rígidos, a probabilidade de isso acontecer deve ser 1 para 1M...e mesmo assim o que iria queimar seria a cache. Peço desculpa a quem isto já aconteceu...MAS É PRECISO TER MUITO AZAR.

Agora sobre a extensão é normal novamente, eu também noto isso em hubs ou em algumas ligações frontais, e deve-se ao facto que os discos foram feitos para trabalhar a 5v mas fixos...agora essas extensões e hubs levam à perda de corrente, fazendo com que o disco nem ligue.
    Solução...não estou a ver nenhuma assim prática :(

;)

8. natur19

natur19 Power Member

Eu quando desligo o disco pelo usb, ele dá um ' piiii ' parece que morreu :-D Quando onte e ontem deu para desligar pelo remover com segurança ficou desligado, mas depois ontem não deu como já descrevi

Comprei a extensão porque o cabo que o disco trazia.. tem uns miseros.. 20 cms senão tanto :s

Não sei o que fazer :( obrigado .. agora está ali em stand by

9. reiszink

reiszink Power Member

Tenho um igual mas de 120GB, e ele ficar ligado depois de teres desligado o PC é absolutamente normal se, as USB do PC ainda tiverem a receber energia, o que muitas das vezes acontece, depende das configurações, no meu desktop também acontece isso, já no portátil ele desliga por inteiro quando desligo o portátil.

Não te preocupes com isso, o meu está constantemente ligado e esse "piii" que ouves quando o tiras da USB com o PC ligado é normal, o meu também faz e até hoje sem um único problema, disco de guerra. :-D

10. ark15

ark15 Power Member

tenho um disco igualzinho que me dava o mesmo problema, e a minha solução foi ir lá troca-lo, e com o novo não voltou a acontecer, e quanto ao facto de teres comprado uma extenção e não ter dado comigo tambem acontece, o disco "so aceita" o cabo de origem ou um com um comprimento do genero, ou pode ser maior mas com um diâmetro maior.

11. natur19

natur19 Power Member

que problema em concreto tinha o teu? não queria ir trocá-lo..:s e então tenho de comprar um cabo maior com a mesma entrada que este do disco tem, certo?

12. Jonybat

Jonybat Folding Member

Pois...possivelmente resolve
    ...desde que o cabo seja todo seguido, ou seja, não tenha ligações pelo meio.

E convém claro que o cabo tenha boa qualidade...não é qualquer um tipo "dos chineses".

;)

13. ark15

ark15 Power Member

O problema do meu começou com o tal 'pii', quando acontecia ao principio nem ligava, mas em seguida surgiram-me outros problemas tais como, tinha o disco conectado ao pc, estava a trabalhar normalmente e o disco desligava-se sozinho e iniciava novamente sozinho, dava erros de transferência de dados.. O facto de o trocar é chato, mas vale sempre a pena, porque um disco não custa 5e ou 10e :S
    quanto ao cabo o problema não está bem na entrada do USB, mas sim na alimentação que é necessaria, ou seja, a saída USB do computador trabalha a 5/6Volts o disco também trabalha a essa voltagem, e ao aumentares o tamanho do cabo, vai fazer com que a voltagem não tenha tanta intensidade para conectar o dispositivo com o computador, essa intensidade é suficiente para ligar a "luz de presença" do disco, mas não é suficiente para que o disco de consiga manter ligado e consiga estabelecer transferência de dados com o computador, pois não existe voltagem suficiente, a solução que arranjei para o meu foi comprar um cabo que continha duas entradas USB que liga nas saídas de USB do Computador, resultou e ainda hoje trabalha.

14. natur19

natur19 Power Member

Isto?

Eu não o posso trocar porque pelo que experimentei ele lÊ os dados, nunca deu erros de transferência, e se os ' piss ' são normais ao desligar :s tenho que argumentar alguma coisa que funcione mal para o poder trocar

Quando o desliguei pela segurança, o disco fez o barulho de desligar, sem pis.. ficando apenas a luz, queria saber é porque ás vezes não o consigo desligar pela segurança nem reniciando, o que me obriga a corta-lo pela 'raiz' ..

Última edição: 14 de Março de 2008
  15. ark15

ark15 Power Member

Sim, foi esse o cabo que me referia, mas tem em atenção em comprar um cabo "bom".

tens razão no aspecto de ele estar a trabalhar correctamente no que toca a não dar erros a transferir dados, podes sempre argumentar que não estas satisfeito com o produto e queres uma troca ou devolução :S

O facto de ele por vezes não para pela segurança já me aconteceu com outros disco que utilizei, mas o facto de reiniciares a maquina e ele mesmo assim dar o erro não estou a perceber, nunca me sucedeu :/

se o disco fosse meu ia trocar o disco, mas isso cabe a ti decidir, se ele não esta a funcionar de uma forma normal e correta como deveria funcionar um disco externo(em relação ao facto de ele dar erros a ejectar).

Última edição: 15 de Março de 2008
  16. natur19

natur19 Power Member

Comprei um sabo USb -> mini usb de 1.8metros, na esperança que desse, e nada :( não encontrei em Y.

Voltei a liga-lo ao primeiro cabo usb que liguei, deve ter uns 1.2 metros, o certo é que com ele o disco liga...

Liguei-o, acedi aos dados, desliguei pelo remover com segurança - fica 5 segundos a funcionar e dps faz o barulho de desligar - perfeito - e pronto. Voltei a ligar e desligar pelo remover com segurança, e deu.

Não entendo é porque daquela vez não ter dado.

Em relaçao ao trocar de disco, acho que é desnecessário, porque como disse, ele funciona..

Agora pergunto se os piss e ele andar a funcionar com barulhos estranhos e a desligar-se , não o estragaram em algo? com coisas novas sou sempre cuidadoso, pelo desclpa pelas perguntas:-D

Em termos do cabo, já resolvi, vou usar este que foi o inicial, está a dar :s só falta remover aquilo de o disco não dar para remover com segurança , mas outro problema se coloca, que é só Ás vezes.. obrigado

Não existe nenhuma opçao na bios ou algum programa milagroso que ao desligar o pc desligue tbm os usbs de modo seguro?

Notaste logo esses erros no inicio quando o ligaste da primeira vez?

17. ark15

ark15 Power Member

Da outra vez pode não ter dado para remover porque podias ter alguma coisa em utilização que estava guardada no disco, por vezes acontece por mera distracção. E quanto aos pii e barulhos, eu penso que não estraga, mas não te dou a certeza absoluta :/
    O facto de por vezes não dar para remover também acontece com o meu e com outros que utilizei penso que seja de termos acabado de aceder ao disco e o Windows ainda esteije a "utilizar" o disco, não te sei explicar bem isto , pois não devo de estar a fazer bem entendido :/
    Os problemas que tive ao primeiro com o meu não foi logo quando ouvi os pii, mas sim com o tempo, e o técnico da loja informou-me que tinha recebido problemas iguais ao meus .
    E quanto ao desligar os USB, não sei se dá para fazer, mas isso não é problema, tenho um computador que quando desligo não passa corrente para os USB e tenho outro que mesmo ao desligar ele continua a passar corrente, depende de pc para pc, acho que não precisas de preocupar com isso, desligas o disco do USB e ele já não fica a receber corrente :S

18. rav3n

rav3n Power Member

é normal, dependendo das boards
    nesta asus que tenho agora nao encontrei forma de desligar
    nalgumas boards dá para ligar/desligar num jumper(5V USB Power ou parecido)

o "remover com segurança" tem bastante utilidade com discos externos
    ao remover o disco como deve de ser, ele pára de girar
    se tirares o disco sem o "remover com segurança" é quase como retirar a alimentaçao a um qualquer disco interno com o mesmo em funcionamento

o que "mata" realmente os discos sao os ciclos para/arranca, mas quanto mais controlados forem melhor

19. natur19

natur19 Power Member

ark15, não consigo ficar bem ao desligar o pc e o disco continuar a arrancar, e depois vai-se abaixo, neste ciclo repetitivo. Percebo isso do remover com segurança e do windows estar a ler os ficheiros do disco, mas eu reniciei :s

Como disse quando o consigo remover com segurança, é um barulho bastante agradável, o disco nota-se que ''fecha'' e desliga bem.

rav3n, é verdade mas o disco está optimizado para o remover com segurança, e li algures que quando está nesse modo, não existe problema de o remover sem segurança pois não há risco de corrumper os dados.

ark15, quanto tempo mais ou menos?

uso este programa para remover , muito bom, experimentem http://www.download.com/USBDeview/3000-2094_4-10614190.html
    basta carregar em cima do dispositivo e carregar F9

edit: tentei agora e já não consigo remover com segurança, diz que está a ser utilizado, já fechei todas as pastas do disco :s

Última edição: 15 de Março de 2008
  20. natur19

natur19 Power Member

-----

Fez-se luz :lol:

É o anti virus que não o estava a deixar fechar, faz sentido. Está sempre a verificar as pastas para ver se tem virus.

Saquei o unlocker para ver que processos estavam a usar o disco - http://ccollomb.free.fr/unlocker/old/

Fechei o antivirus, e consegui remover, liguei o disco outra vez, com o antivirus desligado(depois de ler alguns ficheiros nele) e deu, liguei o antivirus e já não deu. Não sei que faz os outros processos mas deu fechando o anti virus.

Espero que seja util esta informaçao!

Partilhar esta Página