HELP! Problemas no acesso partilhado à internet

Tenebrus

Power Member
Aqui vai um apelo aos cromos de networking:

Tenho actualmente um acesso partilhado à internet (netcabo) configurado da seguinte maneira:

Servidor com 2 placas de rede (1 ligada ao modem, outra ligada a um HUB)
O Servidor está a correr windows 2k Server. O acesso à internet está partilhado através de NAT.
Tenho também um serviço da Deerfield (DNS2GO) a correr que permite ter um nome fixo associado ao meu IP (que é dinamico)

Os clientes estão ligados através do HUB, com configuração automática por DHCP.

Funciona tudo às mil maravilhas, excepto no caso de software que efectua ligações directas (como é o caso de por exemplo transferência de ficheiros em ICQ ou o netmeeting). Isto claro pq quando uma ligação é originada por um computador exterior à rede, o NAT ignora, por não saber a que máquina é destinado

Gostaria de ter um acesso total e transparente à internet. O que me ocorre é a seguinte opção:

Poder associar 1 nome a cada uma das máquinas, isto é, se o nome da máquina é por exemplo "servidor.dns2go.com", poder identificar as máquinas individualmente como "comp1.servidor.dns2go.com", "comp2.servidor.dns2go.com", etc.

Obviamente qualquer outra sugestão é bem vinda.

Ainda relativamente à segurança, se toda a rede ficar visivel do exterior, será desejável/necessário correr firewalls em todas as máquinas, ou há alguma hipótese de fazer isto apenas ao nível do servidor?

Finalmente, resta-me confessar que sou um bocado tronco nestas cenas de networking, pelo que necessito de uma ajuda tipo "passo a passo".

Obrigado
 
Atenção que nunca pode ser o exterior a iniciar uma comunicação com algum dos teus PC's dentro da rede...

O proprio NAT impede que isso aconteça
 
Atenção que nunca pode ser o exterior a iniciar uma comunicação com algum dos teus PC's dentro da rede...

Com o NAT só por sim não. Tinha pensado que uma hipótese seria em correr um servidor de DNS no meu computador.

Por outro lado também não me chocava nada desligar o NAT e instalar algum tipo de software (proxy?)
 
Originally posted by Tenebrus


Com o NAT só por si não. Tinha pensado que uma hipótese seria em correr um servidor de DNS no meu computador.

Com o NAT só por si, SIM!
Alías , esse é umas das vantagens do NAT...
O NAT não foi feito para correres servidores por trás dele, que é provavelmente aquilo que tás a tentar fazer ...
 
Back
Topo