1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

HELP - Q6600 ou Q9300?!

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por pascasso, 9 de Julho de 2008. (Respostas: 27; Visualizações: 1600)

1. pascasso

pascasso Power Member

boas,

já vi imensas threads sobre isto mais ainda fiquei mais confuso sobe o assunto. Expliquem-me uma coisa, qual destes processadores (com uma diferença 50€) é o melhor para eu trabalhar com o Vegas? Eu faço muitas edições de vídeo e quero um render mais rápido do que tenho actualmemnte (Pentium 4 3,06Gz HT). Não jogo jogos nenhuns e o que só faço de resto é programar.

Ajudem-me o meu orçamento para uma motherboard, processador e cooler é de 400€.
    Loja > GlobalData
    Actual config a adquirir:

Intel Core 2 Quad q9300/q6600 (??) - 214,30€/151,3€ respectivamente

Asus P5Q-Pro - ---------------------112,30€

Tuniq Tower 120 - ------------------45,30€
    ---------------------------------------------
    TOTAL - ----------------------------371,90€ (com q9300)

Da mother e do cooler não tenho dúvidas mas já agora se quiserem opiniar e dar uma melhor opção dentro do orçamento, força!

Última edição: 9 de Julho de 2008
  2. Imortal

Imortal What is folding?

Q9300 é melhor.

Cumps

3. pascasso

pascasso Power Member

Great! Estou mesmo quase decidido.

Que cooler achas então bom para o meu caso?

4. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

ola

honestamente acho que a diferença de preço os dois não se justifica..iria para o Q6600

Cumps

5. Denimcrazy

Denimcrazy Power Member

é melhor? ok até é minimamente melhor, mas o preço nao compensa! o que compensa nos quad é! o Q6600 ou entao o Q9450 se esculheres as versoes do meio tas a gastar muiot dinheiro para nada!!

Se nao queres ir para um Q9450 fica-te pelo Q6600!

cumps

6. *Diogo*

*Diogo* What is folding?

Eu ia para o Q6600 e fazia OC...
    Gastar mais 60 euros para nada.

7. pascasso

pascasso Power Member

boas,

tive a ver o q9450 custa 270,5€ mais a p5q-pro 112,3€ prefaz 382,8€ o que não passa o meu orçamento disponível. Logo se a BOX se aguenta bem ainda tenho hipotese de poupar para o bom cooler.

Que vos parece?

8. Madcaddie

Staff Member

ola

Se conseguires ir para o Q9450 porreiro..recomendo um cooler..compra a versão tray do processador e compras um cooler à parte

Cumps

9. pascasso

pascasso Power Member

Na loja que eu vou comprar não têm a versão Tray. Só mesmo a box e a diferença de preços também não é muita.

Claro que depois iria comprar um cooler.

10. Madcaddie

Staff Member

11. Madcaddie

Staff Member

ola

Sim esse é bom..eu dei-t o link para veres a tabelas dos coolers em si..n esse especificamente..eu recomendo o thermalright heatsink 120 ou o tuniq tower 120 ou este..por esta ordem

cumps

12. byakya_sama

byakya_sama Power Member

TRUE 120. Até agora é o melhor que há.

Cumps

13. pureluck

pureluck Power Member

Hey malta,

Tou a tentar construir uma máquina, e fiquei com a mesma dúvida. A cena é, o q9300 é tecnologia de 45nm, ao passo que o q6600 é 60nm. Isso não faz do q6600 obsoleto de alguma forma?

No entanto, para ram ddr2, tava a pensar arranjar memórias a 1066mhz, para coincidir com o fsb da mobo e do cpu (neste caso o q6600). O q9300 funciona a 2.5ghz, mas apenas quando está com o fsb a 1333. Para ter as memórias sincronizadas tinha que ter ddr2 a 667 (2:1), ou ddr3 a 1333 (1:1) que é cara como se não houvesse amanhã. Qual CPU é que acaba por compensar mais então?

14. byakya_sama

byakya_sama Power Member

Entre o Q6600 e o Q9300, o Q6600 é preferível. Se queres algo melhor que o Q6600, vai para o Q9450.

O fsb é que importa. Se fizeres OC no Q6600 até 3.6GHz, ficas com o fsb a 400HMz, se tiveres o divisor 1:1 fica a memória a 800HMz.

15. Boas. Eu tenho Um Q6600 a 2.4G com 8 megas de Cache. E tou bem servido dei 180€ a uns meses atras tou contente com ele. Li numa revista k se consegue fazer OC ate 3.6G será aconcelhavel fazer isso não perde velocidade nem rendimento. Como fazer o OC? Tambem é preciso uma boa refrigeração né. Eu tenho um Coolmaster Hyper 48 com uma Fan Dimension de 92x92x25mm , Speed 1.400 a 3.200rpm , 4heat pipes + Cu. Ainda tenho mais duas ventoinhas da Zalman uma a por ar outra a extrair ar... Em termos de memorias ate tou fixe 2x 1G Ram a 800Mhz Dual Channel..

Última edição: 10 de Julho de 2008
  16. pascasso

pascasso Power Member

Explica lá isso melhor. É que eu vou ter memórias de 333Mhz só. Num processador Q9450 vale a pena?

17. pureluck

pureluck Power Member

Ok, mas a cena é:

1. Não me aptece estar a fazer OC por montes de razões. O pc vai estar montes de tempo ligado, e temo que a caixa não seja grande coisa ao nível de refrigeração e airflow, nem a fonte ao nível de estabilidade eléctrica. Embora isso possa ser tratado, não me aptecia muito;
    2. Esta série de CPUs da Intel de 45nm aceitam o set de instrucções e optimizações SSE4.1. Eu uso Gentoo e compilo praticamente tudo o que corro na máquina, o que quer dizer provavelmente teria benefícios em poucos pacotes;
    3. Será bom estar a apostar num CPU com quase 2 anitos?
    4. Em termos de capacidade de fazer upgrade ao sistema, não compensaria entrar no domínio das ddr3, para futura expansibilidade? Se vou fazer um upgrade agora, não queria estar a fazer outro ao nível de board/cpu/mems em simultâneo nos próximos 3-4 anos, a não ser para pôr mais alguma memória, ou trocar de CPU se a oportunidade advir.

Eu sei que o Q9300 para OC é fraco, e que em termos de performance o Q6600 não lhe fica a dever muito. Mas o facto é que estava mais interessado num sistema que funcionasse bem "out of the box", e que funcionasse pelos próximos 4 anitos. Acham que deva esperar que o Q9450 desça um bocado de preço?

18. byakya_sama

byakya_sama Power Member

??? Há DDR2 a 333MHZ? De qualquer maneira, tens o Q9450 a 2600MHZ (2,66GHZ) caso não faças Overclock , não é? O Q9450 tem multiplicador x8, ou seja divides 2600 por 8 e dá-te o FSB (front side bus) = 333 (aproximadamente)

Para calculares a quantos MHZ iriam as memórias correr, fazes FSB x 2 = 333 x 2 = 666MHZ

Neste caso, umas 667MHZ seriam o melhor, caso queiras ter o divisor das memórias a 1:1

Mas podes alterar o divisor para, por exemplo, 5:6 (que daria 800MHZ nas memórias), ou outros valores.

Se puderes esperar, espera, o Q9450 é muito bom. Mas vou-te já avisar, final deste ano, início do próximo virão os novos CPUs da Intel, os Nehalem, e nenhuma board à venda agora é compatível com os mesmos, ou seja, caso queiras ter um, terás de mudar de board (e aí mudavas para DDR3, já mais barata). Por isso fica-te com DDR2 barata e uma P5Q não muito cara, porque gastar muito dinheiro agora não seria muito aconselhável. Se precisares de um CPU bom, o Q9450 é o melhor que há (os outros estão a preços que não compensam de todo). Eu vou comprar um pois preciso do SSE4.
    Em princípio deverão descer assim que chegarem os Q9650.

Se esperares. Caso contrário, o Q6600 é um CPU muito bom. E ao preço a que está, é o Quad-core preço/performance do momento.

Cumps

Partilhar esta Página