Help- sobre Mac OSX

Status
Fechado a novas mensagens.
Bom eu estive pesquisando um pouco sobre os produtos da Apple e fiquei interessado, atualmente sou usuário do Microsoft Windows XP mas gostaria de explorar o sistema Mac OS 10, na minha busca por informações sobre o sistema descobri alguns programas que são muito usados para televisão/produção/broadcast em rede nacional que é a minha finalidade.
Gostaria de saber se é possível instalá-lo em meu sistema, segue as descrições:
Processador Intel Pentium 4 (cn)Northwood 3.00GHz
Placa mãe Abit IS-7
Disco rígido Seagate Serial Ata 7200 rpm 80gb (tenho dúvida sobre isso, não sei se o Mac possui o drive para isso)
Placa de vídeo Geforce MX4000 128mb
Placa de rede 3Com EtherLink XL 10/100
Mais detalhes no CPU-Z:
CPU-Z.jpg

Meu hd é sata, vou ter eu problemas com isso? E mais, ele também está particionado devo eu formatá-lo por todo excluindo qualquer partição existente ou seria possível apenas formatar a parte “C:” do meu disco? Pois sei que no mac usa-se outro sistema de arquivos, segue a imagem de como está:
hds-1.jpg

Desde já agradeço.
Léo.
 
Última edição:
leonardprestes disse:
Bom eu estive pesquisando um pouco sobre os produtos da Apple e fiquei interessado, atualmente sou usuário do Microsoft Windows XP mas gostaria de explorar o sistema Mac OS 10, na minha busca por informações sobre o sistema descobri alguns programas que são muito usados para televisão/produção/broadcast em rede nacional que é a minha finalidade.
Gostaria de saber se é possível instalá-lo em meu sistema, segue as descrições:
Processador Intel Pentium 4 (cn)Northwood 3.00GHz
Placa mãe Abit IS-7
Disco rígido Seagate Serial Ata 7200 rpm 80gb (tenho dúvida sobre isso, não sei se o Mac possui o drive para isso)
Placa de vídeo Geforce MX4000 128mb
Placa de rede 3Com EtherLink XL 10/100
Mais detalhes no CPU-Z:
CPU-Z.jpg

Meu hd é sata, vou ter eu problemas com isso? E mais, ele também está particionado devo eu formatá-lo por todo excluindo qualquer partição existente ou seria possível apenas formatar a parte “C:” do meu disco? Pois sei que no mac usa-se outro sistema de arquivos, segue a imagem de como está:
hds-1.jpg

Também gostaria de saber qual destas imagens é a melhor opção para meu caso:
[]
Edit: Warez.
Desde já agradeço.
Léo.



Er... para realizar uma actividade profissional eu não recomendaria trabalhar com um sistema que para além de não ser oficialmente suportado, é também pirata ;)

O teu processador tem SSE2... para resultados óptimos deveria ter também SSE3. Para além disso, o OS X não suporta tudo o que vem no teu sistema... terás de escavar pela net à procura de drivers universais, que muitas vezes dão chatice.

Resumindo... OS X x86 pirata é bom para brincar, mas não é usável em termos profissionais. Para isso, o melhor será comprares um Mac, fica-te legal e tens bastante suporte. A partir de 1300 euros (não sei quanto é isso em reais) já tens uma boa máquina :)
 
É para uso profissional, mas antes preciso saber como funciona e tudo mais, pesquisei preços do Mac OSX (software) e posso dizer que não achei caro, não é minha intenção permanecer com um sistema pirata, é como tu disse, legal é pra pesquisar brincar etc.
Se existisse ou existir alguma versão experimental ou trial para que eu possa usá-la por um período de testes, também vai servir ao mesmo propósito para qual estou adquirindo o osx ainda que de forma errada.
Quero conhecer o sistema antes.
 
Última edição:
Então à partida não haverá problema nenhum. Talvez haja algumas "nuances" com o controlador SATA, e com a GeForce, mas se é só para testes, deve andar. E para além disso, tens aqui muitos tipos que percebem mais disso que eu (eu ainda só instalei o OS X uma vez, e foi a versão PPC em PearPC... é melhor nem me lembrar :X).

O que eu se calhar queria dizer e não me fiz entender é que se gostares (e tenho a certeza que vais gostar! :)) tens não só de arranjar o OS X, mas também um Mac, já que o primeiro só corre em máquinas especialmente concebidas para tal (o Mac ;)). Felizmente o OS X vem incluido com cada Mac :)
 
leonardprestes,

Não há versão gratuita ou de testes do OSX. O que há é uma versão não suportada pela Apple a ser utilizada por pessoas em computadores nos quais esse software não é suposto correr.

Aliás, que eu saiba a versão intel do OSX nem sequer se encontra à venda nas lojas, ao contrário da versão PPC.

E não, não me parece que seja "legal para brincar etc" usar essa versão não suportada.

PT
 
Demiurgo disse:
Não há versão gratuita ou de testes do OSX. O que há é uma versão não suportada pela Apple a ser utilizada por pessoas em computadores nos quais esse software não é suposto correr.
Logo terei de usar esta mesmo.
Demiurgo disse:
E não, não me parece que seja "legal para brincar etc" usar essa versão não suportada.
Realmente pode não parecer legal para você, mas às vezes o que é errado para alguns é certo para outros, já disse que não vou investir o capital antes de conhecer o produto já que infelizmente não há versões para período de testes como você mesmo disse e eu mesmo já estava a imaginar.
Eu acredito que o importante é não tirar proveito de um produto que foi elaborado e devia ser comprado, muitos produtos de hoje em dia são vendidos com boas demonstrações do que podem fazer independente de ser software, hardware, móveis ou eletro-eletrônicos.
E se voltasse a ler um pouco para trás o que escrevi, eu não precisaria dizer novamente que isto é para conhecer um produto e possivelmente adquiri-lo legalmente após verificar que é algo que sirva para certa finalidade.
Senti que te revoltara um pouco sobre a situação, mas sinto muito se sua maneira de fazer as coisas são diferente, tu deves ter autonomia para comprar coisas de olhos fechados sem saber ao todo para quê elas servem já que pensa dessa maneira.
Devias saber que o consumidor pesquisa antes de comprar, não vim aqui para discutir o que é ou o que não é legal.
Errado devo estar eu em querer saber no que estou a investir o meu dinheiro.
Espero poder ter esclarecido algo que parecia não ter entendido.
 
Última edição:
leonardprestes,

Desconheço quais são os teus conhecimentos de Direito. Pela tua última resposta presumo que não estejas familiarizado com o mesmo.

Realmente pode não parecer legal para você, mas às vezes o que é errado para alguns é certo para outros, já disse que não vou investir o capital antes de conhecer o produto já que infelizmente não há versões para período de testes como você mesmo disse e eu mesmo já estava a imaginar.

Um acto ou é legal ou ilegal à luz de um ordenamento jurídico, independentemente das considerações morais que nos apeteça fazer sobre o mesmo.

Eu gosto de pagar impostos? Não. O dinheiro deles é bem usado? Todos os dias tenho dúvidas. É legal fugir aos impostos? Não.

É este tipo de raciocínio que pareces não compreender.


Eu acredito que o importante é não tirar proveito de um produto que foi elaborado e devia ser comprado, muitos produtos de hoje em dia são vendidos com boas demonstrações do que podem fazer independente de ser software, hardware, móveis ou eletro-eletrônicos.

O que cada um de nós acredita ou deixa de acreditar é irrelevante para efeitos de legalidade. Ou o acto é legal ou ilegal. Simples.

Aliás, temos até cá em Portugal um excelente ditado para lidar com estas matérias: "Ignorância da lei não aproveita a ninguém." É das primeiras coisas que se aprende numa licenciatura em Direito.

A posição da Apple é o "OSX só pode ser utilizado em determinadas máquinas". Aposto que algo semelhante está no EULA (End User License Agreement) que nos é disponibilizado quando instalamos o sistema operativo.

Portanto ao utilizares esse software noutras máquinas estás a violar (pelo menos) o EULA. Como no teu caso nem sequer compraste o software original, pior ainda.

Como deves calcular não vou estar aqui a maçar toda a gente com palavrões jurídicos (explicando o que é o direito de propriedade intelectual e os direitos conexos ou, citando, nomeadamente, quais são as Convenções Internacionais que se aplicam a este caso). Além disso de Direito já me basta aquilo que tenho que fazer no dia-a-dia.

E se voltasse a ler um pouco para trás o que escrevi, eu não precisaria dizer novamente que isto é para conhecer um produto e possivelmente adquiri-lo legalmente após verificar que é algo que sirva para certa finalidade.


Faz como muita gente faz, vai a lojas e experimenta. Pergunta a algum amigo teu que já tenha utilizado ou, simplesmente, frequenta fóruns e questiona quem tem.

[ Senti que te revoltara um pouco sobre a situação, mas sinto muito se sua maneira de fazer as coisas são diferente, tu deves ter autonomia para comprar coisas de olhos fechados sem saber ao todo para quê elas servem já que pensa dessa maneira./QUOTE]

Como acima te expliquei as considerações pessoais sobre esta situação são irrelevantes. Quanto à autonomia acho que não tenho de dar grandes explicações. Sim tenho um Mac mas antes de o comprar fiz o meu trabalho de casa, seguindo, basicamente os conselhos que atrás dei.

E aliás dou-te um outro exemplo. Recentemente comprei um processador pentium m e um adaptador da Asus para ele. São poucas as motherboards (todas da Asus) que o suportam e o modelo que eu queria comprar já havia sido substituído. Achas que comprei o novo modelo sem confirmar se funcionava?

Não. Fui ao fórum da Asus e coloquei a questão no sub-fórum respectivo, onde me responderam que não funcionava.

Ora se tivesse seguido a tua lógica de raciocínio tinha comprado antes e devolvido porque não servia os meus interesses.

Devias saber que o consumidor pesquisa antes de comprar, não vim aqui para discutir o que é ou o que não é legal.

Acho que já está explicado.

Errado devo estar eu em querer saber no que estou a investir o meu dinheiro.

Acho que já está explicado.

PT
 
Você apesar de não saber os meus conhecimentos de direito vou lhe falar, não acho que tenho muito, apenas o básico, coisa que aprendi sosinho como qualquer outro cidadão normal.
"Um acto ou é legal ou ilegal à luz de um ordenamento jurídico"
É este tipo de raciocínio que pareces não compreender.
Não é que não compreenda, eu entendo que não "deveria" haver meio termo entre o que é certo e o que ñ é, isso é bem lógico.
Faz como muita gente faz, vai a lojas e experimenta.
Bom, eu ñ gostaria de dar esta desculpa, mas devo informar que não há uma autorizada da Apple em cada canto do mundo.
Pergunta a algum amigo teu que já tenha utilizado ou, simplesmente, frequenta fóruns e questiona quem tem.
Por incrível que não lhe pareça, aqui estou a fazer isso, mas o que na realidade eu encontrei foi um usuário sedento por uma boa conversa sobre lei, que por sinal desviou-se o verdadeiro sentido do post em questão. Com todo respeito Demiurgo, eu não vim aqui atrás desse tipo de informação, apenas vim aqui atrás de saber se funcionaria ou não.
Quanto ao seu exemplo de processador e placa, certamente seguindo "meu raciocínio" não daria certo, dificilmente encontraria hardwares "trials" se é que tu me entende e eu sei que entende.
Mas nada é tão ruim que não se tire um proveito desta conversa, acredito que eu possa mandar a sugestão à Apple via e-mail para que seja analisado essa questão de software trial.
Não que eu acredite que vão mudar qualquer política que tenham sobre isso mas já é o começo, para agir "mais corretamente" <- HaHa puxa vida, essa tu nunca vai concordar comigo eu sei, mas tudo bem como havia dito já é um bom começo.
Mas foi bom conversar, desculpe se teve alguns erros de digitação, fiz às pressas.
Léo.
 
Última edição:
leonardprestes,

Quote:
Pergunta a algum amigo teu que já tenha utilizado ou, simplesmente, frequenta fóruns e questiona quem tem.
Por incrível que não lhe pareça, aqui estou a fazer isso, mas o que na realidade eu encontrei foi um usuário sedento por uma boa conversa sobre lei, que por sinal desviou-se o verdadeiro sentido do post em questão. Com todo respeito Demiurgo, eu não vim aqui atrás desse tipo de informação, apenas vim aqui atrás de saber se funcionaria ou não.

Acho que não percebeste que não gosto discutir assuntos legais nestes fóruns, assunto que limito ao mínimo nas minhas participações.

Não vieste apenas em busca de como colocar a funcionar o OSX.

Essas perguntas foram-te respondidas, como serão a qualquer utilizador. O que não foi, nem será, respondido é como arranjar ilegalmente esse software e qual a versão adequada.

Daí que tenha editado a parte final do teu primeiro post.

PT
 
Já alguém forneceu aí um link onde puderás explorar e "brincar" com OS X tudo o que tens a "brincar"... Vocês já estão é completamente off topic... Encerrar este tópico não era má ideia.:P
 
Demiurgo disse:
leonardprestes,
Essas perguntas foram-te respondidas, como serão a qualquer utilizador. O que não foi, nem será, respondido é como arranjar ilegalmente esse software e qual a versão adequada.

Daí que tenha editado a parte final do teu primeiro post.

PT

Não preciso que me ajude a conseguir ilegalmente o software, qualquer iniciante tem essa capacidade.
E sim editei o post, mas depois de ver que ele ja tinha sido editado por algun administrador e tinha ficado alguns erros de formatação, apenas corrigi.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo