[Help] Sum Square Difference - Project Euler (6)

Geralt96

Membro
Bom dia. Alguém pode me dá uma ajuda pra desenvolver essa questão, por gentileza?

Aqui está ela: https://projecteuler.net/problem=6

A soma dos quadrados dos primeiros dez números naturais é: 1² + 2² + ... 10² = 385...
O quadrado da soma dos dez primeiros números naturais é: (1+2+ ... 10)² = 55² = 3025...
Portanto, a diferença entre a soma dos quadrados dos primeiros dez números naturais e o quadrado da soma é: 3025 - 385 = 2640.
Encontre a diferença entre a soma dos quadrados dos primeiros cem números naturais e o quadrado da soma.
 
Podes fazer dois ciclos em separado ou tudo apenas num ciclo.

Vamos imaginar que tens a variável "a" para a soma dos quadrados e a variável "b" para o quadrado da soma.

Corres um ciclo desde 1 até 100, com incremento de 1 em 1 (usando a letra "i") em que:
- vais somando à variável "a" a soma dos quadrados (a = a + i^2)
- vais somando à variável "b" o valor do incremento (b = b + i).

No final, já depois do ciclo, obténs o valor do quadrado da soma (b = b^2).

E é só fazer a diferença entre "b" e "a".
 
Podes fazer dois ciclos em separado ou tudo apenas num ciclo.

Vamos imaginar que tens a variável "a" para a soma dos quadrados e a variável "b" para o quadrado da soma.

Corres um ciclo desde 1 até 100, com incremento de 1 em 1 (usando a letra "i") em que:
- vais somando à variável "a" a soma dos quadrados (a = a + i^2)
- vais somando à variável "b" o valor do incremento (b = b + i).

No final, já depois do ciclo, obténs o valor do quadrado da soma (b = b^2).

E é só fazer a diferença entre "b" e "a".
Consegui, amigo.

Código:
soma_quadrado = 0 ;
quadrado_soma = 0 ;

for i = 1:100

    soma_quadrado = soma_quadrado + i^2
    quadrado_soma = quadrado_soma + i
  
end

quadrado_soma = quadrado_soma^2

dif_soma_quadrado = quadrado_soma - soma_quadrado

Ficou assim o código e deu certo com o resultado final. Muito obrigado!
 
Última edição pelo moderador:
Eu testei. Coloquei o for 1:10, e os resultados bateram com o do exemplo inicial. O 385, 3025 e o 2640.

Resultado final com o for 1:100 ficou de 25164150.

Obrigado!
 
boa noite,
tenho um trabalho numa cadeira para fazer em matlab, sei o básico no matlab mas estou com dificuldades a perceber como criar o código para o enunciado dado.
o enunciado é o seguinte:
Considere a seguinte equação diferencial e a condição inicial que a acompanha dy/dt = y + t √ y , y(0) = 2 , 2 ≤ t ≤ 3 .
Sabendo que a formulação do método Euler implícito para resolução numérica da eq. 1 conduz à seguinte equação não linear yi+1 = yi + h (yi+1 + ti+1 √ yi+1) , crie um código MatLab (script e/ou funções-M) que resolva a equação f(yi+1) = 0 pelo método de Newton em cada {ti = 2 + i)^5 | i=0 , com h = 0.2, sabendo que t0 = 2 e y0 = 2. Como estimativa inicial no método de Newton use sempre o valor 2

alguém me pode ajudar?
 
Back
Topo