1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Help!] Trabalho em VB

Discussão em 'Programação' iniciada por NetEnforcer, 11 de Novembro de 2006. (Respostas: 14; Visualizações: 1342)

1. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

Heys! Eu estou na disciplina de aplicações informaticas B e tenho que fazer um programa de VB. A ideia do meu projecto era fazer um software de POS de um café. Ou seja, temos a main window com Bolos, Bebidas, Doces e Snacks. Os menus ligam-se todos, etc...agora há um problema.

A minha ideia, era que, ao carregar num botão, ele fizesse aparecer o valor numa picture box, assim como o nome. Isso ja eu fiz:

Agora, eu queria era criar uma outra picturebox que fosse fazendo a soma toda..ou então, pelo menos, se pudesse carregar num botão e ele fizesse a soma de tudo e apresentasse. Esse é o primeiro problema. O que eu queria era isto:

Lembram-se da suposta soma obtida na janela anterior? Pois bem, que ela fosse transferida para aquela "Label 1" que está ali...porque a ideia era ele ir somando as coisas e depois apresentar ali o "resultado" final. Imaginem que alguem pede 2 pasteis, 1 coca cola e 1 chiclet. Iamos aos diferentes menus...escolhiamos os 2 pasteis...1 coca-cola e 1 chiclet. Naquela label 1 ia sempre aparecer o resultado final. É possivel?

Eu ainda não declarei variaveis nenhumas...foi tudo à base de "Picture1.print "nome da coisa" e "picture.print 2 valor"

Se puderem ajudar...agradecia imenso! =p

2. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

Não percebi muito bem! Tens msn? secalhar é mais facil por lá..é que sou mesmo alto noob!

3. BelzebuVlad

BelzebuVlad Power Member

Desculpem desenterrar esta thread mas preciso dessa tal soma para um trabalho, tipo, eu tenho "x" valores numa base de dados num campo chamada preco e quero que o vb soma o valor de todos os registos desse campo? Alguém me pode ajudar? Obrigado

4. CookiePT

CookiePT Power Member

Então neste caso porque não usas uma sp? (Stored Procedure) e lá dentro fazes a soma e devolve para o VB.

Tambem podes enviar directamente o query para a base dados e ele retorna-te o valor num recordset.

SELECT SUM(PRECO) FROM <tabela>

5. BelzebuVlad

BelzebuVlad Power Member

Danke schon

EDIT: A sintaxe do codigo é assim?! É que está-me a dar erro... =\

Última edição: 17 de Abril de 2007
  6. BelzebuVlad

BelzebuVlad Power Member

Epah...ninguém por aí? Estou a ficar com os coisos entalados... Tenho de entregar isto hoje...

7. MRKawa600

MRKawa600 Power Member

A sintaxe é assim como está descrito anteriormente, mas para mais uma ajuda aqui vai:

select sum(nome_do_campo_com_valores_que_queres_somar) from tabela_onde_esta_o_campo

isto claro partindo do principio que pretende somar todos os valores e não apenas aqueles que obedecem a um determinado critério.

Espero que ajude

8. BelzebuVlad

BelzebuVlad Power Member

Isso eu tinha percebido, só que tipo, dá-me um erro no select, diz k falta o case xD (estupidez) é preciso fazer alguma referência ou assim?

9. MRKawa600

MRKawa600 Power Member

põe ai uma cópia do select que estás a fazer

10. BelzebuVlad

BelzebuVlad Power Member

select sum(preco) from caixa

11. cabiros

cabiros Power Member

Mas já a testas-te na base de dados?? Eu normalmente antes de por a query no compilador, faço sempre primeiro na base de dados só para verificar se ela está a funcionar.

Última edição: 19 de Abril de 2007
  12. MRKawa600

MRKawa600 Power Member

A sugestão do cabiros é muito util e uma boa forma de verificares o problema.

A base de dados está em quê?
    MsAccess? MySQL? SQL Server?

13. BelzebuVlad

BelzebuVlad Power Member

A base de dados está em access... e essa query não me devolve nenhum resultado se for utilizada no access

Última edição: 19 de Abril de 2007
  14. MRKawa600

MRKawa600 Power Member

Constroi a query no query analyser do MSAccess e depois desta devolver os resultados correctos, copia o statement de sql gerado no "query analyser" para o VB, limpando alguns caracteres que o vb não quer (""", ";", etc)

Partilhar esta Página