[Help] Vdroop Mod

dA_PhReAk

Power Member
Vou fazer um vdroop mod à minha p5dw2. Já arranjei o ferro, a solda, o multimetro, só me falta a resistencia, sei que preciso de uma de 30Kohm regulavel, mas como nao percebo nada disto, nao faco ideia qual destas é, já que existem varios tipos diferentes e os valores nem estão em Ohm. Qual destas é a que quero? --> http://www.catalogo.dimofel.pt/catalogue/index.php?action=listFo&catId=164

-Para medir o vcore é apenas encostar o multimetro neste local? é que na foto parece me que la esta alguma coisa soldada

-A resistencia tem 3 pernas, soldo a do meio e uma dos lados, existe alguma ordem especial ou basta a do meio e uma qualquer da dos lados à board?
 
O VoRtAn_MaDgE deve dizer-te qual é o VR :)

Penso que, daquela lista, o que precisas é um potenciómetro.

Para pedir o Vcore basta colocar a ponta de prova nesse pino do MOSFET (onde o fio está soldado) e a outra ponta (preta) num Ground de uma ficha molex.

O VR tem três pernos e pode funcionar de forma a que, ao rodá-lo num sentido, ele diminua ou aumente a resistência. O aumento ou a diminuição são definidos pelos 2 pinos dos 3 que escolheres.
 
O VR tem três pernos e pode funcionar de forma a que, ao rodá-lo num sentido, ele diminua ou aumente a resistência. O aumento ou a diminuição são definidos pelos 2 pinos dos 3 que escolheres.

entao mas o aumento ou diminuicao da resistencia não é por apertar/desapertar um parafuso? como nesta imagem (retirada desta thread)

O que estava a perguntar era: para simplificar vou referir me às 3 pernas da resistencia (ou potenciometro.. :)) como P1 (esq) P2 (centro) P3 (dir), quais destas tenho de soldar, pelo que percebi a do meio e uma das pontas, é indiferente qual?
RESPOSTA A MIM MESMO: pelo que percebi e indiferente usar uma qualquer das pontas, estão la 2 pontas para se quiser dividir a corrente usando assim os 3 pontos.

---

EDIT:

Já tenho o potenciometro, é de 47k e parecido com este e o fio para o ligar a board
potenciometro_mini_5k_10k_50k_100k.jpg


Como regulo isto aos 30kohm antes de ligar a board?

Como eu nao percebo nada de electricidade alguem me explica o que aconteceu ao vcore se a resistencia estiver a 0 e se estiver a 47? (a 0 e como se nao estivesse la? e a 47 baixa o vcore?)
 
Última edição:
Ninguem me sabe mesmo dizer como regular isto?
e qual a diferenca no vcore entre o potenciometro estar a 0 e a 47? (peco desculpa pelas perguntas que devem ser basicas.. mas a verdade e que percebo 0 de electricidade) Só estou mesmo à espera disto para fazer o mod.
 
menos resistência .....mais voltagem

convém com um multímetro verificares para que lado deves rodar antes de ligares a maquina, pois se tiver a zero podes ter uma surpresa desagradável
eu como não tenho grande jeito para soldar ou peço a quem sabe ou compro uma board com voltagens suficientes
 
Vê aqui: http://www.maxwellbohr.com.br/downl... - Aplicacoes e funcionamento de sensores.pdf

Páginas 18-22


Olhando para esse potenciómetro, com as 'pernas' para baixo e o parafuso virado para ti, talvez o melhor seja soldar a perna do meio e a da direita. Assim, com o parafuso rodado ao máximo no sentido anti-horário, terás a resistência máxima (47k) e rodado ao máximo no sentido horário, resistência nula. Se utilizares a perna esquerda em vez da direita, o máximo e o mínimo do valor da resistência trocam, para os mesmos sentidos de rotação do parafuso.

Por isso acho que o melhor (pelo menos era o que faria) deve ser soldar à perna central e à direita. Roda-se o parafuso totalmente no sentido anti-horário para começar na resistência máxima, e ao rodar no sentido horário vai-se diminuindo a resistência.

Os 30kOhms devem ser medidos com um multímetro.

Vê que valores mínimos são usados no potenciómetro. Duvido que 0 seja saudável para o potenciómetro, mboard e/ou CPU.

A 47kOhm deve ser praticamente como se não estivesse lá...mas só sabendo que pontos da mboard são esses (a que se liga o potenciómetro) é que se pode dizer.
 
Boas.

A dimofel por exemplo tem potenciómetros muitissimo mais fiáveis que esses.

A "perna" do meio fica sempre.

Suprimes uma á escolha e depois regulas nos 30kohms a ler com o multimetro

Depois de regulado é so soldar.

Como te disse, practica 1º em hardware avariado ou que tenhas encostadop a um canto e já não uses!

Abraço!
 
@Windwalker: Obrigadissimo, era mesmo isso que precisava de saber.

@Vortan: vou tentar isto primeiro noutro lado qq claro, so nao faco o mod se nao atinar mesmo com isto ;) Foi la que comprei o meu, como nao percebo nada de potenciometros pedi ao empregado um regulavel que desse para 30k (de preferencia de 50k), ele disse que este era o que havia...
 
medido com multimetro a variacao nao e nada comparada com a do Cpu-z (a 1.40v)

Multi:
Idle: 1.43 - 1.45
Load: 1.39- 1.40

Cpu-z:
Idle: 1.360 - 1.432
Load: 1.344 - 1.376
 
Se o teu multímetro tiver escala de 2V, usa-a em vez da de 20V (3 casas decimais em vez de 2) :)

ena:
Idle: 1.431 - 1.433
Load: 1.373 - 1.374

Assim ja da mais vontade de fazer o mod outra vez :D

----

Ja agora para desengordurar antes de soldar alcool e uma escova de dentes e o suficiente? e que comprar um spray de 8€ para usar uma vez ... :/
 
Última edição:
Acho que esse ponto de medida não é 'afectado' pelo Vdrop, mede apenas a tensão que se tenta aplicar sempre ao CPU.

Estás a medir onde? Num MOSFET?
 
Não? entao dp ia medir aqui com o multimetro depois do mod feito para que?

P5WD2_Vcore_Measure.jpg

Os numeros dos mosfets nao sao iguais (nao sei se era suposto ou nao... ja que a minha é P5wd2 "vanilla" e nao a premium ou -e, mas o sitio e exatamente igual)
 
Última edição:
ena:
Idle: 1.431 - 1.433
Load: 1.373 - 1.374

Assim ja da mais vontade de fazer o mod outra vez :D

----

Ja agora para desengordurar antes de soldar alcool e uma escova de dentes e o suficiente? e que comprar um spray de 8€ para usar uma vez ... :/
Se a tua Board o tiver:
Podes desligar o Spread Spectrum,ligar o Load Line Calibration e assim notas melhorias...
Uma coisa importante também,é utilizar a BIOS certa,podem reduzir o Vdroop.
CUmps
 
Back
Topo