help!!!!!

jfrc

Membro
Boas pessoal!!!! primeiro de tudo quero agradecer a este pessoal aqui do fórum pois a maior parte das duvidas que tenho, aqui parece sempre haver esclarecimento!!

sou totalmente amador no que respeita à fotografia mas já algum tempo que este assunto me tem vindo a interessar e tenho estado a ler tudo o que encontro sobre o assunto!! a minha duvida é a seguinte devo começar por uma bridge ou fazer já o salto para dslr? Estou apenas a por isto porque pelo preço a que está a d40, torço um pouco o nariz a dar quase o preço dela por uma bridge (estive a ver a Nikon Coolpix P80 ou a finepix s8000 fd) e depois arrepender-me de não ter comprado a d40, pois seguramente a camera será para uns bons anos!! e ja agora em termos de compras online como se processa a garantia (nomeadamente na *****)? será seguro fazer a compra de uma maquina online visto o valor mais baixo ou nao compensará? obrigado
 
Bem, a S8000fd custa quase metade da Nikon D40. Mas respondendo à tua dúvida...

Se estás a começar, não acho uma SLR muito boa ideia.
Isto porque pelo preço, compras uma SLR + lente do kit, que na prática só se pode considerar porreiro para paisagens. Depois começas a sentir falta de lentes para retratos, de longo alcance (teleobjectivas) e para macros, logo vais ter que gastar mais dinheiro nisso tudo. Fora o flash externo, cartões, tripé, mala e outros acessórios.
Depois também não são máquinas nada práticas, tens que andar com as lentes todas às costas, são pesadas, tens que andar sempre a trocar de lente consoante a situação, etc...
No fim, se afinal descobres que gostas de fotografia, mas não ao ponto de andar a ter todo este trabalho, ou gastar 1000€ ou mais em material, acabas por ficar com o material em casa a ganhar pó. E acredita que há muita gente com SLRs na gaveta.

Há ainda a questão da "frustração", visto que ao início não vais saber tirar todo o partido da máquina, e assim como muita gente, vais dar por ti a pensar "Uma SLR não faz melhor que isto?!".

Por estes motivos, acho que ao início o ideal é uma boa bridge ou compacta, que já faz tudo (wide, tele, macro) e apesar de não ser tão boa, já te permite aprender a fotografar (desde que tenha modos manuais e isso).
 
Bem, a S8000fd custa quase metade da Nikon D40. Mas respondendo à tua dúvida...

Se estás a começar, não acho uma SLR muito boa ideia.
Isto porque pelo preço, compras uma SLR + lente do kit, que na prática só se pode considerar porreiro para paisagens. Depois começas a sentir falta de lentes para retratos, de longo alcance (teleobjectivas) e para macros, logo vais ter que gastar mais dinheiro nisso tudo. Fora o flash externo, cartões, tripé, mala e outros acessórios.
Depois também não são máquinas nada práticas, tens que andar com as lentes todas às costas, são pesadas, tens que andar sempre a trocar de lente consoante a situação, etc...
No fim, se afinal descobres que gostas de fotografia, mas não ao ponto de andar a ter todo este trabalho, ou gastar 1000€ ou mais em material, acabas por ficar com o material em casa a ganhar pó. E acredita que há muita gente com SLRs na gaveta.

Há ainda a questão da "frustração", visto que ao início não vais saber tirar todo o partido da máquina, e assim como muita gente, vais dar por ti a pensar "Uma SLR não faz melhor que isto?!".

Por estes motivos, acho que ao início o ideal é uma boa bridge ou compacta, que já faz tudo (wide, tele, macro) e apesar de não ser tão boa, já te permite aprender a fotografar (desde que tenha modos manuais e isso).

x2
anda por ai uma s6500 usada que é bem melhor que a s8000fd ou então uma sx100 que já te dá para aprenderes e é mais portatil
 
Sou da mesma opinião do Rui,até ao ponto de saber o quanto percebes de fotografia,se te das bem com aberturas e velocidades,acho que uma Slr nomeadamente a D40 seria uma boa professora para ti,mas prepara-te para desembolsar pelo menos €700,contando com uma tele e os vários acessórios.
Mas se o orçamento não te permite ir muito mais além então bridge é o mais indicado,dentro destas o meu conselho parte para a S6500 fd,além do preço tem muito boa prestação em isos altos,a meu ver uma boa máquina.
Espera por mais opiniões.
Cumps
 
Não sei como andam as ultimas bridges mas esperimentei uma Fuji Sxxxx (ñ me lembro do modelo, mas tem um ano) e pensei para mim... Que desgraça... O viewfinder electrónico é no minimo uma coisa horrivel, só se safa mesmo o lcd... A maquina é sem duvida mais polivalente que a minha D40 com a lente de kit, mas fiquei mesmo decepcionado com aquilo...

Parece que não há o feeling de tirar a fotografia, não há aquela vontade de andar pelas ruas a procurar enquadramentos e coisas novas para fotografar... Em termos de qualidade não sei como foi pois tirei 20 fotos para a propria pessoa e não vi depois no pc dela como ficaram em termos de qualidade...

Tu é que vais ter de decidir... Se estás mesmo interessado em aprender e tens algum, mesmo que pouco tempo, para dedicar a fotografia então vai pela D40... Em relação aquela bridge parece que a maquina transpira inspiração e confiança a quem a usa!

My 0.02€
 
Boas pessoal.... tb ando numa fase de aquisição de uma "machine" e tb sou uma amador pela fotografia...
Já li algumas coisas e estou encaminhado para a compra de uma D40, pelo o seu preço como jfrc fala.. mas eu queria a máquina fotografica para fotografar eventos desportivos em pavilhões, mais propriemente jogos de hoquei em patins, aonde os movimentos são muitos rapidos e existe pouca luz...
Qual seria a melhor a opção?? Uma "Brigde" ou D40? caso seja a D40, dá para tirar algumas fotografias de "cheito" com a lente do kit?pk tava a pensar em andar uns tempo com a lente do kit e só depois investir noutra lente...

ps: é claro que tb quero a maquina para fazer umas fotografias de paisagens e de retratos...
 
exactamente a minha duvida é essa, tenho receio de se comprar uma bridge e depois quer evoluir e ficar frustrado com a bridge, como sou estudante esta máquina como disse acima vai ter que dar para algum tempo, dai que se comprar uma bridge provavelmente nao poderei comprar por uns tempos outra, mas se em termos de evolução compensar! ja agora a lente do kit que vem com a d40, aquela 55-200 é uma boa lente?
 
Não é tarefa fácil... fotografar hóquei num pavilhão com pouca luz com slr+lente de kit...8| sem flash externo... bom, não é nada fácil...

Nessas condições, ou tens uma slr com uma lente rápida e uma distância focal boa, do estilo 70-200 e uma abertura de no mínimo f/4 à máxima distância focal (penso que para a nikon só existem 70-200 f/2.8) e um bom flash externo ou então as fotos não vão sair grande coisa... :(
 
onde poderei encontrar essa fujifilm s 6500fd à venda tentei ***** para ver preços e especificações mas nao encontro
 
Não é tarefa fácil... fotografar hóquei num pavilhão com pouca luz com slr+lente de kit...8| sem flash externo... bom, não é nada fácil...

Nessas condições, ou tens uma slr com uma lente rápida e uma distância focal boa, do estilo 70-200 e uma abertura de no mínimo f/4 à máxima distância focal (penso que para a nikon só existem 70-200 f/2.8) e um bom flash externo ou então as fotos não vão sair grande coisa... :(

Mas não axas a boa idea a compra da D40 e ir treinando e tirando as fotografias com a lente do kit e depois comprar a lente 55-200??
a lente do kit n é suficientemente rapida para poder tirar umas fotos em movimento? se as fotos não sairem desfocadas ou com aquele grãozinhu já me satisfazia.. mas claro com a nova lente os meus niveis de sastifação tb subiam...
 
Mas não axas a boa idea a compra da D40 e ir treinando e tirando as fotografias com a lente do kit e depois comprar a lente 55-200??
a lente do kit n é suficientemente rapida para poder tirar umas fotos em movimento? se as fotos não sairem desfocadas ou com aquele grãozinhu já me satisfazia.. mas claro com a nova lente os meus niveis de sastifação tb subiam...

A 55-200 tem 5.6 de abertura aos 200mm o que para desporto indoor com pouca luz não é suficiente... não vais conseguir congelar movimento com esta abertura, só mesmo puxando bastante pelo ISO e ai já tens a componente do grão a conta da alta sensibilidade...

A Nikon 70-300 que é também uma boa lente e tem VR também não serve de grande coisa em indoor pq o VR só serve para não tremer a foto com velocidades de obturador baixas, mas se o objectivo é congelar movimento de nada serve o VR neste caso.

Com uma Canon tens 70-200 F4 e para Nikon tens 70-200 2.8 em varias marcas (Nikon, Sigma, Tamron) Mas mesmo as mais baratas neste caso custam cerca de 770€.


Cumps,

PCC
 
Uma bridge não serve para fotografar desporto indoor, mas uma SLR com lente de kit também não.

Das duas uma: Ou te contentas com a qualidade e limitações de uma bridge (que se prendem principalmente com os ISOs altos) ou então desembolsas muito dinheiro para uma SLR.
 
Mas não axas a boa idea a compra da D40 e ir treinando e tirando as fotografias com a lente do kit e depois comprar a lente 55-200??
a lente do kit n é suficientemente rapida para poder tirar umas fotos em movimento? se as fotos não sairem desfocadas ou com aquele grãozinhu já me satisfazia.. mas claro com a nova lente os meus niveis de sastifação tb subiam...

o rui marto e o pcc já disseram tudo...

entre uma slr com lente de kit e uma não/slr, para fotografar nesse ambiente, venha o diabo e escolha... ;)
 
epá... só se estiveres dentro do campo a correr atrás dos jogadores...:D
A fotografia foi tirada do topo, por trás da baliza... para teres uma aproximação destas, precisas pelo menos de uma distância focal de 100 a 150mm... a lente do kit só te dá 50 ou 55mm... (estes valores são sem multiplicar pelo factor de crop)

Se quiseres uma foto parecida com aquela, tiras com a de kit e "Cropas" até incluir o cenário que pretendes... só que perdes muito na imagem...
Com o ISO elevado e a pouca luz da lente de kit... não deve sair muito bem, não... :(
 
Com a lente do kit não me parece... :) Com uma 50mm 1.4, se puderes descer para o campo, até consegues. O problema é focares, porque acho que na D40, com esta lente, não tens focagem automática.
 
Back
Topo