HELPPPP COOLER (Urgentissisimo)

kuanto à questão da massa termica, mete a massa em cima do core ou heat spreader a toda a superficie mas não deixes k ele vá para fora da superficie mais alta em questão que é a k faz contacto com o cooler, pega num cartão de credito e faz de conta k tás picar alho ,com dotes de estuque à mistura até à massa ficar bem espalhada a espessura da camada deve ser mais ou menos a de uma folha de papel cavalinho.

pelo menos foi assim que sempre fiz, e nunca deu probs
 
Cooler que não arrefece...

Olá!

Tenho um cooler Arctic Cooling Copper Silent 2TC, que na caixa diz que o nível de ruído varia entre 12db e 2x db.
O truque (para ter um nivel de ruido tão baixo) é o seguinte, a ventoinha só é ligada, se o chip do cooler achar que o CPU está demasiado quente (caso contrário a arrefecimento é feito apenas pelo dissipador)...
Ora actualmente a temperatura do CPU está a 49º (e o CPU está idle ou a 5%) e parece-me que a ventoinha não está ligada (pelo menos o SpeedFan [http://www.almico.com/speedfan.php] não mostra nenhuma ventoinha activa).

Penso que te poderá estar a acontecer o mesmo (ou seja, o cooler acha que o CPU está "frio"), vê se o que diz o manual do teu cooler. O meu cooler funciona como te descrevi acima.
 
antcasq disse:
Olá!

Tenho um cooler Arctic Cooling Copper Silent 2TC, que na caixa diz que o nível de ruído varia entre 12db e 2x db.
O truque (para ter um nivel de ruido tão baixo) é o seguinte, a ventoinha só é ligada, se o chip do cooler achar que o CPU está demasiado quente (caso contrário a arrefecimento é feito apenas pelo dissipador)...
Ora actualmente a temperatura do CPU está a 49º (e o CPU está idle ou a 5%) e parece-me que a ventoinha não está ligada (pelo menos o SpeedFan [http://www.almico.com/speedfan.php] não mostra nenhuma ventoinha activa).

Penso que te poderá estar a acontecer o mesmo (ou seja, o cooler acha que o CPU está "frio"), vê se o que diz o manual do teu cooler. O meu cooler funciona como te descrevi acima.


49º não é uma temperatura preocupante nos AMD, se a ventoinha tivesse parada podes querer que já nem tinhas PC, tá a fazer as rotações dele, 10 dB's não é muito barulho.

Quanto ao SpeedFan tem de suportar a board em questão senão... não sei que board tens mas convém fazeres uma actualização da BIOS e/ou testar outros programas, eu uso stock cooling e sei a quantas rotações tá o cooler de origem.

cumps
 
Se a ventoinha não está ligada aos 50ºC tb algo se passa ai, pq isso devia arrancar aos 30ºC se não estou em erro.Os AMD podem aquecer mais, mas isso em jogos deve ir para os 60 e tal graus o que não é nada bom. É este aqui né?: http://www.datadisk.nl/main/cooler/acs2r2.htm

Mas pelo que percebi esse caso não se aplica ao hipop_man pq a ventoinha do cooler dele arranca sempre, o que parece adormecer é o monitor.
Cumps
 
I_Eat_All disse:
se a ventoinha tivesse parada podes querer que já nem tinhas PC

Errado... Eu muitas vezes tinha o meu Athlon XP (que ainda akecem qq coisa) a passivo... O Q-fan das boards Asus regula a ventoinha bastante bem... Ou seja podes meter a passivo ate' uma certa temperatura(no minimo 35º) e a partir daí tens a opção da ventoinha começar a rodar aos Volts k tu kiseres... entre 4,5 e 6... Depois podes regular a temperatura a k keres k ela passe a 12v...

(Não falando sequer dakelas Towers de Heat-pipes(não são as gigantes são as normais) como a da Thermaltake onde ja' vi vários AMD64 a passivo...
 
Q-Fan

Pois mas a miha board parece nao ter iso ou ker dizer nao tem mesmo isso. Mas tem para regular a velocidade e em kuantos em kuantos segundosdar um emluso de velocidade.
Em ralaçao ao cooler eu ja resolvi o assunto. E assi meu nao comprei uma pasta termica de bisnaga comprei na ***** uma cena do mastercooler fininha uns 10Cm de comrimento e de largura 2Cm akilo korta-se tira umas koisas de plasticos nas duas partes planas e depois mete-se no local onde se deseja para mim isso foi muito facil. Para principiantes komo eu aconselho isso.
Mas a temp agora desceu 2ºC 52ºC ta agora a ainda ei de meter akilo a full speed para ver o ke akontece.
 
Cha_fan & CPUFan

Boas ppl verifikei uma koisa eu tirei a ventoinha do meu antigo dissipador e meti parte dusperior atras do PC para tirar o kalor ta mesmo a tirar o calor do dissipador ta ligado ao Cha_Fan mas ele esta a uma velocidade de 3700 RPM enkkuanto o Cooler ke komprei ta a 2900Rpm o ke e pouco para um cooler dakeles. Poderei trocar as ligaçoes???? pois eu necessito mais ke o cooler entre mais ar e saia e depois o cooler de fora o sugue para fora.
Poderei trocar as ligaçoes tipo ligar o cooler do PCU para o Cha_Fan e ligar o Cooler de fora ao CPu_fan para o Cooler do CPU ter mais velocidade. Poderei fazer isso?
 
Eu acho que poder podes mas isso iria ser o mm pq a ventoinha que está na parte de tras está mais solta e deve ser por isso que roda mais. Que tal em vez de meteres uma ventoinha de um cpu a retirar ar, que em principio é mais pequena, não metes uma de 80 ou 120mm conforme for a que a tua caixa tiver. É que mm que metas isso a uma rotação maluca as diferenças não são muitas e o barulho atão nem se fala. Eu na minha caixa meti uma encostada ao cpu e outra por baixo da gráfica a retirar ar e uma de 120mm na tampa de lado a bombar ar fresco lá para dentro é tá na boa.
Tb acho que a massa que puseste não é a melhor mas pronto...
 
Epah tens aí qq coisa mal de certeza... Experimenta la' o raio do cooler no máximo e depois diz qq coisa... Porra nem com uma S4 a 6v eu tenho temps sequer PERTO dessas...

Basta veres reviews de CPU's k akecem mt mais k o teu e veres as temps deles com esse cooler... Maior parte fica-se pelos 36º !!! Tu falas em 50º...

EDIT: http://www.overclockercafe.com/Reviews/cooling/Tt_SilentBoost/pg_3.html Como por exemplo aqui... (Repara k e' comparado com um SLK800+Vantec Tornado) k e' o k eu tenho... E em full load no meu JIUHB tinha 36º !

Ou Aqui, http://www.tweakpc.de/cooling/cooling_kue.php?id=58&page=2 , não entendo muito alemão(Ja' me esqueci e nunca gostei da Lingua) mas o numero k la' ta' em cima e' 35º ;)

Tive a falar com um rapaz k tem um AMD 2500+ Mobile e ele com o Vcore a 1.7 e 238x11(~2600Mhz) tem em Full load 42º !!
 
Última edição:
nao sei o ke ta mal

Eu tenho akilo 1.8V 173x12.5 e a temp a 50ºC nao sei o ke se passa. mas pdoerei mudar os cabos?para experimentar? E komo meto os vols a 12v na bios nao vejo onde o possa fazer
P.S o vendedor do cooler disse para mter a 12v e a full speed eu a fllspeed konsigo meter mas os volts...
 
Interressante

Boas eu vi o teu link God_LX http://www.overclockercafe.com/Reviews/cooling/Tt_SilentBoost/pg_3.html
se fosse vereficarem akilo diz Under load a tem do Silent Boost esta a 44ºC o meu agora de momento ta a 48ºC mas kuando tou a jogar esta a 50ºC. ( ta kom a ventoinha do meu ex-Cooler para sugar o calor do dissipador) pa nao sei o ke se passa mas prontos eu posso experimentar a meter akilo o Vcore a 1.7 e ter de reduzir o FSB... Para verificar-ljhe a temp
 
Última edição pelo moderador:
.....

Ppl podiam ver esse site e comentar umas cenas???
http://www.coolermaster-europe.com/eng/products/component/thermalcompoundkit/ptp-u01.asp
ta la em baixo a dizer "Caution:
- Masterpad is a gap filler, it cannot be used on high power rating components such as a CPU
- Pressure must be applied, not suitable for heat sinks without fasteners
- The thickness of the gap-filling material MUST be thicker than the gap
- Please tailor the pad size that suits your needs"
A primeira frase do caution por acaso nao se refer a mim pois nao 8o
 
Pá se puderes chama ai um amigo teu que saiba mais ou menos o que está a fazer para te ver isso é que sinceramente não te tou a ver a ti a fazer as cenas bem ai. Isto não é nenhuma critica é apenas um concelho,
Fica bem
Cumps
 
Deves tar a gozar não ?

ta la em baixo a dizer "Caution:
- Masterpad is a gap filler, it cannot be used on high power rating components such as a CPU

Diz aí (Se o meu inglês não me falha) que não podes meter isso aí !!! Tão explicadas as temps...

Que CPU tens ? Provavelmente e' um Palomino e aí estavam as temperaturas explicadas de novo...

( ta kom a ventoinha do meu ex-Cooler para sugar o calor do dissipador)

Ja' experimentei das duas maneiras e mandar ar e' mais eficiente que sugar o ar... (Isto no dissipador não na caixa)
 
Última edição:
:s

God_Lx se nao e para utilizar ai podes medar um exemplo para provar ao meu colega onde e para meter essa cena?
Tens a certeza ke nao e para por ai certo???
A minha e um t-Bird.
O meu pai ele diz ke kmo esta a meeter no cooler nao ha pronblema ele meteu na parte omnde esta em contacto kom o core. komo lhe digo ke akilo nao e para por no CPU????
 
Última edição pelo moderador:
Pá, eles no site são bem explicitos que essa massa não é para meter no cpu.
Como já te disseram em cima compra uma bisnaga de massa, a melhor mm é a silver 5(é boa mas é condutora), mas como em principio és tu que vais meter isso compra ceramic que vai dar ao mm e se meteres demais não faz mais do que te lixar isso tudo mas isso é naquela. Normalmente não se pôe no cooler tb pq a massa exigida não é muito por isso a que se mete no cpu chega perfeitamente. Como meter a pasta(que não tem nada que saber) está uns posts mais acima.
Já não vou postar mais aqui pq o pessoal tá a dar concelhos e tu não os segues, se leres o topic todo tá aqui como fazer tudo o que precisas fazer, se não o fizeste foi pq não quiseste.
Fica bem
 
Hipop_Man disse:
God_Lx se nao e para utilizar ai podes medar um exemplo para provar ao meu colega onde e para meter essa cena?
Tens a certeza ke nao e para por ai certo???
A minha e um t-Bird.
O meu pai ele diz ke kmo esta a meeter no cooler nao ha pronblema ele meteu na parte omnde esta em contacto kom o core. komo lhe digo ke akilo nao e para por no CPU????

Não e' para por aí e pronto... Queres uma prova ? AS TUAS TEMPS !

Não ha' problema meter no cooler realmente, mas e' preferivel meter so' no CPU e uma camada mt fininha... O € k gastaste nessa trampa tinhas comprado Artic Ceramique e ficado com isso mais que em condições para fazer tudo o k precisavas...
 
Hmmm

Birgado agradeço muito muito muito a vossa ajuda. Eu comrpei um Titan agr idle esta por votla de 41/42ºC :004: e full ta 48/49ºC :004: nao passa dos 50ºC :004: a 1.750 vou ver se consigo meter a 1.7 edepois digo kual e a temp.
Mais uma vez agradeço muito a ajuda ke me deram.
 
Back
Topo