Hertz e FPS

Ark4de

Power Member
Boas.
Estou com uma duvida que gostava de ver esclarecida, imaginemos que eu tenho um monitor de 60Hz.
Isso significa que o meu ecrã não é capaz de mostrar mais de 60 Frames por Segundo?
 
Exacto. A gráfica pode estar a mandar mais de 60, mas no ecrã só te vão aparecer 60 sincronizados, o resto vai resultar em tearing (linhas no ecrã).

Se tiveres gráfica Nvidia com os ultimos drivers é possível fazer-se overclock ao monitor para se terem 70hz/75hz, que já melhora a experiência e fluidez de jogo, e aí já vês mais que 60 fps. No entanto nada como um monitor de 120hz nativo e uma experiência com 120fps. Fluidez total.
 
De referir que o olho humano nada nota de diferente a partir dos 80 Hz para cima..... Ter-se 120 Hz ou 85 Hz é praticamente a mesma coisa.
 
da pra falar sobre esse assunto ate as vacas irem pra casa ... nós n vemos imagens por segundo mas sim fluidez através da perceção do movimento cm imagem contínua por isso não distinguimos mt bem mas ao olho parece mais rápido (mas só o movimento é mais fluido) mas não é suposto num jogo , andar mos mais rápido ou disparar mais rápido por causa disso ...isso era mais antigamente com o cod2 e outros títulos

Penso q so a titan (drivers) é q deixa fazer oc ao refresh rate
 
Última edição:
fui ver só pra ter a certeza ... tinha lido algures que só com a titan dava mas também posso personalizar com as actuais drivers
 
De referir que o olho humano nada nota de diferente a partir dos 80 Hz para cima..... Ter-se 120 Hz ou 85 Hz é praticamente a mesma coisa.

Disso posso falar de experiência própria, apesar de respeitar a tua opinião, eu cá em cada tenho uma TV de 120Hz e a diferença da fluidez da imagem é brutal, parece uma coisa completamente diferente, a primeira vez que vi aquela Televisão em ação (a dar televisão :D) até me achei estranho, porque foi uma experiência de imagem completamente diferente daquilo a que estava habituado
 
Aos cépticos "do olho humano não detecta x frames", só digo para testarem... E aposto que a grande parte deles nunca testou, leu em algum lado, mas isso é outra conversa ... Se o teu monitor não dá mais de 60hz não se justifica teres mais de 60 fps... Procura uma definição gráfica que te permita andar sempre nos 60fps a ou lá perto ...
 
A partir de 85hz as diferenças já são muito pequenas e desaparece o efeito "BOOM" se me entendem. Depois depende do motor de jogo. No CoD, por exemplo, ainda se consegue notar alguma diferença entre 85 e 120. No BF3 já fica mais difícil. As vantagens de ter 120hz são óbvias, em relação a 60. Em relação a 85 já são discutíveis.

Quanto ao olho humano, não sei quantos frames podemos ou não ver, sei que há diferenças de fluidez enormes, input lag, resposta, ghosting, precisão, tudo.
 
Back
Topo