HFC VS FTTH

Trocar o HFC por FTTH passará possívelmente pela partilha de rede, como está a acontecer com o protocolo Meo - Vodafone. Isso iria permitir uma transição gradual onde provávelmente apenas iriam migrar os clientes mais exigentes, e instalar novos clientes em FTTH. A NOS está habituada a ter rede própria, mas se fizerem as contas e lhes for mais favorável, não será por orgulho que não mudam para o modelo de rede partilhada. E depois lá se vão as velocidades garantidas em fibra...
 
A NOS ia partilhar o quê? a rede nova em FTTH?

posso estar a ver mal mas a tecnologia da NOS, incluindo a box IRIS iriam trazer alguns problemas a essa tal partilha ou nao?
 
A rede da NOS em FTTH é tão partilhável como as outras... Usam pdo's e ont's como os outros... A diferença para os outros serviços FTTH não está tanto na infraestrutura física mas em usar CATV em vez de IPTV, o que faz com que o serviço tenha algumas limitações que os outros não têm...
 
FTTH (acrônimo de Fiber-to-the-Home - Fibra para o lar) é uma tecnologia de interligação de residências através de fibra ópticas para o fornecimento de serviços de TV digital, Radio Digital, acesso à Internet e telefonia. A fibra óptica é levada até as residências, em substituição aos cabos de cobre ou cabos coaxiais (utilizados em televisão a cabo).

Fiber-to-the-Home (FTTH) é a tecnologia banda larga para o mercado de massa do futuro. O FTTH possibilitará o transporte simultâneo de uma série de serviços, tais como Internet com acesso muito mais rápido, telefonia e televisão, através de uma única fibra óptica. Com o FTTH, a rede de acesso será baseada na fibra e capaz de prover velocidades a partir de 100Mb/s, chegando a até 40Gb/s.

Em Virtude das suas características, as Fibras ópticas apresentam várias vantagens sobre os sistemas eléctricos.

  • Dimensões Reduzidas.
  • Capacidade para transportar grandes quantidades de informação.
  • Atenuação muito baixa, com distância entre repetidores superiores a algumas centenas de quilómetros.
  • Imunidade às interferências electromagnéticas
  • Custo Cada vez mais baixo.
  • Material dielétrico.
 
Esclarecer dúvidas::

A substituição dos cabos de cobre ou coaxiais pela fibra óptica já pode ser considerada uma das soluções mais eficientes do universo . Ao invés da energia elétrica, esse tecnologia envia informações, via luz, de maneira extremamente veloz . O termo FTTH (Fiber to the home) ou literalmente Fibra para o lar é nada mais do que uma denominação de um sistema de interligação entre fibras ópticas e residências, utilizada na transmissão de serviços como rádio e TV digital e principalmente Internet e telefonia. O FTTH é considerada a tecnologia de banda larga mais promissora para o mercado de massa.

Fiber to the x ou FTTx é uma generalização de várias configurações do desdobramento FTT, ou o sistema de envio da fibra , cuja única alteração é a letra final (FTTN, FTTC, FTTB, FTTH…) . O FFTx é formado assim por uma lacuna que pode ser preenchida por qualquer um dos outros conceitos técnicos N, C, B , H e etc. Confira:

FTTX

FTTN – Fiber-to-the-node – ao sair da central, essa conexão liga-se à um armário de rua ‘’ street cabinet’’ com a conexão final sendo cobre. É muito utilizada por redes de distribuição como AT&T, Deutsche Telekom, Telekom Austria para serviços triple-play.

FTTC – Fiber-to-the-curb / Fiber to the cabinet – semelhante ao FTTN mas o armário de rua é mais próximo do usuário. É utilizada para tecnologia Wi-Fi ou Wireless.

FTTB – Fiber-to-the-building or Fiber-to-the-basement é a fibra óptica ponto-a-ponto e ponto-multiponto para instalações maiores, como prédios. Ela é utilizada, por exemplo, na distribuição dos serviços em diversos andares.

FTTH Fiber-to-the-home – a rede de acesso atinge primordialmente os usuários finais (residências, prédios, ERBs,…) Ela é utilizada pela Telefônica nas maiores cidades da Espanha e pela LUSFiber em Luisiana, as velocidades chegam aos (megabits por segundo)

FTTP – Fiber-to-the premises – termo utilizado quando duas conexões são aplicáveis: o FTTH e FTTB ou ambas.

FTTD – Fiber-to-the-desk ou fibra até é utilizada em todo o cabeamento em um projeto de redes chegando até os computadores dos usuários.
 
Esclarecer dúvidas::

A substituição dos cabos de cobre ou coaxiais pela fibra óptica já pode ser considerada uma das soluções mais eficientes do universo . Ao invés da energia elétrica, esse tecnologia envia informações, via luz, de maneira extremamente veloz . O termo FTTH (Fiber to the home) ou literalmente Fibra para o lar é nada mais do que uma denominação de um sistema de interligação entre fibras ópticas e residências, utilizada na transmissão de serviços como rádio e TV digital e principalmente Internet e telefonia. O FTTH é considerada a tecnologia de banda larga mais promissora para o mercado de massa.

Fiber to the x ou FTTx é uma generalização de várias configurações do desdobramento FTT, ou o sistema de envio da fibra , cuja única alteração é a letra final (FTTN, FTTC, FTTB, FTTH…) . O FFTx é formado assim por uma lacuna que pode ser preenchida por qualquer um dos outros conceitos técnicos N, C, B , H e etc. Confira:

FTTX

FTTN – Fiber-to-the-node – ao sair da central, essa conexão liga-se à um armário de rua ‘’ street cabinet’’ com a conexão final sendo cobre. É muito utilizada por redes de distribuição como AT&T, Deutsche Telekom, Telekom Austria para serviços triple-play.

FTTC – Fiber-to-the-curb / Fiber to the cabinet – semelhante ao FTTN mas o armário de rua é mais próximo do usuário. É utilizada para tecnologia Wi-Fi ou Wireless.

FTTB – Fiber-to-the-building or Fiber-to-the-basement é a fibra óptica ponto-a-ponto e ponto-multiponto para instalações maiores, como prédios. Ela é utilizada, por exemplo, na distribuição dos serviços em diversos andares.

FTTH Fiber-to-the-home – a rede de acesso atinge primordialmente os usuários finais (residências, prédios, ERBs,…) Ela é utilizada pela Telefônica nas maiores cidades da Espanha e pela LUSFiber em Luisiana, as velocidades chegam aos (megabits por segundo)

FTTP – Fiber-to-the premises – termo utilizado quando duas conexões são aplicáveis: o FTTH e FTTB ou ambas.

FTTD – Fiber-to-the-desk ou fibra até é utilizada em todo o cabeamento em um projeto de redes chegando até os computadores dos usuários.

Em zonas HFC da NOS salvo o erro é a tecnologia FTTN – Fiber-to-the-node
 
A da cabovisao não é assim, pois não?

Ambas são DOCSIS 3.x, a diferença pode residir na tipologia mas isso vai variar conforme a zona. Por exemplo na minha é FTTN ambas. Outra coisa que muda é que a Cabovisao usa e abusa do coaxial, têm troços com cobre muito maiores daí que o sinal chegue a mais clientes mais fraco que na NOS.
 
Ambas são DOCSIS 3.x, a diferença pode residir na tipologia mas isso vai variar conforme a zona. Por exemplo na minha é FTTN ambas. Outra coisa que muda é que a Cabovisao usa e abusa do coaxial, têm troços com cobre muito maiores daí que o sinal chegue a mais clientes mais fraco que na NOS.

Já agora as caixas de rua que ficam ao lado dos prédios. Essas caixas são FTTN? Ou estas caixas estão ligadas a uma caixa central de um bairro?

Eu tenho esta caixa ao lado do meu prédio da NOS.
Capturar.png


E a cerca de 100 metros nem tanto está uma caixa destas da NOS e outra maior a do lado direito.
Capturar1.png


A do lado direito será a Fiber-to-the-node e as mais pequenas fazem a distribuição via coaxial para os prédios?
 
Já agora as caixas de rua que ficam ao lado dos prédios. Essas caixas são FTTN? Ou estas caixas estão ligadas a uma caixa central de um bairro?

Eu tenho esta caixa ao lado do meu prédio da NOS.
Capturar.png


E a cerca de 100 metros nem tanto está uma caixa destas da NOS e outra maior a do lado direito.
Capturar1.png


A do lado direito será a Fiber-to-the-node e as mais pequenas fazem a distribuição via coaxial para os prédios?

Penso que sim, as maiores sei que recebem fibra óptica, a dúvida é das mais pequenas mas será como dizes.
 
Admito que quando vi o tópico fiquei curioso... mas fiquei agradavelmente satisfeito por ver boas informações. :)

Há um ou outro comentário que uma raspadela que ficaria impecável, mas em grosso modo, 5*. :)



Já agora, 2 pequenos comentários...
Falou-se em estagnamento... hum... a resposta é NIM.

Não, porque há planos bem delineados sobre o crescimento/tempo planeados, que não posso partilhar convosco, mas irão ficar agradados ;)

Sim, porque os planos, apesar de "agendados", podem ser apressados caso a concorrência assim o obrigue.


Quanto ao resto, foi muito agradável ver a consciência de diferença de custos de HFC para FTTH, além da consciência da alteração das tomadas nas casas :) (essas alterações já estiveram mais longe do que hoje ;) )
 
Admito que quando vi o tópico fiquei curioso... mas fiquei agradavelmente satisfeito por ver boas informações. :)

Há um ou outro comentário que uma raspadela que ficaria impecável, mas em grosso modo, 5*. :)



Já agora, 2 pequenos comentários...
Falou-se em estagnamento... hum... a resposta é NIM.

Não, porque há planos bem delineados sobre o crescimento/tempo planeados, que não posso partilhar convosco, mas irão ficar agradados ;)

Sim, porque os planos, apesar de "agendados", podem ser apressados caso a concorrência assim o obrigue.


Quanto ao resto, foi muito agradável ver a consciência de diferença de custos de HFC para FTTH, além da consciência da alteração das tomadas nas casas :) (essas alterações já estiveram mais longe do que hoje ;) )

Neste caso estamos a falar migração HFC para FTTH em algumas zonas?
 
A Cabovisão têm 200Mb em algumas zonas com o HFC..

A Cabovisao tem a mesma norma que a NOS que permite 400mbps. Eles já tiveram uma oferta comercial com 360mbps.

A diferença entre a NOS e Cabovisao é o número de portadoras, a NOS em muitas zonas basta fazer upgrade para a norma seguinte pois já têm portadoras suficientes para aplicar 800mbps.
 
Neste caso estamos a falar migração HFC para FTTH em algumas zonas?

Não... Esses custos/estudos já foram feitos e não compensa nem trás vantagem acrescentada. Não vale a pena sonhar com esse cenário.
Eu compreendo que haja ainda o estigma de "ter fibra", mas 1G de HFC ou 1G de FTTH é sempre 1G. O coaxial até tem a vantagem de habitualmente todas as casas estão prontas para o coaxial e FO... não.

Agora com o DOCSIS 3.1 a coisa evolui bem... a partir de um determinado patamar é que ter mais custos, para além de apenas tecnologia. (ex: troca de tomadas de parede)
 
Parece que no Reino Desunido se vende serviços HFC como Fibra como a NOS faz por cá:
http://abertoatedemadrugada.com/2017/06/operadores-britanicos-de-fibra-querem.html

Por cá ainda tivemos uma decisão a impedir a NOS (ZON) de usar o termo fibra nas publicidades mas isso de pouco vale quando os pacotes são vendidos com designações "Fibra".

À falta de melhor ficamos com o que o melhor CEO da Europa e arredores disse, "raspas de fibra" e alguma fibra pendurada aos pacotes DOCSIS 3.0 que a Vodafone e a MEO agradecem.
 
Back
Topo