HFFM | P

vvalk3ng

Power Member
Bem - vindos !
O intuito desta galeria é partilhar algumas das minhas fotos convosco e obter feedback sobre as mesmas, para uma melhor evolução e constante aprimoramento, espero que gostem.

Breve apresentação:

🔰 Nome: Helder Marafona

[ Fotografia ]
[ Videografia ]

"The motion of life should be eternalize"

🔰 Região Norte | Portugal

Redes Sociais:
Linktr: https://linktr.ee/HFFM
Facebook: https://www.facebook.com/hffmproductions/
Instagram: https://www.instagram.com/hffmproductions/
Flickr: https://www.flickr.com/photos/hffmarafona/
 
Última edição:
Do último post para mim a #12 para além de ser a melhor foto, é uma boa foto. Gosto do ambiente, dos tons das cores, e das silhuetas desfocadas.
 
Gostei no geral destas fotos... bons momentos, o Preto e branco assenta bem.

De um ponto de vista meramente técnico, parece-me que algumas fotos estão com um shutter speed um pouco elevado (fui espiar os exif hehehe), desaproveitando a possibilidade de Isos mais baixos.

Numa situação dessas, tenderia a colocar o Iso em automático (até 3200/6400), sempre a abertura maior possível, e iria sempre mexer só no shutter speed consoante o resultado que iria querer em cada momento. Essa maquina tem IBIS, o que permite pelo menos tirar bastante da equação o hand-shake, pelo que teria arriscado uns shutter speed mais baixos, e claro de vez em quando mais altos para tentar "fisgar" certas situações..

Sâo só sugestões ! Continuação de boas fotos !
 
Última edição:
Gostei no geral destas fotos... bons momentos, o Preto e branco assenta bem.

De um ponto de vista meramente técnico, parece-me que algumas fotos estão com um shutter speed um pouco elevado (fui espiar os exif hehehe), desaproveitando a possibilodade de Isos mais baixos.

Numa situação dessas, tenderia a colocar o Iso em automático (até 3200/6400), sempre a abertura maior possível, e iria sempre mexer só no shutter speed consoante o resultado que iria querer em cada momento. Essa maquina tem IBIS, o que permite pelo menos tirar bastante da equação o hand-shake, pelo que teria arriscado uns shutter speed mais baixos, e claro de vez em quando mais altos para tentar "fisgar" certas situações.
Fui espiado :bigrinbo::bigrinbo::bigrinbo:
Vou ser sincero, sei que o ISO automatico em muitas situações, incluindo esta, poderia ser mais vantajoso, mas na altura preferi assim, por preguiça de estar a mudar essas configurações na hora... não era muito dificil, ou demorado, mas sabia que não seria propriamente algo necessário, visto que já tive outras experiências a fotografar concertos... isso e "uma certa panca sobre usar tudo em manual"... mas sim, tenho presente as vantagens de usar o ISO automatico... no fundo tem a ver com a maneira como nos sentimos mais confortaveis a fotografar, e confesso que com a minha XS 10 mudar o ISO, caso seja necessário, é super rápido, que praticamente nunca senti muita necessidade de usar o ISO automatico... e já experimentei faze-lo nalgumas situações, pois já tinha lido sobre o assunto e quis perceber as vantagens que poderia ter mas, pelo menos até agora, preferi sempre configurar manualmente o ISO...
Sobre o shutter speed alto, pelo simples facto de ja ter tido outras experiências a fotografar algumas situações com movimentos rapidos, para mim, sei que é preferivel ter um shutter speed mais elevado, mesmo que para isso tenha de usar um ISO mais elevado, de modo a "conseguir a foto"... posso ficar com uma foto "com mais ruido" mas prefiro isso a não ter conseguido a foto...
Já agora pergunto, por curiosidade, "ganharia algo" em ter uma shutter speed mais baixa, ou referes isso por causa de com uma shutter speed mais baixa o ISO também poderia ser mais baixo, e "ter menos ruido"?
Obrigado pelo feedback !
 
Gosto mesmo muito de fotografar de noite, e ambientes escuros.
Também já fotografei concertos a noite, e quase todos os anos fotografo uma semana inteira numa peregrinação a Fátima a pé, que se desenrola durante as noites. Nessas alturas, gosto do desafio de conseguir tentar "espremer" o máximo de qualidade da maquina/lente que estou a usar.

Respondendo a tua questão : uma das vantagens de ter o ISO em automático é que vais ter situações onde poderás ir buscar fotos com menos ruído.
Por outro lado, se a iluminação naquele instante não estiver a nosso favor, é preferível ter um ISO6400(ou mais consoante a maquina) bem equilibrado do que tentar ir buscar detalhes numa foto ISO3200 que tenha ficado muito escura.

Com o ISO fora da equação, só me preocupo com o shutter speed consoante a situação.
Com estabilização (retirando da equação o handshake), posso ter imagens bem nítidas a 1/60~1/125 (por exemplo partes um pouco mais lentas) e ficar com ISOS bastante baixos.
Depois para movimento 1/320 a 1/500 já é bastante bom para apanhar momentos mais mexidos. Penso que ir até 1/800 ou mais não seja necessário, a não ser que queiras mesmo fisgar alguém que esteja a saltar em palco por exemplo.

Posto isto atualmente, o ISO3200/6400 já são bastantes limpos, portanto não é o fim do mundo.
De uma maneira ou outra , no final o importante é ter fotos com uma exposição correta e bem focadas.
E acima de tudo registar bem o momento :)
 
Última edição:
Gosto mesmo muito de fotografar de noite, e ambientes escuros.
Também já fotografei concertos a noite, e quase todos os anos fotografo uma semana inteira numa peregrinação a Fátima a pé, que se desenrola durante as noites. Nessas alturas, gosto do desafio de conseguir tentar "espremer" o máximo de qualidade da maquina/lente que estou a usar.

Respondendo a tua questão : uma das vantagens de ter o ISO em automático é que vais ter situações onde poderás ir buscar fotos com menos ruído.
Por outro lado, se a iluminação naquele instante não estiver a nosso favor, é preferível ter um ISO6400(ou mais consoante a maquina) bem equilibrado do que tentar ir buscar detalhes numa foto ISO3200 que tenha ficado muito escura.

Com o ISO fora da equação, só me preocupo com o shutter speed consoante a situação.
Com estabilização (retirando da equação o handshake), posso ter imagens bem nítidas a 1/60~1/125 (por exemplo partes um pouco mais lentas) e ficar com ISOS bastante baixos.
Depois para movimento 1/320 a 1/500 já é bastante bom para apanhar momentos mais mexidos. Penso que ir até 1/800 ou mais não seja necessário, a não ser que queiras mesmo fisgar alguém que esteja a saltar em palco por exemplo.

Posto isto atualmente, o ISO3200/6400 já são bastantes limpos, portanto não é o fim do mundo.
De uma maneira ou outra , no final o importante é ter fotos com uma exposição correta e bem focadas.
E acima de tudo registar bem o momento :)
Era isso que tinha retirado do que tinhas referido, tentar uma imagem nitida com o minimo de ruido, com o valor de ISO o mais baixo possivel.
No meu caso, com a minha maquina. e da experiência que tive com concertos, e com o meu equipamento, ISO superior a 3200 só se for mesmo necessário para ter uma shutter speed mais alta, 6400 já é abusar, mas se tiver de ser será usado.
A minha lente de kit é uma 18-55 F2.8, mas neste caso, como estava bem distante, tive de usar a 55-200 F4, que confesso que me surpreende bastante mesmo neste tipo de situação, neste caso a iluminação do concerto também ajudou.
Usei um valor de shutter speed alto, em alguns casos, pois como referi sei que consigo fotos nitidas sem problemas, com valores menores isso nem sempre é viavel, mais pelo simples facto de que com todo o movimento em palco pode se dar o caso de teres um elemento da banda quase estatico e de repente outro membro dá um salto, ou assim, e com valores mais altos de shutter speed estás mais salvaguardado... claro que isto tudo depende de vários factores, e cada um tem experiências, e ideias diferentes, mas é sempre bom trocar ideias, aprende-se sempre.
 
Back
Topo