HFS e NTFS não são grandes amigos.

gajo nú

Power Member
Esta história começa por não dispor de uma ligação de banda larga que não merece esse nome.
A minha ligação, apesar de ser facturada como 4 ou 8 mbits (já nem sei), só atinge em dias bons os 300kbps.

Para o uso comum serve. Ver algumas páginas, IM e download de pequenos ficheiros não me incomoda muito. Agora para coisas mais pesadas vejo-me obrigado a levar o MacBook para a faculdade ou a casa de amigos e aí é que copio grandes quantidades de dados.

Como para ajudar à festa, o escritório onde está o computador não tem apanha muita rede wireless transferir esses ficheiros por essa mesma rede é uma maravilha e a solução normalmente passa por transferir 2 GiB de cada vez via Pen USB. É uma solução antiquada reconheço.

A irritação começa aqui, imaginem passar uma imagem de disco (por exemplo de Ubuntu), do MacBook (HFS+) para uma pen formatada em NTFS e depois de volta para o Desktop (NTFS) resultava-me em erros de CRC e corrupção de dados. Imaginem passar 2 Gb's de cada vez para descobrir que se vai ter que repetir o processo até que os dados tenham finalmente sido "bem" copiados. É frustante.

A solução encontrada por este vosso user passou por usar o MacDrive. Formata-se a pen em HFS, copia-se os dados do MacBook para a mesma e depois copia-se de volta para o Desktop usando o MacDrive.

A minha pergunta é... Porquê esta corrupção de dados em NTFS?
O facto da pen funcionar perfeitamente em HFS para trocar ficheiros entre os 2 computadores põe de parte a ideia de esta não estar em perfeitas condições.

Resta-me testar a solução contrária utilizando o Paragon NTFS for Mac.

Já alguém se deparou com problemas deste género?
 
Nunca vi ninguém a formatar uma pen em NTFS.
Se ainda tivesse mais de 4GB de capacidade ainda se podia falar nas limitações do FAT32, agora em PENs de 2GB como referes aquilo atá já vem de origem formatado em FAT, que é compatível com tudo quanto é sistema operativo.
Inclusive lembro de formatar em FAT16 e FAT32 e reparei que em FAT16 o espaço disponível na pen ao byte até é marginalmente superior, suponho que o NTFS ainda deixe menos espaço disponível na pen pela maior complexidade das suas tabelas de alocamento de ficheiros.
Algum motivo em especial para usares a PEN em NTFS em vez de em FAT?

Cumps.
 
Macbook (HFS) para pen em FAT e depois voltar a mover para partição NTFS.

e qual é o problema? lol
ntfs/fat/ntfs já fazias num pc normal.. agora simplesmente poes as coisas na pen com uma conversão diferente.. e que eu saiba o OS X nunca teve problemas a passar coisas para pens :P
 
e qual é o problema? lol
ntfs/fat/ntfs já fazias num pc normal.. agora simplesmente poes as coisas na pen com uma conversão diferente.. e que eu saiba o OS X nunca teve problemas a passar coisas para pens :P

Lá está, o problema não me parece ser do OS X mas das formatações em FAT e NTFS. Se usar exclusivamente HFS não tenho problema nenhum.
 
Já agora permitiam-me que coloque aqui uma dúvida para não estar a a abrir outro tópico.

Estou a pensa comprar um disco externo (500 gigas - usb 2) para usar com o pc e mac. É possível no mesmo disco fazer 2 partições, formatar uma com o mac e a outra com o pc?
 
Qual o OS que vais usar mais? Eu por exemplo no meu disco externo tenho uma partição HFS+ de 430GiB, e uma de 20GiB em FAT32 para servir como "zona de transferência" entre sistemas :D
 
exacto, se não usares (o que acontece com a maior parte das pessoas) formatares tudo em FAT32 é o mais porreiro ;)


/edit: too late :D então segue com isso

Pois neste caso não daria porque o disco é de 500 gigas e fat 32 só dá para até 32 gb.


Qual o OS que vais usar mais? Eu por exemplo no meu disco externo tenho uma partição HFS+ de 430GiB, e uma de 20GiB em FAT32 para servir como "zona de transferência" entre sistemas :D

Vo usar mais para guardar sobretudo filmes que saco com o pc (o mac está ligado à net por wireless).

Se calhar o melhor é formatar em ntfs e quando quero passar alguma coisa para o mac inicio o mac em windows passo para a partição bootcamp que está em fat 32 e depois acedo-lhe a partir do mac os, não?

Não dá e para usar o time machine assim...
 
Última edição:
Usa o Macdrive no windows ou qualquer outro programa que permita a leitura de partições em HFS+, não é mais simples? isto supondo que vais usar mais o mac..
 
"Pois neste caso não daria porque o disco é de 500 gigas e fat 32 só dá para até 32 gb.

FALSO. Tenho um disco de 500GB e outro de 250 GB formatados em FAT32 (formatei-os no meu iMacG5 intel MacOSX 10.5) e funcionam muito bem... O maior tem cerca de 400GB de informação e o mais pequeno 180GB ;) Claro que tem o problema da limitação dos ficheiros a 4BG :(

"Se usar uma pen formatada em FAT tenho muito mais corrupção de dados do que em NTFS."

As pen só justificam serem formatadas em NTFS se forem maiores que 4GB, caso contrário, FAT32 funciona perfeitamente e sem corrupção de data. Parece-me, com essa corrupção em NTFS, que tens aí o MacFUSE e o NTFS-3G instalados no teu mac, ou não?


Eu ando aqui há uns tempos a ver-me grego para conseguir pôr um dos meus discos de 500GB em NTFS... Tentei tudo, perdi inf de um disco e tudo :(, mas acho que consegui!!!

A ideia é usar ficheiros > 4GB nesse disco, nomeadamente filmes em mkv, pois esse disco de 500GB está no meu DVICO TVIX 4100 SH, SATA2.

Primeiro tentei usar o MacFUSE com o NTFS-3G. Formatei o disco em Windows Local NTFS, a coisa correu bem aparentemente. Mas o NTFS-3G é lentíssimo, por isso não fiquei muito contente.
Usei os drivers da Paragon, que comprei. Instalei-os também (LOL que salganhada).
A transferência ficou MUITO mais rápida mas comecei a ficar com os ficheiros todos marados. Os ficheiros quando gravados para o disco NTFS ficavam com erros.

Desinstalei o MacFUSE e o NTFS-3G e deixei de conseguir montar o disco NTFS. Tentei formatá-lo outra vez em NTFS num pc e tb usando a tool da paragon que fica disponível no disc utility. NADA. Depois de muitos testes, resolvi.

Desinstalei tudo.
Instalei o MacFUSE e o NTFS-3G (últimas versões)
Formatei o disco com a tool que o NTFS-3G disponibiliza no Disc Utility
Desinstalei o MacFUSE e o NTFS-3G
Instalei o Paragon
Agora (quase) sim... O disco monta, é muito rápido, o TVIX está perfeito e não há corrupção de dados... Mas não consigo montar o disco em PC.

Enfim.
Abraços.
 
Back
Topo